Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

06 abril 2009

Cruz de excesso de bagagem...

"Não te atrases no caminho por excesso de bagagem..."
Foi assim que iniciámos a nossa Quaresma.
Pergunto a mim mesmo se me sinto mais leve ao caminhar com Cristo rumo à Páscoa da Libertação!?
Leve no que respeita ao fútil, ao supérfluo, à mesquinhez e a tudo o que me impede de levar a minha Cruz, com Jesus até ao fim.
Este clip de vídeo pode ser um bom caminho para preparar a Hora Santa da Eucaristia, da Cruz e da Ressurreição.

6 comentários:

maresia disse...

Tanto me ocorreu escrever ao ver este clip de vídeo, mas um pensamento apenas aqui vou deixar porque me acompanha todos os dias...nada acontece por acaso...
A FÉ me diz que ELE leva comigo a minha Cruz, Cruz que eu mesma, torno mais pesada, com o excesso de bagagem. Daí que o propósito desta Quaresma fosse exactamente este: diminuir a bagagem do supérfulo.
Belo este trabalho para reflexão nesta Semana Maior...

Anónimo disse...

Quando vi o clip de vídeo, embora já o conhecesse, confesso que levei um susto e pensei: Queira Deus que não me tenha tentado libertar do "peso errado" nesta caminhada quaresmal! Por vezes pode parecer-nos - como nos é apresentado no clip - que a "minha" cruz seja demasiado pesada, e somos tentados em aliviar a carga. No final do caminho, ao ter que fazer a travessia decisiva, faltar-nos-ia...
Portanto: há que discernir de que pesos libertar-nos!

lena disse...

Este comentário anónimo mexeu comigo!...
Creio que a resposta para o receio de libertar o "peso errado" está na nossa capacidade de querer e saber aceitar o que nos acontece e dói... Saber aceitar sem mágoa, sem rancor, sem culpabilização e sem medo!
Ao tentar aceitar o sofrimento ou a perda estamos a criar condições para o ultrapassar em Paz, com a certeza de que, depois da tempestade, vem a bonança!
Esta é, afinal, a mensagem da Páscoa: a transformação para a Vida! para a Alegria da Luz...

Para além disso, penso que o que está errado é pensarmos que algo "pode estar errado"! O 'erro', i.e., o 'problema', a contrariedade', a doença, ... servem 'apenas' para nos alertar que alguma coisa tem de ser mudada na nossa vida! E, nesse sentido, somos nós que temos de mudar, temos de ter a coragem de ver o que terá de ser alterado 'em nós'...
Graças ao Frei Albertino temos este espaço que nos permite deixar estas reflexões à consideração dos amigos que por aqui passam...
Bem-haja por o permitir, Irmão.

Anónimo disse...

Já conhecia o video e desde a primeira vez que visualizei que senti a sua influência na minha forma de encarar a vida.O Mistério da Cruz me faz calar tantas vezes! Contudo, muito tenho para superar até conseguir levar o peso que transporto na bagagem de forma divina e alegre. Aqui reside a minha grande dificuldade: suportar sem revolta, consigo, mas manifestar alegria já não consigo. Reconheço que é longo o caminho que tenho a percorrer porque o caminho da perfeição está ainda muito longe. Felizes os que conseguem! Fazem sorrir o Céu.

lena disse...

Creio poder dizer que tmbém me identifico com o que sente meu irmão anónimo!
A Cruz parece estar nas antípodas da Alegria...
É muito difícil sentir alegria quando se sente (o peso d)a Cruz! Creio que reside aqui o nosso 'problema'(sim! porque também me é bem familiar este sentimento!) e o nosso permanente desafio! No entanto, acre dito verdadeiramente que o que nos é dado experimentar, por muito doloroso que pareça, só no-lo é apresentado porque ELE sabe que somos capazes de o ultrapassar!
Tem a finalidade de nos fazer despertar! A Fé em Algo que nos é muito Siperior, A Esperança na Vida para além desta vida, pode ajudar-nos a olhar mais longe... e ... VER que a provação é temporária! Poemos meditar em razões que a fizeram aparecer... podemos descobrir o que estamos a aprender com ela... e pedir Auxílio para a ultrapassar!
Batendo à porta ela abrir-se-nos-á! Pedindo receberemos! E a Alegria será encontrada! Porque os filhos são Bem Amados pelo Pai!

lena disse...

Somos felizes quando, no fundo do nosso ser, sabemos que conseguiremos juntar os opostos:
tristeza e alegria!
medo e amor!
peso e leveza!
dificuldade e simplicidade!
ruído e silêncio!
morte e vida!
dúvida e Fé!

Natal e Páscoa são sinónimo de nascimento e Renascimento! a 'morte' foi vencida pela LUZ a LUZ entra sempre onde haja escuridão! basta abrir uma fresta da janela...
PAZ E BEM!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você