Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

02 junho 2013

Corpo de Deus: Bolsena e Santarém


(Fotos do Corporal e da pedra onde onde se deu o milagre de Bolsena)

Hoje celebramos o dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

É a FESTA DO CORPO DE DEUS.


Não vou fazer aqui nunhuma grande reflexão sobre as leituras mas partilhar convosco o Milagre de Bolsena, aquele que acabou por dar orígem a esta Solenidade do Corpus Christi.

Tive a alegria de há vinte anos ter estado em Adoração a estes dois símbolos da Fé na presença de Cristo na Eucaristia.

Partilho ainda, sobretudo para Portugal, o Milagre de Santarém, também ele reflexo des te grande mistério do Amor de Deus por nós.

Cessem-se as minhas palavras para que falem mais alto os testemunhos...


MILAGRE DE BOLSENA
Entre os milagres realizados pela Santíssima Eucaristia é o de Bolsena o mais conhecido, por ter concorrido de modo especial para a introdução da Festa do Corpo de Deus na Igreja inteira. Em 1264 um piedoso sacerdote da Alemanha empreendeu uma viagem a Roma. Quis procurar o Santo Padre a fim de pedir esclarecimentos e consolações nas graves dúvidas de fé que o atormentavam. Estas dúvidas versavam particularmente sobre a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Chegando de sua viagem a Bolsena, celebrou a Santa Missa na Igreja de Santa Cristina. Ainda aí, mais uma vez, gravíssimas tentações e dúvidas o assaltaram, porém, devia ser a última pois Deus quis curá-lo por um magnífico milagre.
Terminado o momento da consagração do pão e do Vinho, e após a elevação do Cálice com o Vinho consagrado, o preciosíssimo sangue começou a borbulhar, subiu, subiu, transbordando e gotas e muitas gotas derramaram-se sobre o corporal, tingindo-o de sangue.
Assustado com o fato inexplicável, o referido Sacerdote procura ocultar o milagre, tanto mais que o atribui ao seu pecado. Dobra, cuidadosamente o corporal e procura escondê-lo debaixo da pedra d’ara (pedra que se encontrava no centro do altar com a relíquia de um Santo Mártir e sobre a qual se celebrava a Eucaristia).
Mas, o sangue passa pelo linho e quatro gotas caem sobre os degraus do altar, deixando impressos os sinais evidentes do sangue.
Que fazer? Já não podia mais ocultar o milagre, mas continua a julgar ser um castigo por causa das suas dúvidas.
Soube então que o Papa estava perto de Orvieto. Resolveu procurá-lo, confessar as suas dúvidas e narrar o acontecido. O Papa mandou trazer à sua presença aquele corporal, para verificar o que havia de verdade. Depois de ter verificado o facto inegável, mandou conservar o dito corporal na catedral de Orvieto.
O mármore, sobre o qual tinham caído as gotas de Sangue, guardou-se religiosamente na Igreja de Santa Cristina em Bolsena, onde se deu este grande milagre.
O Papa Nicolau V lançou a pedra fundamental de uma nova Igreja, onde devia ser venerado aquele admirável Corporal, que até hoje, é objecto de grande devoção.
Este milagre removeu os últimos obstáculos à introdução da festa do CORPO DE DEUS.
Extraído do livro: Leituras Eucharísticas, de 1935 – Ed. Vozes, Frei Mariano Wentzen)

MILAGRE DE SANTARÉM

Corria o ano de 1247, segundo uns cronistas, ou o de 1266, segundo outros.
(in, http://www.ribatejo.com/ecos/santarem/stigmilagre.html)


