Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

07 fevereiro 2009

Retalhos: Olhar a partir de dentro...

Paz e bem!
Eis uma das novidades que há algumas semanas tenho estado a trabalhar: o novo cabeçalho do Retalhos 2.
De certa forma este espaço acaba por reflectir muito do que sou e do que penso. A partilha com os amigos tem crescido cada vez mais.
Do texto e imagem simples, ao vídeo com um rosto e uma voz, com um pouco mais da minha identidade.
Conhecer quem está por detrás deste blog é meio caminho andado para entender o que por aqui se publica e o que se pretende com o Retalhos.
Há algumas semanas dei comigo a pensar que, todos vós que por aqui passais, acabeis por reflectir, rezar, cantar, olhar o mundo um pouco ao jeito da forma como o faço passar, isto é, olhar o mundo a partir de mim mesmo.
E é assim que nasce este cabeçalho que será o oficial deste Retalhos 2.
Olhar a realidade vivida e celebrada a partir de dentro, do que eu mesmo sou e vivo, do que para mim é importante e que partilho com aqueles que fazem parte de mim.
Então, a partir de hoje, convido-vos a entrar no “meu” espaço e comigo olhar de dentro dele para o exterior que mudará de quando em vez, de acordo com o que pretendo partilhar como olhar pessoal.
Este cabeçalho foi composto a partir de cerca de quinze fotos. A maior parte destas coisas fazem parte do meu quarto e do meu gabinete de trabalho.
Perder mais de dez horas a fazer este cabeçalho foi caminho de vida porque estáveis todos sempre presentes.
Duas frases estavam sempre presentes em mim: “foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a tornou tão importante para ti…
O tempo dedicado a criar esta imagem não foi perda mas ganho porque fez crescer mais ainda a paixão pelo Retalhos e a amizade daqueles que Deus me concedeu em amizade.
Por isso aqui partilho objectos que são os do meu dia-a-dia: Quadros, sofá, estante de livros, cama, viola, roupa, tapete, foto dos pais e rosas da minha Ordenação, vitrine com muitos objectos que me ligam a tantos AMIGOS e… obviamente uma rosa branca que simboliza todos os AMIGOS que têm feito este espaço e esta família. Sim, estes objectos são mesmo meus embora a disposição não seja esta.
Claro está que o meu quarto não tem esta janela panorâmica sobre o mar (um pobre frade não merece tanto).
A par do Blog, este cabeçalho e o tempo a ele dedicado, são essa rosa branca, de que nos fala o principezinho.
A outra frase, ela também do principezinho, é: “o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração…”
Cada um de vós que entra agora no Retalhos é como se olhasse o mundo a partir de dentro, do meu mundo pessoal. De certa forma estou a tornar os meus amigos do Retalhos mais íntimos.
É por isso que eu mesmo me uno aos meus objectos a olhar para o exterior.
Do interior do que sou para o exterior do que contemplo, vivo e rezo ou simplesmente que quero convosco partilhar.
Hoje inicio com um por de sol sobre o mar, foto tirada por mim mesmo, e que tantas vezes contemplo. Sabem os meus Amigos a paixão que tenho pelo mar e pelo por de sol.
Para lá desta janela, paulatinamente, outras imagens se seguirão como forma de ir mudando a imagem do cabeçalho sem sair do que sou e convosco partilho.
Para lá desta janela, comigo, vereis o que o estado de espírito de cada um vos permitir. Vereis o essencial tal como vo-lo revelar o vosso coração, mais que os olhar físico, racional ou mesmo espiritual. O olhar a partir de dentro, a partir do coração, será diferente em cada um de vós e isso será uma alegria para mim, sentir que cada vez que olhardes esse olhar será diferente.
Só eu poderei entender o quanto esta imagem significa para mim… mas posso dizer-vos que aqui está a minha gratidão a quantos têm sido sinal de amizade na minha vida.
Se algum destes objectos aqui presentes te passou pela mão, porque foste quem ofereceu, quem o fez, ou faz parte de ti… louva a Deus pela Amizade aqui presente.
Termino com a frase que Cristo usa, parafraseando Bem-Sirá: “Quem encontrou um Amigo encontrou um tesouro…”
Que Deus a todos vos abençoe!

12 comentários:

mariana disse...

