Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

20 dezembro 2013

Advento: Tempo da esperança


(Mt.8,5-11) – Muitos virão

O Advento celebra a vinda do Senhor.

Com a Igreja que espera, toda a Humanidade vive em Advento, em caminhada de Esperança e libertação…
Mas Aquele que esperamos já veio, e a Sua presença actua em nós agora pela expectativa e busca de cada instante. Não sou eu que busco a Cristo, mas é Ele que me busca a mim. Não O buscaríamos se não o tivéssemos já encontrado. O mais difícil não está em eu encontrar Deus, mas em deixar-me encontrar por ELE
Nesta caminhada de Advento vamos reproduzir e completar em nós o que falta ao Cristo total.
A meta é Cristo… Todos os caminhos dos homens começam e terminam n´Ele.

Advento é tempo de Esperança.
É Deus que vem salvar. Chamam pelo Messias, o Ungido do Senhor, todas as dores e cativeiros do homem. Convergem para ELE todos os anseios e buscas de Felicidade, todos os erros e desenganos. Deus escondeu no homem tais exigências, que só no Verbo encarnado podiam encontrar resposta. Muitos O buscam, chamam por ELE mesmo sem o saberem…
Vejamos o centurião do Evangelho! Vem ao encontro de Jesus animado duma grande Fé. Viu o seu servo curado porque acreditou… Como ela, também nós caminhamos na Fé, envoltos na nuvem de promessas e esperanças, em Advento continuo até ao fim. É Deus que nos busca e entra em casa a curar paralisias, que se atravessam nos caminhos da Fé e do Amor. A Terra Prometida é o Prometido do Pai, que nos vai nascer em Belém…
«Senhor eu não sou digna»!...

Com o Advento, tem inicio o novo Ano Litúrgico.
Estamos sempre a recomeçar. Graças a Deus que nos dá sempre mais uma oportunidade! A vida é um permanente reinício, e é isso que a torna interessante e atractiva. Avança-se nos anos, e adensa-se o mistério da existência. Estamos sempre em Advento, pois cada fim traz consigo, doado por Deus, um recomeço e um convite a um aprofundamento e uma intensificação da nossa vida.
Como recomeçar? Começar com quê, de que modo? Voltando a querer ser criança?
Assim começou Deus, na Incarnação. No fundo de nós mesmos, está a criança que confia, acredita, espera e Ama… Vamos despertar e dar vida nova a esse «menino bom» que temos no fundo do coração! Como os pequeninos, ergamos os olhos para o alto, prontos a escolher o que nos é dado, de cima!
«Deixai vir a Mim os pequeninos!» (Lc.18,16)
A nós o Evangelho convida-nos a «cobrar ânimos e levantar a cabeça» (Lc.21,28).
Com os olhos no alto, libertamo-nos dos apegos ao passado e perdemos o medo do futuro. Advento: tempo de acarinhar a criança que temos dentro de nós, vivendo no «hoje», concentrados nas tarefas que nos estão confiadas, despreocupados do passado e do porvir, irradiando a tranquilidade que possuímos no coração…

Vivemos para o futuro, que dá sentido e intensidade ao presente. «Vem Senhor Jesus!», proclamamos em todas as Eucaristias, após a Consagração. ELE vem pela Comunhão, pela Palavra, pelo sorriso, pelo olhar, pela escuta, pela ternura, pelo acolhimento, pela união fraterna. De novo há-de vir como Juiz Amigo, a fim de nos premiar pelo que tivermos feito por ELE nos nossos irmãos…

Reflictamos pessoalmente:
1. Jesus continua hoje a querer encarnar no mundo. Entrar na história dos homens e na minha.
Como me preparo para O receber?
Como preparo o muno à minha volta para O receber?

2. O Advento é tempo de “afinar” a nossa capacidade de reconhecer a Sua presença no dia a dia. Nas situações, pessoas, leituras, oração, Eucaristia…
Como me abro a essas vindas?

3. Os Magos, João Baptista, Maria, José…quatro figuras do Advento, diferentes atitudes, diferentes formas de abertura ao encontro e de preparação da vinda do Senhor.
Com qual me identifico mais?
Que atitudes me parecem mais importantes actualizar na minha vida, tornar presentes no mundo em que vivo?
Vivamos o Advento…
Lena

11 comentários:

Alda disse...

"Que o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança e na virtude do Espírito Santo".
Assim escreveu Paulo aos cristãos para lhes levantar o ânimo!

Tantos acontecimentos me têm perturbado,e me têm feito abalar a minha esperança e perturbado o meu espírito.

Ajuda-nos, ó Deus, a ver os acontecimentos à luz da fé e da esperança.
Estamos em tempo de Advento, aguardando a tua chegada.
Deus da nossa espera e da nossa esperança, enchei-nos da alegria e da paz que vem da nossa fé, para que abundemos na esperança e na virtude do Espírito Santo.
Paz e Bem
Alda

M.ª Teresa C. C. disse...

