Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

03 outubro 2010

S. Francisco de Assis

Acabo de chegar de Fátima onde milhares de irmãos e irmãs, de toda a Família Franciscana, religiosos ou leigos, se reuniram pelo XXXVIII ano em PEREGRINAÇÃO, este ano sob o tema: "Povo Sacerdotal em Peregrinação".
Foi tempo de Graça, de encontro, de alegria e festa porque celebrámos juntos os DOM DO NOSSO IRMÃO FRANCISCO.
Muitos Carismas, um único modelo e caminho. E este caminho ganha sempre um novo sentido quando todos nos encontramos no Coração da Mãe e, de forma tão especial, em Fátima.
Ali todos os que fazem parte de nós, da nossa Vida, do nosso caminhar estiveram presentes.
Ajoelhado diante da Imagem de Maria, antes do Terço por nós meditado, rezado e cantado, confiei à Mãe todos os que levava no coração, família, amigos, os que rezam por mim, aqueles que se recomendam à minha oração, os mais fragilizados da nossa sociedade, a vocação e missão de cada um de nós.
E com o Coro do Seminário da Luz, cantámos PAZ E BEM, numa atitude de acolhimento tão ao jeito de Francisco e Clara de Assis, cantámos Totus Tuus Maria, numa entrega íntima ao Coração de Maria, como fez João Paulo II tão amigo dos Franciscanos e nós dele, e terminámos celebrando a Irmã Morte cantando que Francisco mora em cada um de nós, depois de oito séculos, "não porque existiu, mas porque viveu".
Celebramos neste dia 3 de Outubro o dia em que Francisco acolhe a Irmã Morte corporal, como ele mesmo lhe chama e pede aos irmãos que a crescentem ao Cântico das Criaturas referência a esta Irmã que chega. Celebraremos amanhã, dia 4 o dia que a Igreja dedica ao Poverello, ao Irmão Universal, ao Patriarca dos pobres, ao Patrono da Ecologia e dos animais... a Francisco de Assis.
Amigos da Família Retalhos, nestes dias canto Francisco ao jeito dos pobres, com o coração e a alma na voz. Canto convosco e por vós pedindo a Francisco a Sua Bênção de Pai e de Irmão.
QUE O SENHOR VOS DÊ A PAZ!
(em breve publicarei o último texto das reflexões do retiro e depois uma surpresa chegará... aguardemos)

15 comentários:

Mãe Lena disse...

Obrigada Frei Albertino por esta partilha.

Infelizmente não estive presente fisicamente, mas estive em oração.

Quanta beleza de cânticos que tão bem conheço, recordando os meus retiros Franciscanos, Paz e Bem e Francisco mora em mim e em ti.

Imagino-os cantados pelo coro do Seminário da Luz...

Francisco de Assis é um exemplo de vida. Dia 4 de Outubro uma referência na minha vida.

P.S. - aguardo ansiosa a surpresa... fico que nem criança quando me falam de surpresas...

mariana disse...

Frei,
Obrigada pela sua partilha.
É Lindo este painel onde estão representadas as três etapas principais da vida de S. Francisco...!

Também eu rezo e entrego toda a Família Franciscana não só no coração da Mãe, mas no coração e no colo da Mãe sob a sua protecção, para que este "Povo Sacerdotal em Pereginação" reencontre FRANCISCO, nos dias de hoje na sua vida.

Tomemos como exemplo o modelo e caminho que S. FRANCISCO nos deixou: A entrega e doação total à vivência do Evangelho e aos irmãos, e o eu despojamento face ás coisas dos "mundo".
Que a todos o Senhor Abençoe!

Alda disse...

Oração a Francisco

Tomás de Celano termina assim a segunda Legenda de S. Francisco:

Lembra-te, Pai, de todos os teus filhos, que como bem sabes, assediados por vários perigos, só de longe te seguem os passos.
Dá-lhes força para resistirem, purifica-os para que resplandeçam, fecunda-os para que dêem fruto.
Derrama sobre eles o Espírito de graça e de oração para que sejam, como tu, verdadeiramente humildes.
Sigam o exemplo da tua pobreza e, como tu, mereçam também a caridade com que sempre amaste a Cristo crucificado, o Qual, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amen (2C 224)
Paz e Bem
Alda

maresia disse...

Querida Família Retalhos!
Depois de um fim de semana precioso, participando na Peregrinação da Família Franciscana, em Fátima, partilho aqui convosco a oração da manhã de hoje, da Rádio Renascença:

"S. Francisco de Assis
Hoje, a igreja celebra S. Francisco de Assis. O Santo querido por todos e que a todos tratava por irmão ou irmã. Alguns impressionados com a sua vida, simplicidade e generosidade dizem que «Caso desaparecessem os Evangelhos, nós poderíamos reconstituí-los a partir da biografia de São Francisco de Assis» (Cardeal Vicente Scherer), outros que «São Francisco de Assis é um homem tão simples e autêntico, e tão essencial que sua compreensão está ao alcance de todo mundo» (J. Lorz). João Paulo II perturba-nos ao afirmar: "O mundo tem saudades de ti como ícone de Jesus crucificado".
São Francisco de Assis, que a História alcunhou simplesmente como «Il Poverello», ensina-nos os caminhos da autêntica pobreza e fraternidade, da verdadeira paz e bem. Ensina-nos esse segredo de em tudo e em todos reconhecer um irmão e uma irmã. Sustém-nos nos percursos de um amor a Deus que começa por nós e em nós, que é construído com os nossos braços e com o suor dos nossos rostos."
Sejamos dignos de tão grande herança.
PAZ E BEM

Anónimo disse...

