Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

11 dezembro 2009

D. Manuel Clemente: Pessoa do ano

Não posso deixar de me alegrar neste dia com o facto do nosso querido e grande Amigo, o Ex.mo e Rev.mo Senhor D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, ter sido galardoado com o PRÉMIO PESSOA 2009.
Num tempo em que tanto se esquece o valor e o papel da Igreja e dos seus bons Pastores, este prémio pessoal atribuído a D. Manuel, é também para todos nós um incentivo a que procuremos ser nós mesmos na defesa de valores humanos e culturais como o nosso Bispo sempre soube revelar ao longo da vida.
Tenho a honra de fazer parte dos seus amigos e admiradores e por isso a minha palavra de felicitações a tão alto e insigne Senhor deste nosso país e da Igreja Portuguesa.

PARABÉNS SENHOR D. MANUEL.

Deixo parte do texto retirado do site do Expresso:

A "postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância" a sua voz no "combate à exclusão" e o seu empenho na "intervenção social da Igreja" valeram a D. Manuel Clemente, bispo do Porto, o Prémio Pessoa 2009, no valor de 60 mil euros.
Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri do Prémio - uma iniciativa do Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos - sublinhou a importância destas características do premiado, tendo em conta o momento particularmente difícil que vive Portugal e o Mundo. "Não fomos indiferentes às dificuldades nacionais e mundiais que vivemos e o papel de destaque de uma personalidade que é uma referência ética e com grande intervenção social", disse ao Expresso, recusando, porém, que este tenha sido o Prémio mais político alguma vez atribuído por este júri.
Mário Soares, outro dos jurados do Pessoa, assumiu publicamente o seu apreço por D. Manuel Clemente. "Toda a gente sabe que sou agnóstico. Mas não tive a menor dúvida em votar a favor desta deliberação", disse aos jornalistas, sublinhando a relevância de um homem de "grande compreensão e abertura de espírito. É um homem de diálogo", disse o antigo Presidente da República e fundador do Partido Socialista. "O bispo do Porto é uma figura relevante, independentemente do facto de ser bispo", conclui.
Pinto Balsemão assumiu ainda que uma parte significativa dos membros do júri não tem qualquer posição religiosa - "quatro ou cinco declaram ser agnósticos" - o que "demonstra a grande abertura deste Prémio Pessoa e a ausência de qualquer faccionismo".
No comunicado final, lido esta manhã em Seteais, os membros do júri do Prémio Pessoa destacaram ainda a publicação, no corrente ano, de duas obras de carácter historiográfico por parte de D- Manuel Clemente. "Um só propósito" e "Portugal e os Portugueses" foram as obras citadas.” (in http://aeiou.expresso.pt/)

2 comentários:

lena disse...

Como Cristã e membro da Igreja Católica estou feliz, pelo facto de o Ex.mo e Rev.mo Senhor D. Manuel Clemente, Bispo do Porto por quem tenho uma grande admiração, ter sido premiado neste ano 2009 com o “PRÉMIO PESSOA”.
Hoje, neste momento que vivemos, a Igreja Portuguesa precisa de homens e mulheres com esta postura humanística, tolerante, abertura ao diálogo e empenhamento na “intervenção social da Igreja”
Para o Exmo. Senhor D. Manuel Clemente, a minha FELICITAÇÃO cordial e amiga.

maresia disse...

No nosso dia a dia encontramos tantas vezes motivos para o desânimo, que quando surge um caso como este em que o valor de uma pessoa é reconhecido, reaviva-se em nós a Esperança de que vale a pena ainda acreditar no ser humano.
Parabéns Senhor D. Manuel Clemente.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você