Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

20 setembro 2009

Nossa Senhora da Luz

Hoje Celebrámos, em Carnide - Lisboa - mais uma Procissão de Nossa Senhora da Luz.
Milhares de pessoas acompanharam a imagem pequenina, encontrada neste local há mais de quatro séculos, pelas ruas antigas da povoação.
É sempre um sentida homenagem de tantos fiéis ou simples transeuntes que aclamam Deus por Maria.
Que a Senhora da Luz a todos conceda a Sua bênção Maternal.

6 comentários:

maresia disse...

Imagino que tenha sido muito bela a cerimónia, com a Imagem de Nossa Senhora percorrendo as ruas; ainda um dia hei-de por-me a caminho e fazer parte dos que A veneram nesta festa.
Não seria possível sabermos um pouco mais dessa história com quatro séculos de existência?
Também por aqui, junto ao Mar, hoje à tarde, foram muitos aqueles que veneraram Nossa Senhora dos Navegantes, que a bordo de uma traineira chamada "Horto das Oliveiras" percorreu a nossa Ria. São centenas as pequenas embarcações que acompanham esta Procissão, que toca muito profundamente todos aqueles que nas ondas do Mar procuram o sustento da sua família. Que a Senhora dos Navegantes a todos proteja e abençoe.
Paz e Bem para todos.

quina disse...

Tambêm eu tive a felicidade de partipar no
grandioso acontecimento.

PROCISSÃO de N.SENHORA da LUZ.

Sim eram milhares de pessoas, que apesar do sol
intenso que se fazia sentir,quizeram mostrar
quanto Amam MARIA.
(Especialmente CARNIDE e PONTINHA bem representadas.
Foi mais um momento de vivermos a nossa devoção
a MARIA.
ELA que trouxe ao mundo o SALVADOR.
A MÂE que nos consola e nos acolhe no seu manto
DIVINAl.
A ESRELA que ilumina a noite das nossas vidas
A nossa intercessora junto do seu divino FILHO

N:SENHORA da LUZ nos ABENÇÔE

mariana disse...

Com pena minha este ano não pude participar na procissão de Nossa Senhora da Luz, devido à alteração da data coincidir com o aniversário do meu filho.
Mas gosto sempre de ir rezar e acompanhar a Mãe.
Deixem que diga, que o nosso Amigo Frei lhe imprime um toque especial, com o sua voz cantando a Maria ao longo de toda a procissão.

Agora vou explicar a "maresia" um bocadinho da história da Nossa Senhora Da Luz.
Não leve a mal Frei, estou-lhe a poupar tempo.
Muiotos de nós que estamos aqui perto, conhecemos ou temos a pagela com esta explicação.

A imagem de Nossa Senhora da luz foi encontrada de uma maneira muito bonita, em Carnide, numa ponta de Lisboa.
Por volta do ano de 1463, havia um homem chamado Pero Martins, que nascera em Carnide e descendia de família humilde. Diz-se que ele foi levado em cativeiro para o norte da África pelos mouros, quando foi cuidar de umas terras que sua mulher havia herdado, no extremo sul de Portugal. Enquanto ele estava em cativeiro, acontecia em Carnide um fenómeno: uma luz misteriosa começou a aparecer, e ninguém conseguia descobrir de onde ela surgiu. Preso em África, Pero Martins recorreu ao auxílio da Virgem Maria. Ela, então, começou a aparecer-lhe em sonho, durante trinta noites. Na última vez em que o visitou, a Virgem prometeu ao homem que, ao acordar, ele estaria de volta à sua casa em Carnide. Disse Ela também que, ao chegar, ele deveria procurar uma imagem sua, que estava escondida perto da fonte do Machado, e que o local exacto seria indicado por uma luz. Pediu também que, no local onde se encontrava a imagem, fosse construída uma capela.

Pero Martins, ao acordar, deu-se conta de que realmente havia voltado para casa. Cheio de gratidão, foi uma noite, com seu primo Lopo Simões, procurar a imagem. A luz os levou para o local exacto, e, ao removerem algumas pedras, encontraram a imagem de Nossa Senhora. A notícia do achado e do milagre logo se espalhou, e a Virgem passou a ser invocada por Nossa Senhora da Luz. A capela foi logo construída por Pero Martins, com o consentimento do bispo da cidade.
Em 1567, a infanta dona Maria, filha do rei Manuel I, mandou edificar um grande templo, que foi inaugurado em 8 de setembro de 1596. Mas, hoje, só resta a capela-mor e parte do transepto, pois ele foi atingido pelo terremoto em 1755.

Oração a Nossa Senhora da Luz:
Nossa Senhora da Luz, obedecendo à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, "A Luz do Mundo". Sede o farol brilhante que, através das brumas e tempestades da vida, nos guie incólumes ao porto seguro do céu. Somos vossos filhos, guiai-nos! Dai-nos o espírito de obediência filial a Deus e à Igreja! Preservai-nos da impureza! Concedei-nos a Luz da Fé e inflamai o nosso coração com o fogo divino, para sempre amarmos a Jesus e torná-lo amado por todos.

maresia disse...

BEM HAJA MARIANA!
Como a Nossa Mãe nos enriquece com os Seus cuidados maternais. Quantas situações semelhantes, não existirão por este nosso Portugal fora. Como é bom viver da Fé.
Amiga, espero que a sua saúde esteja melhor. Somos a Família Retalhos.
Como é bom Senhor estar aqui.

Sirlene disse...

Vivendo e aprendendo...confesso que jamais ouvira falar em Nossa Senhora da Luz!Achei interessantíssima a origem da devoção desta invocação e tomei a liberdade, Mariana, de a divulgar para pessoas do meu círculo, devotos de Nossa Senhora, copiando sua explanação, que me pareceu mais completa do que outras que acabei achando na Internet.
Invocada pelo nome que queiramos, que a Mãe do Céu nos envolva a todos.Em cada parte do mundo, nas mais extraordinárias formas de manifestação,sob os mais belos títulos a Ela adornados,conhecendo os mais indiscutíveis milagres por Ela realizados...continuemos louvando MARIA!
Sirlene

mariana disse...

Obrigada "maresia". Sim eu estou melhor.
Falta ainda fazer um exame um pouquinho complicado mas confio que não irá dar nada de grave. A Mãe do Céu toma conta de nós, e eu todos os dias a Ela me entrego.

Sirlene passe esta devoção a todo o cristão e não cristão. Fzer a vontade do Pai é isso mesmo: Dar Testemunho.
Bem Haja!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você