Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

04 julho 2009

Sacerdote para sempre: 16 anos

Caríssimos Amigos, paz e bem. Não sou muito de manifestar coisas muito pessoais na net contudo, HOJE, dia 04 de Julho de 2015, faço 16 ANOS DE SACERDÓCIO.
Há 10 anos que Deus me concedeu a dignidade de poder ministrar a Palavra, a Consagração do Pão e do Vinho, de levar aos irmãos o Perdão.
Partilho, uma vez mais, convosco alguns minutos apenas dos momentos mais importantes da grande Celebração realizada há 10 anos no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, pelo Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa.
Que o Povo de Deus tenha misericórdia por todas as vezes em que descurei o ministério que me foi confiado.
Hoje, na Eucaristia, ter-vos-ei presentes a todos sobretudo os meus pais, os confrades Ordenados comigo, FF. José Quintã e Paulo Coelho.
Tenho também presente neste dia o meu querido AMIGO e AFILHADO DIOGO que celebra o Dom da Vida.
Conheça os passos do Rito de Ordenação
O rito de Ordenação Presbiteral é realizado dentro da Liturgia Eucarística e compõe-se por uma sequência de ritos repletos de significado, que serão descritos a seguir:
Após a Proclamação do Evangelho, o diácono chama o candidato ao Ministério Presbiteral, que responde, em alta voz: “Aqui estou!” Em seguida, Ministro Provincial, pede ao bispo que ordene o seu confrade com a Ordem dos presbíteros. O bispo pergunta ao superior sobre a dignidade do candidato. Neste momento, apresentam-se as testemunhas, pessoas que conviveram com aquele que consideram digno de ser ordenado. Tendo sido ouvidas as testemunhas, o bispo confirma a escolha do candidato para a Ordem do Presbiterato. A partir de então, ele é eleito para receber o sacramento da Ordem. Depois deste momento, o bispo inicia o homilia, na qual actualiza a Palavra de Deus e explica o sentido do acto que está sendo celebrado.
Logo após a homilia, o bispo interroga o eleito, sobre seu desejo em aceitar o encargo de presbítero. Ele responde sobre a disposição para apascentar o Povo de Deus, celebrar os sacramentos e cultivar uma vida de oração. Por fim, de joelhos e com mão postas entre as mãos do bispo, promete obediência, a seu legítimo superior e ao bispo diocesano.
Prostrado, em sinal de despojamento e humildade, o eleito e toda a assembléia celebrante cantam a Ladainha de Todos os Santos, pedindo o auxilio e a intercessão daqueles que nos precederam na fé, para que Deus derrame com largueza a sua graça e sua benção sobre aquele que foi escolhido para o cargo de presbítero.
Em silêncio, primeiramente o bispo, e depois todos os sacerdotes concelebrantes, impõem as mãos, um por um, sobre a cabeça do eleito, que está de joelhos.O bispo dirige-se a Deus Pai, com as mãos estendidas sobre o eleito, rezando uma oração. Nesta prece, ele menciona a Acção do Espírito Santo ao suscitar, entre as comunidades, os ministros de Cristo. A oração descreve os sinais prefigurativos deste sacerdócio que apareceram já no Antigo Testamento e cita os mistérios da vida de Jesus Cristo, o Filho de Deus. E pede a Deus que constitua ao eleito o segundo grau do sacramento da Ordem que é o presbiterato (é momento da ordenação), e a graça da fidelidade e unidade ao Cristo.O Ordenado (neo- sacerdote) é revestido dos paramentos próprios do presbítero: estola e casula, sendo auxiliado por dois presbíteros.
Unção com o óleoO bispo unge as mãos do Ordenado com o óleo do crisma e diz o seguinte:Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo sacrifício”.O bispo entrega ao neo-sacerdote o cálice (com vinho e água) e a patena (com o pão), a “oferenda do povo santo”, e convida a ele que conforme a própria vida ao mistério da cruz do Senhor. No meu caso foram os meus pais que trouxeram ao Bispo estes dons.Com o abraço e a saudação do bispo ao neo-sacerdote, se conclui o Rito da Ordenação.
Neste momento, o recém Ordenado recebe a saudação dos concelebrantes, dos confrades e dos seus familiares mais próximos. Estes são, resumidamente, os passos do Rito de Ordenação. Logo após, segue-se a liturgia Eucarística, já concelebrada pelo neo-sacerdote, com a apresentação das oferendas.

Texto: Frei Gustavo Wayand Medella, OFM
Revisão: Frei Albertino Rodrigues, OFM

14 comentários:

maresia disse...