FREI:
Este cabeçalho está lindo!
Tudo se identifica consigo...!
Que ternura o fradezinho no sofá, (eu também quero um...!).
De olhar perdido no horizonte... onde muitas vezes o"Encontro" se dá. Nas coisas simples da vida, tantas vezes O vemos. ELE está lá esperando por nós, porque naquele momento é ali que ELE se quer encontrar connosco.
Belo!

Anónimo disse...

Ola Frei
Paz e Bem,
Realmente o tempo que perdeu com a rosa, nao foi tempo perdido, porque a nova imagem do blog 2 esta muito bonita.
É pena nao ter esta janela panoramica sobre o mar,(um pobre frade como vos merece isso e muito mais).
Obrigado por esta partilha tao intima dos seus objectos pessoais , isso faz com que nos sintamos ainda mais em casa.
Que Deus o abençoe e continue a melhorar e embelezar cada vez mais este nosso cantinho.
luis e virginia

maresia disse...

Amigo!
Este cabeçalho está o Máximo, está LINDO, LINDO, LINDO...
Fui lendo o texto e sublinhando as frases com mais significado...quando acabei de ler, tinha todo o texto seleccionado.
Na verdade, todos nos sentimos ali consigo Amigo Frei, olhando AQUELE MAR, partilhando pedaços de Vida, Tesouros que ELE nos dá, com os quais nos enriquece, nos alimenta, nos ajuda e nos orienta rumo a bom porto.
Quem encontrou "RETALHOS 1 e 2", encontrou um verdadeiro "GPS"...não vos parece?
Amigo, desculpe o tom de brincadeira, mas estamos muito Felizes por si e consigo..."olhando a partir de dentro..."
Força, Continue, agora ainda mais como Família que somos.

maresia disse...

RETALHOS 2 É:
Família, Partilha, Oração, Ajuda, Amizade, Dedicação, Louvor e muita Alegria, tal como Retalhos 1, no qual encontrei uns simpáticos bonequinhos que "me disseram" tudo isto e ao mesmo tempo me convidavam a entrar aqui...
Aqui, neste autêntico "OÁSIS" que convida ao Silêncio, à Contemplação, à Paz à Serenidade...eu quero louvar a Deus e agradecer o Dom que ELE é em si, meu Amigo.
Na verdade, "Quem encontrou um Amigo, encontrou um Tesouro"; e aqui voltamos às raízes do Retalhos, ou seja, ao primeiro texto.
E venham as novidades anunciadas...
Retalhos não para de nos surpreender.
Seja por Caridade

Sirlene disse...

Frei Albertino
Humildade sua...admirável! Mostrar seus aposentos! Ri comigo passando os olhos pelo meu espaço, pensando na relutância que tenho até de aderir à WebCam! Necesitaria meses de arrumação! E o sr nesta ordem toda! Bem se vê que é reflexo do seu interior! Parabéns! Linda, linda a vista do pôr do sol no mar.Sua afirmação de gosto pelo mar é identidade patriótica...como a nostalgia , evidentes na alma portuguêsa, e se percebe muito dela, desta nostalgia , nos mínimos relatos, até de um simples citar de atividades do dia a dia , aqui nos Retalhos 1 e 2 quando a fala é de portugueses.É como se cantassem um fado...Ao contrário do povo brasileiro, de natureza mais para a alegria.Sua parada mirando a imensidão sugere interiorização, recolhimento, introspecção.Como página da internet, excelente identificação de conteúdo, chamante, cativante para quem reconhece o hábito marrom advinhando as riquezas espirituais que dele emanam.Os objetos à vista , todos falam também do conteúdo que a página oferece, portanto, foi muito feliz essa soma de inteligência, bom gosto , habildade técnica, conhecimento de comunicação,carinho, dedicação, endereçada ao coração do leitor.Que o seu empenho resulte no alcance do principal objetivo que é difusão da Paz e Bem para todos.

Miguel disse...

