Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

02 fevereiro 2010

Consagrados na Alegria

Hoje celebramos o dia da APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO.
É também o DIA DO CONSAGRADO.
Quero partilhar cinvosco este vídeo que encontrei e que mostra bem o que devemos ser NÓS OS CONSAGRADOS... Alegres na Vida e na Missão.
Aqui fica a entrevista de Jô Soares à Irmã Mary Ellen.
Escnadalizem-se os Religiosos e Religiosas instaladas e sem vida...
(Desactivar na coluna da esquerda a música do blog)

MUITO TEMOS NÓS, RELIGIOSOS QUE APRENDER SOBRE O SIGNIFICADO DE IR ÀS FONTES DOS NOSSOS CARISMAS....

10 comentários:

Lena disse...

OBRIGADA FREI! Pelo clipe vídeo. Está interessante.
O rosto desta religiosa consagrada, transmite alegria, felicidade, encanto, pela entrega ao Deus da Vida. Abertura à comunidade e ao mundo. Mostra-se feliz e alegre na missão que escolheu… Gostei. Assim seja eternamente…

Esta Festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, celebrada hoje, (2 de Fevereiro), quarenta dias depois do Natal, radica a escolhe deste dia como momento indicado para celebrar a vocação e a missão das consagradas e consagrados.
A vida consagrada revela-nos que só uma esperança activa se faz compromisso e vigilância. Sabemos em quem acreditamos.
A Alegria, o Encanto, o Enamoramento, a capacidade de Entrega, o Testemunho de Felicidade, a Audácia da Missão, a Valentia da Generosidade e a Heroicidade de vidas dadas no silêncio da contemplação ou na vanguarda da Missão, desenham o rosto da consagração do nosso tempo…Somos eleitos amados de Deus…
Os consagrados (as) não vivem alheios à realidade nem são insensíveis aos problemas, nem tão pouco se sentem intocáveis diante da fragilidade humana ou imunes perante o pecado. Sabem-se, isso sim, chamados por Cristo e enviados pelo Espírito para a Missão. E isso lhes basta. Pedem diariamente a Deus que nada turve a limpidez da entrega nem ensombre a alegria da Fidelidade e reconhecem que transportam em si um tesouro em vaso frágil…
«Como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de sentimentos de bondade, humildade doçura e paciência. Mas acima de tudo revesti-vos de caridade que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a Paz de Cristo, para a qual fostes chamados, a fim de formardes um único corpo. E sede agradecidos.» (Col.3,12,14-17)
Sejamos profetas de acolhimento, de serenidade, de mansidão, a travar a corrente avassaladora da agressividade, no mundo dos homens….sejamos sinal de tolerância, espelho de perdão e da Misericórdia do Pai, coração colocado à miséria do irmão, pronto para a “diaconia samaritana”.
Bom descanso...Frei! PARABÉNS...

mariana disse...

FREI!
Gostei deste vídeo. Seduziu-me!
O Consagrado à Vida religiosa, e todos nós que o somos pelo Baptismo, é chamado a viver na Alegria e para a Alegria do "Reino".
Não são pessoas alheias à vida do mundo, mas pessoas inseridas no mundo. Que fazem da sua vida, uma doação e entrega total a Deus.
As suas mãos, são mãos que consagram, e nos dão Jesus sempre que o comungamos.

Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!

A alegria é um dos frutos do Espírito (vejamos em Gálatas 5,15-26), então quando dizemos "O Espírito Santo de Deus habita em nós", podemos entender que essa alegria também está aí contida e é algo que flui de dentro para fora. Uma das características que diferenciam o cristão, na sociedade em que vivemos, é esta alegria constante que expressamos interna e externamente, através do júbilo, louvor, música, risos, etc.; e se não formos capazes de nos deixar contagiar por esta alegria, deixai que vos diga, somos cristão mortos...!

Kálita disse...

Depois de muito tempo sem postar comentário deixo aqui minha oração por todos os consagrados...para que sempre dêem resposta amorosa ao Deus de amor que nos chama sempre a sermos sal da terra , luz para nossos irmãos.Ontem também foi a missa de consagração dos membros de nossa comunidade, onde fomos admitidos ao noviciado II.Emocionada e diante do altar disse a Deus meu sim de amor, disposta a ser construida a cada dia mais como missionária, sendo reflexo do amor de Deus para os irmãos.
Frei Albertino, espero que tenha tido um lindo dia do consagrado.
E rezo também para que Deus suscite novas vocações.Precisamos de mais operários, a messe é grande e o povo está sofrendo, necessitado de pessoas que abraçem a causa do evangelho.
Abraços em todos.

(uma religiosa) disse...