Meu Deus e meu Tudo!
Obrigada pelo SIM deste nosso Irmão; concedei-lhe Senhor o Dom da Fortaleza e da Fidelidade; aceita a minha pequenina prece Senhor.
Amigo, um Grande Bem Haja por partilhar um Tesouro tão belo, com esta "Família Retalhos" que em boa hora chamou à Vida.
Numa vida vivida com momentos tão difíceis, que os AMIGOS SEJAM UM BÁLSAMO a suavizar a dor e a acreditar sempre que o Senhor está connosco.
Desejo-lhe um dia Feliz assim como ao afilhado Diogo.
Aqui é bom estar... S. Francisco estará certamente muito Feliz.
Seja por Caridade

Alda disse...

"EU QUE SOU A ÁGUA VIVA QUERO BROTAR DE TI ATRAVÉS DOS DONS QUE TE CONCEDO".1
Frei, que a sua vida seja sempre um Sim continuado, um Sim sincero mesmo nas horas difíceis.
Parabéns.
Paz e Bem!
Alda
1-Desconheço o autor

xana disse...

PARABÉNS IRMÃO E AMIGO porque hoje é um dia muito importante para si e para todos aqueles e aquelas que de uma maneira ou de outra Deus colocou no seu caminho…

Recebemos o DOM da vocação, vivemo-lo com alegria e desejamos que outros e outras o partilhem connosco, sentindo-nos assim empenhados (as) na missão de despertar e consolidar vocações. Consideramos como dirigida a nós a exortação de Jesus: rogai ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe…se Ele assim o entender…

Faz hoje 10 anos que foi ordenado sacerdote. Jesus chama para uma missão gratuita… (.Mt 10,5-12.)
Jesus também o chamou para uma missão gratuita de anunciar o EVANGELHO, a BOA NOVA do REINO…
Jesus chamou os Apóstolos chama-nos a nós também hoje ( a si, a mim e a tantos e tantas) para vivermos com ELE numa intimidade privilegiada. Faz-nos participantes dos Mistérios do Reino e espera uma Fidelidade à altura do ministério apostólico que recebemos. A primeira coisa que nos pede, é que não andemos pelos caminhos dos gentios, dos que não conhecem o verdadeiro rosto de Deus como PAI Misericordioso e Médico Compassivo. A gratuidade é a nossa vocação. ELE dá-nos tantos Dons em cada dia; Como lhe havemos de agradecer?...

Consigo e por si hoje rezo este hino ao Deus do AMOR (do salmo 103)

Este salmo é um hino em honra de Deus, uma oração pessoal e íntima, com a qual agradecemos a bondade do Seu chamamento e o SEU CUIDADO MATERNO…

Ó minha alma louva o Senhor!

Bendiz ó minha alma o Senhor,
e todo o meu ser louve o seu nome santo.
Bendiz ó minha alma o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.

É Ele quem perdoa as tuas culpas,
e cura todas as tuas enfermidades.
É Ele quem resgata a tua vida do túmulo
e te enche de graça e de ternura.

É Ele quem cumula de bens a tua existência,
e te rejuvenesce como a águia.
O Senhor defende com justiça o direito dos oprimidos.

O Amor do Senhor é eterno para os que o temem
e a Sua justiça, chega até aos filhos dos seus filhos,
para os que guardam a Sua aliança.
Ó minha alma louva o Senhor!
PAI! Dá-nos a Tua força, anima o nosso compromisso e ajuda-nos a viver na Fidelidade



Também neste dia tão especial, não podia esquecer a MÃE, de quem sinto que gosta muito…E eu também…

MARIA, ONTEM, HOJE E SEMPRE CONNOSCO!

Maria é modelo de gratuidade na resposta à vocação recebida de Deus.
Sem perceber tudo, disse «SIM», «faça-se em mim, segundo a Tua Palavra».
Respondeu sem demora, sem reservas, sem procurar glória nem facilidades, sem pensar na própria vontade, sem defender os seus projectos, respondeu sem retorno, de uma vez para sempre. Peço também a Maria, nossa Mãe e modelo de Fidelidade e Gratuidade, o ajude a si, a mim, e a tantos e tantas, a dizer «Sim» a Deus em cada dia…
MÃE! Ensina-nos a vivermos agradecidos (as) pelos dons de Deus, pelas suas maravilhas na nossa vida…
Mil FELICIDADES, mesmo no meio da dor e do sofrimento…Ponto mais alto… Cruz…
Rezo por si e pelos seus pais neste momento tão doloroso para si, e também para eles…
O Pai nunca abandona os que N’Ele confiam… Confiemos…
Anda que pobre e indigna, peço ao Senhor que acolha a minha pobre oração, por si e pelos seus
Mais uma vez, OBRIGADO pelo seu “SIM”. FORÇA…

Goreti disse...

