Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

20 julho 2009

A Maria por Clara

Paz e bem amigos.
Começo por pedir desculpa pelas minhas ausências mas nos últimos tempos tenho estado com algum trabalho "a mais" e como quando inicio uma coisa tenho que a terminar, não tenho dedicado tanto ao Retalhos.
Estava aqui a ver uns textos, antes de descansar, e dei-me conta de que não publiquei em Maio esta reflexão belíssima que a Cristina se dignou partilhar comigo e também para vós.
À Cristina um pedido humilde de desculpa e, embora o mês de Maio já tenha passado, é sempre mês para reflectir sobre Maria e aqui no caso Maria e Clara.
Pode também este texto, e neste tempo, servir de mote para começar a preparar o Centenário da Ordem das Senhoras Pobres de Santa Clara.
Obrigado e em cada dia vos levo a todos à Oração...
O MÊS DE MAIO COM SANTA CLARA

Este ano tomei para mim como linha de orientação para o mês de Maio as palavras de Santa Clara na sua 3ª carta a Santa Inês de Praga:
“Vive unida à Mãe dulcíssima que deu à luz o Filho que nem os céus puderam conter. E, todavia, ela o levou no pequeno claustro do seu ventre sagrado e o formou no seu seio de donzela. (…) Tal como a Virgem das virgens O trouxe materialmente no seu seio, assim também tu O podes trazer, sem dúvida alguma, de maneira espiritual, no teu corpo casto e virginal, seguindo as suas pegadas, sobretudo a sua humildade e pobreza. Desta maneira poderás conter Aquele que a ti e a todas as criaturas contém”.

O mês de Maria não deverá ser apenas um tempo em que dedicamos especial devoção a Nossa Senhora como se faz habitualmente nas nossas comunidades rezando o Terço e/ou outras orações em louvor de Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa. Viver unidos à Mãe, como nos sugere Santa Clara, é mais do que rezar. É chegar ao ponto de uma total identificação com Maria no ser e no agir, na relação com Deus e com os irmãos. É levar Cristo aos outros como fez Maria na visita à sua prima Isabel. É torná-lO presente no mundo e no tempo de hoje, prolongando a Eucaristia na nossa vida de cada dia. Como? Pelo amor com que fazemos todas as coisas, por mais pequenas e insignificantes que sejam. Pelo carinho, respeito e tolerância com que aceitamos cada pessoa que se cruza connosco no nosso caminho. Pela nossa palavra directa de evangelização e pela nossa solidariedade e ajuda concreta em relação a todos os que sofrem, dando assim credibilidade às nossas palavras. Levar Cristo no «pequeno claustro» do nosso coração não significa deixá-lO fechado aí dentro, por vezes até esquecido… Mas significa ser como o sacerdote que toca com as suas mãos consagradas o Corpo de Cristo e O eleva bem alto, depois da Consagração na Missa, para contemplação e adoração dos fiéis. Quer dizer, portanto, dar a conhecer Cristo, ser presença viva de Cristo, dar testemunho dos grandes feitos d’Ele nas nossas vidas, ser o rosto de Cristo para tantos que não O conhecem ou que até O negam…
Assim foi Maria. E assim ela fez. Sempre e em tudo esteve ao serviço de Deus e dos outros. E sempre abriu caminho para que Cristo pudesse estar no meio de nós: no seu sim na Anunciação, na sua palavra nas bodas de Caná, na sua fortaleza ao pé da Cruz, na sua oração no Cenáculo no meio dos Apóstolos. Maria está. Ela age em nosso favor. Ela conduz a Cristo. Porquê? Porque continha Aquele que a ela e a todas as criaturas contém, conforme escreve Santa Clara. Ou seja, ela estava totalmente virada para Deus, plena de Deus, sem a mínima sombra de algum desvio, sem o mínimo ruído interior e sem a mínima desafinação que pudessem estorvar a harmonia entre ela e Deus.

Tomemos para nós as palavras de Santa Clara a Santa Inês de Praga. Deixemo-nos desafiar para uma vida com Maria, para que assim Cristo e Maria estejam presentes em nós.

Cristina

7 comentários:

dina disse...

