Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

27 abril 2009

Semana de Oração pelas Vocações

Celebramos esta semana o tempo de ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
"Sei em quem pus a minha confiança" (2 Tim 1, 12"
Saber em quem confiamos é acolher o chamamento que de Deus nos vem. Acolher com a confiança que isso implica de antemão porque só aceita algo de alguém quem confia nesse alguém.
Assim acontece também connosco, chamados à Consagração, sabemos em quem pusemos - e pomos - a nossa confiança.
A crise - ouvimos nas notícias - é grande a todos os níveis, até ao nível das vocações consagradas e sacerdotais contudo, aliada a esta não existe crise de trabalho na Messe do Senhor que chama.
Cristo continua a chamar-nos para sermos testemunhas e partir a anunciar a Boa-nova do Reino.
Somos, por isso, todos enviados à missão, chamados a ser presença de Cristo junto dos outros.
Sacerdotes, Religiosos e Leigos Consagrados somos os mais directamente implicados neste chamamento e nesta resposta ao apelo de Cristo.
Coloquemos n'Ele a nossa confiança já que Ele, por sua vez, ao chamar-nos, também põe em nós a Sua confiança.
Que o Senhor da Messe dê força e coragem aos que esolheu para si...
Oração da Semana das Vocações
DAI-NOS ROSTOS CLAROS
Pai, Senhor do Universo e da História,
nós sabemos que as vocações são um dom do vosso amor,
fruto da vossa iniciativa, chamamento que fazeis a cada um, para viver uma existência plena de amor e liberdade.
Escutai hoje esta oração que vos pedimos, especialmente por aqueles operários que se dediquem às grandes messes da humanidade inquieta, que façam ouvir o Evangelho aos que não se sentem amados, que andam perdidos e desorientados.
Mandai-nos apóstolos de coração puro, testemunhos santos.
Rostos claros de pessoas felizes porque escolhem o máximo, arriscam tudo e recebem cem vezes mais.
Não Vos importa que nos faltem mestres de caridade e paciência?
Apóstolos que digam aos jovens que há uma beleza indestrutível no mais fundo de si, misteriosa e luminosa, que nada nem ninguém pode ofuscar?
Operários que os ajudem a sintonizar a voz bela e verdadeira do Bom Pastor que os chama porque os ama?
Que os vossos operários transmitam confiança e serenidade, sejam sinais de esperança do Reino que virá.
Escutai com bondade, ó Pai, estes pedidos que Vos fazemos com fé,
cumprindo as indicações de Jesus, Vosso Filho e nosso Irmão.
Amem.

8 comentários:

Sirlene disse...

Meditando neste texto evocando a necessidade de orações pelas vocações...
A existência de vidas consagradas a Deus, em número e qualidade, é decorrência da difusão numérica e qualitativa de outro tipo de vocação, de vivência de organização social , de compromisso com o Bem.Rezar apenas pelos consagrados , pela sua perseverança e ou seu crescimento, seria como zelar pelo efeito e não pela causa.Ou seja, compreendo que todos nós, comprometidos com o Bem, e principalmente nós, Igreja Católica, no caso das vocações dos poucos escolhidos entre os muitos chamados, temos nossa parcela de responsabilidade , estamos envolvidos e comprometidos.Rever conceitos, mudar atitudes, cultuar tradições, renovar costumes, enfim, evoluir com o mundo sem olvidar a herança riquíssima adquirida...são ações imprescindíveis para que brotem desta mesma sociedade , personalidaes, pessoas com riqueza interior , firmeza , conhecimentos, habilidades e atitudes para assumirem os diferentes caminhos de que o mundo carece para prosseguir equilibrado.
Deus não se afasta dos homens. Espera apenas que no mínimo extendamos nossos braços a Ele.Dobremos nossos joelhos...certos de que a Messe é grande...sim, mas o Senhor da Messe não dorme!Que nossa oração seja de vigilantes louvantes, não de desesperados!

Inês disse...

