Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

11 julho 2013

Missa Nova há 14 anos

Mais um ano termina e amanhece o dia em que vivi festa e Festa de Deus... a Minha Missa Nova...
Há 14 anos na minha Aldeia, nas faldas da serra da Gardunha, celebrei a minha Missa Nova. A exemplo do ano passado, e porque não tenho tido ultimamente muito "espírito" para escrever coisas para partilhar, deixo o clip de vídeo que fiz e que procura mostrar os momentos importantes da Liturgia Eucarística, missão do Sacerdote.
Mais uma vez a minha gratidão a todos os que tanto fizeram e fazem por mim.
No fim deste clip de vídeo partilho o texto que fiz e rezei há 14 anos no momento de Acção de Graças da Eucaristia... ali estão TODOS!
DOU-TE GRAÇAS, SENHOR:
Pelo DOM DA VIDA. Pelos trinta e um anos de história, com tudo o que foi acontecendo, com quantos fazem parte desta mesma Vida.
Pelos meus PAIS e IRMÃOS que me aceitaram sempre como sou, me amaram, criaram, educaram e me fizeram crescer doando-me de novo a Ti…
Por todos os meus FAMILIARES que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que eu seja quem sou.
Pelo DOM DO BAPTISMO, no qual me acolheste membro da Tua Igreja, e por ele me perdoas sempre.
Pela VOCAÇÃO FRANCISCANA, à qual totalmente me entrego. Pelos irmãos que me ajudaram a discernir a Tua vontade e a encontrar a resposta fiel. Por todos quantos, comigo, na Ordem dos Frades Menores, se lançam na entrega total e na procura da fidelidade.
Pela VOCAÇÃO SACERDOTAL à qual Te dignaste chamar-me. Por esta missão bonita de ser outro Cristo junto dos irmãos, levando o Teu Corpo e Sangue e ser instrumento do Teu Perdão junto deles.
Por todos aqueles que REZARAM COMIGO e por mim ao longo destes anos. Por aqueles que em mim CONFIARAM e me ajudaram a caminhar mesmo quando outros diziam não valer a pena…
Graças, Senhor, por todos os AMIGOS. Por aqueles que de uma forma especial marcaram a sua presença dizendo corajosamente “ESTOU CONTIGO”. Por quantos nos bons e maus momentos foram a mão amiga que me amparou na subida, a voz amiga que tornou mais suave a minha dor. Graças, Senhor, pelos AMIGOS ESPECIAIS que remam ainda hoje e conduzem o barco comigo, aqueles que aprendemos a amar como verdadeiros irmãos, aqueles que a cada momento se disponibilizam a caminhar lado a lado comigo em direcção a Ti.COM TODOS ESTES E CONTIGO, QUERO SER FIEL ATÉ AO FIM…“Magnificat, anima mea Dominum”

18 comentários:

Alda disse...

Tu, Senhor, deste ao meu Frei, o mais belo Dom, o do Sacerdócio.
"OBRIGADA SENHOR, POIS OS VOSSOS DESÍGNIOS SÃO MARAVILHOSOS".
Paz e Bem
Alda

Paulo disse...

Amigo Frei aproveito para o felicitar neste dia especial, e agradecer por tudo o que é, e por tudo o que dá aos outros, queria aproveitar para agradecer toda ajuda que me prestou, e toda a disponibilidade e paciência que sempre demonstrou para comigo.
Prestou-lhe o meu reconhecimento ao Frei ao Padre e ao amigo.
Um abraço deste seu amigo que não visita mas não esquece

Mãe Lena disse...

Parabéns, Frei Albertino! Foi há 11 anos que viveste um dos momentos que marcou e marca a tua vida: Celebrar a Eucaristia.

Enches Igrejas, enches a alma de quem te escuta, chamas quem se cruza no teu caminho para conhecer Jesus e Francisco.

Por onde passas constróis, educas, ensinas, iluminas a vida dos nossos filhos, dos Pais e dos Avós.

Como Ser Humano, como Franciscano e como Sacerdote, honras a Ordem Franciscana, honras o Senhor e por isso Ele escolheu-te.

Seguir-te, estar contigo e ter-te como amigo é um tesouro que se tem.

