Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

13 março 2016

QUARESMA na minha vida


Quaresma: Tempo.
1 - tempo sagrado que me prepara cada ano para celebrar o Mistério da minha Salvação
2 - tempo de tomar nova consciência do infinito Amor de Deus por mim
3 - tempo de Lhe provar o quanto O quero amar também

Todos: Jesus Cristo, nosso amigo e irmão. Ajuda-nos a viver este tempo próximo da Páscoa como um tempo especial para nos encontrar-mos com o Teu amor. O tempo que vivemos é tempo de salvação e por isso te pedimos que nos ajudes a não desperdiçar este dom de ti.


Quaresma: Experiência.

1 - experiência de trevas e de luz
2 - experiência de vazio e de plenitude
3 - experiência de pecado e de graça

Todos: Jesus Cristo, nosso amigo e irmão. Somos como um cego que não conhece a luz da vida. Ela está à nossa volta, sentimos o seu calor, mas não vemos o seu brilho. Tu és a Luz que brilha à nossa volta. Ajuda-nos a fazer a experiência de ver, deixar o vazio das coisas que nos rodeiam, deixar o pecado que tantas vezes fazemos para nos encontrarmos na experiência grande de te ter como caminho, verdade e vida.


Quaresma: Reconciliação.

1 - reconciliação dos contrastes em mim
2 - reconciliação com Deus na condução da minha vida
3 - reconciliação com tudo e com todos à minha volta

Todos: Jesus Cristo, nosso amigo e irmão. Tu vieste reconciliar a humanidade com Deus. És a nova aliança entre Deus Criador e a humanidade pecadora. Ajuda-nos a sermos sinal, junto dos que se cruzam connosco, de reconciliação que leva à paz e ao bem. Queremos ser construtores de um mundo mais humano.


Quaresma: Silêncio.

1 - silêncio do meu eu para estar aberto ao Tu de Deus
2 - silêncio das palavras para ouvir a Palavra
3 - silêncio dos activismos para deixar Deus agir em mim

Todos: Jesus Cristo, nosso amigo e irmão. Às vezes temos medo do silêncio porque ele nos leva aos nossos medos, a encontrar o que de menos bom existe dentro de nós. Ajuda-nos a encontrar Deus, como tu fazias, no silêncio da oração. Certamente assim saberemos descobrir o bem que somos como ouvintes da palavra de Deus.


Quaresma: Conversão.

1 - conversão do «homem velho» em «homem novo em Cristo»
2 - conversão das minhas tristezas na verdadeira alegria que vem de Deus
3 - conversão das minhas incertezas na única certeza: Deus

Todos: Jesus Cristo, nosso amigo e irmão. Converter-se é olhar para o interior de nós mesmos e reencontrar Deus em nós. É esquecer todo o nosso mau passado e deixar que Deus faça de nós homens e mulheres renovados coma alegria de d’ Ele nos vem.


Quaresma: Caminho.

1 - caminho a carregar com Ele a minha «cruz de cada dia»
2 - caminho, com Cristo, até aos Calvários de hoje
3 - caminho que me conduz ao Pai

Todos: Jesus Cristo, nosso amigo e irmão. Este é um tempo especial de caminho. Somos peregrinos com os olhos em Jesus, levando a Cruz em cada dia pois temos a certeza que lá no alto Tu, Jesus, continuas a apontar o caminho para o Pai.

(A primeira parte do texto é da autoria de "Esperança" republicado agora com adaptação para Jogral e orações feitas por Frei Albertino)

9 comentários:

Alda disse...

Não é por acaso que a Quaresma e a Páscoa se situam à volta da Primavera.A Quaresma é o tempo da Primavera interior, é o tempo da mudança, é quando (ou deveria de ser), o nosso coração se converte e todo o nosso interior se transforma.
Senhor, Tu és o único que sabes verdadeiramente ajudar.
Não nos pregas lições de moral.
Não nos fazes discursos nem ameaças.
Tu és a justiça, a verdade e o amor.
Tú és o único que dás força à nossa vida.
Faz, Senhor, que a minha vida cresça em Ti.
Paz e Bem
Alda

Mª Teresa disse...

Boa tarde Família Retalhos,
Paz e Bem!
Ups! Jesus! Jesus, como aceito esta VERDADE: Tu, TU ÉS MESMO (também) MEU AMIGO !!!!!!!
Nunca, NUNCA TE ARREPENDAS (não forjo em Ti essa fraqueza, em nós humanos TÃO VALORIZADA, o ARREPENDIMENTO).
Assim seja,

mariana disse...

