Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

07 maio 2010

Franciscanos solidários com o Papa

Ao prepararmos a visita do Santo Padre a Portugal, quero deixar aqui também este testemunho de comunhão e fidelidade dos Superiores Maiores da Ordem Família Franciscana.
Que este texto seja também para nós motivo de alento, comprensão e ajuda fraterna no sentido de "restaurar a Igreja de Cristo que", tal como há oito séculos "ameaça ruir".
Que o Senhor nos abençoe e abençoe o Santo Padre...
Carta de solidariedade para com o Papa Bento XVI

Conferência da Família FranciscanaRoma,
11 de Abril de 2010
Santidade, que o Senhor lhe dê a paz!
Através desta saudação que o Altíssimo revelou a São Francisco, os Ministros Gerais, em nome de toda a Família Franciscana, desejamos-Lhe que o Senhor Ressuscitado Lhe dê a sua paz neste momento tão difícil para a Igreja e para Vossa Santidade, a quem o Ressuscitado confiou a missão de “confirmar os irmãos na fé”.
Através desta saudação pascal, Santidade, expressamos-Lhe toda a nossa simpatia, a nossa comunhão e solidariedade face aos ataques dos ‘meios de comunicação’ do mundo inteiro que teimam em manchar a Sua pessoa pelos crimes de pederastia cometidos por alguns membros da Igreja. Trata-se, sem dúvida, de crimes atrozes, mas esta maneira de generalizar é injusta, porque acaba por afectar a grande maioria de sacerdotes-religiosos que vivem para obedecer à missão fundamental de anunciar a «boa nova» e actuam unicamente para o bem do povo de Deus.
Santidade, ao expressar-Vos a nossa solidariedade, desejamos manifestar-Vos publicamente o nosso agradecimento pela discrição, clareza, firmeza e compaixão para com as vítimas de abusos que demonstrou diante das dolorosas situações que se apresentarão em vários lugares do mundo e que correm o risco de ofuscar todo o bem que se faz hoje no seio da comunidade eclesial. A vossa atitude, Santidade, reconforta-nos e desafia-nos a responder com firmeza e, ao mesmo tempo, com misericórdia a casos similares que se têm dado na nossa Família.
Obrigado, Santidade, por este testemunho de fé, de serenidade, de sofrimento profundo e silencioso com que Vossa Santidade enfrenta a tormenta que se desencadeia sobre a «barca» de Pedro.
Esperando que isto possa servir-Vos de conforto, asseguramos-Lhe a nossa oração constante e afectuosa ao Pai das misericórdias, para que “os dias da paixão” passem rapidamente e para que a luz da Ressurreição brilhe «no meio das tristezas e dos aspectos negativos» que marcam hoje o caminho da Igreja, na certeza da promessa do Ressuscitado: «Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo».
Seus muito devotos filhos em Cristo e São Francisco
Fr. José Rodríguez Carballo
Ministro Geral OFM
Fr. Marco Tasca Ministro Geral OFMConv.
Fr. Mauro Jöhri Ministro Geral OFMCap.
Fr. Michael Higgins Ministro Geral TOR
Encarnación del Pozo Ministro Geral OFS
Fr. James Puglisi Ministro Geral Atonement

(In, http://www.ofm.org, traduzido do Espanhol para Português por Fr. Albertino Rodrigues OFM)

4 comentários:

Mãe Lena disse...

Arregaçamos as mangas e vamos todos restaurar a nossa Igreja, a Igreja de Cristo.

Estamos todos juntos nesta altura em que os ataques são permanentes.

Que o Senhor nos dê a força e coragem de perdoar.

Que o Senhor nos dê a Luz para as injustiças pararem.

Que o Senhor nos abençoe e proteja.

...a nós todos, Sacerdotes e Religiosos, à Família Franciscana, ao Santo Padre.

Numa altura difícil como esta, estas palavras de conforto, que não estamos só, que caminhamos juntos, dão um alento ao coração do Santo Padre. Obrigada Família Franciscana.

Mª Teresa disse...

A todos os devotos filhos em Cristo e São Francisco e,...a tantos mais,
Um especial agradecimento aos primeiros, pois a eles se reporta o BELO texto.
No final do 1º parágrafo atinge-se a dimensão que TODOS podemos/"devemos" forjar: "restaurar a Igreja de Cristo... que ameaça ruir". Até,...até SEMPRE

mariana disse...

Frei:
Concordo inteiramente com a voz que Francisco ouviu, vinda da Cruz de S. Damião há 800 anos: "Vai e restaura a minha Igreja que ameaça ruir".
Como há 800 anos, é urgente todos unidos, familia franciscana e outros restaurar esta igreja que outros estão tentando destruir.
Entreguemos à protecção da MÃE estes tempos difícies, para que nos acolha a nós e ao Santo Padre, como acolhia menino Jesus na casa de Nazaré.

Obrigada pela partilha do texto, das três fraternidades. Bonito.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Por favor aceitem minha partilha: justo ontem, à beira de confraternizar com vizinhos coralistas murmurei: "estou certa que SOU como qualquer de vós...qb mortal, mas SEMPRE encontro leitura bem FELIZ para tudo o que se desenrola à minha beira desde que trago Ele comigo, ".
Repito: falei isto (plus au moins)! Só GARANTO expressão e olhos bem arregalados me enxergando!
"pois é Teresita, que bom exemplo tu dás!"
Ai, ai, FA, remeta este comentário para CAIXOTE de LIXO! Eu só ficaria feliz se reconhecessem estes pequenos passitos como meu testemunho de FÉ! Seria bem bonito se testemunhos (feitos este...) merecessem a atenção de Irmãos e Irmãs. Lentamente eu...continuo a acreditar ser possível...SEMPRE
Assim, somos muito pequeninos para, com "nossos braços, toda nossa força", alcançarmos metas longínquas... LINDAS!
Mas, HÁ TANTO que pode ser feito por mim! Sou feliz! E assim sendo, forneço pedaço bem colorido à Vida!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você