Obrigada por tudo o que tens feito, mesmo quando os rochedos se cruzam no teu caminho, estarei sempre ao teu lado, a acompanhar-te para seguires no Amor e na Luz de Cristo.

Que o Senhor te proteja. Paz e Bem!

Anónimo disse...

Celebrei consigo esta Festa. Celebrei-a de forma muito particular quer há 11 anos quer hoje. Em ambos momentos agradeci a Deus permitir que existam famílias que conseguem alcançar o Dom de celebrar uma festa tão Maravilhosa. Que Alegria!

A ELE continuo a agradecer também o seu testemunho de Sacerdote, a sua capacidade de fidelidade e de entrega à Causa de Deus, junto de nós e por nós. Obrigada, Frei. Obrigada, Senhor!
C. Gomes

Ana do Carmo 7ºC disse...

Parabéns Frei
Obrigada por tudo o que tem feito por nós. Nem sei o que dizer... Obrigada por partilhar estes momentos e por publicar todos estes textos que inspiram o leitor.

Paz e Bem

maresia disse...

Meu Deus e meu tudo!
Somos tantos, aqueles que não pudemos estar presentes, num dia tão festivo como este, há onze anos; mas hoje, todos TE somo gratos pelo Dom da vocação deste nosso Amigo.
Frei Amigo, conte sempre connosco, que consigo caminhamos, partilhando momentos, partilhando a VIDA. Deus o Abençoe.
Parabéns à jovem Ana do Carmo, do 7ºC, pela singeleza das suas palavras.

Anónimo disse...

Frei Albertino, paz e bem!

Quero agradecer-lhe a partilha com a Família Retalhos dos clips de vídeo da sua Ordenação e da sua Missa Nova. São momentos muito importantes para si e para todos nós porque deram à Igreja um VERDADEIRO SACERDOTE.

Felicito-o pela sua Missa Nova, pelos 11 anos que passaram e pela forma como celebra a Eucaristia.

Numa Eucaristia presidida por si, a sua capacidade de comunicação permite-lhe transmitir a Palavra de Deus duma forma simples e clara. A sua sinceridade, entusiasmo e sentido de humor cativam a assembleia. O seu canto e a sua oração fazem com que os irmãos se sintam em verdadeira comunhão.

Já tinha partilhado estas palavras, por uma questão de justiça e de gratidão. Sei que se aprende a estar na Missa independentemente do Sacerdote que a celebra, mas nem sempre é fácil...

Que o Espírito Santo continue a ajudá-lo a celebrar a Eucaristia com alma e que Ele deixe "a marca que cada um dos irmãos deve levar do rosto de Deus impregnado no coração".

Termino com as palavras da Ana do Carmo, do 7ºC (espero que ela não se importe): "OBRIGADA por tudo o que tem feito por nós".Os mais novos não têm a experiência que a vida lhes dará mas têm a sinceridade e a sensibilidade que os adultos teimam em querer perder. Eles sabem discernir perfeitamente, quem lhes faz bem, com quem podem contar, em quem podem confiar e quem nunca os vai desiludir.

Que o Senhor esteja sempre consigo.

Bem-haja.

Mª Teresa disse...

FA,
... Que LINDOS e tão "SINTONIZADOS" estes comentários/elogios... e certamente VAI ARRASTA-LOS... S E M P R E !!!!!!!!!!!

Mª Teresa disse...

Irmãos Retalhistas (2),
Paz e Bem!
Admiro e bendigo a hora!
Lá do Alto, Ele apascenta "suas ovelhas"... entre nós, Ele conta com o ânimo e voluntariedade de sacerdotes e também de alguns (serão bastantes, SE houver um esforço CONJUNTO), sempre apronto leituras brandas... sei bem que os "operários são poucos"
mas atribuo TAMBÉM um papel sensível a todos nós crituras que partilham jardins, transportes, comércio... também TEMOS/TENHO responsabilidades... todos nós...
Luz segue (pode seguir) TAMBÉM connosco!
FA, já se reporta ao século passado sua Ordenação (cuido que só atingi esta Realidade justo agora)! Bem haja!

mariana disse...

Estamos aqui hoje, para dar graças a Deus pelos seus 11 anos de vida sacerdotal. Diante de Deus, e de toda a Família retalhos, testemunhamos que, de facto, o Frei serviu a Deus e ao seu povo, nesses 11 anos de caminhada.

