Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

17 junho 2010

Só posso rezar Pai-Nosso

“Quando rezardes, não digais muitas palavras, como os pagãos (…), porque o vosso Pai bem sabe o que precisais (…). Orai assim: ‘Pai nosso que estais nos céus…” (Mt 6, 7-15)

Hoje, no Evangelho, Cristo ensina-nos a não ser como os hipócritas que rezam apenas para que os outros os vejam. Repetem palavras como se dessa repetição dependesse uma maior atenção de Deus.
Cristo desafia-nos a rezar em comunidade, não a um Deus qualquer, mas ao Deus que é PAI. Deus não existe apenas para alguns, Ele é Pai da humanidade inteira e o Seu Amor todos se estende nos braços e caminho da Cruz.
Quantas vezes rezamos nós a Oração do Pai, ensinada por Jesus, sem pensarmos no que estamos a rezar e no que cada frase pronunciada implica toda a nossa via…
Hoje faço minha a oração que se segue pedindo ao PAI que ela seja mais um passo para a Quaresma interior que só tem sentido na vida implicada, interior e exteriormente, comigo mesmo, com os outros e com Deus…

SÓ POSSO DIZER PAI-NOSSO SE ...

Só posso rezar PAI,
se demonstrar esse relacionamento com Deus no meu dia-a-dia;
Só posso rezar NOSSO,
se a minha fé tem espaço para os outros e para as suas necessidades;
Só posso rezar QUE ESTAIS NOS CÉUS,
se não estou apanhado pelas coisas do mundo;
Só posso rezar SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME,
se me esforço com a ajuda de Deus, por ser santo;
Só posso rezar VENHA A NÓS O VOSSO REINO,
se estou disposto a aceitar a Palavra de Deus como regra de vida;
Só posso rezar SEJA FEITA A VOSSA VONTADE,
se procuro pautar a minha vida pelos seus mandamentos;
Só posso rezar ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU,
se quero verdadeiramente entregar-me ao serviço de Deus, aqui e agora;
Só posso rezar O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE,
se estou preparado para partilhar o que tenho com os que estão em necessidades;
Só posso rezar PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO,
se estou na disposição de eliminar todo o rancor que guardo no coração para com os outros;
Só posso rezar NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
se estou alerta para não me meter nas armadilhas.
Só posso rezar MAS LIVRAI-NOS DO MAL,
se estou preparado para combater o mal na minha vida e com a minha oração;
Só posso rezar AMÉN,
se honestamente digo, «custe o que custar, esta é a minha forma de REZAR».

(Kevin Lanigan)

16 comentários:

Sirlene (Brasil) disse...

Frei Albertino,
É isso aí! Rezei com o sr, pelo sr! Parece fácil repetir cada uma das palavras do Pai Nosso, mas qdo a necessidade bate à nossa porta é que compreendemos o alcance dos sete pedidos nele contidos.É bom lembrar que quando nos foi ensinada essa Oração, aquele Coração de Mestre tinha em mente o tudo que estaria no aqui e agora da humanidade de todos os tempos , por isto é que cada rogo tem tanta coerência um com o outro...é a Oração por excelência!
Elevemos , com os nossos braços, a prece que , louvando a Deus nos cura das mazelas temporárias que nos parecem insolúveis!
Paz e bem!

Anónimo disse...

Sr. Padre Albertino,
Muito obrigada por tudo o que nos ensina, o caminho que nos indica e o que nos faz ver de uma forma tão directa, com uma linguagem tão simples e tão acessível e sobretudo tão sentida. Só um Padre com uma grande vocação e uma dedicação plena a Deus é que consegue fazê-lo da maneira que Sr. Padre Albertino o faz.
Muito obrigada pelo maravilhoso baptizado que fez há 8 anos à minha filha mais nova, à inesquecível lição que deu aos jovens padrinhos (irmãos mais velhos da baptizanda) mas sobretudo muito obrigada por continuar a ser o Sr. Padre Albertino que gosta das coisas simples, das palavras simples e que com este blog continua a ensinar-nos coisas tão bonitas e tão importantes.
Lembrar-me-ei sempre de si nas minhas "conversas" com o Senhor.
Bem haja Sr.Padre Albertino
Paz e Bem
Luísa Pericão

maresia disse...

