Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

04 dezembro 2016

Advento: Tempo de caminho

No Advento, vários símbolos nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo de salvação. Entre eles a coroa do Advento.
Feita de ramos verdes entrelaçados, forma um círculo, no qual são colocadas 4 velas que representam as 4 semanas do Advento.  Mas que nos traz de novo a liturgia?

Vejamos o que nos diz o Profeta Baruc 5, 1-9
Já leram?
Podem fazê-lo através da Bíblia on-line, aí na coluna da direita. A mulher israelita que perdia o marido ou um filho vestia-se de luto, sentava-se no chão, não se ungia com perfumes, não preparava alimento. Tentava, assim, revelar a todos a sua dor, o seu desespero.

Este texto compara Jerusalém a uma viúva desolada, como referência a um dos mais dramáticos acontecimentos da história de Israel: a Cidade Santa foi destruída; os seus habitantes acorrentados e deportados; o seu território devastado.
Passados muitos anos, após a tomada de Jerusalém por Nabucodonosor, Deus fez surgir de entre os desterrados da Babilónia um profeta e enviou-o a anunciar esta mensagem de esperança e de alegria: «Jerusalém, tira as vestes de luto e de aflição; reveste-te para sempre dos adornos da glória que te vem de Deus.» Como sinal de transformação, Jerusalém recebe nomes novos: «Paz da Justiça e Glória da Piedade!» O nome identifica a pessoa. Mudar o nome é atribuição de nova personalidade. Jerusalém tem novo rumo: tornar-se-á lugar onde reinará a verdadeira paz, fruto da justiça.
Na nossa relação com Deus, connosco, com os outros e com todos os seres criados, com que nome novo nos queremos identificar?
Poderá Deus chamar-me lugar de paz, de partilha, de justiça, de amor em fraternidade universal? E com que nome novo poderemos indicar a nossa família, a nossa comunidade cristã e mesmo a nossa nação?
A nossa missão é:
* colaborar na realização do projecto libertador que Deus nos oferece em Cristo Jesus;
* permanecer na fidelidade ao amor com que Deus nos ama, amando-nos uns aos outros.

Vejamos ainda o que nos diz Paulo com a Carta aos Filipenses 1, 4-6.8-11
Os Israelitas iniciam a sua oração com uma ‘bênção’; só depois apresentam ao Senhor os seus pedidos. Este texto é esse exemplo de oração judaica composta por duas partes:
1ª - (vv. 4-6) – Paulo reconhece as maravilhas que Deus realizou em Filipos e ‘Abençoa-O’, isto é, dá-Lhe graças.2ª - (vv. 9-11) – pede a Deus que, entre os Filipenses (a primeira comunidade cristã da Europa).
Reconhecemos as maravilhas que o Espírito realiza em nós: os nossos relacionamentos já são bons, em amizade, em ajuda mútua e fraterna.
Damos-lhe graças com esta certeza e confiança:
1º Tu, Senhor, que começaste em nós tão boa obra, hás-de levá-la a bom termo até ao dia de Cristo Jesus, como fizeste em Filipos.
2º Faz-nos, Senhor, anunciadores do Evangelho com palavras e por obras, como Evangelho vivo.


