Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

26 janeiro 2010

Somos Faróis no Mundo

Cada crente, um farol - Mt 5:13 a 16
Estava pensando sobre um farol.
Fui ver o que significa. Então comecei descobrir algumas características dos faróis. A medida que fui descobrindo fui pensando na família, porque é justamente o que este texto da palavra de Deus tenta nos mostrar: Deus coloca cada um de nós como um farol referencial nesta terra. Eu não quero simplesmente passar por esta vida. Não estou preocupado com monumentos ou coisas, eu quero ser um instrumento de Deus nessa terra, eu quero ser uma bênção. Sabe porque? Porque tudo mais vai passar, mas as coisas da graça de Deus que semeamos são eternas, estas duram para sempre. Você é um farol, sua casa é farol.O que o farol faz.
I - Farol é um referencial a longa distância para quem está chegando, procurando terra firme. Desde os tempos antigos os faróis ou aquelas fogueiras que eram colocadas na beira das praias nas montanhas estavam dizendo para o navegante no meio da escuridão, onde ele tinha que colocar a proa do navio e ir, em que direcção ele devia navegar. Assim acontece na nossa vida, existem referenciais de Deus que podemos perceber a longa distancia, e Deus nos abençoa através destes referenciais. Foi isso que Jesus disse quando expressou somos a luz do mundo. Como é bom termos referenciais, as vezes a gente imagina que sabe tudo ou conhece tudo e na verdade o que acontece é que no meio das tempestades da vida, a gente vai descobrindo que não sabe tanto assim. E aí, a gente precisa ver aquele farolzinho brilhando e dizer: Olha, tem terra firme pra lá, eu preciso ir naquela direcção, naquele rumo. Eu não sei como está sua vida, mas se você está aqui hoje é porque Deus colocou um farol, alguém perto de você. Somos defeituosos, não tem ninguém perfeito, mas muitos estão tentando brilhar, e se você pode enxergar um pouquinho da luz de Jesus, coloca a proa do teu barco na direcção desta luz que você vai encontrar terra firme.
II – Os faróis são instrumentos de localização do barco no meio do mar,
Existem cartas marítimas que marcam a posição exacta dos faróis. Se eu estou afastado da terra, consigo enxergar a luz de um farol e do outro. Da minha posição eu formo um triângulo e através deste triângulo eu posso dizer exactamente onde eu estou dentro da carta, eu consigo saber me localizar no meio do mar. Deus coloca marcar referenciais na nossa vida para que possamos entender ou achar o caminho no meio da nossa rota de vida. São faróis de Deus na nossa história, Você olha para eles e olha pra você mesmo, então consegue identificar a que distancia você se encontra deste lugar. Deus colocou faróis perto de você, e onde a luz de Deus esta brilhando, era o lugar onde você deveria estar. Se você não esta ali, veja que distância está, Deus está te dizendo através destes faróis se você está perto ou longe. Você que é farol de Deus em volta de tanta gente, cuide da sua luz, não a deixe apagar, porque este brilho da graça de Deus, do poder de Deus e da glória de Deus, há-de ser usado pelo Espírito Santo mesmo que você não saiba como nem quando nem de que jeito. O teu papel e polir as lentes, é limpar o farol, é por o azeite, é permitir que não se apague de jeito nenhum. O azeite é a unção e acção do Espírito na sua vida, sem essa unção não funciona e não tem luz. Se você quiser acender só o pavio da lamparina, ela vai fumegar vai cheirar mal mas não dará luz nenhuma, mas, quando você põe o azeite, ela acende a luz e não queima o pavio. Na vida é assim, eu preciso do Espírito Santo de Deus, essa unção é que faz brilhar mais intensamente a luz.
