Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

05 abril 2010

OFM - Capítulo Provincial

“O Senhor vos dê a paz”!
Foi com estas palavras, do Pai S. Francisco, que o Ministro Provincial da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, Fr. Vítor Melícias Lopes, saudou os irmãos na abertura do Capítulo Provincial, no Convento de Montariol em Braga.
Dos dias 05 a 10 de Abril, 46 Irmãos menores, vindos das diversas Fraternidades
se encontram nesta magna assembleia, por direito próprio ou por delegação, com o intuito de analisar o que foi a acção da Província, no último triénio e ao mesmo tempo olhar com esperança para o futuro e projectar o que pretendemos para o próximo triénio, à luz dos desafios da sociedade hodierna, da Igreja e da nossa Ordem.
Tem este Capítulo Provincial por tema: “Ser Franciscano Hoje: Partilhar o Evangelho”.
“Ser Franciscano Hoje”
porque é no aqui e agora que se faz a nossa história, olhando para os oito séculos de Menoridade, buscando cada vez mais “a graça das origens” deixada pelo Poverello de Assis em clima de discernimento, prática de diálogo, interrogação e partilha fraterna. Só olhando o passado nesse discernimento se pode olhar o futuro com esperança aceitando os desafios que nos propomos viver e assim podermos sentir que o Frade Menor é chamado a ser franciscano renovador e alegre.
Depois de um momento de oração e enquanto se invocava a presença do Espírito Santo, cantando, levaram-se solenemente para a sala capitular os símbolos deste Capítulo Provincial, que ali estarão em cada momento para nos recordar o caminho das origens e o caminho do hoje da nossa vivência Cristã e Franciscana:
· CRUZ DE S. DAMIÃO: foi diante desta Cruz de estilo bizantino que Francisco se interrogou dobre o que devia fazer da sua vida, recebendo de Cristo a missão: “Vai Francisco e reconstrói a minha Igreja que como vês ameaça ruir”.
· REGRA DOS MENORES: Forma de vida que Francisco ditou a Frei Leão, por inspiração divina, e que o Senhor Papa aprovou e que se inicia dizendo que: “A Regra dos Irmãos menores é esta: observar o santo Evangelho de Cristo de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade” (2R, 1).
· CÍRIO PASCAL: Sendo de tradição, deste os tempos de S. Francisco que o Capítulo Geral se faça por ocasião da Festa do Pentecostes, diz Francisco que é o Espírito Santo quem preside ao Capítulo dos Irmãos, estes nosso Capítulos Provinciais começam a ser celebrados em Tempo Pascal, sinal da alegria com que os irmãos devem viver estes dias unidos a Cristo Vivo e Ressuscitado.
“Partilhar o Evangelho”
no tempo actual, onde a crise se acentua em tantas vertentes, sociedade, família, culturas desajustadas de si mesmas, de economia, de Fé e vivência dos valores humanos, cristão e fraternos, partilhar a Palavra revelada é querer voltar ao coração de Francisco que outra coisa mais não queria que viver o Evangelho sem glosa e o testemunhar na mais profunda humildade perante todos os Homens seus irmãos.
Queremos que este tempo seja para a Ordem Franciscana em Portugal um sinal de um tempo novo, um testemunhar de vida fraterna que conduza o coração humano a Jesus Cristo e à Igreja, um olhar esperançado para o amanhã, mais que para a crise de vocações, porque o Senhor nos ajudará a levar a bom termo a missão a que nos chama.
Pedimos ao Pai S. Francisco, nosso Fundador, a S. Boaventura, Patrono deste grande convento de Montariol e a Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, a Rainha, Mãe e advogada da Ordem dos Irmãos Menores que intercedam por nós junto de Deus para que, com a acção do Espírito Santo em nós e por nós, sejamos capazes de “Ser Franciscanos hoje, partilhando o Evangelho”.
Confiamo-nos também à vossa oração e a que possais visitar o blog oficial do Capítulo em
http://capituloprovincial2010ofm.blogspot.com para poderdes acompanhar os que estes vossos Irmãos e Servos vão realizando como DOM e GRAÇA nestes dias.
Aqui no nosso Retalhos faremos algumas reflexões.
Com votos de paz e bem, tal como comecei termino: “Que o Senhor vos dê a paz”
Fr. Albertino Rodrigues OFM

12 comentários:

maresia disse...

Deus seja louvado e bendito e que nesta hora vos envie o Espírito Santo para que vos assista nas melhores decisões que ides tomar. Contem com as nossas orações. Mais logo voltarei. Abençoado RETALHOS QUE TANTO NOS DÁ.
Que Nossa Senhora seja a vossa protectora.

C. Gomes disse...

Intercedamos, com Fé e convicção, para que o Espirito Santo conceda a Luz Divina a todos os Irmãos Menores empenhados nestes trabalhos.

Creio que são trabalhos formais mas que terão consequências práticas muito reais, no futuro próximo. Por isso, uno-me a todos, em oração, para que aqui se definam as condições para desenvolver o verdadeiro testemunho franciscano nas nossas comunidades; para ensinarem os cristão ou povos a agir como Francisco, na Plenitude da fidelidade ao Evangelho; para tornar mais Felizes todos os 'Francisco' dos nossos dias.
Enfim, que Deus utilize estes momentos de trabalho para tornar a Sua Igreja mais forte a fim de dar testemunho visível e irrepreensível pelo mundo fora. O Universo precisa disto.
C. Gomes

fiducia disse...