Meditemos também no Evangelho de Lucas 3, 1-6

Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas e toda a criatura verá a salvação de Deus. Neste trecho do Evangelho, Lucas, o evangelista do Ano C, faz uma introdução histórica, para nos dizer que a intervenção de Deus na história da humanidade aconteceu num momento preciso e num lugar bem definido. Em seguida, introduz em cena a primeira personagem, o Baptista:
«foi dirigida a Palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto». Do lugar da sua vocação, o deserto, João vai para a região do Jordão. Anuncia um baptismo de conversão para o perdão dos pecados. Para esclarecer a missão que João é chamado a desempenhar, Lucas cita uma frase do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’ (Is 40, 3-5)».
Esta linguagem deve ser entendida como símbolo de uma outra realidade.
Na linguagem bíblica:
· os caminhos tortuosos são as escolhas insensatas, as situações de injustiça
· os vales que urge altear são as desigualdades económicas
· os montes e as colinas representam ‘a vã soberba de mandar’, a arrogância de quem pretende de todas as formas impor-se com altivez para dominar os que não lhe fazem reverências nem obséquios.
O Reino de Deus é incompatível com atitudes altaneiras e redutoras da dignidade da pessoa e do amor preferencial de Jesus pelos mais deserdados.
Confrontando a realidade que vivemos com esta Palavra, dá-nos vontade de afirmar: nada mudou. Estamos nas mesmas circunstâncias.
Surge e renova-se a promessa: “toda a criatura verá a salvação de Deus”. Deus não reserva a sua salvação a alguns privilegiados. Ele oferece-a a todos.
Ninguém será excluído por Ele. O ser humano, considerado no seu aspecto frágil e sujeito ao fracasso, comete erros, sofre a solidão e o abandono.
Mas o Senhor proclama: mesmo o abismo de culpa, por mais profundo e escuro que seja, será visitado e iluminado pelo seu amor: “toda a criatura verá a salvação de Deus”
A Igreja é o novo povo de Deus.
Somos vocacionados ao amor.
Eis que o Senhor vem sempre de novo, com o seu amor fiel. Em caminhada de Advento, preparemos os caminhos do Senhor. Ele conta connosco.
E dá-nos a certeza de que nada O impedirá de realizar, connosco, o seu sonho de AMOR.

Ir. Maria Rosária Nunes (F. M. M.)

5 comentários:

Ângelo de Jesus disse...

Apraz-me registar com muito agrado o facto do Frei Albertino - que conheço pessoalmente e por quem tenho muita consideração - exercer a sua acção apostólica, utilizando as tecnologias que os tempos actuais proporcionam.
Que Deus o ajude e que seja profícua a sua acção evengelizadora.

Ângelo de Jesus

Mª Teresa disse...

Bom dia I. Mª Rosária Nunes,
Gentil (bastante) todo o excelente labor na "decomposição" CLARA de excertos de textos biblícos. Grata,

maresia disse...

Boa noite Frei!
Dou graças ao bom Deus, que não nos exclui dos Seus Planos, não desiste de nos animar a retomar o caminho, "a limar arestas"a alimentar a nossa esperança na vida e nos Amigos...
Neste Advento, diferente dos anteriores que já passei, renovo a minha esperança, nas palavras que a Irmã Rosária nos deixa:
"Eis que o Senhor vem sempre de novo, com o seu amor fiel. Em caminhada de Advento, preparemos os caminhos do Senhor. Ele conta connosco.
E dá-nos a certeza de que nada O impedirá de realizar, connosco, o seu sonho de AMOR."

maresia disse...

Morreu um grande Homem!
De tudo o que ouvi nas notícias, ficou-me esta frase:
"Não vejam em mim um santo, mas um pecador que não deixou de tentar. "
Que Deus o acolha na Sua Paz.

Mãe Lena disse...

Este ano resolvi mudar a vivência do Natal na minha casa. Talvez, porque chega o grande dia e... sinto um vazio olhando em meu redor.

Resolvi fazer o que sinto, o que há muito tempo sinto... Viver o Natal com todos os cá de casa.

Tal como foi proposto por ti, como Capelão do Colégio Maristas de Carcavelos, imprimi o que estava no site e fiz uma coroa do advento, comprei velas e refletimos, rezamos, sentados à volta da mesa, num momento de oração.

Enriquecedor, quer para a mais nova de 5 anos, quer para o mais velho de 46.

Obrigada por continuares a semear por onde passas, na certeza que haverá quem cuide para dar fruto.

Bem-Hajas, que Deus te abençoe e que a Nossa Senhora do Advento te proteja.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você