III – Alguns faróis são sinalizadores dos perigos.
As maneiras como eles piscam, e as cores de luzes que eles usam, faz com que as pessoas saibam que aquela é uma área perigosa, tem um banco de areia, um recife, ondas muito fortes ou há correntes que arrastam para praia, e a embarcação não deve chegar naquele lugar. Deus tem colocado faróis a nossa volta e maneira de como eles estão piscando para nós está dizendo, opa! Vai devagar, por aqui não, muda a rota, cuidado!!
!Pais e mães, Deus colocou vocês como um sinalizador. Seu modelo de vida pode ajudar ou atrapalhar seus filhos. Já parou para pensar nisso, você pode ser uma bênção ou pode ser uma maldição. Cuida para que a tua luz seja bênção, para promover bênção. Tem alguns faróis intermitentes, Você já viu uma luz intermitente, fica piscando, piscando, piscando, parece até chato de olhar para isso. Quando alguém está dizendo, olha o perigo, olha o perigo, olha o perigo, parece chato. Caros jovens e adolescentes, cuida, porque algumas luzes intermitentes estão dizendo: pára por aqui, não vai além, olha o perigo, olha o perigo. Alguns vão dizer pra você: Você é bobo, você não está entendendo o que é vida, experimenta tudo, faz de tudo. Eu vou dizer para você, experimenta não, porque você não precisa descobrir as desgraças, descubra sim as bênçãos que Deus tem para você.Tem muita gente crescida, mas que é tão criança, e não aprendeu ainda a viver, já deu tanta trombada na vida, e não descobriu que existem faróis referenciais dizendo por aqui não. Por aqui não. Por aqui, não. A tua casa está doída e machucada porque você não tem ouvido estes faróis de Deus que dizem para você: Por aqui, não!!!. Família, Deus colocou vocês para serem bênção, não tenham medo de ser farol referencial, a gente está aprendendo no mundo de hoje que na educação dos nossos filhos eles são tão independentes que a gente não deve interferir muito. Eu quero dizer para você que se for preciso pular na frente para que ele não caia no precipício eu quero pular. Eu sei que vou me ralar, mas quem vai fazer isso por eles. Seja um farol, Seja um farol, Seja um farol.
IV - Uma coisa que eu aprendi sobre farol é que nem todo farol consegue ficar na costa, alguns faróis têm que ser instalado sobre bóia, e alguns até sobre navios que ficam estacionados naquele ponto.Eu descubro que na nossa vida é assim, nem todo lugar para ser farol é um lugar de acomodação, às vezes eu tenho que me colocar na região de perigo para dizer, é aqui, e nessa hora que eu tenho que fazer diferença.
V - A última coisa que aprendi sobre faróis, Faróis têm uma missão preciosa.
Há um farol, há sempre um farol na entrada do canal de qualquer porto, e a maneira de como ele pisca e a cor da sua luz ele esta dizendo exactamente isto, é aqui o caminho seguro, pode entrar no porto. Olhando a ilustração que Jesus deu, que nós somos a luz do mundo, eu aprendi que nos fomos colocados nesta terra não apenas para sinalizar, mas para dizer, entra comigo pelo caminho. Deus nos coloca nesta vida para segurar na mão de algumas pessoas e dizer é aqui, vem, a gente vai andar junto. Deus nos coloca como faróis referenciais para dizer: Olha, o caminho é Jesus. A verdade é Jesus. A vida é Jesus. Pega na minha mão, vamos andar juntos com Jesus. E aí, eu descubro que ser farol não é apenas uma coisa de longa distância. Ser farol é andar junto com alguém. Ser farol é fazer da sua vida algo que faça a diferença para a eternidade na vida de alguém. Seja um Farol. Deus nos coloca perto de muitas pessoas todos os dias para ser um farol. E fazer diferença.

