Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

19 janeiro 2009

“Serão um, em tuas mãos”: o Tema

“Serão um, em tuas mãos”: (Ezequiel 37, 15-28)
O TEMA BÍBLICO
Os textos para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009 são-nos apresentados como expressão da vivência das Igrejas na Coreia do norte e da Coreia do sul, uma Única Coreia dividida em dois países. Foi a estas Igrejas irmãs nossa que coube este ano preparar os textos e celebrações para esta semana.
Assim, e partindo da sua própria experiência de divisão e desejo de união, as Igrejas encontraram a sua inspiração na Profecia de Ezequiel que viveu, também ele, num país tragicamente dividido, e cujo povo aspirava pela unidade.Profeta e sacerdote, Ezequiel foi chamado por Deus aos trinta anos de idade e a sua missão abrangeu o período dos anos 594 a 571 a.C., sendo ele fortemente influenciado pelas reformas políticas e religiosas empreendidas pelo Rei Josias, no ano 621 a.C.
Comprometido com as reformas de restauração da Lei e do verdadeiro culto ao Deus de Israel, o Rei Josias estava determinado a eliminar a herança nefasta deixada pela precedente conquista de Judas pelos Assírios. Entretanto, depois da morte de Josias durante uma batalha, o seu filho Joaquim (Yoyaqîm) prestou homenagem ao Egipto e divulgou o culto de muitos deuses estranhos à Aliança. Os profetas que ousaram criticar Joaquim (Yoyaqîm) foram abruptamente retirados: Ouriya foi executado e Jeremias foi banido. Depois da invasão dos babilónios e da destruição do templo no ano 587 a.C, os responsáveis políticos e os artesãos do país – entre os quais jovem Ezequiel – foram capturados e deportados para Babilónia. Aí, Ezequiel (como Jeremias) criticou os pretensos “profetas” que alimentavam uma esperança ilusória ao povo. Incompreendido por muitos, Ezequiel provou a hostilidade e o desprezo dos seus irmãos israelitas no exílio.
Apesar de tal sofrimento, o amor de Ezequiel pelo seu povo não diminuiu levando com coragem por diante a sua missão, criticando os chefes que deliberavam contra os mandamentos de Deus e tentou reconduzir o seu povo ao Senhor, salientando que Deus permanece fiel à aliança estabelecida com o povo – com o qual Ele mesmo é solidário. Mas especialmente, nesta situação aparentemente sem solução, Ezequiel não se desesperava! Pelo contrário: proclamava com convicção a mensagem de renovação e unidade do povo de Deus. Afirmava que o projecto desejado por Deus para todos poderia, de facto, realizar-se.
Duas visões encorajavam Ezequiel nas suas dificuldades.
Na primeira visão, que se tornou bastante conhecida, os ossos ressequidos e dispersos no vale retomam a vida e se juntam, pela acção do Espírito do Senhor (cf. Ez 37, 15-23).
Na segunda visão, dois pedaços de madeira voltam a unir-se, numa referência ao Israel dividido (cf. Ez 37, 15-28).
É nesta profecia que as Igrejas irmãs da Coreia se inspiram para o tema central da Semana de Oração neste ano: “Serão um, em tuas mãos”.
Nesta visão de Ezequiel os pedaços de madeira simbolizam os dois reinos nos quais Israel foi dividido. Os nomes das tribos de cada um desses dois reinos foram escritos sobre os pedaços de madeira: duas tribos no reino do Norte; dez no reino do Sul.
Os pedaços de madeira são posteriormente aproximados, para formar apenas uma peça (Ez 37, 15-23).
Para Ezequiel, a divisão do seu povo era o reflexo e a consequência do pecado e do afastamento de Deus. Formar novamente um único povo era possível, na condição de renunciar ao pecado, de se converter e de voltar para Deus. Mas definitivamente, é Deus que une o seu povo, purificando-o, renovando-o e libertando-o de suas divisões. Para Ezequiel, esta unidade não é uma simples aproximação de grupos antes separados.Trata-se bem mais de uma nova criação: o nascimento de um povo novo, que deveria ser sinal de esperança para os demais povos e para toda a humanidade.Reencontramos o tema da esperança noutro texto, muito precioso para as Igrejas da Coreia: Apocalipse 21,3-4 E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: «Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor. Porque as primeiras coisas passaram.”
Aqui se menciona a purificação do povo de Deus, chamado a encarnar a paz verdadeira, a reconciliação e a unidade – em cuja plenitude o próprio Deus reside: “Ele habitará com eles. Eles serão seu povo e ele será o Deus que está com eles”. Daí os temas bíblicos que inspiraram as Igrejas da Coreia na presente sugestão para a Semana de Oração 2009: a unidade como vontade de Deus para o seu povo; a unidade como dom de Deus, que nos pede conversão e renovação; a unidade como nova criação; a esperança de que o povo de Deus enfim seja “um”.

