Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

27 setembro 2009

Varatojo lugar da Palavra, Vida, Amor e Fé

O tempo de férias já lá vai.
É agora tempo de serenar para recomeçar e para tal, nada melhor que o Retiro anual de cinco dias que os Religiosos e Sacerdotes devem fazer.
Aqui estamos uma vez mais Franciscanos em RETIRO, no Real Convento de Varatojo – Torres Vedras – fundado por El-Rei D. Afonso V, em 1474, e para aqui vieram os primeiros 14 frades Menores – Franciscanos – vindos de Alenquer.
Desde então, com alguns interregnos no tempo da expulsão dos Religiosos e em 1910 com a República, esta Casa tem sido para os Franciscanos de Portugal, Guiné e Moçambique como que a Casa Mãe onde se faz o Noviciado ou ano da prova como lhe chamava S. Francisco.
Já o Retiro está a meio mas não quis apressar-me a partilhar convosco os temas e reflexões sem que antes eles fossem eco no meu silêncio.
Fr. Roberto – Frade do meu tempo, pertencente à Província da Galisa (Espanha), professor nas àreas da psicologia e trabalhador na àrea da agricultura biológica, em Herbon, é o irmão que orienta as nossas reflexões.

Escolheu como tema: A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DE CADA UM ATRAVÉS DAS EMOÇÕES (Psicologia humana e Palavra)

Duas reflexões temáticas em cada dia e um tempo ainda de discernimento a par com o silêncio, reflexão, oração e convívio fraterno entre irmãos de Portugal, Moçambique e Timor Leste. Somos 27 os irmãos em retiro.
Os mais jovens, 3 de Portugal e 2 de Moçambique, iniciarão amanhã o seu Noviciado com a Celebração da bênção e vestição do hábito de S. Francisco. Estes irmãos Noviços aqui passarão o próximo ano em num período especial de oração, Fraternidade e formação tendo por mestre e guia, chamado pela Província a desempenhar este múnus, o nosso querido amigo e irmão Frei Armindo Carvalho, que já tanto colaborou com o Retalhos - e ontem me prometeu voltar - e que nos últimos anos foi Guardião da casa Igreja onde nasceu S. António em Lisboa e desempenhando ainda o múnus de Vigário Provincial para o qual foi eleito no Capítulo Provincial último.
Connosco estão também 3 irmãos de Timor Leste e que continuarão a sua formação em Leiria face ao futuro e ao que o Senhor lhes pedirá
Com eles e por eles rezamos ao Senhor.
Assim, nos próximos dias e durante a seman que vem, o Retalhos será lugar e eco do que por aqui se vive, reflete e reza.
Os textos temáticos que publicar são a minha reflexão feita a partir das exposições de Fr. Roberto.

A todos vós a gratidão pela oração e comunhão.

BENEDICAT…


(Conheça Varatojo: http://www.virtual-net.pt/FranciscanosVaratojo/)

7 comentários:

Miguel disse...

Obrigado por esta palavra de introdução. Deu-me a perceber, de certa forma, a serenidade que aí se vive em tempo de retiro. Desejo-te que estes dias de retiro, de escuta da Palavra e, também, de escuta da voz de Deus no teu santuário interior, sejam um retemperar as forças para o novo ano de trabalho que começa. Assim, o silêncio e a reflexão se transformem em dom e riqueza para todos os que têm a ventura de se encontrarem contigo, quer directamente quer através deste espaço de encontro e partilha...

Sirlene disse...

Frei Albertino,
Meu coração está aí tb , e em Retiro!Olhando a imponência desse jardim tão delicamente exibido para nosso encanto, fico a imaginar o incêndio que aparenta desenhar os ares de Torres Vedras, sobre o Convento de Varatojo...sim, pois tenho certeza de que Clara e Francisco, como oravam em Assis,aí estão e intercedem pelos seus fradinhos ora recolhidos , concentrados, orantes e desejosos de se arvorarem da espiritualidade franciscana,para melhor difundirem a paz e bem a nós outros que aqui de fora, os aguardamos sedentos, carentes!Que assim seja, que Deus os abençôe, que o Divino Espírito Santo os ilumine e que Nossa Senhora derrame a pureza e a candura do Seu coração em cada um dos abençoados participantes deste Retiro!