Por: Pr Milquizedeque

11 comentários:

Ulisses disse...

Frei, você deve colocar o nome do autor do texto logo no início.
Obrigado.

Albertino disse...

ULISSES

Paz e bem.
Nas metodologias científicas que estudei, e nas que continuo a estudar - elaboro neste momento uma dissertação de Mestrado - nunca vi nenhuma norma para que o nome do autor do autor esteja no início.
Isto não significa que não acolha a sugestão, acolho com toda a humildade porque, como diz na introdução ao seu blogue - que não me foi permitido visualizar - nada há que não possamos aprender e eu quero aprender sempre e cada vez mais.
Por isso obrigado contudo, não alterei ao texto a formatação da fonte de onde foi retirado e como lá estava o nome do autor no final, por respeitos autoriais/publicação ficou tal como estava.
Grato pela visita e se puder deixe-nos visital o seu blogue. Certamente muito tenho eu / todos nós a aprender consigo.
Grato.

M.ª Teresa CC disse...

Bom dia Família Retalhos,
Que bonito! Sem dúvida eu me apresso a reconhecer muito FAROL à minha beira! Muitos também estão já lá no Céu me esperando...
Certamente será uma perfeita aventura enfrentar o Mar... Todos nós (humanos) podemos reconhecer UM, DOIS, ... faróis à nossa beira. Aos faróis que me atrevo a reconhecer, remeto para um dossier com outra denominação...
Mas, muito sensata e bem urdida esta denominação: os faróis apresentam LUZ intensa, forjo eu que não domino as artes maritímas. Constato serem IMENSOS os FARÓIS! Para Ele acredito, será indiferente nós aceitarmos esse papel: Importante MESMO será a NOSSA VONTADE!
Obrigado a Pr. Milquizedeque, sempre.
Assim seja,
Mª Teresa cc

maresia disse...

LINDO LINDO LINDO!
E muito, muito OBRIGADA EM NOME DE UM VELHO LOBO DO MAR, O MEU PAI.
Há vinte e três anos ele partiu para o céu e durante quarenta anos este Farol indicou-lhe o caminho de regresso a casa. O regresso dos barcos BACALHOEIROS que regressavam a Bom Porto, depois de muitos meses na pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova, Gronelândia.
No dia em que os BACALHOEIROS chegavam, ninguém ia à Escola, pois era o regresso do nosso pai, após meses de ausência. Muito haveria a contar destes tempos mas ficamos por aqui antes que lágrima de saudade comece a cair...
Em nome do meu Pai, Obrigada Amigo. Deus o abençoe e S.Francisco seja sempre o seu Farol.

Ulisses disse...

Frei, obrigado por sua atenção. Já vi em muitos blogues a prática de colocar no início o nome do autor de textos citados, dado que no fim é sempre indicado o nome do autor do blogue. Mas é claro que o Frei pode fazer do jeito que gostar mais, pois este espaço é o seu, e o que importa é mesmo o que a gente lê e que tenha qualidade. Quanto a metodologias de trabalho científico, há muitas, dependendo das Universidades, das Faculdades, e às vezes até mesmo do Professor com quem a gente está trabalhando. Frei, tenho muito experiência disso, pode crer! A propósito do meu blogue, está "em construção". Logo que esteja online, eu partilho com você.

lena disse...

OBRIGADA FREI! É MUITO BONITO. GOSTEI
Encontrar em Jesus o FAROL da nossa Vida, a pedra preciosa do nosso coração é um modo de nos colocarmos sempre a cantar as sinfonias do AMOR…Se ELE é o nosso FAROL, a nossa Vida, a nossa Paixão, o Amor que nos conquista e nos apaixona, encontramos o dinamismo interior do nosso “ser” e do nosso coração…Cristo nosso Farol, é Alguém que nos ama, Alguém que nos polariza o coração… Centremos n’ELE o nosso ser, o nosso amor e a nossa vida…Coloquemos o nosso coração neste único Farol, Jesus Cristo, que é nossa Alegria, nossa vida, nossa razão de viver.
ELE é o nosso único Farol que merece o nosso ser, o nosso amor, a nossa vida e o nosso coração… O resto por melhor que seja é lixo como nos diz S. Paulo. Só Cristo nosso Farol, nosso tesouro, nossa pérola preciosa nos faz felizes…
Sejamos nós também faróis a iluminar caminhos de quantos precisarem de nós. Que sejamos capazes de contagiar e irradiar luz com a nossa maneira de ser e estar junto das pessoas: no acolhimento, na escuta, no trato, num sorriso, na disponibilidade, no serviço alegra e gratuito, em todos os nossos gestos…

FIDUCIA disse...