Quaresma tempo de conversão, mudança de vida e de atitude, de abertura do nosso coração a Deus e à sua Palavra para ESCUTÁ-LO.

Experiência de passar das trevas à Luz, para a Reconciliação com Ele e com os irmãos.

Façamos este tempo de deserto à imagem de Jesus, quarenta dias no monte, em silêncio, oração e jejum.

Façamos a experiência da Cruz, pois a cruz é a expressão máxima do amor. Foi ao morrer por mim/ti, por cada homem, que Jesus amou mais e revelou o Seu amor do modo mais eloquente.
Se Jesus na cruz, assumiu todas as dores, foi feito dor, foi feito pecado. Então sempre que a dor nos bate à porta da vida, da alma, do coração, é Ele o Crucificado, que nos convida a celebrar com Ele, a loucura apaixonada de quem ama e percebe o valor do sofrimento, da cruz e da dor.

Só deste modo caminhamos para a santidade, para a Vida Nova que nasce da Ressurreição.

lena disse...

Quaresma: convite a renascer

Este tempo convida-me a pensar e repensar na minha vida, e reflectir para afinar o rumo da minha existência numa atitude de conversão profunda.
Abrir-me cada vez mais aos irmãos com gestos de:
- Caridade, benevolência, bondade
- Compreensão, aceitação, amizade
- Acolhimento, hospitalidade, perdão

Abrir-me a Deus mediante:
- A escuta da Palavra
- A Oração
- A Eucaristia
- A Reconciliação

Modificar o meu íntimo:
- Pelo auto-controle
- Equilíbrio na escala de valores
- Renúncia às coisas supérfluas

Às vezes Senhor, tenho tempo para tudo, menos para o que é importante e, por vezes lamento-me sem nada fazer para modificar o que em mim é menos bom.
Senhor! Ajuda-me a não ceder perante o desalento, as dificuldades com que as coisas se me apresentam, a fragilidade, perante muitas vezes a falta de esperança, o deixar para amanhã quando tenho de começar a mudar hoje, agora mesmo!
Não me deixes iludir Senhor, pensando que Te escuto quando, ao contrário, posso estar a dar ouvidos à minha própria voz, mente e coração, a seguir a minha vontade e não a Tua Senhor…
Ensina-me sempre a discernir à luz do Teu espírito, para decidir o que Te agrada;
Dá-me lucidez para descobrir o Teu rosto,
Força para aderir à sempre à Tua vontade;
Generosidade para Te abrir sempre o coração;
Quero Senhor, que aconteça Vida na minha Vida… e que a minha caminhada seja no sentido da Ressurreição.

Pedro Mineiro disse...

Olá Frei
Não conhecia este espaço e gostei muito. Virei para aprender e reflectir.
Paz e Bem!
Pedro Mineiro

Mãe Lena disse...

Ao longo do nosso caminho, carregamos a Cruz. Quantas vezes sentimos que temos um Cruz grande e pesada, quantas vezes desejámos que esta Cruz fosse mais pequena e leve.

Mas é apenas um sentimento que tem que ser superado pela aceitação, pelo louvor a tudo o que temos, a tudo o que nos rodeia.

Senhor, neste tempo de Quaresma, estou a caminhar conTigo, vendo a Tua luz, sentindo o Teu amor.

Ajuda-me a deixar a Tua verdade por onde passe.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Bravo ! Não tenho afirmado? Sempre venho crescendo interiormente...
Páscoa! De facto MAGNÍFICA a abordagem METEOROLÓGICA!!!!!! Quando o Homem recorda ter alcançado a divina Vida Eterna, que frescura unir a ela essa valência da Natureza: a PRIMAVERA!

Mª Teresa disse...

Boa tarde Família Retalhos 2,
Só um sopro fresco e breve: como estabeleço enorme regozijo por tudo o que venho aprendendo com todos VÓS, (e BEM espalhados Mundo fora!)

maresia disse...

Santa Quaresma, Amigo Frei Albertino!
Gostei muito deste texto e pensei usa-lo para reflexão com o meu grupo de catequese, identificando naturalmente, a origem do mesmo.
Deus o abençoe, pelo seu cuidado e dedicação a este espaço.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você