Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

22 novembro 2014

Cristo Rei e Senhor do Universo


“O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele a glória e poder através dos séculos” (Ap 5,12; 1,6). Estas palavras são da Antífona de Entrada da Solenidade de hoje e dão o sentido profundo desta celebração de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.Uma pergunta que pode vir – deveria vir! – ao nosso coração é esta: Jesus é Rei? Como pode ser Rei, num mundo paganizado, num mundo pós-cristão, num mundo que esqueceu Deus, num mundo que ridiculariza a Igreja por pregar o Evangelho e suas exigências?... Pelo menos do Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo o mundo não quer saber... Como, então, Jesus pode ser Rei de um mundo que não aceita ser o seu reinado? E, no entanto, hoje, no último domingo deste ano litúrgico de 2009, ao final de um ciclo de tempo, voltamo-nos para o Cristo, e o proclamamos Rei: Rei de nossas vidas, Rei da história, Rei dos cosmo, Rei do universo. A Igreja canta, neste dia, na sua oração: “Cristo Rei, sois dos séculos Príncipe,/ Soberano e Senhor das nações!/ Ó Juiz, só a vós é devido/ julgar mentes, julgar corações”. O texto do Apocalipse citado no início desta meditação dá o sentido da realeza de Jesus: ele é o Cordeiro que foi imolado. É Rei não porque é prepotente, não porque manda em tudo, até suprimir nossa liberdade e nossa consciência. É Rei porque nos ama, Rei porque se fez um de nós, Rei porque por nós sofreu, morreu e ressuscitou, Rei porque nos dá a vida. Ele é aquele Filho do Homem da primeira leitura: “Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”. Com efeito, o reinado de Cristo não tem as características dos reinados do mundo.
(1) Ele é Rei não porque se distancia de nós, mas precisamente porque se fez “Filho do homem”, solidário conosco em tudo. Ele experimentou nossas pobrezas e limitações; ele caminhou pelas nossas estradas, derramou o nosso suor, angustiou-se com nossas angústias e experimentou tantos dos nossos medos. Ele morreu como nós, de morte humana, tão igual à nossa. Ele reina pela solidariedade.(2) Ele é Rei porque nos serviu: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). Serviu com toda a sua existência, serviu dando sempre e em tudo a vida por nós, por amor de nós. Ele reina pelo amor.(3) Ele é Rei porque tudo foi criado pelo Pai “através dele e para ele” (Cl 1,15); tudo caminha para ele e, nele, tudo aparecerá na sua verdade: “Quem é da verdade, ouve a minha voz”. É nele que o mundo será julgado. A televisão, os modismos, os sabichões de plantão podem dizer o que quiserem, ensinarem a verdade que lhes forem conveniente... mas, ao final, somente o que passar pelo teste de cruz do Senhor resistirá. O resto, é resto: não passa de palha. Ele reina pela verdade.(4) Ele é Rei porque é o único que pode garantir nossa vida; pode fazer-nos felizes agora e pode nos dar a vitória sobre a morte por toda a eternidade: “Jesus Cristo é a testemunha fiel e verdadeira, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra”. Ele reina pela vida.Sim, Jesus é Rei: “Eu sou Rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo!” Mas seu Reino nada tem a ver com o triunfalismo dos reinos humanos – de direita ou de esquerda! Nunca nos esqueçamos que aquele que entrou em Jerusalém como Rei, veio num burrico, símbolo de mansidão e serviço. Como coroa teve os espinhos; como cetro, uma cana; como manto, um farrapo escarlate; como trono, a cruz. Se quisermos compreender a realeza de Cristo, é necessário não esquecer isso! A marca e o critério da realeza de Cristo é e será sempre, a cruz!
Hoje, assistimos, impressionados, a paganização do mundo, e perguntamos: onde está a realeza do Cristo? – Onde sempre esteve: na cruz: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. O Reino de Jesus não é segundo o modelo deste mundo, não se impõe por guardas, pela força, pelas armas: meu Reino não é daqui! É um Reino que vem do mundo do amor e da misericórdia de Deus, não das loucuras megalomaníacas dos seres humanos. E, no entanto, o Reino está no mundo: “Cumpriu-se o tempo; o Reino de Deus está próximo” (Mc 1,15); “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demónios, então o Reino de Deus já chegou para vós” (Lc 11,20). O Reino que Jesus trouxe deve expandir-se no mundo! Onde ele está? Onde estiverem o amor, a verdade, a piedade, a justiça, a solidariedade, a paz. O Reino do Cristo deve penetrar todos os âmbitos de nossa existência: a economia, as relações comerciais, os mercados financeiros, as relações entre pessoas e povos, nossa vida afectiva, nossa moral pessoal e comunitária.
Celebrar Jesus Cristo Rei do Universo é proclamar diante do mundo que somente Cristo é o sentido último de tudo e de todos, que somente Cristo é definitivo e absoluto. Proclamá-lo Rei é dizer que não nos submetemos a nada nem a ninguém, a não ser ao Cristo; é afirmar que tudo o mais é relativo e menos importante quando confrontado com o único necessário, que é o Reino que Jesus veio trazer. Num mundo que deseja esvaziar o Evangelho, tornando Jesus alguém inofensivo e insípido, um deus de barro, vazio e sem utilidade, proclamar Jesus como Rei é rejeitar o projeto pagão do mundo atual e proclamar: “O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele a glória e poder através dos séculos”. Amém (Ap 5,12; 1,6).