Em Santarém (Portugal), vivia uma pobre mulher, a quem o marido muito ofendia, andando desencaminhado com outra.Cansada de sofrer, foi pedir a uma bruxa judia que, com os seus feitiços, desse fim à sua triste sorte.Prometeu-lhe esta remédio eficaz, para o que necessitava uma Hóstia Consagrada. Depois de naturais hesitações, consentiu no sacrilégio a pobre mulher; foi à Igreja de Santo Estêvão, confessou-se e pediu Comunhão. Recebida a Sagrada Partícula, com suma cautela a tirou da boca, embrulhando-a no véu. Saiu prestes, da Igreja, e encaminhou-se para a casa da feiticeira. Mas, então, sem que ela o notasse, do véu começou a escorrer Sangue, que, visto por várias pessoas, as levou a perguntar à infeliz que ferimentos tinha, que tanto sangue jorravam. Confusa em extremo, corre logo para casa, e encerra a Hóstia Miraculosa numa das suas arcas.Passou o dia, entretanto, e, à tarde, voltou o marido. Alta noite, acordam os dois, e vêem a casa toda resplandecente. Da arca saíam misteriosos raios de luz. Inteirado o homem do acto pecaminoso da mulher, de joelhos, passaram o resto da noite, em adoração. Mal rompeu o dia, foi o pároco informado do prodígio sobrenatural. Espalhado o sucesso, meia Santarém acorreu pressurosa a contemplar o Milagre.A Sagrada Partícula foi então levada, processionalmente, para a Igreja de Santo Estêvão, onde ficou conservada dentro duma espécie de custódia feita de cera.Mas, passado tempo, ao abrir-se o sacrário para expor à adoração dos fiéis, como era costume, o Santo Milagre, encontrou-se a cera feita em pedaços, e, com espanto, se viu estar a Sagrada Partícula encerrada numa âmbula de cristal, miraculosamente aparecido.Esta pequena âmbula foi colocada numa custódia de prata dourada onde ainda hoje se encontra.Santo Estêvão é agora a Igreja do Santíssimo Milagre.



9 comentários:

maresia disse...

Perante tanta riqueza de imagens e conteúdos, aos quais o Amigo já nos habituou, só me ocorre rezar como os nossos pais: Seja louvado e adorado o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima Santa Maria.
Parabéns Amigo, por tanta dedicação, só Deus o pode recompensar.
Seja por Caridade

Mª Teresa disse...

Família Retalhos (2)
Paz e Bem!
Tal foi meu encamto ao consultar o GOOGLE sobre Bolsena e o SEU (NOSSO) Corpus Christe ...que não registei o site (me perdoem): filme lindo sobre Bolsena, música nessa lingua DOCE (como é o italiano...).
Por agora díficil vai ser quebrar toda a beleza VISTA e ESCUTADA... Breve, breve (cuido) não vou ocupar meu espírito com nada mais (é sensato tomar vagar...)
Termino expressando minha GRATIDÃO: se não fosse o "Retalhos" quantas "Bolsenas" permaneceriam encobertas junto deste ser... e são (também) redescobertas para muitos Irmãos e Irmãs. BEM HAJAM (TODOS: quem criou este blog e os que justificaram o seu aparecimento)

Mª Teresa disse...

Família Retalhos(2),
Bom, meu encanto com milagre de Bolsena, atrevo-me a confessar, esmoreceu bastante, com o desenvolvimento feito do episódio de Santarém...
Episódio do Século XIII, comentado por uma mulher, no (e do!) século XXI, encerraria lei-tura deturpada CERTAMENTE... Minhas desculpas, acredito merecer atenção quando afastar TANTO desrespeito pela figura da MULHER...

mariana disse...

Frei:
Que bonita decoração tem o nosso "retalhos" para celebrar esta grande Solenidade.
Bem Haja!

A Festa do Corpo de Deus está associada à última ceia, dia em que Cristo instituiu a Eucaristia. Nós cristãos católicos, celebramos a festa do Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, é a festa do Corpo de Deus! A Eucaristia, é para nós cristãos, o centro de nossa fé. Cristo ressuscitado se faz realmente presente nas espécies do pão e do vinho e, se dá em alimento, em total gratuidade e Amor.
Que maravilha! Que sublime Sacramento! Que amor profundo o Filho de Deus tem por nós! “Eis que estarei sempre convosco até ao fim do mundo”. (Mt 28, 20). E, é verdade, Ele está no meio de nós. Ele se interessa por nós. Ele quer a nossa felicidade aqui na terra e a nossa salvação para vivermos com Ele em plenitude.
Vivamos cada Eucaristia com esta certeza: É o maior Dom do Amor de Deus.

