Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz...

VISUALIZAÇÃO: Se clicar em cima do título de cada publicação, desaparece a coluna da esquerda e abre-se mais campo de leitura e visão, sobretudo para os vídeos em HD. Para voltar às três colunas clicar HOME à esquerda debaixo da imagem do blog

Ser Sacerdote

Caríssimos Amigos.
Por questões de saúde não tenho tido capacidade para dar ao Retalhos a dedicaão que sempre me mereceu.
Felizmente da minha parte a saúde está quase restabelecida.
Hoje quero pedir a vossa oração pelos meus pais bastante debilitados na saúde e ...
Por vezes ser Padre não nos dá o tempo que precisamos para estar ali ao lado e acompanhar como os pais merecem e... os meus bem merecem... Que Deus e a Mãe ajuda.

Partilho este texto enviado pela "Xana" e que se insere na reflexão do ANO SACERDOTAL.
Obrigado Xana por ter partilhado e também pela oração que faz por mim.
Obrigado também pelo tempo que me dedica, pela ajuda em discernimentos, pela amizade...

SER SACERDOTE

Esta oração de S. João Maria Vianney (Oração da postagem anterior) é uma oração linda, profunda, de alguém que desempenhou e viveu o Ministério Sacerdotal segundo o Coração de Cristo, onde todos os sacerdotes e também nós, encontramos força, consolo e descanso. (Paz e Bem), porque ELE é o Sumo Bem…Só no Coração de Cristo, que nos ama com todo o Amor Divino e humano, encontramos o modelo da vida sacerdotal.Este ano sacerdotal, convida-nos a pensar no Coração de Jesus Cristo como modelo de coração sacerdotal, como convite ao Amor, como apelo a todos os sacerdotes a contemplarem o Coração trespassado e aprenderem com Ele a Amar e a viver…
Sacerdotes com Cristo, pelo poder do sacramento da Ordem que recebem, os sacerdotes só encontram a solução de suas vidas, a fonte de sua santidade, o interlocutor da sua amizade e vida interior, o Amigo íntimo e o tesouro de suas vidas, no mistério do Coração de Jesus. Aprender com ELE, como Jesus nos disse, é escola de santidade sacerdotal em pobreza, desprendimento, humildade, castidade, obediência, zelo apostólico, paixão por Deus e pelos homens. Só n’Ele a esperança. Só n’Ele a Fonte da Vida e da Graça. Só no Coração de Cristo, que nos ama com todo o Amor Divino e humano, encontramos o modelo de vida sacerdotal. Daí que é preciso moldar a Vida Sacerdotal com o seu Coração.
O grande teólogo Karl Rahner afirmou, numa conferência feita a sacerdotes onde disse muitas coisas e entre elas que passo a citar: «Pelo Teu Coração, Senhor, a graça faça de mim um homem de coração trespassado, pois é somente com este preço que eu serei Teu sacerdote».
Acreditar com toda a alma e coração, com Fé viva e determinação interior no Pai…
Que Ele abençoe todos os sacerdotes, todos os seus trabalhos apostólicos e o anúncio do Reino. Que nunca lhes falte a Fé e a Esperança…
Quando a vida traz dificuldades, só o “AMOR” consegue trazer Esperança e Força…
No sacerdote, o Amor a Jesus é este fundamento, porque o Amor de Deus é o primeiro a ser fiel. E é a experiência desta Fidelidade e entrega a Deus que motiva e sustenta a entrega e a Fidelidade do sacerdote.
Esta experiência alimenta-se na oração e na meditação, onde a vida se reza, onde cresce a familiaridade e a intimidade com o Senhor e onde pouco a pouco, o ser do sacerdote se vai configurando ao ser de Cristo.
Além da oração o sacerdote deve viver aquilo que celebra, sobretudo a EUCARISTIA e o sacramento da reconciliação. A Eucaristia é o sinal específico da missão sacerdotal, e, por isso, é muito importante que a Eucaristia seja o momento central da sua vida, o acontecimento central da presença de Deus e a confirmação da sua entrega…
Também no sacramento da reconciliação o sacerdote aprende a perdoar porque é perdoado, a ser misericordioso porque Deus é misericordioso. A confissão ajuda a que o sacerdote assuma a própria fragilidade e a consiga entregar a Deus…
Penso que a dimensão espiritual e pessoal do sacerdote é a que confere a verdade da sua missão e ministério…
Rezemos este ano de modo muito especial por todos os sacerdotes e por todo o trabalho que realizam na missão que o Senhor lhe confia em cada dia.
Rezo neste momento rezo de um modo muito especial por si, Frei, pelo DOM que é e continua a ser para mim e para tantas pessoas que se vão cruzando consigo no dia a dia da vida, e para todas as que visitam esta maravilha, este Dom, partilha, este cantinho “blog”.
Consigo louvo o Senhor com todo o coraçãoPelos dons que o Seu Amor nos dá, em cada dia
Graças por o chamar à vida, ao sacerdócio.
Graças pelos pais e família,Graças por todos os seus amigos,Graças pela alegria do convívio e da partilha.
Graças pelas suas vitórias e fracassos
Graças pelas suas qualidades e limitações
Graças pela mensagem que anuncia
Graças pela presença de Cristo no seu caminho
Graças por toda a sua história de vida
Que em Cristo será consumada.
Graças por tudo o que não sei agradecer ao Pai…
Graças pela certeza do Seu Amor para consigo, comigo e com todos.

