Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

25 janeiro 2012

APRENDENDO COM SÃO PAULO...

 APRENDENDO COM SÃO PAULO...

“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus“
(Rom 8, 28).

É uma palavra forte que faz surgir no nosso interior a pergunta: Acredito realmente nisso? Estou convicto de que tudo o que acontece na minha vida – realmente tudo! – é para o meu bem?
S. Paulo estava profundamente convencido da realidade do amor e da bondade de Deus na sua vida. Depois da experiência de Damasco não lhe restavam dúvidas. De perseguidor tornou-se o maior anunciador da Boa Nova, porque tinha experimentado o amor incondicional de Deus na Pessoa de Jesus Cristo e o Seu chamamento pessoal. Tinha sido “reciclado” da sua obstinação contra o novo “Caminho” (como a Igreja era chamada na época), para se tornar uma “nova criação”, fruto do amor misericordioso de Deus. Por isso podia afirmar, na Carta aos Romanos, com total certeza: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.
“TODAS as coisas...”Sim, todas as coisas. Para Paulo, isto estava claro. Depois da sua “experiência-chave” às portas de Damasco, já nao havia nada que lhe pudesse fazer medo. “Quem nos separará, pois, do amor de Cristo?” – pergunta na mesma Carta aos Romanos, e diz que “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem as potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor que Deus nos manifesta em Cristo Jesus, Senhor Nosso” (Rom, 8, 35.38-39).
Isto é forte! Supõe, da parte de quem escreve, estar totalmente tomado pela causa de Deus. Mais: significa apostar tudo no único trunfo no “baralho” da sua vida: a Pessoa de Jesus Cristo e o Seu amor. A partir deste centro de gravidade, tudo na vida de Paulo – “todas as coisas”adquirem sentido e o conduzem infalivelmente para Deus.
Daí a consequência de que todas as coisas, tudo o que lhe ia sucedendo na vida, os acontecimentos bons e maus
“...concorrem para o BEM...”,
ou seja revertem em benefício para si e para a sua identificação cada vez mais profunda e radical com Cristo. Pois era este o maior BEM na vida de Paulo: “Para mim viver é Cristo” (Fil 1, 21).

Poderíamos perguntar-nos, ao jeito de revisão de vida: O que é que eu considero o maior BEM na minha vida? Será o mesmo que Paulo? Ou não serão, antes, valores bastante diferentes? O que é que eu sonho – às vezes com os olhos bem abertos – para a minha vida? Serão sonhos com Deus, com Cristo, com o Evangelho ao centro? Ou está no centro apenas o meu “eu” com os seus desejos e egoísmos desmedidos?

“...daqueles que AMAM a Deus.”Considero esta a parte central desta palavra de S. Paulo na carta aos Romanos: o amor de Deus, ou seja a nossa resposta de amor a um Deus que nos ama incondicionalmente e que nos provou o Seu amor na Pessoa de Jesus Cristo.Talvez, ao ler a frase no título desta reflexão, tenhamos fixado a nossa atenção apenas na primeira parte. E como talvez pensemos que nem todas as coisas que já aconteceram nas nossas vidas reverteram realmente para o nosso bem (segundo a nossa visão míope e mesquinha), nem sequer nos detemos nesta última parte, e assim ela cai em “saco roto”. E, no entanto, é a essência da nossa vida: “Amar a Deus de todo o coração...” (cf. Mc 12, 30). Fazer de Deus a nossa primeira prioridade. Centrar o nosso pensar e viver em Deus. E, a partir de Deus, “amar os outros como a nós mesmos” (cf. Mc 12, 31). Vemos aqui o amor ao próximo como fruto e decorrência do amor a nós mesmos. Claro, não se trata aqui de pôr o nosso “eu” em primeiro plano e centrar nele toda a nossa atenção. Mas do que Jesus fala aqui é de um sadio amor-próprio no sentido de auto-estima, de consciência da própria dignidade e valor. É absolutamente necessário, para poder amar, aceitar, estimar os outros, que me estime e aceite a mim mesmo. No entanto, tudo na sua devida ordem, dando a primazia a Deus. Não se aplique a nós a palavra severa de S. João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é mentiroso” (cf. 1 Jo 4, 20).

Que tal, deixarmos pautar a nossa vida pelos critérios que S. Paulo nos ensina?!

