Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

05 junho 2009

Dia mundial do Meio Ambiente

(FOTO: Alunos do 3.º ano com a plantinha que levaram para casa para cuidar e ajudar a crescer)

A MÃE TERRA

Em 1972, em Estocolmo, a ONU instituiu o dia 5 de Junho como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e acção política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


Os principais objetivos das comemorações são:


1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;


2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;


3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;


4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.


O tema do Dia Mundial em 2009 é “O seu planeta precisa de si: Unidos contra as mudanças climáticas”.


Ele reflete a urgência de que nações actuem de maneira harmoniosa para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente as suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
Em linha com seu forte engajamento nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA.
http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese
O presidente do México, Felipe Calderón, afirma que a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente "irá destacar a determinação daquele país em gerenciar adequadamente seus recursos naturais e lidar com o mais exigente desafio do século 21 - as mudanças climáticas."
(in,
http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm)


Neste dia não podemos esquecer que uma das figures mais marcantes da história e que tanto louvou a MÃE TERRA e a CRIAÇÃO INTEIRA foi S. Francisco de Assis.
Pela sua forma de olhar as coisas criadas, João Paulo II proclama Francisco de Assis com Patrono da Ecologia e dos Movimentos Ecologistas, a 29 de Novembro de 1979.
Na verdade Francisco soube olhar todas as coisas como suas irmãs porque criadas por Deus Pai para viverem na mesma casa comum.
Hoje os alunos do terceiro ano do primeiro ciclo, do nosso Externato, levaram todos para suas casas um vaso com terra e uma semente, uma pá pequenina, com o objectivo de cuidarem dessa semente para que quando ele brotar a possam plantar num jardim.
Esta sensibilização tão a jeito do sentir de Francisco de Assis, deve ser para todos nós um motivo de reflexão sobre o que fazemos nós com os recursos que ainda temos ao nosso dizpor. A terra, o ar, a água, as plantas e os animais e… claro, o Homem que vive lado a lado connosco…
Que este dia seja perpectuado em cada amanhecer para que o futuro seja mais belo e Deus Pai e Criador continue a sentir no Seu coração o que nos relata o autor do livro do Génesis ao referir que, Deus ao olhar para a obra das suas mãos “viu que tudo era bom”.

Louvado sejas tu, ó meu Senhor
P’la nossa prestimosa Madre Terra
Que nos oferece o pão, é nosso arrimo
Tantos frutos e ervas, flores encerra!
(do Cântico do Irmão Sol)

7 comentários:

benjamim disse...

No final deste dia da “Santíssima Trindade” aqui vim para serenar um pouco e meditar sobre este Mistério inalcançável para a simples mente humana. Não encontrei este tema mas um outro sobre o dia mundial do meio ambiente. Confesso que fiquei triste por ninguém da “Família Retalhos”, para além do autor do blog, se ter interessado pelo tema. Para mim, este é um tema do hoje que se projecta no futuro. Não tenhamos dúvida que todas as acções que perturbam o equilíbrio dos ecossistemas do planeta terão efeitos gravosos nos tempos que se seguem. Isto assusta porque parece que não existe, ainda, uma grande consciência destas consequências. Recordo-me de ter lido um artigo onde se alertava para a dificuldade de inverter os malefícios ambientais causados pela acção humana. Referia que mesmo que se parassem os aviões, mesmo que se evitassem as centrais nucleares, etc, a recuperação ambiental só seria sentida daqui a 100 anos. Até lá, com a aceleração que se tem verificado na destruição do equilíbrio ambiental planetário, penso: como deixaremos que mundo? E, claro, a resposta encontra sempre S. Francisco e a sua inter-acção com a Mãe Natureza. Até nisto, tenho saudades dele!

maresia disse...

