Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

13 janeiro 2009

Prece pela Vida com Francisco

A Semana Vocacional continua com a comunhão de tantos Amigos que se unem em louvor e prece a Deus. Na próxima sexta-feira celebraremos o Dia da Província que terá a sua Celebração magna em Coimbra, cidade que acolheu e guarda os restos mortais dos Mártires de Marrocos (Padroeiros da Província).
Podereis ver programa de Celebrações em
www.ofm.org.pt
Esta noite, logo após os jantar, recebemos a notícia da partida para a Casa do Pai do nosso irmão P. Fr. Gandarela, actual guardião da fraternidade do Porto, após alguns meses de sofrimento em consequência de intervenção cirúrgica.
Neste momento o sentimento é de louvar a Deus pela Vida e pelo testemunho que ele deixou.
Por ele e pela Ordem, para que Deus cuide deste cada vez mais pequeno rebanho deixo oração a partir de textos de S. Francisco.


Da Legenda dos Três Companheiros (TC 25)

Quando o bem-aventurado Francisco acabou o restauro da Igreja de S. Damião, usava ainda o hábito de eremita. Andava com um bastão, os pés descalços e cingido com uma correia.
Um dia ouviu, durante a celebração da Missa, o que Cristo recomendou aos seus discípulos quando os enviou a pregar: não levar na viagem nem ouro, nem prata, nem bolsa, nem pão, nem bastão; não usar calçado, não possuir duas túnicas. Compreendeu mais claramente estas palavras, quando em seguida pediu ao padre que lhas explicasse. Então, cheio de alegria, exclamou: “eis o que quero realizar, com todas as minhas forças”.


Momento de louvor (Com Francisco de Assis)

* “Ouvi, filhos do Senhor e meus irmãos, e dai atenção às mi­nhas palavras. Prestai os ouvidos do vosso coração e obedecei à voz do Filho de Deus. Guardai de todo o vosso coração os Seus mandamentos, e cumpri com perfei­ção os seus conselhos”. (Carta a toda a Ordem 5-7)

- Nós Te glorificamos, Pai Santo, porque em Jesus Cristo, Teu Filho, nosso irmão e redentor, nos revelaste o amor dos pequeninos do Reino e nos deste o mais elevado exemplo do acto da doação de Si.

Glória e louvor a Ti, Senhor,
altíssimo, omnipotente e glorioso Deus!

* Louvai-O a Ele, porque é bom, e exaltai-O por meio das vossas obras; pois, para isto vos enviou ao mundo: para que, por palavras e obras, deis testemunho da Sua voz e a todos façais saber que não há outro Omnipotente senão Ele. (CO 8-9)

- Com todo o nosso coração, com toda a coragem e fortaleza, com toda a inteligência e com todas as forças, com toda a boa vontade e afecto, louvemos todos ao Senhor Deus, que a cada um de nós concedeu a graça de sermos Seus filhos adoptivos em Jesus Cristo, Seu Filho, nosso irmão e salvador, e nos consagrou ao Seu serviço, inseridos no carisma de pobreza e menoridade evangélicas, segundo os exemplos de vida e santidade de Francisco de Assis.

Glória e louvor a Ti, Senhor,
altíssimo, omnipotente e glorioso Deus!


* “Depois que o Senhor me deu o cuidado dos irmãos, ninguém me ensinava o que devia fazer; mas o mesmo Altíssimo me revelou que devia viver
segundo a forma do santo Evangelho".
(Testamento 14)

- Louvado sejas, Senhor, que, pela força do Espírito Santo, nos chamaste a seguir mais de perto os passos de Cristo e, em Francisco, nos tornaste irmãos uns dos outros, para sermos no mundo a memória viva do Evangelho.

Glória e louvor a Ti, Senhor,
altíssimo, omnipotente e glorioso Deus!

* Oh! como é glorioso ter no céu um Pai santo e grande! Oh! como é santo ter um tal esposo, consolador, belo e admirável! Oh! como é santo e amável ter um tal irmão e um tal filho, agra­dável, humilde, pacífico, doce, amável e mais que tudo desejável, Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a vida pelas Suas ovelhas. (CO 11-13)

- Bendito sejas, Senhor Deus, Pai todo-poderoso, que em Jesus Cristo, teu Filho unigénito, nos chamaste a assumir o compromisso de viver sem nada de próprio e a servirmo-nos dos bens temporais segundo o Evangelho, na partilha alegre, generosa e fraterna com os homens e as mulheres do nosso tempo.

Glória e louvor a Ti, Senhor,
altíssimo, omnipotente e glorioso Deus!

* Vede, irmãos, a humildade de Deus, e derramai diante Dele os vossos corações; nada de vós mesmos retenhais para vós, a fim de que totalmente vos possua Aquele que totalmente a vós Se dá (CO 28- 29). Temei e honrai, louvai e bendizei, dai graças e adorai ao Se­nhor Deus omnipotente, na Sua Trindade e Unidade, Pai e Filho e Espírito Santo, Criador de todas as coisas (Regra não Bulada, 21, 2).

- Nós Te louvamos, Altíssimo e bom Senhor, por todos os que se sentem chamados a uma vida de radical entrega ao serviço do Reino. Que os jovens de hoje sintam continuamente a urgência do Teu chamamento e que, deixando-se seduzir pelo ‘zelo da Tua Palavra’, respondam com alegria e liberdade ao Teu incessante convite: “Vem e segue-Me”.

