Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

29 junho 2012

Pedro e Paulo Apóstolos

Pedro e Paulo são testemunhas do Evangelho.
Hoje são-nos apresentadas as figuras de dois discípulos que, por caminhos diversos, e muito lentamente, acreditaram NELE
Pedro encontra-O pela primeira vez ao longo do lago da Galileia; no início sabe apenas que é um carpinteiro vindo de Nazaré, depois percebe que tem que ver um grande profeta. Por fim – como nos diz o Evangelho de hoje (Mt 16, 13-19) – em Cesareia de Filipe reconhece-O como «o Cristo, o Filho de Deus vivo». Lindas palavras as suas, mas na mente e no coração continua a cultivar os seus sonhos, não aqueles do Messias de Deus.
Jesus que chama-o «pedra da sua Igreja», mas que logo a seguir o define «pedra de escândalo» porque não pensa segundo Deus, mas segundo os homens…
Pedro não entende, entenderá em seguida, depois da Páscoa, o conteúdo da profissão de fé que o «Pai que está nos céus» o levou a pronunciar…

Paulo chega a Jesus por um caminho diferente… Conhece-O antes como um adversário a combater, como aquele que destrói as esperanças messiânicas do seu povo, como um blasfemo que anuncia a um Deus diferente daquele dos mestres de Israel. Um dia é investido por uma luz do alto e compreende: Jesus o Crucificado é o Messias de Deus. A partir daquele momento, o que antes era um tesouro, em confronto com Cristo, torna-se lixo (Fl 3,7-8)…

Celebrar S. Pedro e S. Paulo é celebrar a Igreja, fundada sobre o seu ministério, fecundada com o seu sangue. Foram nossos pais na Fé, que nos geraram para a vida nova. Pedro é a «Pedra» escolhida para fundamento visível da Igreja; Paulo é o «vaso de eleição» para levar a fé aos gentios.
Para a sua condição, Pedro trazia qualidade de chefe e um coração magnânimo. Aprendeu na própria fragilidade a lição do amor humilde e o serviço de mandar. Antes de ser investido como chefe da Igreja, foi examinado no amor…
E Paulo era perseguidor da Igreja. Derrubado no caminho de Damasco, transformou-se em fogo de Deus, luz de Cristo, «mais do que todos» no anúncio do Evangelho. Também ele mudou o nome, porque mudou de vida. De perseguidor, fez-se perseguido…Coração de Paulo, coração de Cristo. «Agarrado» por ELE, tudo considera perda e lixo, comparado com o conhecimento, que dele tem. Não queria «saber mais nada senão Jesus Cristo Crucificado». «A minha vida é Cristo» (Fl 1,29).Na solenidade de São Pedro e são Paulo nós cristãos, revivemos a graça do nosso Baptismo.

As chaves de Pedro confirmam-nos na Fé, e a espada de Paulo abre caminhos ao amor. Ser cristão é acreditar naquilo em que Pedro acredita e Paulo nos prega…
Acreditemos em Jesus, entendamos que ELE é, confiemos NELE sem dúvidas, coloquemo-nos nas Suas mãos e ELE cuidará de nós…

Abramos-lhe o nosso coração e a nossa mente, e deixemo-nos "CUIDAR" por ELE…

L. C.

6 comentários:

Lena disse...

Frei!
Obrigado por nos ir sempre relembrando o que é essencial na nossa vida. Que o PAI o recompense por tudo…
Jesus edificará a sua Igreja que é Pedro, apesar das negações daquele, para além de, tal como outros, ter fugido…
Jesus baseia-se em nós com todas as nossas fraquezas. Não podemos estar à espera de não termos fraquezas para assumir uma missão… A sabedoria é executarmos a nossa Missão fintando as nossa fraquezas, arranjando estratégias para lidarmos com elas, planeando-as, contando com elas. Numa palavra, não as ignorando...
Senhor, com Paulo, faz-nos ouvintes; com Pedro obedientes, atentos, ao Teu Amor, à Tua vontade…que seja Ela sempre a agir em nós!
Que toda a nossa Vida seja um gesto apontado para Cristo…
Senhor! Dá-nos um coração Bom para exortar e consolar!...
PAZ e BEM a todos

mariana disse...

Obrigada Frei pela partilha do texto.
Celebrando S. Pedro e S. Paulo nós celebramos a acção de Deus em Jesus para implantar o seu Reino no mundo. Ele usou duas pessoas diferentes, mas unidos na mesma fé:
Os dois implantaram a Igreja de Deus em dois mundos diferentes, mundo judeu e mundo pagão. Missão diferente, mas com o mesmo fim. Eles se fundam na fé. Pedro e Paulo vivem Jesus. Deram a vida por Jesus, e pelo seu Evangelho.
Pai consolida a minha fé, a exemplo do apóstolo Pedro que, no meio das provações, soube dar, com o seu martírio, testemunho total de adesão a Jesus.
Temos que ser mais do que apóstolos de Jesus, temos que ser como os apóstolos Pedro e Paulo, que deram sua vida por Jesus e morreram por Ele.
Que Jesus possa edificar a sua igreja em cada um de nós.
Paz e Bem a toda a Família Retalhos.

Mª Teresa disse...

Grata, muito grata estou, pois através desta Família, últimamente, venho atribuíndo atenção a episódios que para mim só se destscavam por JUSTIFICAREM a atríbuição de feriados...
Brilhantes as condutas Destes Dois homens!
Foi (talvez...) atribuíndo tamanha responsabiidade a Estes Dois Apóstolos (também...) que suspeitamos... Ele Aceite nossa Partilha de Seu Reino!

Mª Teresa disse...

Família Realhos 2,
Paz e Bem! É com ENORME prazer que tomei consciência justo neste dia de 2011: actual Papa Bento XVI completa 60 anos de sacerdócio. Será como sucessor de Pedro (o 1º Papa assim considerado)... Bendita a feliz comemoração! Amen

Xana disse...

Quero construir uma casa sobre a rocha
O Arquitecto é o Senhor
E cada pedra á amassada com Amor.

A minha casa não vai ruir
Sobre a Palavra de Jesus
Quero construir...

Com Jesus Cristo que temerei?
A tempestade, o vento e o mar enfrentarei!
Em Ti Senhor, sempre acreditarei!

A minha casa, sabes que é o coração:
A sua porta quero que seja
Espaço aberto à comunhão.
(Mt. 7,24-27); (Lc. 6, 47-49)


A quem irei Senhor, se só TU tens palavras de Vida Eterna?....
Oxalá o nosso coração seja humilde como o de Pedro...

Mãe Lena disse...

Quantos desconhecem que também é dia de S. Paulo e nāo apenas de S. Pedro.

E este texto fez-me refletir sobre o caminho que seguimos nesta vida. Só confiando Nele e entregando-Lhe a vida é que, um dia, vamos entender o projeto que existe para nós.

Cuida Senhor de todos nós, da nossa casa, do nosso caminho.

Obrigada Catequista!

Paz e Bem

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você