Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

28 março 2009

Ministro Geral entre nós.

Chegou a hora de Portugal assinalar, oficialmente, os oito séculos da Aprovação da Regra da Ordem dos Frades Menores e a Fundação da mesma Ordem: Os Franciscanos.
Para este grande acontecimento vamos ter a visita do nosso Irmão Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo, nos próximos dias 30 e 31.
Esta visita situa-se no cerne do movimento celebrativo pelo qual, em espírito de «Graça das Origens» e do chamamento do «Espírito de Assis», somos convidados a valorizar e difundir a actualidade e perene vitalidade da vocação franciscana.


DIA 30 DE MARÇO (Segunda-feira)
10,30 h - Audiência com Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.
11,30 h - Missa Solene na Igreja da Madre de Deus - Comemoração dos 800 Anos da OFM e das Clarissas e 500 Anos da Madre de Deus.
12,30 h - Encenação Histórica: Homenagem à Fundadora, Dona Leonor, no Museu do Azulejo.
13,30 h - Almoço nos claustros da Madre de Deus.
18,00 h -Sessão de Homenagem e investidura do Ministro Geral na Academia Internacional de Cultura Portuguesa (Rua das Portas de Santo Antão, 100).
20,00 h - Jantar de Convívio e Homenagem Académica no Seminário da Luz.

DIA 31 DE MARÇO (Terça-Feira)
10,30 h - Sessão Solene: 800 Anos e emissão de selo dos Correios, no Centro Cultural Franciscano - Luz
11,30 h - Inauguração do «Memorial da Fraternidade», no Parque do Seminário.
11,45 h - Inauguração do «Painel do Envio», à entrada do Externato da Luz.
12,30 h - Te Deum e «Crucifixo de São Damião», na Igreja do Seminário.
13,30 h - Almoço e convívio Fraterno nos claustros do Convento.
16,00 h - Encontro (reservado) com os Irmãos. Missa conventual com distribuição da Regra, Bênção de São Francisco e despedida / Envio.
A todos os amigos do Retalhos peço a oração para que Deus, por intermédio de Francisco e Clara de Assis, nos abençoe e permita frutos abundantes destes encontros fraternos
.

10 comentários:

Nangba disse...

Rezo, Frei Albertino,
para que sejam muitos os frutos de tal presença nas vossas/ nossas vidas.
Estarei muito unida a vós!
Paz e bem para todos vós.
Nangba

maresia disse...

Amigo Frei, estou convosco, na presença orante...
Que sejam dias de muitas Bençãos e Graças, para toda a Família Franciscana.
Seja por Caridade

Miguel disse...

Amigo Albertino,
PARABÉNS a toda a Ordem Franciscana por oito séculos de história, de bênçãos, de santidade no meio da humanidade, de presença e testemunho do ESPÍRITO DE ASSIS que é o ESPÍRITO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.
Estou unido a vós em espírito e oração.
PAZ E BEM!

mariana disse...

Rezo por vós e convosco Frei.
PARABÉNS a toda a Família Franciscana.
Que através deste "enviado" possa frutificar a Obra de "FRANCISCO E CLARA DE ASSIS".

Anónimo disse...

Estamos em união de oração contigo...
Ogima

Anónimo disse...

Amigo Frei Albertino:
Parabens e conte com a minha oração para que esta visita corra bem e dê muitos e bons frutos â Familia Franciscana ,para que esta possa ser e deve ser a nossa ancora,daqueles que buscam nos Retalhos e no convivio diário através,da educação ,evangelizaçãoalgum conforto,caminhando em direcção aos outos vendo em cada um dos irmãos o Cristo abandonado.S.Francisco disse o meu irmão cão,ai está a sua simplicidade.,pois do pouco que já li foi um a+postolo de Cristo simples e humilde.
Conte com a minha oração e sofrimentopara gloria do eisito desta visita.
emilia s ribeiro

FIDUCIA disse...

Há uns anos atrás, talvez em 2005 ou 2006, não me lembro bem, tive a honra de assistir à Eucaristia presidida pelo Ministro Geral da Ordem, na Igreja do Seminário,fiquei a admirar a forma como este Irmão, Frei José Rodríguez Carballo, comunica com os outros, é espantoso. Todos os que puderem não deixem de ir à Missa no Convento da Madre de Deus, de certeza que vai valer a pena.
Vamos estar todos presentes em oração e que Francisco a todos abençõe.
Deixo aqui a frase final do discurso proferido pelo Ministro Geral, no II CONGRESSO EUROPEU DOS DELEGADOS DE JUSTIÇA E PAZ DA ORDEM FRANCISCANA, que acabei de ler e que aconselho "...Chamados a sermos profetas da esperança num mundo dominado pelo desespero mantenhamos viva a paixão por Deus e a paixão pelo homem. Somente assim seremos verdadeiros instrumentos de paz, justiça e reconciliação."

PAZ E BEM

Maria Teresa e Luisinha Goulão disse...

Frei, meu amigo,

Parabéns a toda a Ordem Franciscana.

Na Terça feira estaremos no jardim para a Inauguração do «Memorial da Fraternidade», no Parque do Seminário e para a Inauguração do «Painel do Envio», à entrada do Externato da Luz, como forma de louvar estes oito séculos , mas também como forma de agradecer o quanto nõs têm acompanhado e ajudado

Maria Teresa e Luisinha Goulão

Anónimo disse...

PAZ E BEM!
Associo-me, neste momento de comemoração, através da oração, por toda a família franciscana. Que a exemplo de São Francisco consigamos levar o modelo de sua vida a todos a nossa volta e que das nossas mãos caiam as sementes das plantas para que floresçam no coração do ser humano.
Que a benção de Deus vos/nos fortaleçam na fé.
Bem Haja!
Solemar

sirlene disse...

Frei Albertino,
Uno-me à Família Franciscana Portuguesa, nestes dias de alegria pelas comemorações e pela visita do Sr Ministro Geral, e só lamento não estar aí para pessoalmente saudar meus amigos diletos mas creio que vale minha presença em espírito.Li as palavras do Sr Ministro,Frei José Rodriguez Carballo quando considerou que o mundo “precisa dos franciscanos não por serem franciscanos só por si, mas enquanto pessoas que vivem o Evangelho”... “Numa sociedade de crise económica tem mais sentido que nunca. Uma solidariedade que partilha o que temos mas acima de tudo o que somos”.

(Nacional | Lígia Silveira| 30/03/2009 | 16:17 | 4462 Caracteres | 133 | Franciscanos)
É sempre muito feliz em sua fala, o Sr Ministro!
Somos testemunhas vivas de que recebemos desta bendita Família , de âmbito mundial, a partilha de sua espiritualidade!Aqui vai a minha gratidão pessoal, concordando com estes dizeres.
Sirlene

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você