XANA

6 comentários:

Nangba disse...

unidos em oração, por si e pelos seus pais.
Paz e bem
marta

maresia disse...

"Xana", simplesmente Obrigada pelas palavras que partilha connosco, "Família Retalhos" e que a todos nos leva a rezar ao PAI pelos nossos Sacerdotes, especialmente, pelo Frei Amigo, que tem partilhado tantos momentos da sua vida com todos nós. Consigo AMIGO, rezamos pelos seus Pais, implorando a Misericórdia Divina, neste momento difícil. Confiemos no Senhor e na Mãe do Céu, Ela que sempre esteve atenta e junto de Seu Filho implorou para quem de ajuda precisava.
ESTAMOS CONSIGO UNIDOS EM ORAÇÃO...CONFIEMOS.

Inês disse...

Obrigada, "Xana", pela reflexão bela e profunda que partilha connosco. Queira Deus que nunca nos esqueçamos de agradecer pelo DOM dos sacerdotes junto de nós... E rezemos por eles, não apenas neste ano sacerdotal, mas sempre, porque a missão não é fácil e as dificuldades são muitas... Que sejam sacerdotes segundo o Coração de Cristo!

Para si, Frei, e pelos seus pais vai a minha oração especial. Acredito que sinta o seu coração humano e sacerdotal a sangrar ao pensar nos seus pais... Que o Senhor da Vida e a Mãe do Céu tenham misericórdia!

Mª Teresa disse...

Querida "Xaninha",
Paz e Bem!
Glup! Me perdoe tratamento inicial... Mas fiquei deliciada! Como sua pena discorre sobre temas que tanta inibem certos espíritos(muitos, será?) feitos a de Mª Teresa.. Bem haja, grata!

MªTeresa disse...

FA,
Paz e Bem!
Muitos anos merece meu reconhecimento por Tão divina Graça continuar Me acompanhando!
Não sou boa para datar eventos... (ainda menos, bençãos recebidas)...
Mas certamente são os anos que aprontam educação de uma criança, atrevo-me aqui a sugerir tal metáfora. Grata! Muito, por ser quem é e me merecer TODO o respeito!

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Como resulta linda a leitura (também) de Irmã Xana!
Certamente decorridas tantas luas, o nosso conchego pessoal se alterou...alguns nasceram, outros realizaram sua partida de entre nós mas certamente o Pai do Céu lhes oferece agora o descanso eterno...
Enquanto nos encontramos na Terra seria excelente que todos os Sacerdotes "sentissem" como são TÃO importantes na vida de TANTO Irmão... Eu acredito, não são todos iguais (os Sacerdotes...) mas será excelente todos conhecerem sua RESPONSABILIDADE sempre que exercem seu Ministério, corrijo, em TODA a sua Vida!
A classificação dos Sacerdotes é algo que dispenso fazer: antes me dá imenso prazer reconhecer QUALIDADES, e esquecer todos os momentos menos gratos... Suas vidas privadas podem contemplar as MESMAS nuvens negras que sempre compõem o Céu de todo o Cristão...
E como dizia minha avó: "Por morrer uma andorinha, não se acaba Primavera".
Deposito imensa esperança no futuro: Sacerdotes, vamos confiar que Ele não vos abandona! Eu asseguro, pedido em voz baixa, sempre o faço... e acredito certamente Ele escutará idênticas orações, murmuradas em TANTA língua, de TANTA criatura... Todas Ele Pode escutar!
Bem hajam, repito, creio, se TODOS pedirem, os actuais Sacerdotes vão sentir RENOVADAS FORÇAS! E assim possam continuar a exercer sua Missão!
Assim seja!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você