Consigo, nós, leigos e leigas, apreendemos muito.
Apreendemos que o nosso Deus é um Deus libertador, que Ama e que perdoa sempre.
Apreendemos a ler a Bíblia unindo-a à vida.
Apreendemos o que é "ser Igreja" e que a Igreja tem a missão de "ser presença" no mundo.
Apreendemos, ainda, o valor do ser humano, da mulher e do homem, da importância de gostar de si, mesmo para melhor servir ao outro.
Apreendemos o valor da contemplação, da oração, da consciência crítica, e da religiosidade popular.
O que o Frei plantou e ajudou a plantar, ficou bem enraizado aqui, no nosso coração, na nossa mente neste "cantinho". E não é possível esquecer!

OBRIGADA pelo seu SIM!

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2, em particular seu PAI: FA!,
Paz e Bem!
Perdoem-me todos! É claro MERECER FA os PARABÉNS! É uma data MUITO linda! Por Deus, uma DÚZIA DE ANOS ao Serviço do Senhor!
Bem haja!
E também resmas brilhantes de felicitações para toda sua família que aceitou a escolha de FA)!

Mãe Lena disse...

Não tenho dúvidas que foi por Vocação que o Senhor te chamou ao Sacerdócio.

Agradeço-Lhe por chamar pessoas com um testemunho fiel e verdadeiro.

Obrigada Frei, por tudo o que fazes por nós.

Cecília disse...

"...E os realmente sensiveis, aqueles que já aceitaram a sua sensibilidade plena e absoluta, os que já não bloqueiam, os que aceitam sentir tudo, tudo,tudo, já sabem o que é estar em estado de graça.
E já não querem prescindir dele.
E já não querem outra vida."...

Obrigado meu Pai, por teres tocado o coração do nosso Frei
..."Quando o aluno está pronto o mestre aparece..." .

Por si Frei, sentimos uma gratidão tão grande, tão intensa, tão profunda que a partir do momento em que se cruzou no nosso caminho tudo se tornou mais fácil.

Obrigada por gostar de nós, obrigada por gostar de cada pessoa, obrigado por ser nosso Amigo e não desistir!

Mãe Lena disse...

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós", de 'O Principezinho'

Mais um ano que passa e é sempre bom recordar momentos únicos na vida de um Amigo.

Obrigada pela partilha. Paz e bem!

maresia disse...

Olá Amigo Frei!
Obrigada por tudo o que partilha connosco, até mesmo as debilidades, a "falta de espírito" para escrever coisas para partilhar. Na verdade, tudo isto faz parte da realidade de quem enfrenta as dificuldades da vida, especialmente aquelas que nos surgem de onde menos esperamos e de quem menos esperamos...
Mas, por isso mesmo, o Amigo se torna cada vez mais, indicador de caminho seguro, pastor, mestre, irmão, amigo, munido de uma autoridade conquistada a pulso numa entrega total à vontade de Deus e renovada em cada Eucaristia.
Que o Senhor sacie a sua sede...
Uma vez mais parabens por estes treze anos de fidelidade ao chamamento de Deus, "desde o seio de sua mãe..."
Força Amigo, S. Francisco caminha consigo e nós também. Amigos estão...

Mª Teresa disse...

Boa noite FA,
Paz e Bem!
Desisto, todas as bençãos que diligentemente distribui por quem o procura, foram já reportadas...
No Céu,S Francisco certamente se encontra bem feliz... cá na terra, esta humilde criatura, teve a graça de iniciar este caminho se encantando com seu fervor e dedicação (FA). Bem haja, por TANTO!

Mãe Lena disse...

14 anos... Parabéns por mais um ano!

Que Deus te dê a força que precisas para continuares o teu caminho de Paz e Bem e a Mãe o regaço e proteção.

Bem-hajas!

Ceci disse...

Bazin escreveu uma frase de rara beleza: " Há pessoas que nascem com um rouxinol no coração e, por mais miserável que seja a gaiola, o passarinho canta sempre"...
Espero que todos estes comentários sejam o alimento da alegria e torne feliz o seu viver para que possa cantar a vida inteira!...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você