Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

11 outubro 2009

Irmã Amélia premiada pela sua música...

PRÉMIO CONSAGRAÇÃO MÚSICA CATÓLICA

Casualmente, folheando uma revista de cariz franciscano, e agora no site das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, deparei-me com uma notícia que muito me alegrou.
A Irmã Maria Amélia Costa (na foto), natural da ilha do Faial – Açores – Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, foi recentemente distinguida com o Prémio Consagração 2007/2008, no âmbito dos prémios Kerygma da Música Católica.
“A distinção é feita ao melhor artista ou grupo, à melhor canção e ao melhor álbum.Segundo destaca um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Irmã Maria Amélia Costa desenvolve “há longos anos” um repertório musical, inspirando a “rezar cantando” com temas que “interpelam, convidando à reflexão e, sobretudo, nos transmitem a paz que vem de Deus”.Do seu percurso musical destacam-se os CDs como «Ele passou por aqui», «Como quem procura...», «Notícias de Deus», «Faz-te ao largo!», «Deus precisa de mim», «Pára um momento» e, mais recentemente, «No trilho da Luz».O Prémio Consagração é atribuído para “reconhecer a riqueza de um percurso de vida musical ao serviço da evangelização”, destaca o comunicado.”
Toda a sua vida de Religiosa tem sido dedicada ao serviço da evangelização, juntos das camadas mais jovens, pela sua presença que muito marca, a sua palavra que inspira paz e sobretudo a sua música que tem já cantores e fãs em várias gerações.
A Mana – assim nos tratamos há tantos anos – tem publicadas algumas cassetes e também já alguns cds com músicas que nos levam a encontrar o rosto jovem de Deus e o coração Irmão de Francisco de Assis.
A sua última publicação – cd “No trilho da Luz” – tem sido para mim um momento de muita oração e reflexão até porque, neste cd, a Irmã Amélia publica uma música que há uns anos atrás me dedicou, em tempo em que a minha vocação estava por um fio. Esta música “Eu sou teu filho também” é o grito de entrega confiante de quem se sente cansado com tudo o que o rodeia e ajoelha confiante diante da Mãe para lhe dizer “Avé Maria, educadora e minha Mãe, Santa Maria, eu sou teu FILHO também”.
Há mais de vinte anos que a nossa amizade e relação de irmãos é uma permanente e posso dizer hoje aqui que, numa altura em que eu estava para abandonar a Ordem, foi o acolhimento, o olhar irmão e a palavra da sabedoria que lhe vem do Ser Franciscana, que – em Fátima – me segurou ao projecto da Menoridade Franciscana.
Poucas vezes partilhei isto mas hoje não podia deixar de o fazer num gesto de partilha e alegria por ver a Mana reconhecida pela beleza e espiritualidade da sua música, música que tantas vezes já escutámos aqui, como esta que hoje escutamos: “Quem bom, Senhor, que bom é estarmos aqui…”
Amélia… é com muito carinho e gratidão que te saúdo e que peço que nunca desistas de rezar cantando e partilhar connosco a tua oração. Somos muitos os que, em várias gerações, temos a Irmã Maria Amélia Costa como ponto de referência na meditação e oração, na busca da paz que só tu sabes transmitir na nossa língua Lusa.
Neste ano em que a Congregação termina o processo de Canonização da Madre Fundadora – Irmã Maria Clara do Menino Jesus – imploro de Deus essa graça para que o carisma da Hospitalidade Franciscana continue e ecoar na tua e nossa voz, na presença dos filhos e filhas de Francisco de Assis.
OBRIGADO AMÉLIA PORQUE VIVES E NOS ENSINAS A VIVER O CARISMA DA HOSPITALIDADE FRANCISCANA.
“Onde houver o bem a fazer, que se faça!”
Tu já és há muito tempo “um arco íris de bem, de harmonia e esperança..!
Como sempre terminamos, beijinho amigo do Mano que reza.

Albertino OFM

Deixo-vos com uma das músicas desta autora, compositória e aqui ela mesma é interprete. Esta voz que canta e a mim, pelo menos, me encanta porque me leva à paz… escutem… “Arco íris de esperança” do album “No trilho da Luz” o último publicado pela Amélia.
(mais detalhes deste prémio em
http://www.provstmaria.com/2009/index.php?option=com_content&view=article&id=10:imac&catid=1:latest-news )

10 comentários:

maresia disse...

Meu Deus, não sei a quem hei-de agradecer mais: se ao Frei Albertino pela partilha tão pessoal, se a si Ir. Amélia, de quem sou uma grande fã; se soubesse as vezes que tenho escutado/cantado as suas músicas ao longo do dia, especialmente o CD "No trilho da LUZ". Será que faz ideia do bem que nos faz? Esta semana encontrei uma das minhas crianças da escola, a cantar "Que bom Senhor..."; qual não foi o meu espanto; é a música que eles me ouvem cantar todas as manhãs ao chegar junto deles.
A hora já vai adiantada, tenho que ir...mas tantas vezes tenho aqui repetido nos meus comentários e agora o vou fazer de novo em jeito de agradecimento:
"Que bom Senhor, que bom é estarmos aqui..."
Amanhã aqui voltarei.
PARABÉNS IR.AMÉLIA E PARABÉNS A SI TAMBÉM FREI ALBERTINO...

maria teresa goulão disse...