M.ª Teresa disse...

A informática envolve muitos mistérios (para mim…) mas sempre há processos de os contornar
Pois bem, resolvi enviar mais um curto texto onde me atrevo a solicitar a TODOS vós (Irmãs e Irmãos) o Perdão pelo meu 1º comentário atribuído ao Milagre de Santarém…
De facto, em pleno século XIII, por todo o Portugal (e obviamente em Santarém) o “Retrato” atribuído à personagem, em nada a diferenciava de todas as MULHERES espalhadas pelo País … Bom, já me cumpre rectificar: Ela esteve MESMO caindo baixo (recorrendo aos serviços de bruxa…), e, DESPERTOU … e assim , deu UM MAGNÍFICO TESTEMUNHO : o Divino pode SEMPRE trazer ajuda a quem O procura . Lá do Alto veio a Força que julgava completamente perdida…
Sejam SEMPRE meus amigos Irmãs e Irmãos, procurem adaptar vossos espíritos a possíveis “reveses” de meus comentários … no fundo, eu só conheci esta Figura aqui no Retalhos 2… e acabei REFAZENDO sua “composição” em plena Eucaristia de Domingo (6 Junho 2010).
Agradecida (muito e … e a todos).
Mª Teresa

Albertino disse...

MARIA TERESA, PAZ E BEM!
Aqui fica o seu sentir e a sua partilha face ás descobertas diante da ciência informática e todas as aprendizagens que isso implica. Não precisa de pedir perdão mas se fosse o caso todos o dariamos com certeza. Muitos são os milagres Eucarísticos em todo o mundo e em todos os tempos e na verdade, sendo milagres nem sempre lógicos, se é que existe algum que o seja, temos que estar abertos a esta presença e acção de Deus no meio de nós.
Continue a partilhar o seu sentir e a todos peço que entendam o que cada um partilha com o sentido amigo e crsitão.
A M.ª Teresa está em re-aprendizagens na vida e com a vida e, por isso, também a sua partilha e presença aqui é um bem para ela e para todos nós.
Abraço de paz e bem.

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Grata, bastante grata...
Reconhecendo minha (ainda...) pálida LUZ sobre esta magnífica CONSAGRAÇÃO (Corpus Christie), venho de facto atribuir meu encanto pela leitura (também) de comentários muito jóia de Irmã Maresia e de FA.
Assim seja!

Miguel disse...

Quanto mais medito neste sublime mistério da Eucaristia, tanto mais posso só, sempre de novo, repetir: "Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé!"
É algo tão grande, inconcebível à nossa inteligência, que o Deus Todo-Poderoso, Senhor do Céu e da Terra, se faça tão pequenino para poder estar connosco... É nas coisas pequenas que se manifesta a verdadeira grandeza. Ou, como dizia S. Paulo: "Quando sou fraco, então é que sou forte."
Resta-nos apenas a atitude de adoração: eu olho para Ele e deixo que Ele olhe para mim... E o olhar d'Ele, eu bem sei, não é um olhar de "fiscal", de "polícia", mas é o olhar do "Bom Pastor" que vai em busca da ovelha perdida, que a toma nos braços e a aperta bem junto ao seu Coração; o "Bom Pastor" que deu a sua própria vida por mim, por cada um de nós, para que tivéssemos a verdadeira Vida.
Procuremos, na nossa vida diária, assemelhar-nos um bocadinho a esse "Bom Pastor"...

João disse...

Que o mistério da Eucaristia, onde o próprio Deus se faz "coisa" para estar com cada homem e mulher ao longo da história...nos ajude a amar como Ele nos amou...ao ponto de "morrermos" pelo outro, de nos fazermos "coisa" pelo outro (aquele amigo, aquele que durante o dia passa ao nosso lado...) Só assim podemos experimentar a comunhão completa, a participação da vida da trindade!
Obrigado pelo texto, amigo! Tudo pela Glória de Deus!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você