Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

01 janeiro 2010

ANO NOVO: Retalhos 2

“ANO NOVO, VIDA NOVA”, assim reza o dito popular que se repete ao longo de gerações.
O ano 2009 termina e 2010 começa.
É engraçado que sempre me recordo do medo que se tinha por passar o ano 2000. Diziam os anciãos que “a dois mil chegarás, de dois mil não passarás…” (profecias do Bandarra, creio).
Na Missa de ano novo, na minha aldeia, lembro-me de nesse ano ter feito uma homilia de esperança, de confiança num futuro promissor. Era fácil fazer brilhar os olhares temerosos pelo futuro; estavamos a celebrar o ANO JUBILAR do nascimento de Cristo, em tão boa hora proclamado pelo Venerável João Paulo II.
Já estamos uma década à frente do (mal) dito precónio do Bandarra. Deus seja louvado.
2009 foi para muitos um ano de muitos sacrifícios, as doenças, a crise económica, a falta de valores, o desrespeito por parte de políticos para com os concidadãos, o ambiente e o respeito pela Mãe Terra relegados para um plano que só daqui a décadas voltará a poder pensar-se – já que o mundo se reuniu em Copenhaga para pouco ou nada – a inércia de alguns sectores da Igreja para com as razões no nosso CRER e da nossa ESPERANÇA: JESUS CRISTO PRESENTE NOS CRISTÃOS.
Os valores da família vão sendo feridos a cada passo, a educação parece continuar sem rumo e o sentido do religioso e da relação com Deus quer recuar ao tempo do exílio da babilónia…
Terá Deus que mandar de novo Isaias, Elias, Eliseu, João Baptista ou outro Profeta? Terá Deus que Incarnar de novo na nossa fragilidade humana para que O olhemos com um olhar renovado e o mundo recupere a força de quem quer fazer novas todas as coisas?
“Um Menino nos foi dado, um Santo nos nasceu. Será chamado príncipe da paz”, porque “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua Glória de Unigénito do Pai, cheio de Graça e verdade”…
assim temos cantado nestes tempos últimos.
Então que nos falta para fazer deste tempo um tempo novo para toda a Humanidade?
Estamos muito aquietados, esperando que os outros façam e sem perguntarem o que posso eu fazer? E o mundo espera… desespera talvez…
E iniciamos o ANO 2010.
Hoje celebramos, em primeiro lugar, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador. É impossível olhar o mundo sem este SIM DE MARIA. Pergunto muitas vezes que seria o nosso mundo hodierno sem esta Mulher de Nazaré.
Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. Ainda ontem viamos na comumicação social mais um duplo atentado no Iraque e outras tantas guerras que teimam em vencer os desejos e orações pela paz.
Celebrando este primeiro dia do ano civil celebramos o reinício de uma caminhada percorrida de mãos dadas com Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude. Não tenho dúvida de que, no meio das tempestades da vida, Deus se vai fazendo presente em tantos gestos e sinais que por tão simples que são não os vemos ou simplesmente não os queremos ver. Mas continuo a acreditar que Deus está e reinicia caminho connosco. Só temos que lhe dizer “sim” e levantar a cabeça para olhar bem longe o caminho que Deus nos acena.
Mas tenho aqui que fazer referência a um outro facto que marcou este ano que termina. O RETALHOS 2, este espaço que continua a ser de todos e para todos.
Foi no amanhecer do dia 1 de Janeiro de 2009 que nasceu o RETALHOS 2 porque o “Retalhos” já estava muito pesado e muitos não conseguiam visualizá-lo como seria desejável.
UM ANO DE RETALHOS 2.
A amizade que deu orígem ao RETALHOS continuou a ser primazia neste novo blogue.
Espaço de reflexão, oração, música, partilha, louvor e amizade.
Só assim é possível ter força para manter este espaço como ele tem sido mantido. Quero que saibais que todo o tempo dedicado ao blogue o é mais por causa de todos vós do que por mim mesmo. É quase um compromisso de honra por saber que muitos iniciam aqui o seu dia e outros o terminam.
Muitos aqui vêm diariamente e várias vezes em busca de paz, de serenidade ou de uma palavra amiga, falada, lida ou cantada.
Muitos entram através de outros servidores ou motores de busca, em Portugal ou em tantos outros paises. Entram, talvez saiam de imediato ou talvez fiquem um pouco e regressem mais tarde.
O tempo dedicado ao RETALHOS é o TEMPO DEDICADO aos AMIGOS…
Quero
neste dia de aniversário para o mundo e para o Retalhos agradecer a Deus tudo o que me concedeu na Sua infinita misericordia, a começar pela FAMÍLIA e estendendo-se aos AMIGOS, a vós que sois pedras vivas do meu caminhar.
Quero implorar a paz para o mundo, a saúde e dignidade para os doentes e idosos, o bem estar e condições de segurança e educação para todas as crianças, mormente para as marginalizadas ou feridas na sua dignidade, discernimento para os políticos a fim de criarem a estrutura necessária para o bem comum da sociedade, caminhos de esperança para os adolescentes e jovens, prosperidade e paz para as famílias, a minha e a de cada um de vós, tendo presente as dificuldades decorrentes do nosso tempo com tão poucos valores familiares.
Quero pedir a Deus e a Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, que neste ano a Igreja seja verdadeiramente “Mãe e Mestra” - como dizem os Documentos do Concílio Vaticano II – a fim de que, ao celebrarmos ainda o ANO SACERDOTAL, todos os Sacerdotes – eu mesmo em primeiro lugar – saibam ser o olhar e a misericórdia de Deus através dos seus gestos e palavras, por um testemunho cada vez mais coerente com a VERDADE DO EVANGELHO que somos chamados a anunciar.
Por fim, que os RETALHOS (
http://betus-pax.blogspot.com e http://betus-pax2.blogspot.com) continuem a ser lugar de encontro e partilha. Só assim valerá a pena chegar ao fim de 2010 com o sentimento de acção de graças por tudo o que aqui se vai construindo em cada dia.
A todos vós o meu sincero agradecimento pela amizade, carinho e dedicação.

