Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

25 março 2010

Anunciação... O Verbo Incarnou!


“O Verbo fez-se homem e veio habitar connosco.
E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 14).

É este o grande mistério que a Igreja celebra a cada 25 de Março.
Celebramos o dom de Deus que vem ao nosso encontro, toma a nossa fragilidade humana para nos resgatar do pecado e da morte.
Deus cumpre assim a promessa feita no passado: “o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será ‘Emanuel’, porque Deus está connosco” (Is 7, 14).
Por Eva, com a tentação e o pecado, é fechada à humanidade a porta do céu. Mas Deus, que é bondoso e rico em misericórdia, não podia deixar a Sua casa vazia, Deus não esquece a Sua promessa, Ele está atento ao Seu Povo: “Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos
(Ex 3, 7). O choro dos seus filhos chegou ao céu e Deus promete a Salvação. Ele mesmo vem salvar-nos, é o Emanuel, o Deus connosco.
E se por uma mulher entrou o pecado no mundo, é por uma outra Mulher que vem a redenção.
Maria é a escolhida, predestinada e consagrada, antes de ser concebida – sem mácula – para ser a Mãe do Salvador: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1, 28).
Maria, pobre mulher de Nazaré, espera como todas as outras o Messias. Mal podia imaginar o desígnio de Deus acerca de si mesma. Esta saudação traz-lhE receio: “Como será isso, se eu não conheço homem?” (Lc 1, 38). Este receio é o de não entender como será possível ser Mãe, se ainda não tinha estado com homem algum. Como seria isso possível? Mas este receio pode ter também, atrás de si, o medo do julgamento público – também temido por José – que a levaria ao apedrejamento em praça pública.
Mas Deus revela-se atento ao aperto no coração de Maria, Deus não desiste do Seu desígnio sobre Ela para bem da humanidade inteira e de todos os tempos: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus.
Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.” (…) “o Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus” (Lc 1, 30-35).
Maria como que serena a sua alma, enche-se de coragem e confia no Seu Senhor, no Deus da Aliança. Maria aceita ser a porta da Nova Aliança, a Arca da Salvação: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
A aceitação do projecto de Deus vai mais longe do que Ela poderiá imaginar. Maria, a partir desta hora, ficará sempre ligada ao silêncio, não a um silêncio como o das mulheres do seu tempo, mas um silêncio de intimidade com Deus, silêncio onde Ela se encontra consigo mesma e com a realidade de ser Mãe do Salvador. Quantas vezes Ela se recolheu ao silêncio da oração para encontrar o sentido das coisas que não entendia. Assim no-lo recorda Lucas ao dizer que “Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2, 51).
E hoje celebramos este mistério do Verbo Incarnado. O Sim de Maria é – no dizer de Michel Quoist – como assinar uma folha em branco, onde Deus escreve a cada passo a Sua vontade acerca de nós. E a Sua vontade é que acolhamos o Verbo que vem ao nosso encontro, O levemos no coração e na vida aos outros, manifestando a nossa adesão total, a Fé profunda neste mistério da nossa Salvação.
Esta solenidade é de tal forma importante que, mesmo em tempo de quaresma, a liturgia se reveste de alegria, manifestada no branco da liturgia, no canto do Glória, nas leituras, no Credo rezado, hoje de forma especial com o convite à jenuflexão nas palavras “e incarnou pelo Espírito Santo”.
Este Espírito que dá a Vida e que actua em nós para que nos tornemos dignos do mistério do Verbo Incarnado.
Ao receber o Verbo, Maria:
De Mulher que espera o Messias, torna-se Aquela que traz o Messias.
De Filha de Deus, torna-se na Mãe de Deus.
De escrava, torna-se rainha.
De serva, torna-se Senhora.
De filha da humanidade, torna-se Mãe de todos os homens e mulheres de todos os tempos.

Termino com a oração conclusiva do rito da comunhão deste dia:

“Confirmai em nós, Senhor, os mistérios da verdadeira fé,
para que, tendo proclamado que Jesus Cristo,
concebido da Virgem Maria,
é verdadeiro Deus e verdadeiro homem,
cheguemos, pelo poder da ressurreição,
às alegrias da vida eterna”. Amén!

4 comentários:

lena disse...

OBRIGADA Frei, por mais uma vez nos convidar a reflectir neste Mistério tão profundo...Que a Mãe e o Filho o abençoêm...Que Deus lhe pague por tanto DOM que aqui partilha connosco...

Encarnar foi a maior prova de Amor que Deus nos deu. Andava ocultos no homem e no universo «semente do Verbo», que deram fruto em Jesus Cristo Na obediência se operou o mistério. «Venho Senhor fazer a tua vontade» diz o Verbo ao encarnar. «Eis a Serva do Senhor» - diz Maria, recebendo-O em seu seio.
O Mistério da Encarnação tem o rosto de Maria. Nela a paternidade de Deus se revelou MÃE, e encurtar os caminhos para o coração do PAI. Maria, é a Ternura de Deus feita mulher… O mistério de Cristo tem os traços de Maria e todos nós cristãos nos parecemos com Ela. Levamos a Sua marca, somos sua descendência. Pela obediência livre da fé, Maria foi predestinada para ser a nova Eva, Mãe da humanidade.
Encarnar…é imitar Jesus Cristo, ter a Sua mesma Vida e Missão, assumir os outros como são…partilhar e comungar…o que não é nada fácil…
Pai, quando eu obedecer, fazendo-me serva de todos então sim… estou a fazer a Tua vontade. Sei que Tu estás sempre comigo…Confio-me a Ti…Ajuda-me…
«Ó Deus, Eu vim para fazer a Tua vontade» (Hb.10,7)

maresia disse...

"O Sim de Maria é – no dizer de Michel Quoist – como assinar uma folha em branco, onde Deus escreve a cada passo a Sua vontade acerca de nós."
Assinar uma folha em branco? Nunca; diríamos nós.
Mas é aqui que está o segredo da Paz no nosso coração. Pensamos que Deus "se vai aproveitar" do facto de eu ter assinado em branco, para me pedir uma vida de sofrimento; na verdade Deus vai pedir-me exactamente a mesma coisa, mas a diferença está na minha atitude serena porque sei que o Pai está comigo e se alegra porque Confio nELE, a ponto de lhe dar uma folha assinada em branco; tenho experimentado esta realidade e os "dias mais cinzentos" têm, deste modo, um sentido mais profundo.
Obrigada Amigo por continuar a alimentar a nossa caminhada nesta Quaresma.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos,
Paz e Bem!
Como todos, li, com imenso regozijo esta linda mensagem... Atentei nos comentários recebidos, e, breve, breve fui "conhecer" Michel Quoist... "Orar, é virar-se para Deus" , com palavras de seu punho me despeço.
Assim seja

Mãe Lena disse...

25 de Março de 1973, nasceu a minha irmã. Esta oração é para ti:

Tal como Maria aceitou o desafio que Deus lhe enviou, também tu tens de aceitar o teu caminho. Não temas, tem fé, acredita e tudo se resolverá.

Tens que querer, tens de ter a coragem de parar, olhar à tua volta e sentir Deus. Ele está sempre contigo, Ele está sempre a lançar luz para o teu caminho.

Está atenta que o tempo corre deixando marcas que não estão resolvidas.

Tal como Maria, recolhe-te ao silêncio da oração para encontrar o sentido das coisas que não entendes e NUNCA te esqueças de quem mais precisa de ti, serena e feliz, a tua filha.

Senhor leva estas palavras à minha irmã, que pelos ouvidos não ficam no seu coração...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você