Gosto muito desta oração da Semana de Oração pelas Vocações. Acho-a tão actual, tão dos nossos tempos e com a nossa linguagem - e não a de tempos passados... Também a música que pôs é muito apropriada...
No entanto, ao ler o seu texto e a oração, veio-me à mente outra música do Fr. Mário Silva: "Senhor, enviai trabalhadores..." - não como prece de desespero (concordo com a Sirlene), mas cheia de esperança na fé de que realmente o Senhor da Messe não dorme...

mariana disse...

Oração pelas Vocações

Senhor da messe
e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
o teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria
para ver o caminho
e generosidade
para seguir a tua voz.

Senhor,
que a messe não se perca
por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades
para a missão.
Ensina a nossa vida
a ser serviço.
Fortalece os que querem
dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.

Senhor,
que o rebanho
não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade
dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança
aos nossos seminaristas.
Desperta o coração
dos nossos jovens
para o ministério pastoral
na tua Igreja.

Senhor da messe
e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço
do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder "sim".

Ámen.

dina disse...

Amigo! Gostei muito da frase que escolheu de Timóteo para colocar no Blog.
Ele continua a chamar-nos realmente para sermos Suas testemunhas, e somo-lo de facto?
Na verdade é hora de sermos testemunhas, de quê? De Quem? Como? Onde? Não é fácil Senhor, e Tu bem O sabes…
Jesus! É hora de sermos Tuas testemunhas, onde o homem não é valorizado.
É hora se sermos Tuas testemunhas, onde os olhos estão postos na eficácia e na produção.
É hora de sermos Tuas testemunhas, onde a mentira se justifica para ganhar.
É hora de sermos Tuas testemunhas, onde se aprovam as injustiças sem contar com o irmão que vive ao lado.
É hora de sermos Tuas testemunhas, onde se despreza, se calunia e não se valoriza, o trabalho do Irmão que vive a nosso lado.
É hora de sermos Tuas testemunhas, no amor ao Irmão que vive comigo todos os dias.
É hora de sermos Tua testemunhas, onde a injustiça é mais forte que o Amor…
É hora de gritar aos homens, aos poderosos, ao mundo que todos somos Irmãos, e todos devemos ser tratados com respeito, dignidade e ternura de Deus…
É hora de gritar e dizer aos homens, chega de injustiças…de corrupção…
É hora de sermos Tuas testemunhas, Senhor do homem e do mundo inteiro. Testemunhas do Amor do Pai, coração do Seu coração onde tem descanso todo o que sofre…
É hora de sermos Tuas Testemunhas onde os homens não se sentem amados, nem compreendidos…
Cristo Compassivo e Misericordioso, dá-nos a Tua força, anima o nosso compromisso, ajuda-nos a viver em FIDELIDADE…
Ajuda-nos a dizer aos medos: de mim desconfio, em Ti confio e me abandono…
Senhor! Dá-nos o Amor por excelência, o Amor da Cruz, não o da Cruz heróica que poderia alimentar o nosso amor-próprio, mas o da Cruz vulgar que às vezes carregamos com uma certa repugnância, aquela que se encontra cada dia na contradição, no esquecimento, no insucesso, nos falsos juízos, na frieza, nas recusas e nos desprezos dos outros, no mal estar e nos defeitos do corpo, nas trevas da mente e na aridez, no silêncio do coração…
Senhor! Desperta no coração de todos os jovens o desejo de serem no mundo de hoje, testemunhas da Força do Teu Amor, e enche-os do Teu Espírito de Fortaleza e Prudência para serem capazes de descobrir a sua vocação.
E a nós ajuda-nos a responder em cada dia aos Teus apelos de Amor…

maresia disse...

Amigo gostaria de comentar a postagem que colocou, mas por agora só me atrevo a dizer o meu Bem Haja, a Sirlene, Inês, Mariana e Dina, que aqui nos presentearam com comentários tão belos e profundos.
Como poderíamos viver sem a nossa Família Retalhos, sem este cantinho do céu que tão bem nos faz e nos ajuda a caminhar.
Ao Bom Deus agradecemos o Dom que o Amigo Frei é para todos nós. Aqui, é bom estar.

Lídia disse...

Lendo o texto sobre as Vocações, duas imagens afloram: as afirmações do Ministro Geral da OFM, acompanhadas pela abertura o “Ano Vocacional Franciscano”, a decorrer, e o Evangelho do passado Domingo.