QUE DEUS VOS ABENÇOE E VOS GUARDE.
VOTOS SINCEROS DE UM NOVO ANO ABENÇOADO POR DEUS.

Frei Albertino Rodrigues OFM

15 comentários:

Alda disse...

Faz, ó Deus, que eu encha cada minuto da minha vida, que eu te possa entregar a página deste ano que agora começa, cheia.
Talvez com erros, mas cheia.
É no tempo que tudo cresce.
Vou começar, hoje mesmo já a preenchê-lo, mas sempre lutando pela verdade e honestidade.
Obrigada meu Frei, por tanto.
Feliz Ano Novo.
Paz e Bem
Alda

lena disse...

“ O Senhor te dê a Paz e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e te favoreça! O Senhor volte para ti a sua face e te dê a Paz!” (Nm 6, 14-16)

Com estas palavras de bênção inicio este ano. Deus nos abençoe e nos guarde na Fidelidade. Faça brilhar sobre nós a Luz do Seu Amor e a Sua face se revele em nossos corações: Jesus com o Senhor das nossas vidas. Ele derrame em nossas vidas a Paz e a alegria. Este é o meu desejo profundo para cada um de nós…

Em espírito de Natal, vivendo o mistério de Amor simples e humilde de Jesus encarnando em nossa história, agradeço o Ano que terminou e todos os Dons que Deus na Sua infinita bondade me concedeu. Registei nele 365 dias no serviço aos mais pobres. Recordo cada dia que passou, as lutas que enfrentei, o quanto sorri e chorei e todos os momentos que no mais profundo de mim mesma Te procurei. Recordo tantas flores belas, que colhi neste jardim hospitaleiro e as mãos cheias de esperança que espalhei ao meu redor. Recordo todos os rostos que buscaram em mim um pouco de Ti…E o Amor que soube dar-lhes, foram muitos dias de Vida e Graça que jorrou do Céu e passou por mim. E esses dias completaram um Ano. Obrigado Senhor pelo ano que terminou, OBRIGADO por TI e por tudo o que me deste…Abre o meu coração ao novo ano que hoje inicia, com Esperança, Alegria e Paz no Coração.
Quero acolher 2010 sob a protecção especial de Maria, Mãe de Deus e minha Mãe unida a toda a Igreja …Maria olha-me com ternura, comigo percorre o caminho da hospitalidade e me abençoa, fazendo-me experimentar a Vida em Plenitude que brota do coração de Seu Filho. Ao seu coração de Mãe confio a Vida e Missão de cada homem e mulher, a realidade concreta de cada um (uma), os desejos e sonhos que temos no coração… Com Ela quero ser Vida inteiramente disponível para o serviço do Reino vivendo a gratuidade e a alegria da entrega, meditando em meu coração os sinais de Vida que interpelam a Hospitalidade e o mundo actual…
Maria minha Mãe (nossa Mãe) a todos nos acompanhe no caminho, ilumine nosso SIM diário e ensine a Verdade do AMOR…
Feliz Ano de graça 2010!

Sirlene disse...

