Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

27 maio 2012

Pentecostes: Dia do Espírito

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento (…) Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo (…). Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem.” (Actos 2,1-11)

“Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor», a não ser pela acção do Espírito Santo.” (1 Cor 12,3b)

“Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, (…) Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco». (…)
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos»”.
(Jo 20,19-23)

FAÇAMOS NÓS TAMBÉM ORAÇÃO AO ESPÍRITO
(clicar no vídeo clip abaixo)

“Deus do universo, que no mistério do Pentecostes santificais a Igreja dispersa entre todos os povos e nações, derramai sobre a terra os dons do Espírito Santo, de modo que também hoje se renovem nos corações dos fiéis os prodígios realizados nos primórdios da pregação do Evangelho. Por N. S. J. Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen!”
(Oração da Coleta da liturgia deste dia)

12 comentários:

lena disse...

Espírito Divino!

Luz de Deus,
Dissipa as trevas da minha dúvida, guia-me, ilumina-me e acende em mim nova Luz

Fogo de Deus,
Derrete o gelo de alguma indiferença da minha parte e abrasa-me

Torrente de Deus,
Fecunda os desertos da minha vida e renova-me

Força de Deus,
Rompe as cadeias que às vezes me amarram e liberta-me

Alegria de Deus,
Afasta os meus medos e conforta-me

Alento de Deus,
Desata as asas do meu espírito e lança-me

Vida de Deus,
Destrói as sombras da minha morte ressuscita-me

Espírito Santo,
Toca meu coração e coloca música na minha vida

Espírito Santo,
Recorda-me tudo o que Jesus disse

Espírito Santo,
Distribuidor entre nós da diversidade dos Teus Dons,
Que queres que os púnhamos a render para proveito comum. (1 C 12, 4-7).

Vem Espírito Paráclito,
Espírito criador e santificador,
Espírito renovador e consolador,
Espírito que cura e pacifica.

Vem e concede hoje à Tua Igreja,
reunida no Cenáculo
com Maria
a experiência do Pentecostes.

maresia disse...

O Retalhos2 está LINDO e sempre cada vez mais rico. Encontrei esta oração numa pagela e que me lembra a preocupação de S. Francisco de Assis, em querer descobrir o querer de Deus a seu respeito. Aqui a partilho com a Família Retalhos.
" Espírito Santo Tu és a alma da minha alma; cheio de humildade eu te adoro. Ilumina-me, fortifica-me, guia-me e consola-me. Revela-me aquilo que corresponde ao plano do Pai Eterno, revela-me os Teus desejos.
Faz-me entender o que o Amor Eterno deseja de mim.
Faz-me entender o que devo fazer.
Faz-me entender o que devo sofrer.
Faz-me entender o que em silêncio, com modéstia e reflexão, devo aceitar, carregar e suportar.
Sim Espírito Santo, faz-me entender a Tua vontade e a vontade do Pai, pois a minha vida inteira não quer senão um contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do Pai Eterno".JK

Mª Teresa disse...

Queridas I.Lena e I.Maresia,
Talvez me permitam FELICITÁ-LAS: a 1ª pela composição de poema TÃO lindo, a 2ª porque ME deu a conhecer esta oração de S. Francisco!
Reconheço, ainda não vi o video... mas por certo não adianta aguarda-lo ... MUITO TROPEGA vou permanecer assim escassa de belas palavras...
Mas a presença do Espírito Santo na minha vida amaciou TANTO ela (a minha vida). Talvez... talvez Ele (ES) Vem permitindo que ... se desdobre o encanto da oração citada por I Mariana na minha vida. Assim seja,

Sirlene (Brasil) disse...

Frei Albertino, Família Retalhos!
Paz e Bem
"Os Apóstolos reunidos no Cenáculo em oração , com Maria Santíssima", meditação do terceiro mistério glorioso na oração do Terço,é brilhantemente celebrada nesta festa luminosa, inspiradora, plena de elementos novos para aguçar a Fé , suscitar a imaginação e o desejo de ter ali estado para presenciar o incomum, a fantástica , incrível emoção de ver , com os olhos do corpo e não só com os da Fé...chegarem labaredas ...pousarem sobre cada um dos presentes...
Mas o que aconteceu depois é visível no aqui e agora, de todos os tempos,para quem alcança perceber:não só no alheio, mas em mim...em você que me lê!O Fogo do Divino Amor renova a face da terra numa constante evolução...perene!
Volto a pensar na perfeita sábia didática da doutrina da Igreja, trazendo à tona através do ano litúrgico celebrações que não deixam adormecer o passado que alimenta o presente, acendendo a fé, dando vida vigorosa através da Palavra e dos rituais a todos os fiéis nesta fase militante...
Isto é a renovação da face da terra , implorada através dos tempos, ao Divino Espírito...Essa Luz que não se vê...mas que brilha na escuridão da minha inteligência!
Sirlene

mariana disse...

De acordo com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre Maria e os Apóstolos reunidos no cenáculo, tranforma-os totalmente e envias-os para a missão, que Jesus lhes confiara.

O Espírito Santo é “a alma da igreja”. É Ele que dá aos apóstolos a compreensão do Mistério Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens.
É Ele hoje, que nos envia a nós, a testemunhar Jesus Ressuscitado.
É Ele que nos chama a abrir-lhe o coração para O acolher, deixando que Ele seja a luz que nos ilumina, que nos transforma, que nos renova, que nos chama a deixar o Homem Velho para sermos Novas Criaturas.
Quando deixamos o Espírito intervir em nós, ficamos maravilhados, porque somos transformados e a história da nossa vida muda.
Esta experiência leva-nos ao Encontro pessoal com Deus.