Querida Família Retalhos, que bom chegar aqui e encontrar esta Oração, que o Mestre nos ensinou.
Esta Oração me acompanhou, de um modo muito especial, desde o mês de Janeiro deste ano, no qual teve início a minha "Quaresma"...o pedido que eu repetia sem cessar, era este: Senhor, que ao chegar ao Calvário, também eu seja capaz de dizer: " Perdoa-lhes Pai, porque não sabem o que fazem..." E ao chegar à Páscoa, com a Paz dentro de mim, eu pude rezar o Pai-Nosso com o coração.
Deus É Pai e só ELE sabe porque permite o sofrimento; talvez para crescermos interiormente e sermos dignos de receber a Sua Paz.
Amén

Mãe Lena disse...

É neste cantinho do Retalhos que aconchegamos o coração e renovamos a alma.

Obrigada, Frei Albertino.

Rezemos juntos: PAI-NOSSO...

mariana disse...

O Pai-nosso é uma oração para quem quer viver na intimidade.
Não é fácil rezar o Pai-nosso com o coração, e saborear cada palavra sem nos lembrarmos das nossas fragilidades.
Mas Jesus deu a Sua vida por nós, e está Vivo para estar sempre connosco, precisamente nesses momentos.
É perigoso estudarmos muito, tornarmo-nos doutores, e nos esquecermos da simples experiência de ser filho, que precisa do Pai.
A oração do Pai-nosso faz-nos lembrar que somos irmãos. Aprendamos a esperar, pois o Pai sabe do que precisamos, não há felicidade quando passo por cima do outro, pois só existe felicidade junto com o outro.
Como em Mateus 6, na oração do Pai-nosso, entremos no mais secreto de nós mesmos, e oremos ao Pai em segredo. Talvez seja o único local onde possamos orar em silêncio e em segredo ao Pai. Acreditamos no Sangue derramado na cruz por Jesus. Aquele que carregou sobre o madeiro todos os nossos pecados.
Para nós, cristãos, a Esperança jamais morrerá, só quando morrermos a cada dia para nós próprios, ressuscitaremos, e a esperança nunca pode morrer.
Obrigada Frei. Ao rezar o Pai-nosso meditemos nesta partilha, para reflectir como vai a minha vida com Deus e com os outros.

Anónimo disse...

Frei Albertino, não encontramos a página do facebook assim estou a enviar-lhe o meu mail
crismenunes@hotmail.com, muito obrigado e desculpe ser por aqui mas não precebo muito de computadores.

Cristina e Paulo Castelão

Mª Teresa disse...

FA,
Paz e Bem!
Que lindo! Saber decompor sábiamente toda a "arquitectura" envolvida nesta Oração.
Obrigada também pelo maravilhoso texto que formosamente compôs, Luisa Pericão, onde apelou a sua grata recordação de... de 2002!? Estou certa que o merecem ouvir
(FA, Luisa Pericõao e, sua filha que no momento não deve ter retido palavras... mas por CERTO tem alcançado inúmeras graças) Bem Hajam!

Mª Teresa disse...

FA,
Ao meu jeito tenho rezado o "Pai-Nosso" assim despido deste sabor que sua leitura (FA) lhe CONFERE. Jóia, sempre a achei jóia (hà Oração. De futuro ACREDITO que lhe confiarei (ainda) mais carinho. Amen. Que VALOR tem esta ternminar! Que compromisso se assume quando se usa tal palavra ! Bem haja!

Anónimo disse...

Família Retalhos:

Não teço comentários aos textos - porque outros o fizeram muito melhor do que eu faria - mas sim ao novo olhar que se enquadra sobre a imagem da cidade de Lisboa.
Que inspira?...Um olhar que deflecte um coração atento a tudo o que se passa na cidade, que a acompanha com uma mira: Cristo Rei, ao fundo, na outra ponta. Entre ambos… a cidade! Que lindo: um está atento, para conduzir até Cristo, o Outro recebe de Braços abertos. Não é este o papel da Igreja: levar os homens, a cidade, tal como é em cada momento da sua história, até Cristo que coloca Pastores no seu caminho para orientarem todo o Rebanho?
É noite, sim! Mas há tantas luzinhas que brilham… tantas pessoas que têm vontade de caminhar e vão caminhando desde o baptismo, formam um todo, uma imagem linda, a presença da Vida no caminho!

