Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

08 setembro 2009

Natividade da Mãe

“Hoje é comemoramos o dia da Nativadade de Nossa Senhora.
Não o queria deixar passar sem lemdrar a Mãe.
Sem a presentear, ao menos lembrá-la como lembramos o dia do nosso aniversário, e oferecer-lhe as cinquentas rosas do rosário.Dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os sete dons do Espírito Santo.
Deus dá um passo à frente na actuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres.
Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que no meio das lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus. De facto, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.
A Ela (Mãe dos Sacerdotes) entregamos todos os Sacerdotes, neste ano sacerdotal, e também todos estes jovens que se preparam para o ser.Nossa Senhora, rogai por eles!”
Mariana

-------

No seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, o Pe. António Vieira diz:
"Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina.
Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde;
perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios;
perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo;
perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação;
perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres;
perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança;
os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz;
os discordes: para Senhora da Paz;
os desencaminhados: para Senhora da Guia;
os cativos: para Senhora do Livramento;
os cercados: para Senhora da Vitória.
Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho;
os navegantes: para Senhora da Boa Viagem;
os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso;
os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte;
os pecadores todos: para Senhora da Graça;
e todos os seus devotos: para Senhora da Glória.
E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...), dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus".
(Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. III, p. 33.).

5 comentários:

XANA disse...

Boa noite Frei!
Já tinha saudades de visitar este nosso cantinho «Retalhos”. Obrigada por todas as suas partilhas, ricas como sempre. Na verdade a PALAVRA de Deus na nossa vida, é essencial, é tudo…
Louvo também convosco o Senhor pelos cinco jovens que entraram no noviciado, e por eles rogo ao Senhor, que os ajude a discernir e a alimentarem-se da Sua Palavra e do Seu Corpo, que é Verdade, Vida, Amor, Paz Fraternidade…e tudo, tudo… o que eu não consigo explicar… mas que sinto e me toca no mais profundo de mim mesma… O Senhor os abençoe…

Não seria muito normal se nos esquecêssemos da Mãe, hoje…. Pois também não nos esquecemos dos aniversários dos que nos são queridos e procuramos felicitá-los pelo seu aniversário…
Logo, hoje é dia de CANTARMOS PARABÉNS a MARIA, à MÃE! A «Mulher» esperada, «aquela que há-de ser Mãe de Jesus». «Dela nasceu Jesus». A sua genealogia ultrapassa a carne e o sangue. Descende do coração do Pai e dele recebe a plenitude da graça, em íntima comunhão com as Três Pessoas divinas, de quem é Filha, Mãe e esposa…
A grandeza do seu nascimento foi profetizada e preparada, e por isso todas as gerações a proclamarão bem-aventurada…
Com o Seu nascimento, toda a esperança dos homens converge para Ela. A Menina que nasceu é o início da salvação e converte em realidade todas as promessas. Já está connosco a Arca da Aliança, que encerra promessas e testamentos, o TEMPLO NOVO para DEUS vir nele habitar… Rompeu a Aurora; não tarda o Dia…
Obrigada a si Frei, e PARABÉNS À MÃE!...

Anónimo disse...

MÂE, Tu entendes. Tua filha ajoelha, silencia, fala com o coração, com os sentimentos, com a mente, porque "Maria me ensinou a calar... Maria me ensinou a rezar". Eu sei que o pouco que conservo, vem de Ti.Obrigada por me manteres. PARABENS, MÂE nossa, no Céu e na terra, eternamente!

Pd Allan (Brasil) disse...

Olá caro Frei Albertino,quanto tempo!!!Parabéns pelo artigo sobre a Natividade de Nossa Senhora,ela que a aurora e traz para nós o Sol da Justiça!
Abraços do amigo Padre Allan(Brazil)

Albertino disse...

Caríssimo amigo Pd. Allan, paz e bem.

Que maravilha mais uma visita vinda lá do outro lado do atlântico. Obrigado pela visita e palavra.
Aqui queremos receber também textos seus/vossos. Este espaço é para a partilha de muitos RETALHOS (pedaços de vida) de todos os amigos.

Que Deus abençoe o vosso apostolado em terras e paróquias tão distantes e pobres.
Abraço e contem sempre connosco.
Frei

maresia disse...

Querida Família Retalhos, Paz e Bem!
É dia de cantar Parabéns à nossa Mãe do Céu, ELA que é a Aurora do Tempo Novo.
Como vós, também eu cantei os Parabéns...mas cantei-os também para uma amiga que neste dia, há quatro anos, deu à luz três gémeos. Todos estão bem, graças a Deus e são uma bênção para a sua família. Deus sempre está muito próximo de nós, porque muito nos AMA. Quanta vezes me esqueço disso...
Obrigada "Mariana" por nos lembrar...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você