Boa Noite família Retalhos,
Que proposta LINDA criou a Irmâ Lena!
Cada vez "componho" mais o sabor do Natal! No fundo só me tenho envolvido no Nascimento de Jesus... Merece sem dúvida também estudo e reflexão toda a luz e frescura que emprestaram essas 4 figuras citadas . Pode ser que aprenda mais AQUI sobre elas... ou talvez saiba já e sempre concentrei minha atenção no nascimento do Menino, as tenha remetido para um eterno segundo plano (no fundo, elas só têm importância por causa Dele, mas estiveram lá ...)
Obrigado Irmã Lena.
Escreva sempre Irmã Lena deste jeito tão gentil... Bem haja/m,
Mª Teresa CC

mariana disse...

Advento é um tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança como sugere o Apóstolo Paulo na sua primeira carta a Timóteo; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

No decurso dos quatro domingos do Advento, os cristãos são convidados a preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que há dois mil anos nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judéia, deseja ardentemente nascer hoje nos nossos corações, conforme as palavras da Escritura: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele” (Ap 3, 20).
O Advento constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer na nossa vida neste Natal. Celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração humilde, um coração que busca com sinceridade a conversão. É tempo de renovação interior.
Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. “Ele não tira nada, Ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe a vida eterna.

Somos nós, que devemos fazê-lo crescer no mundo ao regarmos a semente dessa presença com a água da ESPERANÇA.

sirlene disse...

Frei Albertino, Lena e Família Retalhos...
Antes que a primeira semana do Advento acabe, quero dar uma resposta a uma pergunta da meditação da Lena, nos convidando à reflexão:fCom qual das 4 figuras me identifico:
Gostaria imensamente de estar como Maria:ciente de quem trazia em seu seio, aquela menina moça...mais menina que mulher nessa altura da vida se transformou em sacrário, hospedando, silente, orante,solitária guardiã de segredo que revolucionaria o mundo ...somente ela e certamente José, imagino, sem entenderem com clareza o porquê do privilégio de serem escolhidos para tamanha deferência, devem ter feito a mais sublime preparação para receber Jesus.Jamais alguém os superou em aparato espiritual, diante dos olhos de Deus, suponho!
João Batista, eu gostaria tb de seguir-lhe o exemplo, claro, no seu encantamento pelo vindouro Messias desde sua exultante reação no ventre de Isabel ao perceber a Sua proximidade, na visita de Maria a sua Mãe,
Creio , no entanto que , minha aproximação mais sincera está para os Reis Magos...preocupada com preparação de presentear essa familia enorme, e sem tempo quase , para me lembrar que nenhum desses presentes entrarão na mala da viagem eterna...
Deus há de me perdoar!(Obrigada Lena por me fazer parar e pensar nisso)
Rezem por mim também!
Paz e bem a todos!

maresia disse...

Depois da azáfama dos últimos dias com trabalhos para a escola, eis que venho aqui, a este cantinho predilecto. Tal como era de esperar, temos novidades: uma onda do Mar que que nos anuncia que Jesus vem e um texto tão rico em conteúdo que nos oferece a nossa Amiga "Lena". Olhei para aquela janela e questionei-me, ao jeito de S. Francisco: que quereis Senhor de mim neste Advento, que se torne uma prenda de Natal para Vós?
Ouvi dizer que rezar, é essencialmente escutar-Te.
É o que vou tentar fazer. Um bem Haja a nossa Amiga Lena pelas dicas que nos deixou.
Até amanhâ.

quina disse...

FREI e IRMÃ LENA

Começo por agradecer á IRMÃ LENA a bela mensagem que nos enviou,que iluminou o nosso cantinho RETALHOS.O que mais me tocou foi o desafio das Personagens.
Quem não gostaria de parecer-se com MARIA que a minha família, fosse muito ao jeito da FAMÍLIA de NAZARÉ.MARIA MÃE DIVINA cria em mim sentimentos de esperança, sempre de olhos postos no TEU DIVINO FILHO.
Segui-lo em toda a minha vida sem medo de dizer sempre SIM.

ADVENTO - CHEGADA. Tempo de esperança o tempo favorável á preparação do nosso coração.
JESUS se fez pobre para nos enrriquecer.
O CRISTO SENHOR que á dois mil anos nasceu numa manjedoura em BELÉM da JUDEIA deseja ardentemente, nascer nos nossos corações confirmam as Sagradas ESCRITURA.
Somos convidados a aprender a estar com JESUS.
E então a nossa vida em comunidade ´verá nascer o SOL da JUSTIÇA.
Neste sentido o S. PADRE BENTO XVI chamou a atenção para a revelação SOCIAL com CRISTO.
O facto de estarmos em comunhão com JESUS CRISTO envolve-nos no seu SER para todos, fazendo disso o nosso modo de vida.
Só na comunhão com ELE, se torna possível sermos presença para os outros e para a comunidade. Enquanto no ADVENTO todos se voltam para os lucros comerciais, e o sistema esquece o verdadeiro sentido do NATAL, nós cristãos não podemos seguir por aí.Essa não pode ser a nossa atitude, mas é possível dar presentes e fazer festa na FAMÍLIA e o MENINO JESUS é o nosso MAIOR PRESENTE.