QUE LINDA FOTO E QUE LINDO FAROL...Duma forma muito breve, quero deixar aqui registado um grande agradecimento a 4 amigos(as) que de certa forma marcaram e marcam a minha vida, sendo farol a indicar caminho e a nunca desistirem de mim. OBRIGADA.
ABRAÇO

Teresa Calcao disse...

Que lindo post Frei....que os farois que vou encontrando ao longo do meu caminho, mantenham a luz bem ardente,para que eu nunca me sinta perdida e assim poder chegar sempre a "Bom Porto".
God Bless You!

mariana disse...

Gostei Frei. Agradeço Tb. ao Pr. Milquizedeque.
Só Jesus Cristo pode ser o nosso Farol.
Só ELE é a Luz do Mundo... o Caminho a Verdade e a Vida!
O Farol nos aponta para o Alto, esse Deus que é eterno, pois as coisas do Alto não nos decepcionam. No entanto, as coisas da terra têm um tempo, uma validade.
É isso que nós queremos pedir ao Senhor , "Nosso Farol", que nos guia à distância, a graça de olhar as coisas eternas. Nós Lhe pedimos, a coragem de olhar aquilo que não passa, de não desanimarmos com as tribulações, com os problemas e as enfermidades, mas olhar as promessas de Deus.

Por isso Senhor Jesus, vem encher-nos de coragem para que não paremos nos problemas, pois não queremos parar naquilo que passa, mas ultrapassar pela fé. Queremos caminhar em direcção a Deus sem olhar para trás, sem olhar o passado. E olhando para o Senhor, olhar também para as pessoas, olhar o mundo de uma forma nova, com o coração renovado e transformado. É isso que te pedimos Senhor: a renovação do nosso interior.
Família Retalhos peço a vossa oração.
Estou com um pé partido,(imobilizado) e ele me faz muita falta para ser os pés do Senhor...!

sirlene disse...

Frei Albertino e Família Retalhos
Gosto muito de visitar este site da Igreja Batista, indicada que fui por uma colega evangélica já há uns anos.São sempre meditações edificantes, como esta sobre o Farol.Como nos interpela, lembrando muitas vezes as meditações do " Imitação de Cristo" quando nos leva de um extremo a outro, indicando-nos o que somos de importantes e grandiosos, ao mesmo tempo nos faz ver as mesquinhas e vis mazelas pessoais, mostrando-nos as responsabilidades e limitações para as quais devemos montar guarda!
Embora aqui o enfoque seja o ser farol no aspecto espiritual, vejo também a sugestão de que precisamos ser e somos farol no âmbito profissional,e no corre corre do dia a dia: querendo ou não somos exemplo e há mais olhos nos mirando como exemplo, do que podemos imaginar...até mesmo na expressão facial...porisso aquele ditado popular procede: "o coração é seu, pode sofre...o rosto é do próximo, deve sorrir"...Não é Frei?
Mas se dependesse só do sorriso o ser farol...até que seria muito fácil esta missão!
Paz e bem para todos!
Em tempo:Mariana, estou rezando para sua reabilitação e fazendo mentalmente massagens que aprendi a fazer à distância,sinta o calorzinho dos meus afagos no seu pezinho...

mariana disse...

Origada Sirlene.
Acredito plenamente, e CONFIO na Misericórdia de Jesus. Acredito que isto foi uma prova, mas que Ele me vai restabelecer em breve. ELE precisa dos nossos pés, e de tudo o resto, para estarmos ao seu serviço.
Vos sentir tentar sentir os seus dedos, porque eu só sinto mesmo o frio de tanto gelo.
Abraço

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você