Eis a grande lição da Festa deste hoje: o tempo, a história, o cosmo... tudo corre para Jesus: ele é o Alfa e o Ómega, o A e o Z, o Primeiro e o Último! É nele, no critério da sua cruz, que tudo será avaliado, tudo será julgado! Ao Reinado de Cristo, um Dia – no seu Dia - tudo estará plenamente submetido! Mas, nunca esqueçamos: aquele que é nosso Rei e Juiz é o nosso Salvador, o humilde Filho do Homem, que se manifestará revestido de glória porque morreu por nós: “Jesus Cristo é a Testemunha fiel, o Primogénito dentre os mortos, o Soberano dos reis da terra”.
A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

(in, http://costa_hs.blog.uol.com.br)

12 comentários:

lena disse...

De novo a agradecer-lhe pela sua criatividade, não só com as suas partilhas/Reflexões, mas também com as novidades que vai colocando neste “Cantinho”.OBRIGADA! Tá bonito….
Na verdade, as Palavras da Antífona de Entrada da Solenidade de Cristo Rei, contêm o sentido profundo da celebração Eucarística deste Dia.
Para Cristo, reinar, é servir... Os reinos e impérios deste mundo vêm e vão. Só o de Cristo sobrevive e perdura pelos séculos. Por isso só ELE é digno de receber o Poder, a Divindade, a Sabedoria, a Força, a Honra e a Glória e o Poder, pelos séculos dos séculos. ELE O Cordeiro que foi imolado…O nosso Rei que se deixou crucificar, merece todo a nossa confiança, ELE não se impõe pela violência. Quer ser o Senhor e Rei da nossa vida aqui na terra, e garantir-nos um lugar junto de Si…
Professamos a nossa Fé em Cristo Rei, se depomos as nossas ideias ilusórias sobre a realeza autêntica e colocamos os olhos, a mente, o coração e toda a nossa vida em Jesus, que é a Verdade de que veio dar testemunho. A Verdade, não é uma teoria, é Cristo que nos ensina a viver, servindo…
Dar testemunho da Verdade como e com Jesus, leva-me a comprometer-me, decididamente a seguir o SEU exemplo…
Cristo Rei do Universo, é um Rei que nos devolve dignidade, que nos declara a Sua Amizade e Amor por nós e deseja que com ELE, e como ELE sejamos testemunhas da Verdade no nosso dia a dia… ELE é um Rei que não nos dá pão, mas sim, um Rei que se nos dá como PÃO, para que tenhamos «Vida e Vida em abundância» (Jo. 10,10)

maresia disse...

