Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

03 maio 2010

Visita do Papa a Portugal

Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

1. Júbilo e Gratidão
O Santo Padre Bento XVI, correspondendo ao convite, várias vezes reiterado, dos Bispos portugueses bem como ao convite do Senhor Presidente da República, aceitou visitar o nosso País, por ocasião da peregrinação aniversária de 12 e 13 de Maio a Fátima, no próximo ano. O anúncio da visita suscitou, de imediato, um sentimento de júbilo e regozijo entre o nosso povo. Trata-se da concretização de um desejo, ansiosamente esperada, que muito nos honra e distingue, até porque Bento XVI escolhe os gestos e as viagens que faz, com motivações espiritualmente profundas e teologicamente ricas.
Queremos, pois, agradecer, de todo o coração, ao Santo Padre e corresponder a esta honra com aquele amor ao Papa que é uma dimensão profunda do catolicismo português. A comunhão visível com o Sucessor de Pedro, fisicamente presente entre nós, será, mais uma vez, ocasião da expressão espontânea desse amor à sua pessoa, ao seu magistério e ao seu serviço universal e de fidelidade à Igreja.
2. Peregrino de Fátima
O Santo Padre vem, essencialmente, como peregrino de Fátima, onde encontrará uma expressão viva de todas as Igrejas de Portugal.
A sua vinda a Fátima coincide com o décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta e com as comemorações do centenário do nascimento da Jacinta. Todavia, projecta-se no horizonte mais amplo das suas peregrinações aos maiores santuários marianos espalhados pelo mundo, como grandes centros de evangelização.
Quando o Papa se faz peregrino, na qualidade de Pastor universal da Igreja, é toda a Igreja que peregrina com ele. Por isso, esta sua peregrinação reveste um grande significado pastoral, doutrinal e espiritual.
Ele conhece como ninguém o cerne e o alcance da Mensagem de Fátima, de que se tornou intérprete singular com o seu Comentário Teológico ao “terceiro segredo”, quando era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Já como Papa, na visita ao Brasil, evocando o nonagésimo aniversário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, não hesitou em falar da “mais profética das aparições modernas”. Sabe, pois, muito bem qual é a actualidade e a importância de Fátima para a Igreja e para o mundo, tal como as exprimiu o Papa João Paulo II, de santa memória: “De Fátima irradia para todo o mundo uma mensagem de conversão e de esperança; uma mensagem que, em conformidade com a fé cristã, está profundamente inserida na história... O apelo que Deus nos faz chegar através da Virgem Santa conserva intacta, ainda hoje, a sua actualidade”.
A peregrinação do Santo Padre a Fátima é, assim, uma interpelação para nós. O Santuário de Fátima, onde se torna viva e actual a Mensagem de Nossa Senhora, é hoje um elemento importante para a evangelização e para a edificação da Igreja no nosso País. Nós, os Bispos, estamos conscientes da importância decisiva deste Santuário. Desejamos que ele exprima o lugar particular de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, como estrela da evangelização.
Maria, que o Papa chama “Estrela do mar” na encíclica “Spe salvi”, é aquela que acompanha a viagem de cada um de nós e de toda a Igreja no mar da vida e da história com o amor vigilante e atento de uma mãe que ama os seus filhos e deseja a sua felicidade. E na viagem indica a Luz verdadeira que é Jesus e convida a fixar nele o nosso olhar, repetindo a cada um de nós o que disse aos serventes nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Maria é também a “Estrela da esperança” porque indica continuamente a meta, o porto seguro e feliz, a comunhão eterna e definitiva com Deus e com todos os homens, os novos céus e a nova terra onde habitará para sempre a justiça.
Neste sentido, a visita do Santo Padre quer também encorajar o empenho constante e generoso na obra de evangelização, ajudando a passar de uma religiosidade tradicional a uma fé adulta e pensada, capaz de testemunho corajoso em privado e em público, que saiba enfrentar os desafios do secularismo e do relativismo doutrinal e ético, típicos do nosso tempo, que Bento XVI lembra frequentemente.
3. Acolher e acompanhar o Papa peregrino
Neste momento, ainda não está definido o programa da visita do Santo Padre. Na próxima Assembleia dos Bispos, em Novembro, reflectiremos sobre como prepará-la espiritualmente, a fim de que possamos vivê-la como um momento de graça e uma significativa experiência cristã para a Igreja em Portugal.
Desde já convidamos todos os fiéis a acolher o Santo Padre em verdade, como Sucessor de Pedro que vem confirmar os irmãos na fé, e com afecto e participação pessoal, unindo-nos em oração às suas intenções pela Igreja e pelos grandes anseios da humanidade.
Elevemos, pois, a nossa oração à Virgem Maria, Mãe da Igreja, Nossa Senhora de Fátima, para que, com a sua bondade materna, acompanhe os passos do Santo Padre nesta peregrinação e o assista no seu ministério de Sucessor de Pedro, que nos preparamos para acolher e acompanhar com alegria, entusiasmo e devoção filial.