Kálita disse...

Oi frei, tudo bem?
Até que enfim consegui comentar.Lí as ultimas postagens sobre suas férias, ví as fotos e me encantei com a imagem do mar... nunca ví o mar ao vivo apesar de ser apaixonada por tanta expressão contida nele, bela criação do Senhor.
E que graça um retiro de 5 dias, neste proximo fim de semana também farei meu retiro trimestral, e estou ansiosa por ele.
Espero saborear os frutos deste teu retiro aqui no retalhos e gostei muito da oportunidade de que nos dará de certa forma fazermos este retiro juntos, quando se propoe a partilhar aqui o que viverá neste retiro.
Um grande abraço
Um grande abraço também para toda familia retalhos!

maresia disse...

Amigo Frei, acabadas que foram as férias, eis que o novo ano já arrancou com toda a sua força. Como é bom vir aqui e sabe-lo entregue à oração, em retiro; como é bom saber que para onde quer que vá, nos leva consigo, qual Pastor orientando o seu rebanho. Vamos acompanhando esse tempo precioso, que antecede o início de mais um ano de trabalho, com a nossa humilde prece.
Que bom Senhor estarmos aqui...
Amiga Kalita, não consigo imaginar alguém que nunca tenha visto o Mar...ai se eu lhe pudesse proporcionar essa visita...quem sabe, um dia...vamos sonhar...
A todos Paz e Bem

mariana disse...

Amigo Frei, que bom rever o Convento do Varatojo.
Há tanto anos que lá não vou. Talvez um dia destes fazer uma visita ao amigo Fr. Armindo.

Que bom estar em retiro. Quanta paz, calma e serenidade.
O Tema promete...! Oxalá ele lhe proporcione a escuta atenta da Palavra de Deus e a viva no seu coração e na vida.
Aguardamos essas novidades, até lá rezemos uns pelos outros.
Peço oração a vós, estou numa fase menos boa de saúde. Esperemos os resultados confiando no Senhor.
Abraço para si Frei e toda a Família Retalhos.

Anónimo disse...

Partilhamos em silêncio contigo...

Ogima

maresia disse...

Amigo, ontem ao ler o Evangelho Quotidiano, que diariamente recebo, lembrei-me de imediato de vós que estais em Retiro e que hoje, no final do dia, fostes certamente enviados de novo, com as forças restabelecidas e entusiasmo renovado, remando contra a maré, na maior parte dos casos. Aqui deixo algumas palavras que lá encontrei:
Evangelho segundo S. Lucas 5,1-11.
“Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.»(…) «Não tenhas receio;"

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo António de Lisboa (c. 1195-1231), franciscano, Doutor da Igreja
Sermões para o Domingo e as festas dos santos (a partir da trad. de Bayart, Eds. franciscanas 1944, p. 187 rev.)

«Porque Tu o dizes, lançarei as redes». É por indicação da graça celeste, por inspiração sobrenatural, que se deve lançar a rede da pregação. Senão é em vão que o pregador lança as linhas das suas palavras.
«Porque Tu o dizes, lançarei as redes». Cada vez que por mim próprio as lancei, quis guardar o que me pertencia. Fui eu que pesquei e não Tu, foram as minhas palavras e não as Tuas. Por isso não pesquei nada…"

Ainda na semana passada, aqui o vimos sentado na areia da praia, contemplando o Mar. Agora o Amigo vai "lançar as redes", porque o Senhor o fez "pescador", no início de mais um ano de trabalho. Força. ELE ESTÁ CONSIGO...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você