Vem Espírito Santo santificador!
Vem Espírito Santo consolador!
Vem Espírito Santo libertador!
Vem Espírito Santo vivificador!

Lena disse...

Amigo Frei! Apesar do meu silêncio quero dizer-lhe que venho ao Blog todos os dias, e dou-lhe os meus PARABÉNS porque este “Cantinho” «RETALHOS» está cada vez mais bonito e mais rico em todos os sentidos… Coragem…Audácia… Confiança… Fidelidade…

E como estamos quase a terminar o mês dedicado à MÃE, resolvi partilhar esta minha oração da noite com a MÃE:

Dirijo-me a Ti ó Mãe, com total confiança: escuta a minha oração, intercede por mim junto do Teu Filho Jesus, mas, acima de tudo, ajuda-me a partilhar os sentimentos do Seu Coração e conserva-me no Seu amor!
Apraz-me chamar-Te com a bela denominação de Nossa Senhora do Sagrado Coração, um titulo que para mim evoca todas as maravilhas com as quais o Amor do Senhor Te cumulou: escolhida por Deus, cheia de graça, és toda pura, desde o primeiro instante da Tua concepção imaculada, uma dádiva de amor do coração de Deus. Com ternura, o Senhor “ pôs os olhos na humildade da sua serva” (Lc1,48). Ele amou-Te mais do que a qualquer outra criatura, a fim de que sejas, na minha noite, uma Luz de esperança e de Alegria…

Virgem Puríssima, mãe do Filho de Deus e minha Mãe, filha predilecta do Pai e santuário do Espírito Santo, com todas as gerações proclamo-Te bem-aventurada! Recorda-Te das maravilhas que o amor do Senhor realizou em Ti e, em nome deste amor, ajuda-me a fazer tudo o que Jesus Teu Filho me disser. Amen

Inês disse...

Olá Teresita, só uma pequena rectificação: a oração que a Maresia transcreveu não é de S. Francisco, mas do Pe. José Kentenich, fundador da Obra Internacional de Schoenstatt.
Mas são ambos "homens de Espírito" que nos ensinam a abrirmo-nos ao Espírito Santo para O deixar agir em nós.
Vem, Espírito Santo!

Mãe Lena disse...

Espírito Santo,

Entrai no coração dos Humanos invadindo toda a alma do Ser,

De modo a que consigamos Envangelhizar ao longo do nosso caminho,

Aprender e Ensinar,

Perdoar e Aceitar,

Dar e Receber.

Espírito Santo, Ensina-nos a compreender as injustiças,

Ensina-nos a combater as injustiças,

Ensina-nos a deixar este mundo mais Feliz.

Que seja para o Bem de Todos Nós, Amén!

Mª Teresa (=Teresita!!!!!!!!!!) disse...

Inês(ita...)
Reconhecida: GRATA (MUITO)!!!!!!!!!

Mª Teresa disse...

Querida Família Retalhos 2,
Permitam-me que vos AGRADEÇA a TODOS... todos vossos RELUZENTES comentários! Sabem, constato que APRENDO muito nesta Família!
Há temas SUBLIMES (são todos eles, na verdade)e ESPECIAIS...onde, acabo decidindo merecer LIGEIRO acanhamento na escrita... Espírito Santo, me perdoa, eu convivo diáriamente Contigo, mas persiste bastante inércia!
Prometo, leitura atenta de TODOS os comentários a Ti destinados. Amén!

Mãe Lena disse...

maio 2012, já é tarde, mas não deixei de passar por aqui.

Esta semana ouvi um coro a cantar (acompanhado de um piano) uma linda música. Antes de começarem o diretor do coro pediu para sorrirem, e as vozes soaram de forma diferente.

Chama-se "Look at the World" (de John Rutter) e começa assim...

"Look at the world, everything all around us
Look at the world and marvel every day.
Look at the world: so many joys and wonders,
So many miracles along our way

Praise to Thee, O Lord for all creation.
Give us thankful hearts that we may see
All the gifts we share, and every blessing,
All things come of Thee."

Olha para o mundo, tudo o que nos rodeia,
Olha para o mundo e admira-te todos os dias,
Olha para o mundo: tantas alegrias e maravilhas,
Tantos milagres ao longo do nosso caminho.

Glória a Ti, ó Senhor de toda a terra.
Dái-nos um coração agradecido, que possamos ver
Todos os dons que partilhamos e toda a bênção,
Tudo vem de Ti.

Mª Teresa disse...

Ainda Maio de 2012,
Paz e Bem!
Querida mãe Lena, família Retalhos 2,
Que feliz me encontro depois de ter rematado "refeição" com este doce que EU (particularmente) sempre realizo... SORRISO!
Janota: qualquer coro SEMPRE "resvala" MUITA benção por tantos recebida e PARTILHA-AS com Assembleia!
Cada vez, com mais consciência, o realizo!
...
Por certo Espírito Santo mereceu ter Sua Celebração por todo o Planeta, reunindo SORRISOS! Sempre entendidos, em todas as linguas, cores, pesos, alturas... latitudes e longitudes!
...
Obrigada também, pela gentileza: o original merece "sempre" encanto absoluto...
Bem haja!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você