Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

13 maio 2009

Mãe da Hospitalidade

Ao terminarmos este dia das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, uma prece de gratidão por todos vós que fizestes do Retalhos um encontro de oração e comunhão.
De Portugal para o mundo a bênção de Deus por intermédio de Maria.
Fica aqui também a partilha da Vocação Hospitaleira, já que hoje também é o dia da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Hoje celebram 63 anos que foi criada a Província Portuguesa.
Que a todas as Irmãs, Maria, a Senhora do Coração de Jesus, conceda a Sua bênção materna.


"Maria nos estimula com o seu exemplo de Fidelidade, a secundar com prontidão, confiança e humildade, os planos de Deus sobre nós." (Const.34)

Hoje, dia 13 de Maio, dia da Mãe, dia da Província Portuguesa das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, colocamo-nos sob a protecção Maternal de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe.

ORAÇÃO

Quando olho a minha história de Amor Senhor
Escondo-me no TEU Coração
Para poder olhá-la com o Teu olhar de Misericórdia e Compaixão.

Eu hospitaleira que Tu quiseste para Ti
Hoje canto meu “Magnificat” com Maria
Porque fizeste Maravilhas ma pequenez
De tantas mulheres – hospitaleiras.

Hoje, com Maria, minha alma glorifica-Te
Porque sou um passo de tantos já dados
Hoje recordo tantos dirigidos a Ti, escondido no Sacrário
Para estar Contigo AMADO
Primeiro as duas – Josefa e Angustias
Que historia de Amor louco – capaz de deixar tudo
Enamoradas só de Ti – Deus com o Coração resgatado (apanhado)
Dele brotou a vida, Ele deu a luz
a este Pão formado de tantas sementes de trigo
Que se deixaram esmagar, moer, perder em Ti
porque as olhastes com imensa misericórdia
convidando-as a perder-se para ganhar a vida
quanta vida dada, gerada
quantas vigílias à beira da cama das filhas amadas
partilhando a dor
Não se importavam de ser chamadas “as irmãzinhas das loucas”
Porque o AMOR só tem um nome – “entrega esquecida”
Como Tu Senhor Amado na Cruz
Que sustentava os passos das Tuas amadas
Tu único Deus cantavas no coração de cada hospitaleira: “Só Deus basta”
Tu enceste de bens os famintos
Enchestes seus corações de compaixão e misericórdia,
De hospitalidade infinita.

O meu coração se alegra em Ti
Pai de bondade, com o coração aberto
Que foi e hoje continua a ser o regaço para nós
Descanso e fortaleza
Fonte inesgotável de compaixão
Casa aberta onde as filhinhas perdidas
Encontram o abraço de perdão…

Por isso, hoje dia da Província, de modo muito especial, colocamo-nos sob a protecção maternal da Maria, Senhora de Fátima, Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Ao Seu coração confiamos a nossa realidade e sobretudo agradecemos-Lhe o dom de cada Irmã hospitaleira, as de hoje e as de ontem, todas aquelas que com a sua vida, totalmente entregue nos foram ensinando os caminhos de Deus, numa atitude alegre, de abandono e confiança no Pai…

Que Maria nos ajude a responder com Fidelidade em cada dia, à voz de Deus que nos chama…Que Ela nos ensine a viver em doação total a Deus e em amor gratuito aos irmãos.
Que ELA nos abençoe e com seu olhar maternal, encha de esperança e da Paz as nossas vidas, e, nos ensine a viver no Coração de Seu Filho, reproduzindo em nós os Seus sentimentos de bondade, ternura e misericórdia.

Uma prece muito especial a Maria pela missão que realizamos, por todos os que connosco a partilham, por todos as pessoas doentes a quem prestamos cuidados nas nossas casas (Centros) e por cada irmãs das nossas comunidades.
Que a todos e todas, encha com o seu Amor profundo, simples e incondicional.
O mesmo peço para todos os que fazem parte deste espaço “Retalhos” e peço oração…

Deus Te salve, Serva, Mãe e Rainha!
O Pai Eterno Te elevou
acima de todos os homens e mulheres
ao chamar-Te a um serviço particular:
ser Mãe do seu Filho!
Tu, és a Imagem perfeita da união
entre o amor de Deus e o serviço aos irmãos,
entre a evangelização e a promoção humana.
És modelo dos discípulos de Cristo.
Acompanha a caminhada de Fé
de todos os Teus filhos e filhas
e alcança-nos a graça da salvação
e uma paixão que nos torne testemunhas vivas de Teu Filho Jesus."

