Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

10 abril 2009

o Único DOM

Deus nunca dá nada.
Falamos muitas vezes dos dons de Deus mas, se pensarmos bem, vemos que Deus nada dá.
Deus empresta sempre.
O maior dom de Deus é a nossa vida, que poderemos gozar durante alguns anos, mas que no fim temos de devolver ao dono e ficar sem ela. Isto, qualquer que seja a forma como o consideremos, nunca pode ser chamada uma dádiva, mas um empréstimo. O nosso corpo, inteligência, dotes naturais, tudo isso vai tendo de ser entregue.
Consideramos com pena alguns idosos, que foram pessoas extraordinárias, e agora se encontram muito limitados, porque foram devolvendo o que eram a quem lho deu. A natureza, o mundo, a beleza, a riqueza, a paz, todas as coisas que Deus dá, acabamos por deixar.
A razão disto é evidente: nós estragamos aquilo que Deus nos dá. Fomos feitos livres e usamos mal essa liberdade. Se Deus não exigisse os seus dons de volta, tudo seria destruído. Até aquelas coisas que Deus tinha previsto dar-nos para sempre, como a nossa liberdade e a nossa alma eternas, até essas perdemos definitivamente pelo pecado. Por isso, em todo o universo há apenas uma coisa que Ele nos deu definitivamente.
Deus emprestou-nos a coisa mais preciosa que tinha, o Seu Filho. E nós, como a tudo o resto, estragámo-lo. Mas o Pai ressuscitou o Verbo encarnado e deu-no-lo de novo, desta vez de uma forma que não podemos estragar. Agora temos Cristo connosco para sempre. E com Ele recebemos todos os outros dons que perdêramos, a vida, a liberdade, a alma, a felicidade. É este único dom o que celebramos nestes dias da Páscoa.

João César das Neves naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt

3 comentários:

Inês disse...

O grande DOM de Deus, Seu Filho, presente para sempre no meio de nós, é o nosso TUDO. Perante esse TUDO, todos os outros "empréstimos", como lhe chama o autor, se desvanecem completamente.
Jesus, ao dar a vida por nós, faz-nos tomar parte desse TUDO de Deus presente nELE, para que os pequenos NADAS, a que por vezes damos tanto valor, não se tornem empecilhos no caminho para a COMUNHÃO total com ELE.

Sirlene disse...

Que mensagem, esta, sobre o " Único Dom"!Que sacudida nos dá, na nossa pré-potência!Escutamos isto a vida toda e não ouvimos direito!E não é só na Páscoa que precisamos ter em mente a presença deste DOM...
Ocorreu-me uma homilia de um Padre do PIME, qdo em trabalho pela Amazônia.Naquele longínquo lugarejo,distante 3 mil km de nossa terra, precisávamos viajar 100 km de trem ( comboio), viagem que demorava 5 horas para chegar aonde tinha telefone, se quiséssemos contato com a família.Dizia o Padre:Vocês fazem tanto sacrifício para um contato e se esquecem de uma visitinha sequer ao PAI que está disponível aqui neste Sacrário..."
É...o Único Dom! Só Ele importa!
E tão abandonado por mim!

lena disse...

A Vida: único DOM! Raramente pensamos nela! e é impressionante como ela se pode desenvolver a partir de uma semente pequenina, como o grãozinho de mostarda!
Como é possível haver tanto em potência dentro de algo tão pequeno?...
Aqui penso na nossa responsabilidade ao crescermos e ao escolhermos o conteúdo com que a 'recheamos'!
A Vida é muito curta para aprendermos a Perfeição do Pai! Parece impossível atingi-La e, no entanto, foi o que Jesus pediu:
- Sede perfeitos como o Pai do Céu é Perfeito!
Como chegar lá numa vida só?

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você