Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

08 abril 2010

OFM: Eleito o Conselho Provincial

Conselho Provincial
(foto do blog oficial do Capítulo)
(da esquerda para a direita, em cima)
Frei Moisés Semedo
Frei Fernando Mota
Frei José Pinto
(da esquerda para a direita, em baixo)
Frei Paulo Brandão
Frei Vítor Melícias (Superior Provincial) Frei Armindo Carvalho (Vigário Provincial) Frei Isidro Lamelas

PAZ E BEM!
Antes de mais quero agradecer a todos a vossa presença e oração neste dia de da eleição do Conselho Provincial – da Ordem Franciscana em Portugal - para o próximo triénio 2010-2013.
Eleger é reconhecer nos irmãos em quem se vota a capacidade de levar os projectos emanados deste capítulo a bom termo, bem como ajudar os demais irmãos da Província a olhar o novo da nossa história com esperança renovada no Espírito de S. Francisco e dos seus primeiros irmãos.
Iniciámos o dia com a Eucaristia votiva do Espírito Santo, pedindo que Ele enviasse o dom do discernimento a cada um de nós.
Já em ala capitular o Ministro Provincial recordou os Estatutos e fez-se a chamada nominal de todos os Capitulares procedendo-se à votação dos cinco Definidores (Conselheiros) que com o Ministro e o Vigário Provincial formam são agora o Governo da Província Portuguesa da Ordem Franciscana.
Aos Irmãos eleitos já manifestámos a nossa comunhão e o abraço fraterno desejando que sejam para todos, irmãos, pais e mães, no dizer de S. Francisco.
Que o Senhor nos abençoe…

5 comentários:

Mª Teresa disse...

Família Retalhos,
Grata, como sempre aliás, a todos vós pois isto não é só o lado da tecnologia moderna que nos auxilia... É, antes de mais, contarmos SEMPRE com vossa disponibilidade humana para a PARTILHA!
Estava eu ajeitando ideias para enviar meu comentário sobre o Capitulo Provincial, justo no momento em que recebi a feliz notícia: estão já reunidos os Irmãos eleitos!
Que Deus vos abençoe!

mariana disse...

Quero felicitar os eleitos, que afinal mais ou menos já o eram anteriormente. Entrou novamente o Fr. Isidro.
Agora, que todos sabemos os tempos difícies que a Igreja está a viver, olhai em frente com fé e esperança renovada no hoje da nossa história, mas com os os olhos postos em Francisco e no seu caminho no Anuncio do Evangelho e na ajuda fraterna ao Poverello de Assis.
Olhai para o que disse Jesus na Última Ceia: "Lavei-vos os pés para que assim como eu fiz vós façais também" .
PAZ E BEM!

Anónimo disse...

Elegeram mais um Governo Provincial que o Senhor os abençoe a todos e os seus corações se abram à oraçõa para tomarem as grandes decisões.Que sejam hulmides como S Francisco. JESUS DISSE NA ULTIMA CEIA: "LAVEI-VOS OS PÉS PARA QUE ASSIM COMO EU FIZ VÓS FÇAIS TAMBEM" Deixem as vaidades e olhem para os mais pobres e necessitados e que as várias organizações Franciscanas, sejam capaz de quando em vez praticar o Leme de S Francisco.POrque o Hospital dsa Ordem Terceira de S Francisco em Lisboa é só para atender os Muito Ricos,mas tambem não pretendemos tudo de graça,não pretedemos que sejam justos....Mas as minhas orações estajam dirigidas para vós em especial o meu amigo internaute Frei Albertino Santa noite.

Albertino disse...

Amigo (a) internáuta ANÓNIMO.
Paz e bem!
Frato pela Oração para com a Ordem Franciscana e em especial para comigo. Deus sabe o quanto nós, Franciscanos precisamos da força da oração, COMO A SUA, para levar a bom termo o LEMSA de S. Francisco. Tenho certeza que com a sua ajuda e oração conseguiremos, pelo menos um pouco, olhar e deixar olhar o mundo de forma mais humana e justa.
O Hospital de S. Francisco é uma Instituição da Ordem Franciscana Secular e rege-se por normas Estatutárias e pelas leis do Estado. Sendo uma Entidade privada segue as normas que o Estado Português contempla e exige.
Tenho certeza, mas absoluta certeza, que se alguém em condição de mais pobre o necessitar e isso se provar, a Fraternidade da O. F. S. de S. Francisco da Cidade jamais recusará fazer o bem com justiça e sentido Cristão e Franciscano.
Confio a Deus os mais necessitados e desde já uma prece por si para que Deus lhe conceda a Graça de nos poder ajudar a ser instrumento de paz e justiça junto dos mais pobres.
Benedicat.

Sirlene (Brasil) disse...

Família Retalhos, Paz e Bem!
Visitando hoje os comentários do blog, li o de "anónimo" sobre o Hospital e a resposta do Frei Albertino.
Ambas as postagens me tocaram igualmente com muito proveito.
A primeira, um serviço de cidadão. Fala em nome dos humildes, é um grito necessário, não entrando no mérito da realidade do hospital em questão, mas clamar por aquilo que se percebe necessário é próprio dos corajosos e redunda em mudanças porque as administrações são incrementadas pela opinião de quem a instituição se propõe a servir. Tomara Deus esta consciência cidadã, fosse a de todas as pessoas da comunidade.
A resposta do Frei Albertino, uma lição de humildade e de sabedoria. Primeiramente não se recusando a publicar uma observação anónima que poderia ser encarada como insulto ou provocação, depois aceitando a crítica, explicando o que está ao seu alcance, agradecendo a visita, as orações e a participação da forma como um gentleman o faria, e com a unção de um franciscano que realmente segue as passadas do seu santo lider! Senti-me enriquecida com as duas leituras!
Sirlene

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você