Glória e louvor a Ti, Senhor,
altíssimo, omnipotente e glorioso Deus!

Oração Vocacional Franciscana

Senhor Jesus
Entregamos-Te confiantes
O nosso labor quotidiano.

Pedimos-Te
Que por tua imensa bondade
Chames os que quiseres
Para colaborarem connosco
Na nobre missão
Do anúncio do Evangelho.

Faz
Que sejamos para o mundo de hoje
Sinais de um tempo novo de graça
E que, inspirados
No carisma do Poverello de Assis
De menoridade e pobreza evangélica,
Proclamemos com gozo e exultação
O dom inestimável
Da nossa vocação franciscana.

Amen.

(Textos enviados pela equipa da Pastoral juvenil e vocacional – Frajuvoc)

5 comentários:

maresia disse...

Amigo, este jovem "Retalhos2" está cada vez mais bonito e cuidado. Força.
Unamo-nos em torno da Família Franciscana, orando pelo Irmão que partiu para a Casa do Pai, para que, agora junto de Deus ele ore connosco pelos jovens, para que respondam com generosidade, coragem e alegria ao convite do Mestre.
Seja por Caridade

www.freespirit-sjorge.blogspot.com. disse...

Estas meditações, eu digo, são de arrepiar!Porque vemos nitidamente a verdade saltada aos nossos olhos, toda a solução para os problemas do mundo, aconselhamentos de uma simplicidade perturbante porque simples mas revolucionantes para nosso interior! Minha oração é súplica a Deus para que esses " loucos" ( AP 16,17,20) sejam multiplicados mundo a fora...
Com toda fé, eu canto, aqui no meu coração:
" Confiados na graça do Senhor,
Vamos cantar em coro com o povo:
pela força da Fé e do Amor,
Com Francisco de Assis um mundo novo!"...
Sirlene

Kálita disse...

Boa tarde Frei, a sua benção.
é tão gratificante saber mais da vida de São Franscisco, a estória, as orações devocionais, enfim mergulhar no "mundo Franciscano", tão rico, tão profundo, tão revelador da face de Cristo...
Obrigada por tudo e fique com Deus

mariana disse...

Continuemos a Louvar e a Dar Graças ao Senhor pelo chamamento de todos os amigos que seguiram o caminho de FRANCISCO!
Eu faço-o com este poema de Fr. Mário Branco.
E suplico ao Deus de todo o Louvor, do Supremo Bem, que abra o coração de todos a esta mensagem, tão difícil nos dias de hoje.

S. DAMIÃO

O Crucifixo
não precisa de palavras:
uma coroa de espinhos
na Cabeça ensaguentada,
mãos e pés presos na cruz
falam por si.

Um dia, porém,
em S. Damião de Assis,
o Crucifixo falou.

Um jovem predestinado,
com a alma concentrada
no fogo do seu olhar,
implorava uma resposta.

Tanta força irradiava
dos seus olhos incendiados
que devassou o silêncio
dos lábios daquela imagem.

"Vai, Francisco e repara
a minha casa em ruínas".

A palavra foi clarão
a dissipar ansiedades;
foi a verdura do oásis
no deserto interior.

Nela Francisco aprendeu
a razão da sua vida.

xana disse...

Juntamente convosco e com Francisco, continuo a louvar o Senhor por todos aqueles que Te seguem na radicalidade…

AMOR GRATUITO…

Ajuda-me Senhor, a acreditar cada vez mais em Ti.
Tu sabes que quero fazer da minha vida
A verdade do Teu Evangelho.
Tu és radical:
a ambiguidade não tem sentido
no Teu seguimento.
Queres tudo,
porque Tu entregaste-Te sem medida,
és “dádiva” de Deus ao homem…

Este é o Teu desafio;
esta é a Tua ousadia diante de uma
sociedade materialista.
Esta é a Tua alternativa diante de uma
sociedade construída com dinheiro…
esta é a oferta que fazes
para que o homem seja livre.
Este é o chamamento que fazes
desde o primeiro momento:
deixar tudo, vencer tudo,
ficar sem nada…do que é do mundo…
Este é o chamamento fascinante que
Tu fazes diante de um mundo
“elevado” sobre o ter e o poder…

Senhor, ajuda-me a dizer SIM todos os dias
Às exigências que me fazes;
Dizer Sim, quando o meu coração
e a minha vontade tendem
ao mais fácil, ao que não custa.
Sabes que estou no caminho.
Ajuda-me a caminhar Contigo
ficando só com o imprescindível,
ainda que o consumismo me atraia.

Senhor, dá-me o Pão de cada dia
e que ainda possa partilhá-lo…
ajuda-me a confiar cada vez mais em Ti
como o pobre que Te estende a mão…
Alegra o meu coração com o Dom da
Tua alegria, da Tua serenidade,
Da Tua ternura e da Tua Paz…
Fortalece a minha Vida
com firmeza e energia…
liberta-me de tudo o que me impede de caminhar Contigo,
faz-me livre, semeando a cada passo
bondade, e Luz…ternura, misericórdia.

Ensina-me a viver só com o essencial…
Que a minha riqueza
sejas Tu e o Amor aos Irmãos…
que a minha maior felicidade seja
amar e sentir-me amada por Ti…

Oxlá, todos os jovens hoje sintam na verdade a urgência do Teu chamamento e sejam generoso em responder...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você