Amigo, boa noite!
O nosso querido Retalhos2 é uma surpresa contínua.
Deixamos de vir aqui um dia e já perdemos "o fio à meada".
Amigo Frei, lembra-se dos pequenos Amigos do Ambiente, de palmo e meio, que o ano passado lhe enviaram um texto para o Dia Mundial do Ambiente?
Amigo,nem queira saber o que andaram a fazer este ano pela Mãe Natureza e pelo Planeta Terra.
Amanhã lhe daremos boas novas porque hoje já é um pouco tarde e o dia foi muito longo. Aguarde; vai gostar de receber notícias e eles vão gostar mais ainda, de partilhar consigo e com toda a Família Retalhos.
E creio que o mais Feliz ainda será mesmo...S. Francisco.

mariana disse...

Este é um tema que nos aflige e muito.

Todos os países tentam trabalhar neste sentido. Teremos um futuro complicado se a nossa educação não for orientada nesse sentido.
Graças a Deus as nossas crianças estão-nos dando grandes lições.

Queimar as florestas responde a cerca de 75% dos gases do efeito-estufa. Um combate efectivo ao aquecimento global deveria incluir políticas que punissem severamente os ditos "fogos-postos", grandes responsáveis pelo aquecimento global.

A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais.

Uma mãe disse...

O meu filho trouxe o vasinho com as sementinhas. O cuidado e a preocupação dele em regar até ver se nascem. No dia 16.Junho foi uma alegria quando viu as 3 plantinhas fora da terra. Umas simples folhinhas, cada caule ainda muito frágil ao que me dizia “mãe não parece um pinheirinho...” – “vai crescer e será o pinheirinho que tanto queres ver. Há que cuidar, dar alimento (água), o sol da manhã e vais ver que ele vai ser um pinheirinho bonito e grande.”

É com esta mesma alegria que partilho convosco o brotar da vida, da natureza que tanto temos de preservar.

Um pinheiro adulto demora umas horas a ser destruído, anos para voltar a existir outro do mesmo tamanho.

S.Francisco amou a mãe natureza – sigamos o exemplo.

Uma mãe

Mª Teresa disse...

Família Retalhos (2),
Paz e Bem!
Feliz, muito FELIZ fiquei quando me apercebi ser São Francisco de Assis o Patrono do Ambiente! Por certo, relevo e detaque merecidos pelo Meio Ambiente Lhe granjearam esta distinção. O Homem tem AGREDIDO MUITO o Ambiente, mas também conheço MUITA, MUITA criatura apostada em "ser amável" para ele (sim, até estudos bem recentes o Homem pode preservar o Ambiente mas daí a impedir a sua degradação, isso sempre acontece) ! Bom, se repararmos, os jovens (grande maioria) encontram-se bem despertos para esta temática...certamente nem ouviram falar de São Francisco de Assis. De mansinho cuido que vou levar alguns a admira-Lo! Foi à TANTO TEMPO!!!!!!!!!!!! ESPERANÇA: sempre tenho MUITA!
Devagarinho, sempre devagarinho ALCANÇA-SE muito! Olhem, ACREDITO TANTO que todos podemos ajudar!
Pequenos gestos..,apenas pequenos gestos ... E sempre nos recordemos de São Francisco de Assis.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Estamos em Fevereiro de 2011... Assiste-se sempre a falta de desvelo relativamente a certas questões ambientais... Com BASTANTE agrado vejo que sempre se diligenciam BONS propósitos entre juventude. Que me perdoem, os casos que sempre HÁ, de outras gerações, que SEMPRE mantêm ECOLOGIA como um eterno livro a estudar... Bem hajam a todos eles! Espero que esta saudação resvale também sobre MUITOS RETALHISTAS!

Benjamim, cuidava que tão bonito nome estava esquecido...

Mª Teresa disse...

Pois é, cuidei que em 2011, 5 Junho, (o Dia Mundial do Meio Ambiente) não guardou a mais singela observação!
Muito, mas mesmo muito, desejo que, pelo menos os Portugueses, vislumbrem algum sensato motivo para seu "esquecimento"... da comunicação social! Pessoalmente, arrasto este Dia ao longo de TODO o Ano.
Não vou esconder meu encanto total, visitando amiga, a encontro desejosa de espantar insecto de sala... nunca de o matar..."Só quero que ele descubra encanto de meu jardim"...e escancara janela.
Tão lindo observar estes preceitos e se apressar a partilha-los com seus filhos!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você