(Uma Irmã Hospitaleira)

4 comentários:

maresia disse...

Querida Irmâ Hospitaleira, bem haja pela sua oração por nós que aqui nos encontramos todos os dias. Esta Janela de Retalhos, aberta para a VIDA, ganhou um sentido mais profundo, pela Feliz Ideia de ter sido colocado, neste mês de Maio, o site de FÁTIMA. Se já antes era encontro de oração, agora passou a sê-lo ainda mais.
Deus Vos abençoe, pela coragem da vossa entrega ao serviço da Messe...
AMIGO, simplesmente, OBRIGADA...
Não desista...Somos e Estamos, aqui.

C.Gomes disse...

Querida Irnmã Hospitaleira, Família Hospitaleira:
Há dias ouvi afirmar que as Irmãs Religiosas não eram necessárias na sociedade por causa das obras que faziam mas pelo seu TESTEMUNHO.Interpretei que esta afirmação queria dizer que as acções de assistência e generosidade que fazem à sociedade cilil podem e devem ser exercidas pela própria sociedade civil e o que deve ser valorizado na acção das Irmãs é a relação de Amor que as vincula ao Serviço de Deus. Sim, esta relação não é privilégio de todos mas dos "Escolhidos" onde a sociedade civil não decide nem interfere. Na verdade, a sociedade não assume os seus deveres para com todos os seus membros, particularmente para com os infelizes, doentes, incapacitados e rejeitados. Que resposta de GRANDE AMOR nos dais quando sois mesmo "Hospitaleiras" para com todos e ocupais, caridosamente, o lugar da sociedade e vos entregais, de alma e coração aos mais infelizes e rejeitados. OBRIGADA PELO TESTEMUNHO

Sirlene (Brasil) disse...

Exatamente pensava o que a Maresia escreveu:realmente Retalhos está cada vez mais se tornando indispensávelmente dinâmica, esta página que além de nos congregar em Oração, enriquece-nos com informações,a cujo alcance talvez desconheçamos. Digo isto pelo efeito que em mim opera.Ontem lendo a mensagem da Reverenda Irmã Hospitaleira, fiquei meio boquiaberta diante da beleza de sua Oração postada e pela divulgação desta Congregação.( Cumprimentos a ela e a toda a Cogregação pela data!)
Como leiga,necessitada dessa disciplina das religiosas para o exercício da oração, afaguei mentalmente Este mesmo Sagrado Coração de Jesus que tão sábia e belamente é louvado pelas "Hospitaleiras",desejando que Ele aceite igualmente o meu modo diferente e desordenado de amá-Lo...mas aprendendo com elas a ampliar a abrangência do meu louvor!
Quanto ao " Retalhos":
Que multipliquem por todo o mundo esses recursos que a tecnologia nos proporciona para a difusão da espiritualidade católica, e sejam crescentes os esforços dos centros formadores , responsáveis pela elaboração de currículos para o adestramento adequado a esta finalidade.Não somente os "redatores" e "programadores" precisarão habilitar-se mas principalmente a população toda necessita ser "alfabetizada" para atuar no mundo que se abre dia a dia,carente,sedento de Deus!

Sirlene

Mª Teresa disse...

Já em 2010 venho RECONHECER todas as sábias e encantadoras palavras da Irmã (internauta, perdão não soube seu nome) que aqui contribuí com seus testemunhos...
Parabéns pelos 64 anos completados pela Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus; que poesia TÃO bela, criada sobre vivências TÃO "duras"! Mas, simultâ-neamente mostrando o conforto interior que transportam!!!!!!!!!!!! Bem haja, repito bem hajam para TODAS elas!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você