No primeiro caso recordo as palavras do Geral pronunciadas quando se dirigia aos vários ramos da família franciscana, presentes nas comemorações, e os responsabilizava pelo trabalho na messe, hoje, agora, em todos os tempos e momentos da sua existência. A vocação é um Dom especial que Deus concede só a alguns, a quem chama, e pede uma resposta positiva e responsável. Trabalhar e trabalhar bem para ser testemunho vivo do Evangelho.

No segundo caso, uma presença de Esperança que o Evangelho nos deixou nas palavras de Jesus Ressuscitado: “e que havia de ser pregado em Seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém”. Aprendemos neste domingo que a Morte e Ressurreição de Jesus cumpriu o que havia sido profetizado. Cumpriu-se o que Deus anunciara pelos profetas, portanto, por maioria de razão, temos que aceitar a esperança da Palavra de Jesus de que, apesar de estar longe de ser levado a todas as nações, o Amor e perdão divinos serão propagados por todo o Universo. É certo que se sente um retrocesso nas nações e culturas, obrigando a repor acções de primeiro anúncio, como se vivêssemos nas primeiras comunidades cristãs mas, fazendo Fé na palavra de Deus, tempos virão em que o mundo, “ todas as nações” ouvirão.

Interrogo-me porque Deus permite que a Humanidade esteja tão ausente d’ELE. Só a ela se pode pedir contas e, particularmente à própria Igreja. Termina o mesmo Evangelho: “Vós sois as testemunhas de todas estas coisas.” A quem se dirige Jesus, hoje? A nós. Então, somos mesmo testemunhas com as nossas vidas e a nossa acção? Amamos Deus nos outros como o quero em mim? Não está na hora de eu anunciar com o meu testemunho? Deus empossou cada um de nós com esta responsabilidade quando nos “abriu o entendimento”.

Tantas interrogações poderia colocar a mim mesma e a resposta será sempre tão pobre como a minha capacidade de agir no cumprimento do testemunho.

ELE chama e pede Mais. Rezemos pela qualidade da resposta às vocações.

Nangba disse...

Paz e Bem!
Vejo esta crise, espiritual, económica e social como um grande abanão... talvez a própria igreja viva há muitos anos sobre imensos vícios e este seja o momento da purificação! É um privilégio podermos passar por esta fase, no entanto, está em nós a responsabilidade de levar o barco a bom porto!!!
Orgulho-me muito quando vejo blogs, páginas e afins a falar de Deus e dos seus pequenos grandes milagres quotidianos...
É nesses que penso nesta hora. Naqueles que têm a coragem de dar o salto nas novas tecnologias, passo que considero fundamental para se evangelizar nos dias de hoje!
Os jovens aprendem desde pequeninos a mexer em botões, são os jogos interactivos, os próprios brinquedos que recebem a toda a hora... tudo faz com que não vivam sem elas e cabe a nós percorrer esse caminho!
É muito bom que em pesquisas banais que fazem surjam blogs como este a dar algumas respostas e a apontar outros caminhos, que muitas vezes desconhecem!
Rezo por todos os consagrados. Principalmente por aqueles que fazem parte da minha história e que de alguma forma tocaram o meu caminho!
Rezo para que Deus os ilumine e fortaleça nos momentos mais silênciosos da sua relação, nos momentos em que o caminho é mais pedregoso e agreste...
Que tudo, nas suas vidas seja consagração, entrega no altar para que o próprio Deus transforme como outrora fez com a água em canãa!
Deus vos ilumine e guarde!

Mª Teresa disse...

Paz e Bem Família Retalhos,
Um ano volvido! Mais umas Graças tenho interiorizado (vulgo CRESCIDO) e TANTA (des)graça (especialmente meteorológica...)tem atingido a Terra .
Obrigada (também) Irmã Nangha pelas belas palavras que me atrevi a acompanhar. Jóia quebrarmos barreiras, querermos dar sempre o MELHOR de nós próprios! Acredito SIM que Ele vai fortalecer as (poucas...)vocações. Julgo que não devemos ignorar os desafios do caminho: eles VÃO gerar OPORTUNIDADES ...
As dificuldades engendram (TAMBÉM o PROGRESSO!
Assim seja,

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você