(In, http://arciprestadodorochoso.blogspot.com, adaptado)

Unidos a todos os irmãos que rezam pelo mundo além, uma prece especial pelas Igrejas irmãs de ambas as Coreias, para que o seu testemunho de desejo de unidade enquanto Nação, seja a realidade enquanto testemunho de fé em todos aqueles que se dizem, e são verdadeiramente, Cristãos.

5 comentários:

c.gomes disse...

Que bonito texto, Frei! Não só pela explicação sobre Samuel mas pelo que ele nos faz sentir, face aos probelemas de hoje: conflitos, divisões, lutas... falta de paz nas pessoas; falta de gratuidade nas acções; falta de entrega e confiança em Deus.
Na minha mente desencadearam-se inumeros pontos de conflitos no mundo inteiro mas, como sempre, vem o pensamento: a questão fundamental está no próprio homem. Enquanto ele não mudar interiormente e agir só pelo AMOR, muito pouco mudará e, se mudar, não é a ele que se deve mas ao Espirito Santo, que assim quiz.
Que longo caminho a pecorrer! São precisos muitos "Samuel" para aparecerem frutos.
Obrigada por esta reflexão.

Ruy Carvalho disse...

Há mais de dois mil anos, já o profeta Ezequial entendia que a divisão do seu povo era o reflexo e a consequência do afastamento de Deus, ora transpondo para os dias de hoje essa reflexão de Ezequiel, o clima de pânico que se vive no mundo actual motivado pela conjun tura sócio-económica, vem ao encontro das palavras de Ezequiel, pois no dia que as pessoas perceberem que ao unirem-se, conjungando esforços, formão um único povo e ultrapassaremos de forma gloriosa a situação quase dramática que o Mundo vive. "dois pedaços de madeira voltam a unir-se" (cf.Ez 37, 15-23).
Para terminar uma palavra para o autor deste blog, o meu GRANDE AMIGO FREI ALBERTINO, que tenho o prazer de o ter como meu amigo já lá vão quase duas décadas, quis Deus que fosse num acto tão belo como o de anunciar a Ressureição de Jesus Cristo! Bem haja Frei Albertino e que Deus sempre o abençõe.

Albertino disse...

Obrigado Rui.
É um facto que temos que anunciar cada vez mais a Ressurreição para que o mundo, e a Igreja possa encontrar caminhos de diálogo e encontro.
Abraço a todos em Avidos.

maresia disse...

Amigo!
Desde há muitos anos que este dia é muito especial para mim por vários motivos e hoje mais ainda porque pensei que não iria escapar de um nevão que me apanhou na saída do trabalho. Foi a primeira vez que vi a Natureza deste modo. Mas uma réstea de Sol, deu-me de novo coragem para voltar a retomar o caminho de volta para casa. "Retalhos2" é esse raio de Sol que nos faz retomar o caminho de volta ao Coração do Pai.
Começam já a sentir-se os efeitos das agressões que fizemos ao ambiente; aprendamos de S. Francisco o Amor à Natureza, mas com pequenos gestos diários, conscientes de que é também por aqui que passa a preservação da Natureza. Aprendamos com as Crianças; elas são verdadeiras agentes ecológicas.
Seja por Caridade

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
A Unidade: não só a unidade, mas a UNIDADE!
Me perdoem, isto só TENTA "provar" que entendi o que aqui TÃO BEM se decompõe!
Eu acredito que TAL é possível! Teenagers, são MUITOS (alguns, meus conhecidos...), e, também eles ASPIRAM À UNIDADE! Eu aposto que eles VÃO encontrar esses caminhos, FA! Eu CREIO!...
Profeta Ezequiel e suas profecias, ao serem REALÇADAS, tanto mais se intenta PROPÓSITOS de Igreja NAS COREIAS! Que bravura ter ASSIM destinado à "SEMANA DE ORAÇãO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS de 2009" ESTE PROPÓSITO!
Só não sei transpor para "Coreano" a expressão: Bem hajam! Talvez, um SORRISO!
Dispensa dicionários...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você