Sacerdote de Cristo –
Que imensa Graça!
Chamamento divino,
Que no homem se faça.

Sacerdote de Cristo –
Dom incomparável!
Recebido para dar
Com gesto inefável.

Sacerdote de Cristo –
Para todos ser Bênção!
Dar Vida, Alimento,
Caminho, Perdão.

Sacerdote de Cristo –
Presença no mundo,
Erguendo a voz
Num louvor profundo.

Sacerdote de Cristo –
No meio de nós
Qual Rosto de Cristo,
Suas Mãos, Sua Voz.


Dez anos de bênçãos!
Nem tudo são flores…
Também há espinhos…
Alegrias e dores…

Dez anos de bênçãos!
Dia de gratidão.
Com Cristo e Maria
Continua a Missão!

Ir. Leopoldina disse...

A Ti Diogo! PARABENS pelo DOM da vida, pelos teus pais e Família, por tudo o que tu és e por tudo o que vais realizando na vida. Contigo uma prece ao Paido Céu, para que te sintas sempre amado por ELE.
Bejinho de Parabéns.
(Ir. Leopoldina)

mariana disse...

PARABÉNS FREI!
Que o Pai do Céu lhe conceda as melhoras necessárias para seus pais e que toda a sua vida seja um canal da GRAÇA de DEUS.

Ser sacerdote é basicamente ser um homem de Deus, do altar e do povo. Isto é:
SACERDOTE PARA SEMPRE !

Deve ser um Homem de Deus. O povo procura no sacerdote uma pessoa espiritual. Para isso a oração pessoal e a vida interior é fundamental. Deus escolhe alguns e os consagra para esta missão. O Frei é um homem consagrado.

Reconheço em si um Homem do Altar. Um sacerdote que vive da Eucaristia. Que nas homilias, prega e vive a Palavra de Deus com entusiasmo desmedido, como eu gosto e me faz bem interiormente.
É o homem dos sacramentos. É quem baptiza e acolhe na confissão. Dá o conforto da unção para os doentes.:


Gostei do vídeo que partilhou de momentos muito pessoais e únicos. Que seja sempre assim na sua vida, como naquela primeira missa.Escute todos os dias no seu coração a voz que diz:
"Deus te escolheu, ele te enviou, o Espírito te ungiu, te consagrou!”

Rezo e ofereço minha comunhão por si.

Kálita disse...

Frei Albertino, não acessei o blog no fim de semana então só hoje é que ví este post falando de seu aniversário de ordenação.
Gostaria de agradecer a Deus por seu sim e pedir a Ele que sempre o ampare.
O sacerdócio é um dos mais belos dons.Doar-se a Deus integralmente através do dar-se ao outro.Através dos sacerdotes sinto o carinho de Deus para conosco, que separa do mundo estes para nos dar um pouco do que Ele nos reserva.
Sacerdote nos traz o Cristo!
Benditas sejam as mãos que consagram Jesus!
Abraço Fraterno
Kálita

Anónimo disse...

parabens , mais uma vez pelos seus 10 anos de sacerdócio, já lhos dei pessoalmente, mas não pude deixar de marcar neste blog a minha presença- não é que o k se esqueça- mas para lhe dar força e vontade para continuar. Eu tambem lhe agradeço tudo o que tem feito pelo Diogo, ninguem consegue viver sem amigos, eu tenho-o guardado num canto do meu coração,tambem já lho disse. Por tudo que tem feito por nós nunca o desapontaremos, sei que podemos contar consigo e relembro-o que pode contar sempre com estes seus amigos, força, força e não desanime , um abraço A J R

Anónimo disse...

Já dei os parabéns pessoalmente ao Sr. Padre, mas escrevo aqui também no blog como o fizeram comigo. Obrigado por tudo meu grande Padrinho.

Obrigado a todos os que me deram os Parabéns! :)

Diogo Rato

Sirlene disse...