"LOUVADO SEJAS MEU SENHOR, COM TODAS AS TUAS CRIATURAS..."

presente em oração...

lena disse...

Rezamos por todos vós e invocamos o Espírito Santo, para que o vosso capitulo intermédio, seja ocasião para revitalizar a vivência do vosso Carisma Franciscano e infunda em vós um novo dinamismo para se colocarem ao serviço do Reino, sendo testemunhas visíveis e credíveis onde quer que se encontrem, com Sabedoria, Audácia, Generosidade e Entrega gratuita ao outro. Esta foi a vivência de Francisco, sendo sempre Fiel ao Evangelho.
Que o Espírito Santo abra os vossos ouvidos e o vosso coração, para escutardes de novo a PALAVRA de JESUS. Que Ela ilumine a vossa mente e coração para fazerdes e decidirdes tudo o que for do Seu agrado, para bem da vossa ordem, da Igreja e de todos os povos.
Louvado seja Deus por todos esses momentos de reflexão e partilha.
PAZ e BEM

Sirlene (Brasil) disse...

Frei Albertino,
Com que encantamento leio e me edifico diante do conteúdo do blog do Capítulo e da sua exposição aqui no Retalhos.Quero, usando este espaço de comentário , solicitar ,seja o sr mensageiro junto a todos os irmãos Frades Menores que ora se reunem no Convento de Montoriol,da minha mensagem que se faz presente em louvor a Deus pela existência de todos os Franciscanos presentes no mundo a começar pelo Poverello passando por todos os seguidores dele, nesses 800 anos.
Daqui do Brasil minha oração para que todas as decisões deste capítulo sejam as ditadas pelo Pai, passando pelo Coração do Filho e iluminadas pelo Divino Espírito Santo , o Presidente do Capítulo!
Sirlene (Brasil)

mariana disse...

Que o Espírito Santo desça sobre cada um de vós. que o vosso coração se abra para O acolher e que os trabalhos decorram segundo a voontade do Pai. Que Francisco seja o vosso intercessor, para que a Família Franciscana continue a viver segundo o Evangelho e o espírito de Assis.
Estou convosco em oração.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos,
Históricamente (suspeito!) realiza-se com a periodicidade trianual o Capítulo Provincial dos Irmãos Franciscanos no Convento Montariol.
Os problemas se intensificam e se espalham a velocidades cada vez mais rápidas... O desafio ao seu acompanhamento tem só que ser entendido!
Maiores (talvez SÓ: DIFERENTES) desafios, maior e mais intensa a vossa colaboração Irmãos!
Que o Divino Espírito Santo (obrigada I. Sirlene) ilumine e reparta sua luz espiritual por todos os Irmãos presentes aí no Convento Montariol ... outros tantos ausentes... e mais uns quantos (entre os quais me incluo) que também são criaturas de Deus...
Amén,

mariana disse...

Frei, este ano não temos fotografias do capítulo? Ou só no final?
Que Deus vos abençoe!

Sirlene (Brasil) disse...

Exatamente esta observação feita pela Mariana...era o que eu queria sugerir perguntando!Cairia muito bem um álbum de fotos, como costuma ter na pag ofm. pt! Vamos aguardando, não é, Mariana?
Sirlene

Albertino disse...

Sirlene, Mariana e demais amigos, paz e bem.
Antes de mais o nosso sincero obrigado pela vossa presença e oração pelos trabaçhos deste Capítulo.

Quanto às fotos: na verdade começa a ser hábitual em eventos marcantes desta natureza, um album de fotos que ajudam a entender o ambiente celebrativo e fraterno.
Como sabeis existe o DIREITO À IMAGEM e que não se pode ultrapassar.
Não posso responder pelo que é publicado no site da Província nem no blog do Capítulo, apenas aqui no "Retalhos" me responsabilizo.
Aguardemos que o Secretariado do capítulo publique respeitando contudo, que tal não aconteça, por causa do direto que cada Irmão Capitular tem de não gostar de expôr a sua imagem. É um direito que a todos assiste e que há a respeitar e contra isso o referido Secretariado não poderá ir contra.
Continuai em comunhão de oração.
Rezamos também por vós.
Fr. Albertino

Maria de Fátima disse...

De uma paroquiana,que reza pela PAZ entre toda
a Humanidade,que pede a S.Francisco e ao Espirito Santo que amnha Vos ilumine como eu es
tarei aqui pedindo a bençao para todos os Irmaos
reunidos no Capitulo.
Que a Paz de FRANCISCO esteja no meio de Vos

Anónimo disse...

Uma vez eu tive um sonho,eu encantrava-me no cimo de uma parede de vidro e olhava em frente e vi uma fila enorme de Anjos que vinham chegando. Cada um que vinha chegando trazia um rasto de Luz. Na minha vida real vejo cada irmão franciscano como um anjo destes.
Que Deus vos abençoe pela dedicação e amor que têm por todos quantos vos procuram.
Obrigada

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você