Ainda em vivência do dia do consagrado, como Maria também nós somos impelidas pelo Espírito a ir ao Templo do Coração de Jesus e aí renovar a oferta da própria vida. Deus chama-nos e consagra-nos hoje de novo; a Sua voz ressoa em nossos corações e desafia à Fidelidade. Com esta certeza celebramos a vida consagrada em chave de esperança:
- Esperança, porque sabemos em quem colocamos a nossa confiança, quem é o Único que dá sentido de plenitude à nossa existência.
- Esperança que ilumina o olhar e purifica o coração da superficialidade e banalidade, abrindo-o à profundidade da vida centrada em Deus.
- Esperança que nos projecta em caminho, qual peregrinas do reino por dentro e por fora, no serviço e no Amor, no silêncio e na palavra, itinerantes na busca do rosto do Pai.
Ainda em dia da Vida Consagrada, com a alegria de sermos chamadas e agraciadas por Deus com o Dom da consagração, deixemos que Ele nos fale ao coração e confirme a Sua aliança de amor, porque Ele nos escolheu, nos ungiu, tatuou-nos na palma das Suas mãos e a Ele pertencemos.
Que Maria, a estrela da Esperança, nos ensine os caminhos de uma vida consagrada forte na fé, alegre na esperança e audaz no serviço.
Para todas nós feliz dia de acção de graças e sim renovado.
(Uma religiosa)

M.ª Teresa C. C. disse...

"Boa tarde Família Retalhos,
Paz e Bem!
Até ao momento não assisti ao video proposto... mas, atendendo ao texto escrito, vislumbro uma entrevista muito rica entre dois espíritos bem esclarecidos (e, certamente bem distantes...). Daí que, suspeito ter assumido interesse poder escutar esta entrevista...
Consagrado/a, acho que tem imenso carisma poder alcançar esta dimensão! Quando escutar o video poderei aprender algumas coisas... acredito que SIM, e acredito também o próprio Jô Soares não ter ficado indiferente. SUSPEITO...
Mas, a atribuição desta "Classificação"(Consagrado/a) poderá recair em tanta Irmã/Irmão que ainda não chegou tão alto?????????? Almejo que sim (almejar, será um verbo bem desprezado nos dias de hoje...), todo o mortal o poderá(?) alcançar...
Assim seja."

Avó Joaquina disse...

Família Retalhos, começo a pensar que ainda hei-de dar graças a Deus por estas caixas mágicas, os computadores; nunca me passou pela cabeça, que isto nos desse coisas tão lindas. E não escrevo mais nada antes que carregue por aqui no botão errado e isto se apague tudo. Parabéns Frei pelo dom da sua vocação e por tudo o que aqui nos dá; eu penso que isto deve dar muito trabalho.

maresia disse...

Quanta Alegria encontramos no testemunho desta alma consagrada a Deus e ao Serviço dos Irmãos. Fez do projecto de Deus o seu projecto de Vida.
Isto é caminho aberto a todos os baptizados e segredo da Alegria cristã. Deus seja louvado.

fiducia disse...

Apesar de já ter passado uma semana só agora venho partilhar a importância deste dia para mim, não o fiz antes de propósito porque quis deixar passar algum tempo e não o fazer ainda inundada de emoção. Sim, foi dia muito especial em que estreitei “relações” com Nossa Senhora, de certa forma foi uma forma de “consagração” em que me comprometi a ser Seu instrumento e a partilhar com todos o grande Amor que vem do PAI através d’ELA e que traz a paz, a serenidade e a confiança no dia a dia…
Partilho convosco a letra deste cântico que muito me tocou..:
“Inunda o meu ser, inunda o meu ser
Espírito, inunda o meu ser
Com fogo de amor, ó vem sobre mim
Espírito, inunda o meu ser.

Ensina-me a amar, ensina-me a amar
Espírito, ensina-me a amar
Como ama Jesus, ó vem sobre mim
Espírito, ensina-me a amar.

Aumenta-me a Fé, aumenta-me a Fé,
Espírito, aumenta-me a Fé
Com fogo de amor, ó vem sobre mim
Espírito, aumenta-me a Fé.

Ensina-me a orar, ensina-me a orar
Espírito, ensina-me a orar,
Como ora Jesus, ó vem sobre mim
Espírito, ensina-me a orar.”


REZO por todos os consagrados, para que sejam a nossa LUZ .

Mª Teresa CC disse...

Boa tarde Família Retalhos,
Soube justo agora (continuo sem aceder ao video proposto...) que I. Mary Helen GOSTA de jogar futebol...
Ai, acreditem, isso só fez aumentar encanto por tal Irmã...
Simples então: se ela disfruta Felicidade xutando a bola, porque não gruda-la (à Felicidade) ao seu dia-a-dia (ou semana-a-semana; ou mês a mês). Felicidade PODE / É transmitida com toda a FACILIDADE através de coisas TÃO simples (xutos na bola e ATÉ cantando...). Bem hajam,

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Ai, Irmã Mary Helen, posso suspeitar ter recebido mais uma benção? Certo, justo hoje, percorrendo Lisboa 73 minutititos, pisei de novo chão onde APRENDI a andar de bicicleta e, "julguei" avistar ringue de patinagem onde recebi aulas para promover patinagem...
E, tudo isso, pode traduzir FELICIDADE? Acredite Irmã, ela está bem esvaziada (memória, certamente para muita coisa está BERA!) mas continua bem farçola para estas coisas! Conclusão:
Foi "Ele" que segurou estas pontinhas de minha memória... certamente não calço patins nem ando de bicicleta de novo... mas brilho em meus olhos e cores nas faces, ninguém MOS tira! E ganhei-os hoje! Obrigada Senhor!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você