Parafraseando a tua penúltima frase digo hoje com toda a convicção: “Quem encontrou RETALHOS 2 encontrou um tesouro!”
Sim, Amigo Albertino, estás de PARABÉNS pelo layout novo do blog. Está a ficar cada vez mais ao teu jeito, à tua imagem. Comparo a tua dedicação ao RETALHOS com a de um pai a seu filho. Não quer que lhe falte nada. Quer vê-lo bem, bonito e a crescer. E não mede esforços para o alcançar.
Todo o homem – assim diz a Psicologia (eu não sou perito nestas coisas, mas a própria experiência também mo diz) – precisa de se projectar em alguém ou em algo, precisa de criar, de gerar...Optando por uma vida em castidade, ou seja, não tendo filhos biológicos não significa não se projectar para fora de si próprio, ser criativo e “dar fruto”.
Esta nova imagem do blog expressa exactamente isso. Ela é composta, como tu mesmo escreves, de elementos que fazem parte da tua vida, da tua pessoa, da tua história – daquilo que és, da tua realidade concreta. Com base nessa realidade interior e partilhando connosco o teu espaço pessoal, diriges o nosso olhar para fora da janela, para o mundo e a realidade exterior. O olhar não fica preso nas coisas que emolduram a janela, nem mesmo na tua pessoa. O teu próprio gesto e postura convida e conduz o olhar para o essencial, para aquilo que está para além da janela...
OBRIGADO por partilhares connosco o teu mundo interior e por nos levares a um “olhar novo”, a partir de dentro, a partir do que é invisível...

Abraço amigo!

Anónimo disse...

olá kompadre
o seu coração mais uma vez se abriu..
desta vez para esse imesno mundo que existe em nosso redor. A partir de uma janela que se abre para deixar entrar a LUZ que parte de um ponto fixo e irradia para quem a quer receber. Correr a cortina é mostrar o seu MUNDO, não é para todos.., só para os que o compreedem e dele fazem parte. Muito obrigado pela sua amizade, sabe que pode sempre contar comigo e com os seus amigos Ratinhos.
Tózé

Teresa Calcao disse...

Ola Frei Albertino,
Confesso que me arrepiei um pouco ao ver o novo layout do Retalhos2.....tive a sensacao que ja estive por essas paragens......sera a nostalgia de estar longe que me fazem ter como que uma miragem????
O "meu mar" no seu melhor e razao para dizer!!!!!!!
God bless you!

Kálita disse...

Olá Frei...

Abri ontem o retalhos 2 para dar uma espiadinha rápida e ví este novo lay out, o achei tão lindo, tão bem elaborado, tão cheio de cuidado, me sentí presenteada, agraciada com esta novidade.
Isso revela o quanto o senhor devota carinho e dedicação em todas as coisas, para muitos ter um blog é somente um passatempo, uma terapia, um lugar pra se escrever coisa qualquer.Para outros é oportunidade de levar a Luz, de levar esperança, suscitar amizades , partilhar experiencias, levar á reflexão, mudança de hábitos, de vida e a conversão e é isso o que o senhor faz.
Obrigada pelo empenho e zelo, pela catequese diária, pelo exemplo.
Deus o abençoe e que o retalhos cresça cada dia mais...

Ana disse...

Olá Frei
Do grande mar e sol do entardecer que de seu interior chegou até mim, me desperta e atira para uma terra distante e que tão perto agora vi. Se o olhar interior de cada homem é despoletado por tão bela fotografia, louvado seja o Criador pela Sua obra magnífica, a Ele toda a honra e louvor Lhe devemos! Obrigada por mostrar parte do seu mundo mais pessoal que me parece ter a beleza da simplicidade que nasce em quem precisa tanto de Deus e O espera, tal como a sentinela pela aurora, e pacientemente O aguarda a cada novo dia e O procura também em mãos amigas. A experiência do Amor é o lar que a alma necessita para poder cumprir a sua missão.
Desejo que através do Retalhos2 se sinta mais feliz em servir aqueles que aqui vêm e tanto precisam de ouvir, comentar e partilhar a Palavra de Deus. Por isso, Bem Haja!

Biza disse...

ola

Mª Teresa disse...

FA,
Paz e Bem!
"O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração" . Apetecia-me REPETIR toda a frase em MAIÚSCULAS!
Reporto-me ao blog (SEM seu espaço, partilhado em fotografia inicial ...)!
Quase ultrapassados DOIS anos, não suspeito qualquer mágoa sua por tal ocorrência, qualquer transtorno em mensagens SEMPRE partilhadas com imenso encanto!!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você