Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

28 fevereiro 2010

Três tendas... É bom estar aqui!

Levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Não sabia o que estava a dizer. Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.» Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto.”
(Lc 9, 28-36)

O texto que se segue foi por mim escrito no Retalhos 1 no em Março de 2007.
Creio que tal como naquele ano pode ser hoje reflexão para este Domingo em que Cristo nos convida a subir ao Monte Tabor e admirar a Glória do Pai que Ele manifesta ao transfigurar-se diante de Pedro, Tiago e João.
Depois de lerdes o texto, e se assim achardes por bem, convido-vos a visitar o texto em http://betus-pax.blogspot.com/2007/03/trs-tendas-caminho.html e ver também as partilhas e comentários que vós, e outros amigos, ali deixastes.
Que este dia seja verdadeiramente um dia em que todos possamos dizer: "Que bom, Senhor! Que bom é estarmos aqui... conTigo"!

O monte é o lugar do encontro com Deus.
As Escrituras apresentam sempre uma subida ao monte onde, lá na Glória, Deus se revela.
Cristo, que mais tarde nos ensina a encontrar o Pai no recôndito do coração, acaba sempre, antes de tomar decisões importantes, por subir ao monte e ficar a sós com o Pai.
Assim foi antes de escolher os seus, na Transfiguração, na hora do Getsemani e, corolário deste encontro de Amor, no monte do Gólgota: o Calvário.
O caminho que Cristo faz não é solitário. Toma consigo três dos seus: Pedro, João e Tiago. Não importa agora o porquê destes, simplesmente importa sentir que Ele não caminha só, leva sempre os amigos, o caminho de Cristo implica caminho de comunhão, tal como no caminho de Emaús.
E lá, no alto do monte, manifesta-se a Glória de Deus; Cristo é já um Homem Glorificado: a luz das suas vestes e a mudança maravilhosa do Seu semblante no-lo revelam, Cristo é Ele mesmo a Glória do Pai.
Moisés e Elias representam algo que fica na história das consecutivas Alianças de Deus com o Povo, através da Lei e da palavra dos Profetas. Mas estes não são a definitiva Aliança, essa é Jesus Cristo, o Filho amado que devemos escutar. Ele é a Palavra última do Pai que, por Ele e n’Ele, se manifesta em Glória. Cristo é a certeza de que o caminho da Lei e dos Profetas jamais morrerá e que, a Sua morte, é a continuação do caminho da vitória, da Luz, da Gloria.
E os três discípulos ali estão, com medo e ao mesmo tempo maravilhados.
“Façamos aqui três tendas…”. Pedro pede mas não para si nem para os outros dois. A maravilha e o espanto é tão grande que parecem esquecer-se deles mesmos.
Três tendas para que Cristo não deixe de ser Glória do Pai junto dos Crentes, os “filhos de Abraão” (Gn 15, 5-12), aqueles por quem Paulo chora por se haverem esquecido de Deus e olharem apenas para o seu próprio umbigo, aqueles a quem exorta a serem seus imitadores como ele o é de Cristo (Fil 3, 17-20).
Três tendas porque é bom estar com Cristo: “É tão bom estarmos aqui…”.
Pergunto a mim mesmo se Cristo quer que lhe construmamos uma tenda, tal como fazemos nos acampamentos de escuteiros ou em tempo de férias, para nos abrigarmos do frio ou da chuva, do calor do dia ou da escuridão da noite.
Subir ao monte sem tendas é o melhor caminho a fazer. O encontro com o Pai deve ser momento de desprendimento total, sem tendas, sem espectativas, mesmo que cansados da caminhada, com os pés doridos, o estômago vazio e os olhos pelejados de sono.
Subamos ao encontro do Pai. Ele já nos espera e a Sua tenda é o Seu coração. Não somos nós que devemos fazer uma tenda para Cristo, outra para Moisés e outra para Elias. Estar ali, diante da maravilha que é sentir o amor infinito de Deus, é já sentir-se dentro da tenda que é o coração deste Pai que nos acolhe em Sua casa.
Que estas três tendas, neste tempo da quaresma, possam ser cada passo que damos para encontrar Deus na maravilha do rosto de cada irmão.
Que nos sintamos deslumbrados diante da Luz de Cristo, na oração, na partilha e na comunhão com os outros.
Assim diremos como Pedro: “como é bom estarmos aqui…” e acrescentaremos simplesmente como em Emaús: "Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso." (Lc 24, 29b)
E Cristo certamente montará a Sua tenda na nossa vida…

9 comentários:

maresia disse...

Nos dias ruidosos de hoje, é urgente encontrar um local de Encontro com Deus. A confusão que reina no nosso coração é motivada pela nossa indisponibilidade para "subir à montanha" e estar com ELE...
Com a música da Irmã Amélia Costa, eu rezo:
"Subir Contigo à Montanha, mais que segredo é ventura, eu creio que a oração, por dentro me transfigura."

Mª Teresa disse...