Frei Albertino,
mais uma vez, minha presença, meus cumprimentos pela primeira década do seu sacerdócio, meu louvor ao Amado por sua vida e que somem muitas décadas sua atuação de vida consagrada , ativa, laboriosa e cada vez mais santa e mais alegre.Que a Mãe do Céu seja sua protetora e que nesta comemoração dos 150 anos do Cura D´Ars, seja ele mais uma inspiração para a caminhada como padre.Conte com minhas orações, sempre

maresia disse...

"Eu vim para dar testemunho da Luz e preparar o povo para a vinda do Senhor....", assim o ouvimos cantar, assim o sentimos, dando testemunho da Luz e na Luz,(Igreja do Seminário), sermos preparados para a vinda do Senhor, através da Homilia, na Eucaristia que celebra, no perdão, que em nome do Senhor, nos dá, no caminho que nos indica...
Frei Amigo, que Deus assim o conserve, Fiel e ao Serviço da Messe do Senhor.
Frei Mário Silva, aguardamos novas músicas, neste Centenário de S.Francisco, agora que tanto se fala de Ecologia, seria bom lembrar o seu Patrono. Será que é impossível?
Seja por Caridade

carlos sampaio disse...

Amigo.
Sei que essa data é uma data muito especial para si, ou eu não tivesse estado no Mosteiro dos Jerónimos na sua Ordenação. Marca para sempre a sua vida e a de todos quantos acreditam que Ele ressuscitou e desta forma, a sua Palavra é trasmitida para todos nós, por meio de Homens Bravos na sua defesa. O Frei é o homem que melhor o personifica, que melhor nos "toca" no coração, tal como Ele o faz. Obrigado!
E essa data sucede um dia após ter realizado o nosso casamento, do qual lhe estarei grato enquanto estiver vivo.
Uma vez mais lhe mandamos um grande abraço amigo a alguns Kms de distância mas a mms quando falamos em comunhão nas nossas vidas.
Obrigado por ser nosso amigo e de nos ter casado há 5 anos atrás.
CARLOs, ISABEL e AFONSO.
Ah! Um abraço para o seu afilhado.
Meu malandro Diogo, com que então a agradecer todos os que te deram os parabéns, no blog do padrinho??!!´
Tens pinta....

Anónimo disse...

Abençoa Senhor todos os que têm uma enorme fé em Ti.
Abençoa o Dom do sacerdócio. 10 anos de vida a amar os passos de Cristo e a seguir os de S.Francisco. Deus coloca-nos à prova uma vida e é Nele que encontramos a força, a esperança a paz de espírito. É em pessoas como o Frei que reforçamos a nossa fé, a vontade de caminhar. O amor de Deus transmite-se não só porque a boca fala, mas sim quando a alma fala. Nas missas de 6ªfeira é isso que sinto quando nos transmite a palavra de Deus com fé, e amor no Pai. E se por vezes entrei na capela angustiada da vida, saí essas mesmas vezes com a alma renascida para enfrentar e ultrapassar todos os obstáculos. Parabéns pelos 10 anos e por tudo o que tem feito, mesmo às vezes sem notar, em retirar pedras do meu caminho, do meu pensamento, com a voz da sua alma que ama a Deus e nos transmite isso como um simples olhar.

Diogo, também te dou os parabéns por seres exactamente como és. Um rapaz impecável. Com uma mãe simpática, um padrinho que todos sabemos ser extraordinário como é que tu poderias ser? Impecável, claro. Continua assim e que na tua vida encontres sempre um caminho sereno repleto só de coisas boas.

Uma mãe

M Emilia S Ribeiro disse...

Carissimo amigo Frei Albertino,ñão tenho vindo ao blog,pois só agora vi que fez dez anos de Sacerdocio.Que Deus o conserve sempre a renovar o Sim que deu a Cristo um dia na Igreja dos Jerónimo perante Cristo e os homens.Na minha pobre oração sempre tenho presente os Sacerdotes,pois são muito tentados,bem sabemos,tal como foi recentemente um na paróquia do Estoril,apesar da força da nossa oração,fomos todos impotentes.Está no fim do ano lectivo,desejo-lhe um bom descanso e que o Senhor o reconforte no seu trabalho com todos,mesmo nós qua apenasnos conhecemos pela internet.Será que nos pode dizer se o Padre Zé Fernando (motar),está melhor de saúde.
Aqui deixo tambem um forte abraço a ambos e que Maria os acolha debaixo do seu manto branco.JÁ agora não comheço o Digo,masé um rapaz cheio desorte terassim um padrinho tão generosocom todos.Peço aqui a todos os tiverem acesso ao blog do nosso querido Frei Albertino orações.muito obrigado.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você