Frei Albertino,
Linda página...quanta beleza demonstrando seu carinho para conosco, qta pujança nessa alma em plena florescência a serviço do Reino, qta vida o sr transmite...Benz`Ó Deus! Uma festa bem celebrada!A meditação merece comentário à altura, tão profunda, tão comprometida com o mundo e a hora passante...alimento para os 365 dias do ano entrantes...
Sobre o aniversariante Retalhos, também oportuna consideração sobre o seu papel como enlaçador de corações por onde quer que ele alcance, da minha parte, minha gratidão não somente ao sr como mentor mas a todos que participam com tão ricos comentários que igualmente são buscados e ansiados os seus conteudos.Uma bênção mesmo este blog em longevidade...difícil isto entre blogs!
Saúdo a cada um dos irmãos desta querida família Retalhos integrando aos cumprimentos do Frei os meus . Que em 2010 sejamos diariamente presentes, neste cantinho que não deixa de ser a nosso modo, uma forma de trabalho por um mundo melhor
Sirlene

fiducia disse...

Começo por dar os Parabéns ao "Retalhos 2" e a todos os que dele fazem parte, confesso que sou daquelas pessoas que cá venho todos os dias mas raramente partilho os meus pensamentos ou ideias, mas vou tentar sair do "meu cantinho" e partilhar mais. É bem verdade que, nos inicios de cada ano, nos vem à mente o ditado "Ano novo, Vida nova" e durante os primeiros dias até tentamos melhorar alguma coisa, que no ano anterior achámos que não estava bem. No entanto, bem cedo nos esquecemos de tudo... espero sinceramente, continuar e não esquecer tudo aquilo que tenho como objectivo para 2010. Desejo a todos um Ano com muita Saude,Serenidade,Alegria e Misericordia.

mariana disse...

Celebramos a Solenidade da Maternidade de Nossa Senhora e também o Dia Mundial da Paz.
Podemos, sem dúvida, ver nexos profundos, entre as duas celebrações. Com efeito, a garantia de que o bem e a paz vencem o mal e a violência e que a paz nos vem d'Aquele que, sendo Deus, nasceu como homem no seio de Maria. ELE é o «Príncipe da Paz». MARIA, por sua vez, viu realizadas em si mesma e em favor do povo de Deus grandes maravilhas. Ela, que acreditou, é exemplo para cada um de nós e para a sociedade de que a Confiança e a Esperança em Deus não nos decepciona. De fato, tudo pode ser mudado pela fé e pela confiança de que não estamos sozinhos na empreitada da construção da paz. A fé é uma disposição para aceitar a vontade de Deus nas nossas vidas, disposição capaz de renovar e transformar. MARIA, por causa de sua fé e da sua adesão incondicional a Deus, pôde contemplar as maravilhas que só o Altíssimo, actuante nas nossas vidas, pode realizar.

Quero aqui desejar a todos, “Família Retalhos” e particularmente a si Frei, PARABÉNS por este espaço de encontro, fruto da sua dedicação e empenho. Procuremos em cada dia, fazer dele, reconciliação e renovação espiritual, a paz que vem da fé e da confiança em Deus; a paz que podemos construir pelo reconhecimento dos valores fundamentais; a paz que acontecerá à medida que buscarmos e soubermos receber como “Dom” a verdade sobre nós mesmos.
Que Maria Santíssima, com o seu "Sim", seja a nossa inspiração. Como Ela um dia cantou, possamos cantar também no ano que se inicia: "Grandes coisas fez em mim o Todo Poderoso" (Lc 1,49).

Avó Joaquina disse...

Amiga Sirlene gostei muito desta sua última frase:
"Que em 2010 sejamos diariamente presentes, neste cantinho que não deixa de ser a nosso modo, uma forma de trabalho por um mundo melhor..." e no ano que acabou uma coisa importante aprendi, (entre outras claro)que com estas novas tecnologias também se pode fazer um mundo melhor.
E neste Natal "um Menino nos foi dado" e que Bênção traz com ELE. Em boa hora o colocamos bem visível na janela da nossa casa. E peço desculpa por contar aqui um pequeno episódio que aconteceu na minha casa; o meu neto veio visitar-me depois do Natal e quando chegou perguntou-me: avó o Menino Jesus deixou aqui prendas para mim? E eu respondi:
Não meu querido, não é o teu aniversário, é o dELE, por isso o Menino Jesus é que deveria perguntar que prenda tens para ELE.
O meu neto olhou para mim e disse simplesmente: Ah, pois é.
E eu digo, perdoa Menino Jesus o nosso egoísmo, só pensamos em nós.
Bom Ano para toda esta Família Retalhos.

Anónimo disse...

