Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

09 janeiro 2009

Vocação Franciscana: Um DOM EVANGÉLICO

Caríssimos Amigos, paz e bem!

De hoje, dia 9 e até ao dia 16, dia dos Santos Mártires de Marrocos – Padroeiros da Província Portuguesa da Ordem Franciscana e proto-mártires da Ordem, celebramos a SEMANA DE ORAÇÃO PELA VOCAÇÃO FRANCISCANA.
À semelhança do que fiz no ano passado, diariamente aqui partilharei textos de reflexão e orações enviadas pelos nossos irmãos da Pastoral Juvenil e Vocacional.
Pretendo partilhar com todos os amigos do “Retalhos” a celebração, o ração e dom de sermos Irmãos Menores ao jeito de Francisco de Assis.
Neste ano
2009, ano em que celebramos os oito séculos da aprovação da Regra de S. Francisco e da Fundação da Ordem, em Portugal celebraremos também o ANO VOCACIONAL FRANCISCANO que será aberto solenemente no próximo Domingo dia 11 em cada uma das nossas Fraternidades.
Aqui iremos acompanhando com a nossa oração e a certeza de que todos os que por aqui passais, seja onde for, rezareis uma prece pelos Franciscanos de todo o mundo.

“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde…”

CELEBRAR VOCAÇÃO:

Louvado sejas, Senhor, pelo dom da nossa Vocação Franciscana!

O Senhor chamou-nos a viver segundo o Evangelho, não sozinhos, mas numa comunidade de irmãos. É nela e por meio dela que se realiza a nossa vocação, uma vez que é ela o lugar privilegiado do nosso encontro com Deus.
Queremos viver, não apenas uns ao lado dos outros, correndo para o mesmo fim e ajudando-nos a atingi-lo, mas voltamo-nos uns para os outros para nos amarmos, segundo o exemplo e o mandamento do Senhor.

A nossa regra e a nossa vida consistem em seguir em tudo as pisadas de Jesus Cristo. E uma vez que Ele se fez pobre por nós, somos chamados a servir o Senhor na pobreza e humildade, como estrangeiros e transeuntes no mundo. A pobreza, vivida na sua dupla dimensão espiritual e social, apresenta-se-nos como uma tarefa particular e permanente.

É Cristo quem nos chama a viver hoje o Evangelho. Como consagrados a Deus, também nós, nos sentimos interpelados de todos os lados, quanto ao sentido da nossa vida, das nossas opções e quanto ao carácter específico da nossa vocação franciscana nos dias de hoje.
(In Doc. A CAMINHO, rumo ao capítulo geral extraordinário – “A Vocação da Ordem hoje”, n.ºs 12. 20 e 1)

Oração
Ó Santíssimo Pai nosso,
seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu:
a fim de que te amemos de todo o coração.
A Ti rendemos graças, desejando-Te sempre com toda a alma,
A Ti dirigimos todas as nossas intenções, buscando em tudo a Tua honra.
Alegrando-nos, hoje, por tão grandes benefícios que concedeste
ao Teu servo Francisco de Assis,
insigne seguidor do Teu Filho Jesus Cristo,
humildemente te pedimos, concede-nos a graça de:
‑ uma fé inquebrantável, uma caridade irrepreensível
e uma esperança firme, a fim de que possamos viver, com gozo,
o dom da nossa vocação franciscana,
em permanente fidelidade ao espírito de menoridade
e pobreza evangélicas.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor na unidade do Espírito Santo.


Oração para o Ano Vocacional Franciscano

Senhor Jesus
entregamos-Te confiantes
e nosso labor quotidiano.

Pedimos-Te
que por tua imensa bondade
chames os que quiseres
para colaborarem connosco
na nobre missão
do anúncio do Evangelho.

Faz
que sejamos para o mundo de hoje
sinais de um tempo novo de graça
e que, inspirados
no carisma do Poverello de Assis
de menoridade e pobreza evangélica,
proclamemos com gozo e exultação
o dom inestimável
da nossa vocação franciscana.

Amen.

(Textos enviados pela equipa da Pastoral juvenil e vocacional – Frajuvoc)

3 comentários:

maresia disse...

Quanta Vida encontramos, neste tão jovem Retalhos 2. E um apelo tão nobre nos é feito; conte sim com a nossa Oração. Que seria de nós sem o Dom da vossa Vocação.
Rezemos "...para que o Senhor envie operários para a sua messe."
Seja por Caridade

mariana disse...

AMIGOS:
No começo de sua conversão, Francisco rezava diante do Crucificado, quando este lhe falou:
"Francisco, não vês que minha Igreja está em ruínas? Vai, pois, e restaura-a". O jovem Francisco começou a restaurar a pequena igrejinha onde rezavam, hoje de S. Damião, mas depois percebeu que se tratava da igreja viva que precisava ser renovada, e dedicou-se a ela com todo fervor.
É assim que hoje, o Crucificado, continua a falar a cada um de vós meus amigos, franciscanos.
Segui o seu exemplo sem vassilar, sem olhar atrás, com a mesma força, a mesma esperança o mesmo empenho em levar a Salvação a todos os homens.

OBRIGADA Frei por este "espaço" que pretende sê-lo...

xana disse...

Todos os dias devemos louvar, agradecer e celebrar o DOM da Vocação, porque duma maneira ou de outra, todos somos chamados a viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo. Uns menos, outros mais comprometidos.
A vocação podemos entendê-la como uma resposta que o homem dá a um particular chamado de Deus. Assim entendida, a vocação é um facto existencial que apresenta uma dupla dimensão: a humana ( “resposta do homem”) e a Divina (o “chamado de Deus).
Deus, de facto, tem um plano programático que vai realizando em Cristo e na humanidade. Toda a vida humana se desenvolve na perspectiva de uma vocação…
O homem em Cristo age dentro do desígnio Divino e é chamado a ser co-idealizador do próprio plano Divino…
Deixemo-nos todos interpelar por este Plano de Deus e respondamos com simplicidade e generosidade, sem ses… nem mas….
De um modo particular nesta semana e ao longo de todo este ano, me uno a toda a Família Franciscana, para que sigam o exemplo de Francisco de Assis, na renovação, reestruturação e adaptação de acordo com o Evangelho, aos dias de hoje…A este apelo grandioso e nobre que nos é feito, não podemos nem devemos ficar indiferentes…
Rezemos para que o Senhor, envie operários para a Sua messe, se for do seu agrado e da Sua Vontade…
Aos que já fazem parte desta FAMILIA, que sejam capazes de viver e de se amarem, segundo o exemplo e o mandamento do Senhor Jesus…
Para todos, força, coragem e empenho pessoal e comunitário, em anuncia e levar a Boa Nova e a Salvação a todos os homens…

OBRIGADA, AMIGO por tudo o que partilhas connosco

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você