Exemplos de "honesta e virtuosa vida terrena"
Bento XVI canoniza cinco novos santos
O Papa Bento XVI canonizou cinco novos santos neste domingo, numa cerimónia realizada na basílica de São Pedro.


Além do padre belga Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos e da caridade, foram ainda proclamados o polaco Zygmunt Szczesny Felinski, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Família de Maria, a francesa Marie de la Croix, criadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres e dois espanhóis, Rafael Arnaiz Baron e Francisco Coll y Guitart, fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação de Nossa Senhora.

“As pessoas mantiveram um sincero desejo de alcançar a vida eterna conduzindo uma honesta e virtuosa vida terrena', disse o Papa na cerimónia.

Sobre o padre Damião, que se distinguiu pelo trabalho de combate à lepra no Havai no final do século XIX, Ratzinger pediu apoio para as pessoas que 'lutam contra a lepra com generosidade'

Anónimo disse...

Mais vale uma palavra a tempo do que cem fora de tempo.
(Miguel de Cervantes)

Parabéns!

sirlene disse...

Que bela homenagem, Frei Albertino! Como a Maresia, fica-se sem saber a quem cumprimentar porque um merece as palmas pelo reconhecimento público dos dons da obra artística, a Irmã Amélia a quem passo a conhecer a existência e envio minha saudação, e o outro pelo carinho para com ela e para conosco que o acessamos, emocionados com esta singular abertura de alma, merecedora também de aplauso e digno encantamento!Parabéns a ambos e que nós, família Retalhos,saibamos aprender este exemplo de humana e linda demonstração de afeto... cantando como a Irmã Amélia...pois, "quem canta, reza duas vezes"

mariana disse...

"Que bom, Senhor, que bom é estarmos aqui"...
OBRIGADA Frei por esta partilha.
A si Ir. Amélia parabéns por essa voz que canta e encanta, por essa música que nos leva a abandonarmo-nos no coração do Pai, que nos inspira a "rezar cantando".
Quem canta reza duas vezes.
Faça do seu canto e da sua voz, um DOM ao serviço da Nova Evangelização.
(Os Manos tem os dois o mesmo DOM.!)
Seja por Caridade.

Kika disse...

Parabéns, Ir. Amélia! Conheço as suas músicas há muitos anos, mas fiquei especialmente encantada com o último CD "No trilho da Luz" que alguém teve a gentileza de me oferecer em hora muito oportuna. Obrigada pela mensagem sempre actual que transmite nas suas canções! Obrigada que o faz com tanta convicção e certeza na Fé! Em outros tempos como também hoje, a sua oração em forma de canção continua a ser resposta para mim...

A ti, Albertino, obrigada pela partilha tão sentida e franca e por trazeres a querida Ir. Amélia tão perto de nós, aqui no Retalhos.

Um beijinho amigo aos dois!

CGomes disse...

Irmã Amélia Costa, Família Retalhos:

Não sei como se poderá agradecer os momentos felizes, a paz e o encanto que nos propicia quando ouvimos as músicas e as poesias que a Irmã cria para nós. Eu não sei agradecer. Há vários anos que encontrei a sua voz e continuo a ouvi-la sem me cansar porque nela, o seu jeito de sentir, a sua oração, a forma como utiliza os Dons que Deus lhe concedeu continuam a levar-me à reflexão, à sedução de Deus; à oração. Quanto me ajudou nas horas de solidão de longas viagens, da vida, só acompanhada por si! Quantas vezes me segurou de cair!
Irmã Amélia Costa, fiquei felicíssima que, finalmente, tenham reconhecido os seus Dons. Peço à Mãe que a Proteja, Abençoe e preserve os seus Dons, que são verdadeiros evangelizadores dos nossos dias.

CGomes

Anónimo disse...

A Irmã Maria Amélia Costa, açoreana, trás o BRILHO e a CÔR do nosso arquipélago querido na sua VOZ FRESCA e CHEIA! Bem haja... Que continue sendo ASSIM reconhecido seu VALOR!!!!!!! JESUS lhe quer bem!
HÉLÀS ! Bem hajam (TODOS)
A Mª Teresa CC

Anónimo disse...

Devo à Irmã Maria Amélia Costa o aprofundamento da minha fé em Cristo, através das suas canções e dos seus testemunhos enternecedores, no tempo em que eu frequentava um grupo da Juventude Franciscana (JUFRA), entre 1986 e 1990.
Obrigado.

Jorge

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Em 2009 tomei conhecimento de sua Consagração ao Prémio de 2007 / 2008...
vamos ultrapassando os anos...estamos agora em 2011 e, lhe confio a mesma VERDADE que me foi confiada" Teresinha, voz é quase como vinho do Porto... não se deteriora com tempo, antes amacia!". Me atrevo aqui a reproduzir pensamento de minha ex-maestrina, mulher bem madura, dona de uma voz clara e límpida feita sua!
...
Que feliz fiquei/ficaram crentes de seu bairro, devotos de Stº António, FA!
Tudo tudo componho como sendo bem agradável... insisto sempre!
Com orgulho suspeito FA reconhece que ULTRAPASSOU indecisão! Esse momento foi tanto mais importante pois reforçou sua "ARMADURA"! Essa, que Homem transporta, não convém ignora-la... nossa dimensão é humana...
Foi Ele que o chamou FA, "Seu exército" precisava TAMBÉM de si!!!!!!!!!!!
Bem haja,

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você