CRISTO REI E SENHOR DO UNIVERSO, É SENHOR DO CÉU E DA TERRA, REI DE CADA UM DE NÓS, QUE GOVERNA A NOSSA VIDA. A ELE TODA A HONRA E GLÓRIA. É estreita a passagem que conduz à salvação, por isso só com muita FÉ é possível percorrer esse caminho.
Amigo parabéns pelas novidades que aqui encontramos: a Benção do Senhor da Misericórdia e o "cenário" a fazer lembrar a neve no Inverno.
Preparemo-nos para o frio que se avizinha.
Santo Domingo a toda a Família Retalhos.

Anónimo disse...

Bom dia Família Retalhos,
Rápido, rápido, partilho o que apreendi DEPOIS de ter lido este artigo sobre Cristo-Rei...
pesquisei vários termos... ano Litúrgico, ano comum, Tempo do Advento, Tempo Comum...
Para recordar o que de tão belo se conferiu justo neste Domingo, 22 Novembro, e que convidava a entrar no Tempo de Advento (1º Domingo de novo Ano Litúrgico, próximo dia 29 Novembro de 2009): Cristo é Rei!
Valor da Eucarístia cresceu exponencial-mente... Repito, (sempre),
Bem-hajam,
Mª Teresa CC

mariana disse...

Jesus Cristo é o Rei dos reis, e Senhor dos Senhores. Ele deve ser o meu único Senhor.
Jesus Cristo é Rei porque na "Cruz" assumiu a sua Realeza...!
O Seu Reino não é deste Mundo, porque Ele veio para Servir, e Serviu a humanidade até à sua última gota de sangue.
Não é moldável ás nossas vontades, mas à Sua que é ELE próprio; DEUS AMOR... CAMINHO, VERDADE E VIDA!
Senhor da minha vida, da minha família, das minhas capacidades, dons e qualidades. Senhor dos meus bens, do meu trabalho, dos meus projectos. Senhor dos meus sonhos, das minhas metas e conquistas. Senhor dos meus sentimentos da minha vontade e decisões. Enfim, Ele é o Senhor de tudo aquilo que eu sou e tenho.
E eu quero e preciso assumí-lo.

Amigos no Retalhos já neva...
Que Cristo Reine nos nossos corações.

quina disse...

FREIque bonito o painel de entrada e a frase alusiva.
Por ser uma passagem estreita é que é díficil passar para a outra margem
Nesta SOLENIDADE de CRISTO REI queremos tornar-mo-nos apóstolos do seu REINO, participantes da sua MISSÃO.
Procramá-LO REI é dizer que não nos submetemos
a ninguem a não ser a JESUS CRISTO
CRISTO VENCE, REINA e TRIUNFA pela EUCARISTIA
Amai-vos uns aos outros como EU vos AMO.
Eis o SEU PRECEITO.
JESUS respondeu a PILATOS que era REI.
Mas o SEU REINADO não é deste mundo.
EU vim não para dominar,mas para servir a VERDADE.
SENHOR JESUS, aceita-nos e REINA na nossa vida no nosso coração, assim como te pedimos
no PAI-NOSSO.
VENHA a NÓS o VOSSO REINO.

maresia disse...

Querida Família Retalhos!
Isto é mesmo como dizia o "Principezinho" para a raposa:
-Se me vens visitar às 5 horas, às 4 horas eu já estou feliz.
Também eu aqui cheguei feliz por saber que teremos possivelmente, aqui amanhã, algo de muita qualidade pois é assim que o nosso Amigo nos presenteia, sempre que chegam os Tempos Litúrgicos mais significativos na História da Salvação.
Amigo, imagino-o por aí a teclar na pesquisa do melhor para nos oferecer.
Força. Aguardamos na expectativa. Que bem nos faz este cantinho do céu, chamado Retalhos.