É reconfortante, Senhor, ter Pastores que não rejeitam a actualidade/modernidade mas sabem, em cada momento, qual o caminho certo, o sentido de orientação e o objectivo a realizar.

Mª Teresa disse...

Ai, Anónimo que escreve LINDO!
É mesmo, estava SÓ aguardando que alguém atribuisse um COMENTÁRIO "colorido" feito esse aí...
Agradecida (MUITO) ao Anónimo que rápido rápido vai ter VONTADE de assinar seu nome...

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Que VAIDADE: merecer TANTO COMENTÁRIO (DEZ!!!!!!!) e aida SÓ estamos no São João de 2010!... O "PAi Nosso" continua a merecer nosso Oração! (suspeito ser quase impossível "esgotar" o nosso vagar para o fazer...)

LENA disse...

Querido Amigo! Antes de mais muito Parabéns por toda a “arte” que envolve esta maravilhosa oração.

É bonito! É bom chegar a este nosso “cantinho” «Retalhos» e deparar-me com a oração que o Próprio Jesus nos ensinou. Há Frei! Se interiorizássemos mais esta oração, a nossa Vida seria vida de uma outra forma que não esta…
Quantas vezes invocamos o nome de Deus em vão?...Rezemos o PAI NOSSO não só com a boca, mas sim, sentindo profundamente aquilo ao que nos estamos a comprometer quando rezamos esta oração…tão bela e tão profunda…e tão íntima…saboreemos cada palavra que pronunciamos nesta oração…
Lembremo-nos que somo barro frágil, mas, confiemos no PAI, porque ELE sabe e conhece tudo… sabe e sente as nossas necessidades…

Eu repito o que disse a Mariana: “Quando rezarmos o Pai-Nosso reflictamos como vai a nossa vida pessoal, e com os irmãos…
PAZ E BEM

Ana Luísa Santos disse...

Sr. Padre, desculpe mas só queria saber o que aconteceu ao cabeçalho deste espaço que frequento de quando em vez; será que clicou de novo na tecla errada, como lhe aconteceu tantas vezes no início da criação deste espaço?
Ainda não reparou que falta essa FAMOSA JANELA QUE NOS CONVIDAVA A VER O MUNDO COM UM NOVO OLHAR? PELO PRISMA DE FRANCISCO DE ASSIS?
Desculpe, mas este espaço é também um pouco de todos nós, ou estou errada?
PAZ E BEM

Mª Teresa disse...

Irmã Lena,
Paz e Bem!
Aprendi (justo agora) que o Santo João Baptista Vianney repetia vivendo o desiderato: cumpria PARTE das penoitências que NÃO atribuía aos "confessados" ...
Assim, desta forma (MUITO) bela, podemos Irmãos e Irmãs, rezar BASTANTE, e lá no Alto Ele recebe orações e, as distribui por intençao de quem MAIS precisa... Eu, Mª Teresa, assim creio, no fundo alivio outras criaturas, com quem compartilho "vida Terrena" sem QUALQUER alarde... Assim seja,

Alda disse...

Pai Nosso, caixa de segredos que é necessário abrir.
"A oração do Pai Nosso toca-se nos extremos:
é singela e complexa, calma e incendiária, inofensiva e desafiadora. Jamais palavras tão simples tiveram tanta profundidade. Jamais um texto tão pequeno foi tão revolucionário."
Me perdoem, mas por tanto refletir nesta linda oração, muitas vezes não a rezo.
Paz e Bem
Alda

Mª Teresa disse...

Querida Ana Luisa Santos,
Creio, que SEMPRE são acompanhados pensamentos de Francisco de Assis quando se visita este BLOG... e SEMPRE "perfil" de FA, continua bem identificando!
Antes, terá sido alargado alcance de sua (FA) janela... Tão só, tão só: alcançando mais "criaturas"...
Porque não, descortinarmos leituras simpáticas (BEM) mais POSITIVAS da REapresentação do RETALHOS 2???????
Assim creio!
Atenção: Não retiro qualquer "luz e frescura" no alcance expresso pela fotografia anterior,

Suspeito que, SEMPRE, pensamentos FRANCISCANOS estarão associados ao RETALHOS 2 (pelo MENOS enquanto a atenção de FA nele se manifeste...)
Valeu Ana Luisa? Assim espero!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você