Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

04 junho 2009

Reeleito Ministro Geral da OFM

Fr. José Rodriguez Carballo é reeleito como sucessor de São Francisco de Assis

Na manhã desta quinta-feira (04/06), o Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo foi reeleito como o 119º sucessor de São Francisco na Ordem dos Frades Menores. A eleição foi realizada durante a assembléia dos 152 delegados da Ordem que estão em Santa Maria dos Anjos, em Assis, participando do 187º Capítulo Geral. Frei José é reeleito como guia de cerca de 15 mil frades menores em 113 países do mundo para os próximos seis anos.

Currículo:

Província: Santiago de Compostela (Espanha)

Nascimento: 11.08.1953

Profissão temporária: 09.08.1971

Profissão solene: 01.01.1976

Ordenação sacerdotal: 29.06.1977 (S. Paulo e S. Pedro)

Títulos acadêmicos:Licenciatura em Teologia Bíblica (Jerusalém)Licenciatura em Sagrada Escritura (Roma).Fala espanhol, italiano, português, francês, inglês e compreende Catalão.


O rito da eleição foi presidido pelo delegado do Santo Padre, S. E. Card. José Saraiva Martins, ao qual foi entregue ao neo-eleito o "selo de toda a Ordem dos Frades Menores". Segundo Frei Augusto Koenig, ministro provincial da Imaculada Conceição, que participa do Capítulo, Frei José foi reeleito com 104 votos, ficando em segundo lugar na votação o frade brasileiro, Frei Nestor Inácio Schwerz, atual Secretário Geral da Evangelização, com 39 votos.
Fr. José Rodriguez Carballo tem 56 anos (11.08.1953) e é natural da Espanha.
Ministro Geral desde 2003, desenvolveu os seguintes serviços: Definidor Geral e Secretário Geral para a Formação e os Estudos; Ministro da Província de Santiago de Compostela (Espanha); presidente da União dos Frades Menores da Europa e Mestre dos religiosos no período de formação.
No seu currículo acadêmico, depois de obter a licenciatura em Teologia Bíblica em Jerusalém e a licenciatura em Sagrada Escritura em Roma, ensinou estas disciplinas no Seminário maior da cidade espanhola de Vigo e na Faculdade de Teologia de Santiago de Compostela.
Fr. José Rodriguez Carballo guiará os Frades Menores até 2015.
Antes da eleição, o Secretário do Capítulo, Frei Francesco Patton, fez a saudação ao representante do Santo Padre no Capítulo, o Cardeal José Saraiva Martins. "Sua presença em nosso meio é motivo de estímulo e é sinal de afeto e de benevolência do Santo Padre para com os Frades Menores. Desde as origens, nosso Seráfico Pai pediu à Igreja de Roma, que a chamamos de "nossa mãe", um Cardeal que acompanhasse o caminho da Ordem, precisamente para manifestar o enraizamento eclesial de nossa Fraternidade", lembrou.
"Também hoje queremos beber a seiva do Evangelho, vivido e transmitido a nós como forma de vida por São Francisco. Para tanto, pedimos à V. Ema. de acompanharmos com a oração, para que a força e a beleza do carisma de São Francisco possa continuar vivo em nós, chegar - também por nosso meio - aos homens de nosso tempo, donde quer que eles vivam; a guiarmos a todos até à meta da santidade, da comunhão plena e santa com Aquele que é "trindade perfeita e unidade simples", "todo bem, sumo bem, todo o bem", complemento de todos nossos desejos mais autênticos".
Na sua homilia, o Cardeal Saraiva Martins, disse que era para ele "uma alegria e um dom poder estar aqui convosco, na ocasião de nosso Capítulo Geral, que acontece numa data jubilar particularmente significativa, dos 800 anos de fundação de vossa Ordem".
Como me escreveu o Santo Padre Bento 16 - disse o Cardeal -, em uma carta com a qual me nomeou seu Enviado Especial para presidir a eleição do novo Ministro Geral de vossa ordem: "Transcorreram 800 anos do dia em que o Sumo Pontífice Inocênio III, com sua benevolência acolheu a Francisco de Assis e a seus companheiros, que desejavam abraçar uma vida segundo a forma do Santo Evangelho. Ele, de fato, tendo conhecido o voto dos homens de Deus, deu ele próprio consentimento à sua petição, abençoando a São Francisco e a seus irmãos, e os disse: "Ide com o Senhor, irmãos, e como o Senhor se dignara inspirar-los, pregai a todos a penitência" (1 Cel 33, 6-7)".
"Minha presença aqui, neste dia, é o sinal de uma benevolência, de uma confiança e de uma bênção que continua no tempo", explicou.
O Cardeal Saraiva disse que a eleição, à luz do Capítulo X da Regra, reveste de uma particular importância: "é e deve ser um ato de obediência ao Espírito do Senhor; é e deve ser um ato cumprido a partir de uma profunda e recíproca confiança que existe entre vós".
O Cardeal se dirigiu aos 152 delegados: "Como responsáveis do governo e da animação das diversas Províncias e Custódias da Vossa Ordem, sereis os primeiros a serem chamados para colaborar com o Ministro Geral para visitar, servir, animar e alentar aos irmaos".
Nos 800 anos da Fundação da Ordem, os Frades Menores renovam, junto à pequena igreja da Porciúncula (lugar onde teve origem o movimento franciscano) seu compromisso missionário, preparados para encontrar aos "novos pobres" de hoje e incrementar seu compromisso pela evangelização, o diálogo interreligioso e intercultural e a promoção da paz.

4 comentários:

Sirlene disse...

Frei Albertino,
Paz e bem!
È com muita alegria que constato o resultado desta eleição. No fundo do meu inconsciente, eu gostaria que fosse este o resultado, sem contudo conhecer exatamente o que inconscientemente desejava.Como acompanho a fala do Frei Carballo de uns tempos para cá, tornei-me uma admiradora de sua espiritualidade!Minha prece hoje , encarecida, sobe a Deus, desejando que sobre ele sejam derramadas bênçãos a fim de que realize a nova gestão com sabedoria,saúde,e dons necessários para a liderança desta abençosda Família Franciscana reunida pelo mundo inteiro.
Sirlene

maresia disse...

Deus seja Louvado e Bendito!
Em Santa Maria dos Anjos Foi reeleito o sucessor de S. Francisco na Ordem dos Frades Menores.
Que o Espírito Santo continue a assistir na condução de tão Grande e Nobre Família.
Seja por Caridade

Lídia disse...

Família Franciscana:

Senti muita alegria quando soube que tinha sido reeleito Frei José Carballo para Ministro Geral. Só o ouvi quando, recentemente, esteve em Portugal para comemorar os 800 da Ordem, mas facilmente se compreende e sente que irradia São Francisco. É um homem cheio de alegria franciscana sentida e vivida mas muito consciente da sua missão. Deus, e Francisco o protejam para continuar a desempenhar o cargo que, cremos, não será facilitado pelas tendências tempo actual e futuro. Que seja uma estrela de Deus na terra!

mariana disse...

Bendito e Louvado seja o Senhor pela reeleição de Frei José Rodrigues de Carballo.
Sempre tive confiança que o Espírito Santo assim se manifestasse em Assis.
É um homem com "H" grande, muito humilde e com muito carisma.
Que Deus continue a manifestar-se nele com a força necessária para continuar da Missão para que o chamou.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você