Boa tarde Família Retalhos,
Que lindo texto! Essa é ENORME ventura da História aqui narrada: simplesmente, ela NÃO tem MODERNIDADE nem ANTIGUIDADE, nes-
ta "leitura" frenética de nossos dias... Confio-vos esta Verdade: estou vivendo 1ª Quaresma após ter subido este Monte...
"Que bom Senhor! Que bom estarmos aqui!"
- foi assim que cantei (MAL) este Domingo, último dia deste mês de Fevereiro... Mas, foi força de minha convicção PERDOEM-ME! Também, estamos vivendo a Quaresma, devemos aceitar que algumas coisas corram MENOS bem...

mariana disse...

A Transfiguração de Jesus dá-nos caminhada quaresmal. Convida-os a fortalecer a nossa fé.
A Transfiguração é um processo contínuo de conversão.

Nós como os Apóstolos deparamos com a cruz... e a primeira reacção é fugir dela.
Aceitamos o Tabor, mas temos dificuldade em aceitar o Calvário.
O Tabor é uma situação transitória mas a fé deve ser vivenciada não só no Tabor mas também no Calvário.

Todos os domingos devemos SUBIR à Montanha para CONTEMPLAR o Cristo Transfigurado e ESCUTAR a sua voz.
E depois, transfigurados, DESCER para prosseguir a caminhada, como novas criaturas em Missão...para que Cristo possa montar a Sua tenda na nossa vida.

Sirlene disse...

Frei Albertino,
Fui rever a pag do Blog lembrada pelo sr, e fiquei foi querendo armar uma tenda lá no Seminário de Varatojo...a msg do Frei Armindo, sempre tão ele...pena que ele tenha sumido,sinto falta de sua fala aqui no blogue! Muito bom reler o que escreveu!
Mas hoje e ontem estou muito chocada com esse terremoto no Chile...Meu Deus!Éramos um grupo de professores lá em Maputo que incluia 11 chilenos, duas colombianas e eu de brasileira... e todos os chilenos, oriundos, me parece, dessa região abalada. Não tenho notícias de nenhum deles! Mas além deles não consigo ficar tranquila imaginando os desabrigados! Meu Deus!

maresia disse...

Nem que fosse pela madrugada, hoje precisava terminar aqui o meu dia para dizer simplesmente:
Deus seja louvado.

Mª Teresa disse...

Bom dia Família Retalhos,
...De novo, bem sei, de novo. Mas cumpre-me registar MEU grande APREÇO pelas palavras de Bento XVI publicadas a 01 Março de 2010. Se poderem e DESEJAREM consultem a GAUDIUM PRESS: TRANSFIGURAÇÃO - Bento XVI...
Acredito, no Mundo actualmente assiste-se a TANTO desapego pelo Divino...e toda a questão que envolve a Fé, seria GENIAL "guardamos" todo o nosso AGRADECIMENTO para quando ele estiver entre nós...
Irmã Sirlene: ele (BENTO XVI) referiu sismo do Chile! Comunicou com todos os Chilenos em espanhol e italiano (puxa vida, certamente com IMENSAS dificuldades...)

Mãe Lena disse...

A vida vai passando e comecei a sentir que não subo ao monte há imenso tempo... não vou, não estou, não tenho tempo (ou não sei geri-lo).

Este tempo que me foge sem conseguir gerir tudo o que me rodeia, entre filhos, trabalho, preparar as refeições e o dia de amanhã.

Sinto-me cansada e faminta do tempo em que me reunia com o grupo de jovens, onde tínhamos o nosso encontro com Deus.

Saudades dos retiros, onde o tempo não existia, onde a subida ao monte e o encontro com Deus preenchia o nosso coração em pleno e o regresso a casa era de sorriso no rosto, viola ao peito a cantarolar...

Agora, ao final da noite, é com as palavras do Frei Albertino e os testemunhos da família Retalhos que páro, rezo e começo a sentir-me preenchida para encarar mais um dia onde as pessoas têm um rosto sem Paz nem Bem...

Louvado sejas, meu DEUS.

Mª Teresa disse...

Mãe Lena, glup, mas toda a Família Retalhos por certo,
Em tudo acabamos por encontrar um MEIO TERMO! Sejam vidas atribuladas, com pouco descanso, dirigidas em TANTOS sentidos... ou até o contrário...
Mas lindo SEMPRE LINDO é ter HAVIDO ESPAÇO para o encontro com Deus assim COMPLETO (como quando nos assimilamos com um Grupo, surge o Retiro, procuramos estar "Abrigados", convivendo com Ele mais de perto...). Estou certa se guardam memórias, e elas D E M O R A M a apagar.
Querida Irmã Lena, guarde o sabor lindo daqueles em que participou (Retiros)... por favor! Fê-los - que ENORME benção! E viu o retrato LINDO que deu deles (Retiros)- Por certo até criou "vontade" de irmãos experimentarem... Assim seja,

Mãe Lena disse...

Mª Teresa, é verdade...Recordo cada momento dos retiros que fiz: desde a chegada à partida.

Recordo o que senti ao longo de cada momento, como se fosse hoje...

É o MEIO TERMO que procuro ter neste momento. Estou a gerir o meu tempo para haver ESPAÇO para a reflexão.

Tem sido AQUI, na Família Retalhos, que estou a conseguir.

Bem Haja Frei Albertino! Bem Haja Família Retalhos!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você