Bom dia família Retalhos,
Que o RETALHOS 2 continue a acompanhar nosso quotidiano pelo 2010 adiante, enfim, e, sempre de cara LAVADA, nos acompanhe pela 2ª década deste segundo milénio...
São os franciscanos amigos da Ecologia, certo? E porque não inciar esta década tentando "salvar" o Ambiente? Se ... se fossem engendrandas medidas simples, (a usar no nosso quotidiano), para ...envolvermos nosso comportamento numa filosofia ECOLOGISTA? - Não com vista a SALVAR a Natureza (mas, comecemos em casa (pode ser que se "contagiem" vizinhos) ...e, recorde-se aqui um "VELHO" ditado, bom dispenso-me de o repetir... ele será mesmo muito antigo...
Atribui no passado muito tempo contabilizando despesas associadas a tanto "gesto" que agravava poluição... Na altura seria bem jovem, me parecia que se poderia SALVAR toda a Natureza... hoje, creio ainda que podem ser dados passos bem pequenos, mas SEMPRE contribuindo para a PRESERVAÇÃO do meio ambiente. Me perdoem, poderiam os franciscanos estar envolvidos neste SONHO? - Muitos de meus amigos SÃO até vizinhos ... (próximos de morada mas não de Religião) PRATICAM TANTO GESTO bem apreciado pelo Senhor Nosso Deus!
Seremos BASTANTES se TODOS dermos um passinho CURTO... Acreditem! Conto com vosso apoio ! Sugestões, ideias, tudo será bem recebido...
Agradecida!
Bem-hajam!
Mª Teresa CC

Anónimo disse...

Acabei de escrever um comentário será que recebeu?

Albertino disse...

Paz e bem!

Todos os comentários/partilhas chegadas até ao momento estão publicados acima.
Caso o seu não esteja peço o favor de nos voltar a reescrever o que partilhou porque todos os pequenos retalhos são a força deste RETALHOS.

Agradecido.

quina disse...

SENHOR terminou o ANO 2009 e TU nos dás um presente o ANO NOVO.

Chegar aqui a 2010 com SAÚDE; PAZ e ALEGRIA GRAÇAS te damos SENHOR.

No final de cada Ano devemos fazer uma análise profunda, pensar meditar e rever o que foi o ANO VELHO.

E tomar a decisão de pedir ao SENHOR que nos ajude a despir da roupa velha, dos preconceitos, dos medos,
da insegurança,de tudo o que não faz parte da nossa vida de cristãos.

Levar para o ANO NOVO a ESPERANÇA,a FÉ, a
CONFIANÇA,o COMPROMISSO, a PAZ e a certeza do AMOR de DEUS que nunca nos desampara.

É tempo de RECOMEÇAR.

Parabens FREI pela FAMÍLIA RETALHOS que criou para nós como disse, pela qual lhe estamos muito GRATOS
e continue porque já não podemos viver sem este CANTINHO ABENÇOADO.

FELIZ 2010

maresia disse...

Em primeiro lugar quero dar os Parabéns ao nosso querido RETALHOS2 PELO SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO. Desejo-lhe uma longa vida, para bem de todos nós, FAMÍLIA RETALHOS.
Em segundo lugar gostaria de dar os parabéns à nossa Amiga Mª Teresa CC pelo FELIZ desafio que a todos nos lança. Logo que seja possível aqui virei partilhar o Excelente trabalho/Projecto de Educação Ambiental que estamos a viver na nossa Escola. Amiga tem toda a razão; é urgente uma mudança de atitude face ao PLANETA TERRA se queremos ter FUTURO. E com S. Francisco como Patrono, vamos deitar mãos à obra. Até breve e muito Obrigada.

Anónimo disse...

Família Retalhos,
Paz e Bem!
Bom, confesso que SEMPRE urdi ter sido o propósito aqui expresso que gerou a criação deste RETALHOS... mas secretamente posso também forjar alguma alegria em FA, ao engendrar o mecanismo para registo do número de suas "visitas"(RETALHOS)...
Só mais um apontamento: cuido que "MUITOS imploram a Paz!"- mas, porque não ,atribuir a cada um de nós um papel ACTIVO para a atingirmos? Certo é que Deus nos protege, mas também sabemos que na Terra "impera" o Livre Arbítrio... Vamos pelo menos (continuar a)expressar nossa Vontade (PAZ).
Certamente a TODOS desejo um ÓPTIMO 2010.
Bem hajam,
Mª Teresa CC

Anónimo disse...

Família Retalhos,
Continuo a louvar atitude de Papa Paulo VI criando dia da Paz... Se ele não tivesse essa denominação, nada, mesmo NADA, melhoraria... Pontualmente sempre se registam acontecimentos "agradáveis" sob o pretexto de se comemorar o dia da Paz!
Saúde e boa temperança,
Mª Teresa CC

Teresa Calcao disse...

Que 2010,seja o Ano que faca a diferenca no coracao da Humanidade.....Paz e Amor!!!
God Bless,

Maria Teresa disse...

S Francisco,
Imagina as mãos cheias de Irmãos que se espalham neste Planeta, todos Louvando o Senhor, Pedindo Sua Misericórdia...
e, sempre acreditando Que Ele irá interceder por Todos (os que Bem agirem, por certo...).
FA,
À escala humana continuo atribuindo toda a Paz e Tranquilidade alcançáveis (em 2015 e...!
Abraço de Paz e Bem!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você