Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

11 maio 2009

Peregrinar: "Quem me vê, vê o Pai..."

MÊS DE MAIO, É TEMPO DE PEREGRINAR…

Nos últimos tempos, a minha vida tem sido uma busca contínua de dar resposta a desafios que faço a mim própria e a outros que me são feitos por Amigos.
Este ano participei pela terceira vez, numa peregrinação a FÁTIMA.
Porque é que o fiz? O que me impulsionou?
Fecho os olhos e penso:
O que é para mim PEREGRINAR?
Peregrinar é a forma, é o modo que mais gosto, de estar na vida.
É voltar ao coração de Deus de onde saí.
É sentir o quanto sou limitada.
É sentir fome, sede, cansaço e saber que naquele instante é preciso continuar, não dando tempo, para repor energias.
É ter o gosto de subir à montanha e alargar horizontes.
É sentir que ELE caminha connosco e na nossa fraqueza, ELE é a nossa força.
É superar os próprios limites e ajudar os outros a superá-los também.
É deixar-se guiar, conduzir, orientar, nas encruzilhadas.
É confiar naquele que guia…
O que foi para mim esta PEREGRINAÇÃO?
“Não chegar atrasado por excesso de bagagem…” propósito quaresmal de Retalhos, deu um sentido novo a esta peregrinação. Quando peregrinamos em veículo próprio, levamos praticamente “a casa às costas”; mas se o fazemos a pé, começamos a reduzir, a limitarmo-nos ao essencial, deixando o supérfluo.
Esta peregrinação é composta por um grupo de quinhentos peregrinos, sendo quase na sua maioria, jovens. São eles que preparam, animam, guiam, quase tudo, com uma alegria contagiante e uma disponibilidade para servir que a todos contagia. No pequeno manual da peregrinação, encontrava-se esta motivação.
"Senhor mostra-me o Teu rosto! Deixa-me encontrar-Te ou então, encontra-me Tu a mim. Ser peregrino é levar nos passos o desejo deste encontro. Mover-se pela vontade de encontrar o lugar onde se quer chegar, de encontrar outros pelo caminho, de encontrar-se a si mesmo, de encontrar o sentido do caminho que é a vida. E no íntimo da alma, vai essa saudade de encontrar Alguém que nos espere num abraço que nos faz nascer de novo."
O lema desta peregrinação "QUEM ME VÊ, VÊ O PAI", foi vivenciado através de várias dinâmicas. Tivemos tempos de silêncio, de oração, de convívio, de partilha, de contemplação da Natureza, de Paz…
Houve momentos muito fortes ao longo dos três dias como por exemplo os testemunhos que foram dados, a Celebração da Eucaristia no Castelo de Porto de Mós e a chegada junto da Mãe, em Fátima.
Em jeito de conclusão, só me ocorre dizer que enquanto puder, não faltarei a este tempo precioso de crescimento interior.

Maresia, em peregrinação.

4 comentários:

Miguel disse...

Encontrei num manual para peregrinos do Grande Jubileu 2000 e achei que complementasse muito bem a reflexão de "Maresia":

PEREGRINAR É…
- Peregrinar é renovarmo-nos desde a nossa intimidade…, reconciliarmo-nos desde o mais fundo de nós mesmos.
- Peregrinar é retomar a direcção de um caminho talvez perdido e andar com espírito novo por caminhos já andados.
- Peregrinar é deixar-se conduzir pelos apelos de Deus, semeando, no rasto dos nossos pés, paz, esperança e bem, nos caminhos dos homens.
- Peregrinar é fazer como os Magos: ir ao encontro de Belém, seguindo o rumo da estrela e voltar à sua terra por caminhos diferentes.
- Peregrinar é buscar o Senhor em todo o lado onde ELE nos chama e levar a novidade aos homens, dizendo-lhes que o “reino de Deus está perto”.
- Peregrinar é acreditar, louvar e agradecer e fazer da vida toda um serviço aos homens em nome de Deus.
- Peregrinar é subir ao Sinai e entrar em comunhão com o Céu, para depois ser testemunha e apóstolo da Lei em todos os tempos e espaços da terra.
- Peregrinar é merecer e celebrar a felicidade de se sentir imerso numa multidão de irmãos que caminham juntos para onde Deus os espera e para onde Deus os envia.
- Peregrinar é sentir-se membro da Família de Deus, concebida como povo em marcha e ser caminheiro ao longo da história, indo ao encontro do Senhor.
- Peregrinar é aprender a tornar-se melhor pelo bem que faz, pelos caminhos por onde se segue, deixando no rasto dos pés sinais de paz e de bem-aventurança, a imagem viva de Cristo que passa.

dina disse...

Obrigada Maresia pelo exemplo de vida e de partilha que nos deixa no Blog em véspera do dia da MÃE! 13 de Maio… Pois todos somos peregrinos nesta terra que habitamos, uns de uma maneira outros de outra, rumo à Pátria Celestial…
A nossa vida é uma peregrinação contínua…oxalá que peregrinemos sem grandes bagagens supérfluas… e procuremos deixar-nos acompanhar na peregrinação por aquilo que é essencial na nossa vida… o que às vezes não e fácil…
Hoje várias vezes peregrinei até ao recinto de Fátima, não fisicamente, mas de outra forma, me senti envolvida a olhar o recinto e a Mãe na capelinha das aparições…


Quando olho o recinto de Fátima sinto-o um espaço maternal. Um espaço de conversão do coração. Um espaço que atrai vezes seguidas com um apelo sem fim. Um espaço de esperança, de chegada de uma viagem interior e de começo de uma nova.
Espaço esse que junta todas as classes sociais, continentes, institutos religiosos,(as) que assim que abandonam o recinto se separam para as camionetas onde pernoitam, ou os hotéis, as casas dos Institutos, as lojas populares e as livrarias para intelectuais. O recinto é um bocadinho do Céu…

FIDUCIA disse...

Foi uma BENÇÃO rezar aqui com os peregrinos e com os amigos...

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Irmã Maresia, aqui me junto para partilhar algo que interiorizei e forjo abrir para todos os Retalhistas...
Realizei uma Peregrinação que também me conduziu a Fátima! Não me perguntem porquê, simplesmente aconteceu... O Encontrei, especialmente nos novos Espaços Sagrados, na beleza que me contrariava aceitar: TUDO, TUDO finalmente serenou em meu espiríto e, ACREDITEI MESMO ser Aquele (Santuário de Fátima)um ESPAÇO muito, MUITO QUERIDO... e Nossa Senhora sempre Lá se Encontra! Simplesmente, não consigo forjar texto lindo!... Áqueles que me conhecem, ofereço meu olhar que transporta muita (ainda mais) bonança...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você