"Miguel"

10 comentários:

sirlene disse...

Uma sensação de conforto!Sim...foi o que senti ao ler e ao término da leitura desta admirável meditação, Miguel!
Conforto por ver meu ego massageado, mirando meu coração diante da pergunta que me faço quanto ao amor .Meu coração ama muito...minha alma é inquieta diante deste viver tumultuado, mas meu coração é um amante de primeira classe!Ele não nega fogo, ah nisso ele não é atribulado...porque ele foi aceso numa " Fornalha Ardente de Misericórdia"...
E este conforto é sacudido por outros vendavais que sacodem a minha alma, claro! São Paulo não deixa ninguém em paz...ele quer inquietude, movimento , ação, renovação de energias, fortalecendo ainda mais o tal amor que parece nasce com a gente! Fez-me lembrar uma cena:
Apresentando um frade franciscano para um grupo de colegas, estas admiradas diante da juventude , alegria , simpatia e aparência secular do padre, espantadas, indagaram:" Mas o sr é frade?"
Ao que ele respondeu: "Eu luto para sê-lo, diariamente!"
Ou seja, enquanto vivemos, nós não "somos" algo, mas " estamos"...daí: " TEMO A GRAÇA QUE PASSA!"
Esta resposta desarma qualquer um, porque é isto a vida, e é isto que São Paulo sugere a todos nós: esta luta diária , sem trégua na busca da perfeição.E é uma luta que é para todos em todas as idades , estados civis ou culturas...Ontem, ouvindo um chinês falando de sua cultura e de suas acrobacias para se adaptar, física, mental e socialmente como imigrante aqui no Brasil, ele afirmou entre outras coisas sobre as diferenças dos dois países: " Na China somos acostumados a pensar mais no coletivo, não no individual".Veja a evolução cultural do oriente!Cidades cosmopolitas têm esta vantagem de conhecer e se beneficiar com a variedade de culturas, cada qual com suas filosofias de vida, espiritualidades e religiões, porque todas têm a Verdade como centro!
Aprofundar-nos nessa arte de centralizar nosso viver NAQUELE que nos deu a vida...eis o que apreendo desta meditação!
Obrigada, Miguel, obrigada Frei Albertino!

Xana disse...

Eu neste momento depois de ler esta nova reflexão do Miguel, peço ao Senhor, que me dês silêncio. Quero escutar-me a mim mesma. Quero escutar o meu profundo, para levar ao mundo como São Paulo os ecos da Tua Voz, da Tua Bondade e sobretudo do Teu Amor!... Experimentar mais uma vez o Teu Amor incondicional…e deixar-me agarrar cada vez mais por Ti Senhor…
S. Paulo é o grande imitador de Jesus Cristo. Sentiu-se «agarrado» por ELE e, desde então, tudo considerou perda e lixo, comparado com o conhecimento de Jesus Cristo (Fl3,8)…e eu? Ele completa na sua carne o que falta à Paixão do seu Senhor, vivendo crucificado para o mundo na mesma Cruz Redentora…
Cristo era par Paulo o seu gosto, o seu saber, o livro aberto, que trazia sempre no seu coração… e eu? Cristo é para mim na realidade o Maior Bem da minha vida? Ocupa Ele o primeiro lugar na minha vida e no meu coração?...

Espírito de Deus,, espírito de Jesus
Espírito dos pobres
Tu me ungiste e me envias em cada dia
A anunciar a Boa Noticia aos pobres

Espírito de Deus,
Envia-me a proclamar a alegria e a Paz,
A justiça e a dignidade
A restituir aos mais pobres e doentes
O seu lugar no mundo novo
Que nos mandas construir onde nos encontramos.

Espírito de Deus, converte o meu coração,
Dá-me audácia para sair de mim mesma,
Dá-me esperança para confiar cada vez mais em Ti
E nas pessoas que me rodeiam.
Dá-me a Tua ciência e generosidade
Para servir os irmãos.

Espírito de Deus,
Torna vivo e actuante em mim
O carisma do anuncio e da misericórdia,
Força potente de Amor sanador no mundo de hoje.
Faz-me instrumento da Tua Boa Notícia
Junto dos irmãos, sobretudo dos mais pobres e marginalizados pela sociedade,
De todos os que mais sofrem,
E, que, através da minha acção
O Teu Reino cresça
E se manifesta gerando Vida em abundância…

xana

maresia disse...

