Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

24 maio 2009

OFM - Capítulo Geral

Hoje, dia 24 de Maio, e até ao dia 20 de Junho, em Assis, no lugar tão bonito onde há 800 anos S. Francisco fundou a Ordem Franciscana, onde restaurou a Capelinha da Porciúncula, dedicada a Sta Maria dos Anjos, lugar onde cortou os cabelos a Sta Clara e a acolheu na Ordem Franciscana e… lugar onde ele mesmo quis entregar-se nos braços da irmã morte, hoje mesmo aqui se inicia o 187.º CAPÍTULO GERAL da Ordem dos Frades Menores (OFM).
Aqui estão cerca de 181 Irmãos procedentes de todos as regiões do mundo e representantes de todos os Irmãos Menores.
O Capítulo Geral tem como objectivo olhar para os últimos seis anos da vida e acção dos filhos de S. Francisco. Olhar para aprender com a história e relançar alicerces para os próximos seis anos.
Este Capítulo é electivo, ou seja, será eleito (ou reeleito) o Ministro Geral – representante do Pai S. Francisco na terra – e os seus conselheiros (Definidores).
É para a Ordem Franciscana em todo o mundo um tempo de Graça e DOM.
Diz S. Francisco que quem preside ao Capítulo é o Espírito Santo e sempre assim se recorda na Celebração de abertura oficial do mesmo.
Mas também, e desde S. Francisco – por privilégio por ele conseguido – que o Capítulo tem um representante do Santo Padre. A este 187 Capítulo Geral envia o Santo Padre como seu representante Sua Eminência o Senhor Cardeal D. José Saraiva Martins, nosso ilustríssimo conterrâneo.
Os trabalhos capitulares ao longo destes dias serão uma reflexão sobre como podemos nós, Irmãos Menores, com oito séculos de vida e missão anunciar a Palavra de Deus a todos os Homens.
O tema deste Capítulo é: “Verbum Domini nuntiantes in universo mundo” (anunciadores da Palavra do Senhor em todo o mundo).
O tema da nova Evangelização será certamente uma permanente nos trabalhos capitulares onde os irmãos se reunirão em grupos por línguas diferentes, em número de sete.
Peço a todos vós, queridos amigos, que ao longo destes dias rezeis ao Senhor, por intermédio de Francisco e Clara, para que, como rezou S. Francisco diante da Cruz de S. Damião, Ele nos conceda “uma espernça viva, uma fé recta e um amor perfeito a fim de que possamos levar a bom termo o sagrado encargo” que na verdade acaba de dar-nos.
Que o Senhor vos dê a Sua paz…
Podereis acompanhar todos os trabalhos, agenda e fotos em http://www.ofm.org

4 comentários:

Lídia disse...

PAZ E BEM! Apesar de não ser uma franciscana, professa, sinto este Capítulo Geral duma forma especial. Na verdade, as comemorações dos 800 Anos batem-nos no coração e a relação com Francisco e Clara torna-se mais forte. Não esqueço as diversas expressões que ouvi e vi nas falas e no rosto do actual Geral, quando visitou a Província Portuguesa. Nele senti doçura, paz, preocupação, sentido de responsabilidade, brilho de alegria nos olhos, fraternidade e DOM de Deus; um "Francisco mais gordinho", no meio de nós. Claro, refiro isto porque neste Capítulo haverá eleição do Geral e, hoje a Igreja precisa de cúpulas responsáveis, que mantenham não só as qualidades humanas mas também uma Força da presença do Espirito Santo na condução dos Cristãos que lhes são confiados.
Senhor, tudo colocamos nas Tuas mãos!

maresia disse...

A toda a Família Franciscana votos de Paz e Bem!
Que o Espírito Santo assista estes nossos irmãos no Rumo a seguir para os próximos anos.
Todos iremos beneficiar do trabalho realizado durante estes dias.
Aceita Pai Santo a nossa humilde prece.
Seja por Caridade

Ana disse...

Rezo a Maria pelos Irmãos reunidos em Capítulo:

“Avé Maria, cheia de graça. Ficamos assombrados ao ver a simplicidade e a confiança filial na tua relação com Deus e com os homens, na vida quotidiana.

Avé Maria, cheia de alegria em Deus, teu Salvador. Nas coisas pequenas e grandes do teu dia a dia descobres a presença de Deus e O louvas no teu orar e no teu cantar.

Avé Maria, cheia de fé. Também nas horas difíceis e nas incompreensões te manténs fiel a Deus, sabendo esperar com paciência até que Ele responda…

Avé Maria, cheia de amor. Em cada homem reconheces a luz de Deus e a cada um sabes aceitar com a sua individualidade.

Avé Maria, cheia de graça. Nunca se ouviu dizer que alguém que tivesse procurado o teu refúgio fosse abandonado por ti. Sempre e em tudo, tu nos dás a certeza: um filho de Maria jamais perecerá. Abre-nos para a vinda do Espírito Santo, abre as portas dos nossos corações, para que Ele nos possa penetrar como outrora fez contigo e os apóstolos, na sala do Pentecostes. Assim fortalecidos sejamos anunciadores da Boa Nova, agora e sempre e em todo o lugar. Amen.”

(não conheço o autor)

PAZ E BEM!

suzana disse...

Paz e Bem a toda a Família Franciscana a celebrarem mais um Capítulo Geral. Que o Espírito Santo a todos sacuda com o vento da renovação…
No dia do Pentecostes
Todos os Irmãs se encontravam reunidos
Com Maria Mãe de Jesus
Hoje, Senhor, renova toda a Família Franciscana
No calor da mesma Fé
Com Maria Tua Mãe, e dá a todos o Teu Espírito de fraternidade e da Paz.
Renova o interior do coração de cada um.
Que cada um se sinta amado e estimado por Ti…
Uno-me em oração a todos os Irmãos reunidos, e coloco o êxito de mais este Capitulo Geral nas mãos do Senhor…para que a Força e a presença do Espírito Santo, torne cada vez mais vivo e actuante o Anuncio do Reino seguindo os passos de Francisco de Assis, na condução do povo de Deus….

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você