Mª Teresa disse...

Querida Família Retalhos 2,
Hoje desejo partilhar convosco minha ALEGRIA!
Certo, século XXI sucede a séc XX, e..., sucessivamente vai diminuindo "FORÇA" em tanto sinal de Cristianismo que assim se abandona.
Mas abandono de Cristianismo (ou melhor, seu desconhecimento...) NUNCA nos deve alquebrar!
Não conto aqui, mas, realizei uma TRAVESSURA bem valente este Domingo... E destinei essa "..." para "irmãos" nossos PERFEITAMENTE ATEUS...
Resultado, espantem-se, sucedeu QUASE "Milagre das Rosas" que (acredito) FUNCIONOU com Rainha Santa (Isabel).
Por isso, Lá no Alto Ele vive jogando um Olho em Todos Nós certamente, Devemos acreditar no sucesso de ECUMENISMO!
Cá na Terra HÁ mesmo gente tão BOA e de TÃO BOM fundo que, vale mesmo a pena APROXIMARMO-NOS, descobrir ESSE "TANTO" que nos DEVE(RÁ) UNIR (HOMENS)
...Para aqueles que me conhecem, decerto vão soltar sonora gargalhada quando contar o sucedido!...
Salvé!

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Papa Pio XI foi o "Pai" desta bonita festa de Cristo Rei.
Mais tarde reajustou-se sua colocação no calendário... Pois é, e abrilhantou-se (a meu ver): exactamente o último Domingo de cada Ano Litúrgico! Assim Distingue-se Nosso Senhor: - Ele, Cristo "é O centro do Universo e para Ele tudo conflui" (palavras de Eduardo Rocha Quintella, que assim compôs o que (para mim) seria um mero raciocínio). Por isso, ela "Coroa" o terminar de cada Ano Litúrgico... será assim uma Festa Móvel! As coisas que vou descobrindo...se estiver errada, queiram corrigir-me...
...
Obrigada, tão só OBRIGADA a todos os comentaristas! Bem hajam!

Anónimo disse...

Todos referiram já a festividade de "Cristo Rei", festividade que celebraremos amanhã. Sim é digna de ser glorificada e vivida em alegria e gratidão. Mas hoje não deixo de recordar também a grande alegria que foi este dia, há 16 anos, e que também deve ser celebrado repleto de alegria e gratidão: alegria por ser Francisco entre nós; gratidão por sabermos que não tem sido fácil mas permanece firme e encantado com Francisco, com quem tanto se identifica.
O SENHOR É Rei orienta nosso peregrinar!
Priscila

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
“Minha fé é no desconhecido,
em tudo que não podemos compreender por meio da razão.
Creio que o que está acima do nosso entendimento
é apenas um fato em outras dimensões
e que no reino do desconhecido há uma infinita reserva de poder.”
Fernando Pessoa
Espantoso! Será aqui que reside grandeza de nosso CRISTO REI! Como Fernando Pessoa, agnóstico profundo, reúne assim seu pensamento…
E será Justo aqui que se alcança a Realeza de Jesus Cristo!
Cada um, no seu intimo, ordena segundo sua própria justiça…
Até aceitando espiríto de FP, resulta simples em que inquietação ele (escritor) se encontrava... As questões com que se debatia, faziam sentido...
No fundo acredito que Ele também o tenha Recebido lá no Céu...

Mãe Lena disse...

"O reino de Jesus é um Reino que vem do mundo do amor e da misericórdia de Deus, não das loucuras megalomaníacas dos seres humanos."

Tenho dias que não tenho paciência para estas loucuras dos humanos. Hoje é um deles.

Enfim, vale este pedaço de Céu que encontro neste cantinho da Paz.

Cristo é Rei, Amor e Verdade, pelo menos assim o sinto e acredito.

Obrigada.

Anónimo disse...

Mais simples ainda...

Linda Eucaristía...
Lindo hino...

um anjo

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você