Fátima, 6 de Outubro de 2009

9 comentários:

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2.
" ***** " - Como não disponho de símbolos COLORIDOS, classifco assim esta bela e oportuna transcrição da Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa. (uff! que nome ENORME).

mariana disse...

Quero dar os parabéns ao Frei Mário Silva.
Que lindo Hino à Mãe.
Cada palavra, cada frase,são expressão de uma entrega e doação total da vida.

Louvo O Senhor pela vinda do Santo Padre a Portugal, e principalmente a Fátima. Que a Senhora do Rosário o conduza, o ilumine para que esta visita dê frutos.
Tenho pena de estar presente fisicamente, mas só Deus sabe como estou limitada. Pois o problema do meu pé ainda não permite estar tantas horas em pé. Mas estarei lá unida no mesmo espírito de oração.

Mª Teresa disse...

Irmã Mariana,
Entre duas primas "catitas" (MUITO) estarei "entalada" no dia 11 Maio... Prometo TAMBÉM vou rezar por si! Eu não sei ainda como vou resolver problema físico e falta (muita) de resistência, mas vou ENGENDRAR UM esquema! Eu VOU estar lá...sejam só CINCO minutos...
Espero... enfim espero (sonho, sonho, sonho...)

Mãe Lena disse...

Benvindo Santo Padre!

Que o caminho percorrido por terras Portuguesas deixe um rasto de Luz visto por todos nós.

Que essa Luz entre em cada um de nós e ilumine o nosso coração para semearmos a PAZ e o BEM.

Lídia disse...

Caro Frei:
Que lindo cabeçalho colocou! Foi uma surpresa muito agradável que, com alegria, toca a consciência e remete para a proximidade da visita de SS o Papa. Num curto espaço tudo consta; simboliza muito.

Todos nós, Igreja portuguesa, devemos estar unidos e felizes por esta Bênção especial da sua presença em terras portuguesas, marianas. É como se Pedro viesse ter connosco. Portanto, temos um lugar querido no coração do Pai. Assim acredito.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Sinto-me tão feliz pertencendo também a este cantinho... Gostoso partilhar pensamentos :
Assim, de mansinho, vou apreciando TUDO... sem pressas. Bem hajam,

maresia disse...

O Santo Padre manifestou hoje a sua Alegria por visitar "Terra de Santa Maria"; que saibamos nós acolhe-lo como Povo Mariano que somos, com Fé , Alegria e Esperança e escutando tudo o nos quer transmitir. De um modo ou outro "estaremos" todos em Fátima, Lisboa e Porto. Que a força dos nossos jovens (mais de dez mil), que o vai acompanhar durante a sua visita, não esmoreça perante as dificuldades, pois a sua presença será o melhor presente que lhe poderemos oferecer. Junto à MÃE, rezamos por este presente do Céu.

mariana disse...

Obrigada Teresa pela sua oração. Gostava muito de lá estar, até já tenho o lenço amarelo da ordem franciscana secular. Mas não arrisco...
Fiz uma rotura de ligamentos há 4 meses e ainda estou fazendo fisioterapia com resultados mt pequeninos.

Frei também gostei muito do novo cabeçalho do nosso Retalhos. Não faltou um único pormenor, até as bandeiras...!

Mª Teresa disse...

Irmã Mariana,
Se cuide, por Deus! Gostosa esta partilha de valores e ... sei que em espírito está lá! Ele também por certo. Estou "derretida" falando consigo...
Grata,

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você