É NATAL PORQUE NASCEU JESUS

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
...Breve, breve aí surgirá o Advento de 2010!
Já estamos no mês de seu começo (Novembro), e, com algum extâse, CONFESSO: numa "CAMINHADA DE ESPERANÇA E LIBERTAÇÃO" me encontro JÁ! Perdoem-me, mas pareceu-me catita este juizo... Não estorva NINGUÉM e, sinto uma: "lisura" (sabem "transporto" nuvem GORDA, bem fofa, quiça branquinha).
Bom: garanto, indescritível serenidade abarca minha vida...
Gestos bem pequeninos, nossos, são SEMPRE BEM reconhecidos por Alguém, e por vezes até cá na Terra, são descodificados por quem tem habilidade para o fazer. Assim seja, obrigada Anjo da Bonança...como vês só abriste asas logo acalmei espírito...

Mª Teresa disse...

Família Retalhos ...3?, 2, 1,
"Estamos sempre a recomeçar. Graças a Deus que nos dá sempre mais uma oportunidade! A vida é um permanente reinício, e é isso mesmo que a torna interessante e atrativa."
Assim o sinto... Tento arrumar justo o que se vem avolumando dentro de mim...
Sosseguem, são apenas BRAÇADAS de Paz e Bem que aqui reparto pela Família Retalhos...
Vos confesso a todos o que vem "azucrinando" espírito de Mª Teresa: Será que vou ter "unhas", não para tocar guitarra, mas, pelo menos , para me atrever a visitar Retalhos 3??
É tão lindo suspeitar este constante evoluir de vida no Retalhos...
ASSIM SEJA!

Mª Teresa disse...

E, pasme-se, nem "beliscada" surge beleza e intensidade de Advento em 2012!
Tudo surge bem "descontrolado"... Braveza de vida despertou junto de MUITOS de nós.
Mas sempre desperta Alegria em nossos corações: o Senhor vai chegar!
Vamos (continuar) a Acreditar!

Lena disse...

Mão da oração/recolhimento.

Como sois Bela, Mãe sempre mergulhada em Deus, na intimidade do Teu coração, como sois Bela, nesse silêncio interior que Vos põe em continua comunhão com o Esposo da alma, em intimidade orante com o Espírito.

Como sois Bela, Mãe ó Virgem dada à oração, quando meditais no Vosso coração, quando ponderais com o coração os mistérios e os acontecimentos. Como sois Bela, ao meditar, ao reflectir nos planos Divinos para os aceitar com Paz e alegria.

Como sois Bela, o Mãe do Magnificat, cuja alma exulta de alegria e canta as maravilhas de Deus. Como sois Bela, na Vossa oração de louvorno encanto alegre com Deus, na exultação agradecida pelas maravilhas que o Todo Poderoso fez em TI. Como sois Bela, o Mãe da oferta, que vides ao Templo oferecer o Menino com o coração alegre e agradecido. Como sois Bela, ó Senhor da oferta, que Vos entregais a Deus para remir o mundo e ofereceis no Calvário, junto à Cruz o fruto do Vosso ventre.

Como soi Bela, Maria de Nazaré, na Vossa oração quotidiana, ao longo do dia e do trabalho. Como sois Bela, recolhida, e centrada no essencial enquanto viveis a existência quotidiana com o coração e o pensamento em Deus.

Como sois Bela, o Mãe da Igreja, que oráveis com os Apóstolos à espera do espírito, do Paráclito prometido. Como sois Bela, orante no meio da comunidade primitiva, ajudando, alentando, fortalecendo os discípulos e os Apóstolos do Vosso Filho Jesus.

Como sois Bela ó Mãe, ó SENHORA Medianeira que junto do trono de Deus intercedeis por todos os homens, pelas grandes necessidades do mundo e da Igreja….
Bela Tu é Maria, Pura Imaculada
Tu Divina Harmonia
Obra rima do Criador…

Mª Teresa disse...

Foi Natal quando Jesus nasceu para nós;
É Natal porque Jesus já nasceu em alguns de nós;
Será Natal até que Jesus nasça em todos nós;

Creio que me apressei a parafrasear pensamento de Pe Carlos... fui sua crismanda, permaneço com especial derriço também por seus pensamentos...
Bem hajam, Santo Natal para Retalhistas, próximos e... os que já estão juntinhos no claro, Claríssimo Céu!!!!!!!!!!!!!!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você