Obrigada Cristina pela partilha que nos deixou, neste cantinho “Retalhos” a todos os amigos. Os amigos são na verdade diamantes que Deus coloca no nosso caminho, como nos diz Ricardo Molitzas. É o que acontece aqui nos “Retalhos”…Porque somos amigos partilhamos…
Sejamos nós presença viva e actuantes de Jesus e Maria junto de todas as pessoas que nos rodeiam, e sobretudo para os mais pobres e doentes que precisam da nossa ajuda através dos nossos gestos e atitudes diárias, num olhar, num toque terno, num sorriso, na escuta, na compreensão, no estar disponível para…, no respeito, na tolerância, na aceitação, no ir morrendo em cada dia àquilo que nos impede de caminhar junto à MÃE, ao encontro do FILHO…
Que a MÃE a todos abençoe nos conduza a Cristo.

maresia disse...

Até que enfim, chegaram as férias! Depois da azáfama dos últimos dias, eis que venho ao nosso cantinho predilecto, do qual já tinha saudades e encontro um texto tão belo. Sim, se o nosso pequeno "claustro", o nosso coração, estiver cheio do Senhor, a nossa vida será diferente porque conforme ouvi uma vez numa Eucaristia, a boca fala daquilo que o coração está cheio e o agir será movido por essa força.
Boas férias, para quem as possa ter; eu continuarei a vir até aqui em busca do que é belo, porque é bom estar aqui.
Seja por caridade

mariana disse...

Obrigada Cristina pela sua partilha.Sou grande devota de Sta. Clara.

Só Clara de Assis, Santa da minha devoção, que tanto me ensina a viver a caridade, a pobreza e o serviço aos irmãos, Clara é para mim o grande exemplo de mulher atenta, apaixonada pelo Seu Senhor, que vive verdadeiramente o EVANGELGO, á imagem de FRANCISCO, aquele que desde a primeira hora com a sua pregação, a deixa enamorada por esta vida, de "POBREZA" e "AMOR"...!Só ela poderia seguir MARIA como modelo e exemplo para descobrir o Seu Amor por "JESUS POBRE”.
Esta vida de santidade e misericórdia que tanto me apaixona o coração, sempre disposta e disponível a ajudar as irmãs que conviviam com ela, sempre disposta a adorar o Senhor e entregar-ser a Ele, sempre disposta a viver com gratuidade o serviço aos mais pobres. A sua vida para mim é apaixonante.
É aquela que sempre me diz: "Aadora o Senhor pois nele estão todas as respostas para as tuas perguntas e só Ele pode dar-te o que o teu coração deseja”.

Hoje quero dar-lhe graças pela sua intercessão na minha vida, Santa Clara minha grande amiga de todas as horas, me ensina a ser uma mulher de Deus , à imagem de MARIA.

CGomes disse...

Muito Obrigada, Cristina pela reflexão. O mês de Maio passou mas estas reflexões são intemporais e são sempre um apelo para olharmos a MÃE, em todas as horas e todos os momentos. É centrar o nosso olhar na Mãe, por meio de Clara, para com Elas aprendermos a sermos seus.



Recentemente, tenho ouvido uma canção da Irmã Amélia Costa que tem tudo o que possa dizer para demonstrar quanto concordo com o que diz. Basta atendermos ao refrão: “Maria me ensinou a rezar, Maria me ensinou a viver; Maria me ensinou a calar, Maria me ensinou a crescer”. Tem sido a minha reflexão, nos últimos dias. É tão linda e tocante que fico sem palavras para dizer mais. Na simplicidade destas frases está tudo o que precisamos ser e fazer, tendo como modelo de vida a Mãe, mesmo pela mão e pelo coração de Clara.
Obrigada Cristina.

mila disse...

Obrigado Cristima pela tua mensagem.Gostei imenso de vir hoje aos Retalhos e saborear esta mensagem.Há dias que a barra é tão pesada que custa muito a suportar,nem mesmo a mãe do Céu nos dá uma maozinha,parece a mim.Se bem que nunca me abandonou totalmente,por vezes ficamos um pouco na incerteza.

Mª Teresa disse...

Boa tarde Irmã Cristina,
Não, creio que, aqui (blog Retalhos) comentários merecem sempre leitura... sejam eles até bem desfasados... De facto, iniciamos Junho de 2010...e apresento minha disposição: conhecer um pouco de Santa Clara ... e talvez aprender a LER Maria, pelas mãos (também)
desta Santa!

Mª Teresa disse...

Boa tarde Irma Cristina,
Paz e Bem!
Sempre me apraz reler palavras da douta Santa Clara sobre a Nossa Mãe Maria!
É com bastante empenho que agarro proposta de Irmã Cristina: viver COM Maria, e assim de mansinho, arrastar vida de Outros que me são Bastante Gratos.
E, estamos já em Julho, mas, merece bastante encanto receber uma proposta gentil feita essa...
Grata, Irmã Cristina.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você