Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

15 abril 2009

Capítulo Internacional das Esteiras



CAPÍTULO UNIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ EM ASSIS, TODA A FAMÍLIA FRANCISCANA

Assis, 14 abr (Rádio Vaticana) - Pela primeira vez na história, Assis acolherá toda a Família franciscana no lugar onde tudo teve início, diante da Porciúncula, hoje conservada na Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger a pequena igreja, onde São Francisco compreendeu que devia viver "segundo o santo Evangelho".
De fato, será aberto amanhã, na cidadezinha da Úmbria, o Capítulo internacional das Esteiras, no oitavo centenário da aprovação da Regra franciscana, por parte do Papa Inocêncio III. O evento foi apresentado à imprensa, esta manhã, em Assis.
Dois mil frades de 65 países estarão representando os 35 mil franciscanos das quatro Famílias espalhadas no mundo inteiro. Trata-se de um evento extraordinário para renovar a fidelidade ao carisma e dar respostas aos muitos desafios da modernidade. A esse propósito, eis o que nos disse o assessor de imprensa do Capítulo, Frei Enzo Fortunato, entrevistado pela Rádio Vaticano:
Frei Enzo Fortunato:- "Eu diria que se trata de uma mensagem, por diversos aspectos, muito significativa. O primeiro, porque esse evento se dá num momento dramático da sociedade italiana e internacional, isto é, a crise econômica. Portanto, a essencialidade franciscana pode ser, nesse sentido, um bom caminho a ser percorrido. O segundo aspecto está ligado ao sofrimento que parte da população italiana está vivendo: o terremoto em Abruzzo. Francisco quer estar ao lado dos últimos, ao lado daqueles que sofrem. Terceiro aspecto, que concerne à atualidade: encontramo-nos tendo que afrontar um individualismo e egoísmo que imperam. A proposta fraterna do estar juntos, um ao lado do outro, um para o outro, pode ser também um caminho a ser percorrido, uma proposta ao homem e à sua liberdade de escolhê-la, a assumi-la e a tomá-la como sua."
RV. Por ocasião desse Capítulo internacional foram estampadas 4 mil cópias da Regra de São Francisco. Após oito séculos, ainda é grande a atualidade desse texto...
Frei Enzo Fortunato:- "Trata-se de uma Regra que esta manhã foi definida pelo custódio do Sagrado Convento, Frei Giuseppe Piemontese, como Carta constitucional, indicando o quê? Indicando que como franciscanos temos uma bússola que nos guia, mas também uma mensagem para as muitas pessoas que desejam beber de uma das fontes mais genuínas da espiritualidade cristã; isto é, assumir uma vida feita de princípios, uma vida de regras, uma vida feita de respeito. Nesse sentido, a regra não aprisiona, mas é altamente libertadora, porque nos ajuda a viver atrelados a valores que não nos deixam desanimar."
RV. Como o senhor recordou, não distante da Úmbria e de Assis, atingidas pelo terremoto de 1997, encontram-se hoje muitas das tendas das vítimas do terremoto de Abruzzo. Será um motivo para fazer orações em favor dessas pessoas?
Frei Enzo Fortunato:- "Todo o evento será vivido com esse espírito, com uma oração conjunta ao Deus da vida, ao Deus da alegria, a fim de que possa suavizar as feridas de quem sofre."
RV. São Francisco dizia: "Senhor, que queres que eu faça?" também os senhores farão essa pergunta nesse Capítulo?
Frei Enzo Fortunato:- "Certamente. E a resposta está no gesto de Francisco, que reconstruiu parte da Igreja, reconstruiu parte da sociedade, reconstruiu o homem e fez com que ele enxergasse a sua vocação, a vocação ao infinito, ao absoluto."O Capítulo internacional das Esteiras se concluirá no próximo sábado, dia 18, com a audiência da Família franciscana com o Santo Padre, no pátio interno da residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo – localidade da região italiana do Lácio situada a cerca de 30Km de Roma. (RL)

5 comentários:

Sirlene disse...

Minha elevação da alma ao Divino Espírito Santo, invocando bênçãos para este evento de tamanho significado espiritual para os nossos dias, buscando inspiração nas diretrizes emanadas do coração do grande São Francisco de Assis.De fato, a saída para o mundo de hoje só poderá estar na conversão de nossos corações ao Evangelho, este caminho escolhido pelo Pobrezinho que fundou esta Família que há 800 anos preserva e difunde os segredos desta vivência capaz de melhorar o mundo.

fiducia disse...

Das palavras de Frei Enzo Fortunato, aqui apresentadas, fiquei com duas mensagens, as mais importantes para mim, a primeira refere-se ao facto de Francisco querer estar sempre “…ao lado dos últimos, ao lado daqueles que sofrem”, é um convite para nos sentirmos todos irmãos, caminhando uns ao lado dos outros e uns para os outros fraternalmente, e a outra diz respeito à forma como se encara a Regra, ou seja, como uma Bússola que a todos, guia “…mas também uma mensagem para as muitas pessoas que desejam beber de uma das fontes mais genuínas da espiritualidade cristã”.
Nesta hora, dedico as palavras de João Paulo II a todos os Irmãos Franciscanos: “recordemos o passado com gratidão, vivamos o presente com paixão e o futuro com confiança”. (estas palavras podem não ser textuais, mas é certamente este o sentido).

a todos desejo a PAZ e o BEM

maresia disse...

Na procura de aprender, cada dia, um pouco mais de S. Francisco, gostei muito do que li desta entrevista, especialmente no que diz respeito à actualidade da sua mensagem. Da entrevista retirei esta passagem:
"Frei Enzo Fortunato:- "Eu diria que se trata de uma mensagem, por diversos aspectos, muito significativa."
Passo a passo se faz caminho...

olga disse...

é sempre bom e agradável ver a família franciscana reunida. "onde estiver 2 ou 3, estará cristo..."

Mª Teresa disse...

Bom dia Família Retalhos (2),
Um ano volvido desde o Capítulo Internacional das Esteiras e TANTA Catástrofe Natural tem abrangido o Planeta Terra...
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Catástrofes Climáticas realizou-se em Copenhague. Aí foram estabelecidos os principais Erros Humanos que engendram MUITOS de tais problemas... Mas, suspeito que espírito franciscano em NADA contraria esse posicionamento! Ao invés: cria abertura para todos NÓS também ROGARMOS por NOSSA protecção junto D'Ele. Assim creio,

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você