Meu querido S.Paulo, ensina-me a dar uma reviravolta na minha vida, a fazer "voar" o que não é essencial, para que Jesus Cristo encontre em mim, espaço, onde ELE seja o centro e o sentido do meu viver, tal como foi para ti.
Depois de uma longa reunião, chegar aqui e encontrar esta música "Benedicat..." e um novo relógio, retoma-se ânimo para ainda continuar a trabalhar. Abençoado Retalhos, fonte de vida nova.
Frei Amigo, força, estamos no mesmo barco, rumo a bom porto.

Kálita disse...

É deste encontro como o que houve Com S.Paulo que as pessoas precisam.Reciclarem-se, usar de seus pontos positivos para bem,como bem exemplificou o Miguel.Todos podemos ter vida nova, todos podemos deixar o poder transformador de Deus entrar em nós e nos tornarmos nova criatura, anunciadores.Quando Deus for o centro de nossa existencia, tudo o mais se ajeitará.

P.s:
Musica linda a do Blog.
é como estar na varanda do paraiso, sentadinha contemplando a magnitude de Deus...partilhando com os amigos a grandeza de Deus.


Dá pra Conhecer o retalhos e nao voltar???
:)

Mª Teresa disse...

Miguel,
Que belo "COLORIDO" atribuiste aos pensamentos de S. Paulo! Em Junho 2010 tive oportunidade de acompanhar o percurso deste Apóstolo...
Só agora (Julho2010) estou a tomar conheci-mento desta partilha...
Tudo TÃO simples, a leitura segue BEM agradável.
Só me atrevo a acrescentar: S. Paulo iniciou seu caminho assumindo o "papel" (consciente!) de combate aos cristãos... Por isso (ou TAMBÉM POR ISSO) merece destaque - SEMPRE |

Mª Teresa disse...

Irmã Kalita,
E ler o seu (TÃO) FORMOSO POST SCRIPTUM? Agradecida (MUITO)

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Volvidos quase TRÊS anos, remexendo "passado" cronológico (que sempre se repete, que benção catita...), vim deter-me novamente com personalidade de São Paulo, (Saulo, de acordo com sua 1ª identidade...).
Estou vidrada no estudo de Evangelho de São Lucas e... pudera, cresceu em mim muitíssimo o respeito e admiração por este Apóstolo (Paulo).
Pois é, Lucas nunca desprezou companhia e aprofundou TODA a sua FÉ apenas através deste Apóstolo...
Ele, Lucas, nasceu cerca de MEIO século depois de Jesus ter sido CRUXIFICADO!

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Componho a "VERDADE"... Confesso que aprofundo estudo de São Lucas!
Ele de fato, mostrou um desvelo imenso por Apóstolo Paulo...e partilhou vida e adensou seu espírito com ele. Mas recolheu observações também, (e especialmente) de Santíssima Mãe...
Por isso (talvez) se componha um pouco Vida da criança "Menino Jesus" ... compreendendo-se assim, Sabedoria e Discernimento não resultam APENAS após Batismo!
Com DOZE anos apenas e reune sábios ESCUTANDO-O no Templo (Jerusalém)!
Agradeço tÃO só a FA, autorizar este comentário...
Não retira brilho a Apóstolo Paulo, antes confere alguma atenção a Nossa Senhora, e Ela certamente MERECE relevo...

Mª Teresa disse...

Boa tarde Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Lindo este jeito de S Paulo ajuizar: e todos nós podemos agarrar destas bençãos e "reutiliza-las"!
Acabei de notar desaparecimento de carteira com tipo OITO cartões pessoais... "Teresa, guardaste carteira fora da mala!" logo pensei eu - Fixe! Sempre meus pensamentos iniciais convergem para minha própria pessoa! Nunca este tipo de assunto merece meu "desbancar" de sorriso! (talvez recorde que um dos oito era... MB).

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Catita! Muito catita!
Efectivamente ENCONTREI os cartões... bem sei IMPORTUNEI vossos espíritos, mas foi a forma mais "limpa" de vos remeter problema... não importunei colegas no trabalho... só varri chão com os olhos em todas direções...
Afinal concluo, não posso MESMO confiar em minha cabeça!
Mas acho sempre que assim devo proceder, no FUTURO!
CATITA! Hoje estou bem CATITA!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você