Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

04 setembro 2009

Tomada de Hábito

"Os Franciscanos de Varatojo viveram no dia 04 de Setembro deste ano de 2009 um momento de festa e alegria pela entrada de cinco jovens no Noviciado.
Estes jovens receberam o hábito franciscano, sinal da sua integração na vida dos «Irmãos Menores», e marco da etapa de um ano em que procurarão conhecer e discernir melhor a sua vocação, aprofundando a espiritualidade, a história e Regra da Ordem dos Frades Menores.
Nesta cerimónia da «tomada de hábito», inserida na Oração de Vésperas, o Padre Provincial, recordou aos agora noviços que o hábito vestido por todos os frades é sinal da fraternidade e da igualdade, pois embora entre os franciscanos haja diferentes funções e até irmãos reconhecidos pelas suas distintas ocupações, quando trajamos o «hábito religioso» esbatem-se as diferenças para dar lugar à igualdade fraterna.
Os jovens que iniciam este ano, conhecido também por «ano da prova», são oriundos de várias partes: o Sérgio com 22 anos é de Lisboa, o Luís com 22 anos é do Porto, o Filipe com 20 anos é de Coimbra e o Tendai Samuel com 22 anos e o Isidro com 23 anos são de Moçambique.
A acompanhá-los estará Frei Armindo Carvalho, designado para Mestre de Noviços, e Frei David Azevedo e Frei Marques de Castro, na qualidade de Vice-Mestre e Guardião, respectivamente.
Passados 800 anos ainda encontramos jovens audazes que se propõem viver o espírito de Assis.
Num Convento com mais de 500 anos de história, em que tudo parece envelhecido, surgem sinais de esperança e alento.
Bom seria que a renovação humana fosse acompanhada pela renovação do edifício conventual, pois há muito que urgem obras de restauro e conservação deste monumento nacional."

Fr. Paulo Ferreira OFM

4 comentários:

Sirlene,do Brasil disse...

Pelo fuso horário, sou privilegiada por iniciar estes comentários que certamente serão uma chuva deles...porque a postagem de hoje é realmente de muita alegria e merece festa, como esta que invade meu coração, louvando a Deus por estes cinco jovens que ora vestem o hábito franciscano!Deus seja Louvado!É o que meu coração grita!
Quero dizer a cada um de vocês, Sérgio, Luís, Filipe , Tendai Samuel e Isidro que aqui do outro lado do oceano, estou unida em oração a cada um, neste ano de prova para que nesse estudo de si próprios seja antes de mais um ano que trará bênçãos e marcará para sempre suas vidas,e tomara Deus estejamos muito em breve recebendo 5 definitivos servidores do REINO, como consagrados! Recordo uma mestra dos meus tempos de Faculdade que dizia:"As pessoas a quem vcs vão atender ainda não nasceram então é em nome delas que depositem seu empenho no seu aprendizado". Meu pensamento corre ao futuro imaginando o mundo que os espera e o quanto valiosa será sua participação!
Aos queridos mestres que os guiarão, a certeza de que os acompanhamos nesse mister com nossa oração e desejo de que o apelo pelas reformas arquitetõnicas se realizem.
Sirlene, do Brasil

mariana disse...

Frei Obrigada pela partilha. Gostei de vêr as fotos.
Umo nova Luz e uma nova Esperança renasce nas paredes velhas do Convento do Varatojo, para estes jovens, para a Igreja e para aquilo que Deus espera de cada um deles.
É o 1º. passo duma caminhada que tem como meta: A MISSÃO de anunciar o Evangelho ao jeito de FRANCISCO DE ASSIS.

Força Sérgio! Parabéns e um abraço. Tens 2 grandes mestres: J.CRISTO que te sustents napalma da sua mão e Fr. Armindo um amigo para todas as horas e um santo homem.
Que Deus a todos Abençõe.

Miguel disse...

Parabéns aos cinco noviços e parabéns à Ordem dos Frades Menores! É sempre sinal de esperança e de vida nova quando há jovens a reforçar as fileiras das Ordens e Congregações. E é certamente motivo de muita alegria para toda a Província Portuguesa neste ano em que a Ordem celebra o jubileu de 800 anos. Que o "ano de prova" se torne em ANO DE BÊNÇÃOS para estes noviços e para toda a Ordem!
Abraço!

Mª Teresa disse...

Fr Paulo Ferreira OFM,
Paz e Bem!
De supetão, (mas com um ano de permeio) lhe dirijo palavra: se faltar braços para transportar UM balde (de cada vez...nunca mais)
Eis-me aqui!
Disposição, sempre forjo intenção de a promover...
Bem haja!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você