«Como são felizes e abençoados os que amam o Senhor».
Neste dia em que celebramos o Doutor Seráfico, o mais angélico dos Homens, quero manifestar a minha alegria e comunhão contigo e com aqueles que no meio das adversidades deste mundo procuram manter vivo o espírito de Francisco de Assis. Paz e Bem e muita confiança.
Catita

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
São Francisco de Assis, certamente como uma renda se constrói desfiando um novelo, também nós Irmãos podemos procurar tecer uma trama de Vida bem singela, sempre do seu jeito (S Francisco de Assis)... conferindo oportunidade a tudo o que de Bom encontramos Vida fora. Assim o procurei fazer acompanhando esta bela Peregrinação a Fátima.
Vamos todos ter CORAGEM para o fazer?
...
Feliz, muito feliz suspeito que estã S Francisco lá no Alto... e, e, bem que gostaria de espreitar Assis num dia 4 de Outubro... pelo menos em sonho, a ninguém se impede de o fazer...
Assim seja!

Anónimo disse...

Descobri hoje, nas minhas incursões de procura, um aspecto verdadeiramente bonito, que não tinha, ainda, compreendido: Francisco, para além da grande dedicação à Mãe do Céu, foi um dos primeiros e um grande defensor do respeito e igualdade da mulher. Ou seja: contrariando as correntes milenares que legavam a mulher para um lugar/objecto ou como personificação do mal, Francisco reconheceu na mulher dons equiparáveis aos dos Irmãos Frades. A elas se confiou e com elas manteve amizade até ao momento de seu "Transito". Descrevem testemunhos que Francisco, para autonomizar as decisões de Clara e Jacoba, se afastou delas a fim destas decidirem em liberdade e consciência... estas atitudes, inseridas na sociedade patriarcal de então, terão sido um verdadeiro escândalo, mesmo no seio da Igreja. Basta pensar no que Clara sofreu até que a sua Regra fosse aprovada.
Francisco, o pobrezinho de Assis, continua a ser verdadeira riqueza intemporal, Caminho para Deus!

Mãe Lena disse...

No fim deste dia, 4 de Outubro, peço a S. Francisco de Assis que entre no coração da Família Franciscana, para que, nos dias de hoje, sejamos o caminho da Verdade, da Bondade, da Paz e do Bem ao jeito de S. Francisco.

A ti, meu Frei, agradeço a tua existência como exemplo de Francisco de Assis. Sê sempre como és!

Smilechild disse...

A única coisa que posso dizer, ou que, melhor, consigo expressar é a canção presente neste video que aqui deixo partilhada

http://www.youtube.com/watch?v=kiXz3QI0SMM&feature=related

Senhor, fazei de mim um instrumento da Tua Paz

Mª Teresa disse...

Querida Família Retalhos, mais especificamente TODOS os comentaristas que me precedem,
BEM HAJAM!
Se o texto desta mensagem já apresenta uma EXCELENTE súmula da Peregrinação Franciscana a Fátima... os comentários são VERDADEIROS complementos por mim muito reconhecidos. Sublinham o "colorido" que Francisco tão bem atribuia a todos os Irmãos nesta Terra. (alegre fiquei porque reconheci ter Francisco sempre um carinho TODO especial para com os ANIMAIS e todo o Meio Ambiente)
Ressalto, perdoem-me, o comentário que o irmão/ã anónimo aprontou: como mulher que sou, o APRECIEI bastante... Solicito-lhe (baixinho) para... para se atrever a continuar deixando seus testemunhos... quem sabe, mais tarde deixe "escorregar" seu nome.
GRATA a TODOS, bem hajam (é tão LINDO sentir a Família a crescer...)

Carolina Vasconcelos disse...

Frei Albertino,
Já passaram 9 anos desde que deixei o Colégio, e 9 anos passaram também desde a "nossa" peregrinação a Assis... Tanto?! Não sinto que tenha sido tanto tempo assim! Foi uma viagem muito especial, diferente de todas as outras que vieram antes ou depois dela.. Todos os locais que visitámos pautados por uma paz indescritível, locais onde era impossível não nos sentirmos bem.. Apesar de estarmos num Mundo que às vezes corre demasiado rápido e nos afasta de coisas verdadeiramente importantes, há aquelas que permanecem no nosso coração!
Não queria deixar passar mais um 4 de Outubro sem mostrar ao Frei a relevância que o tempo que me dedicou tem ainda hoje na minha vida!

Espero que esteja tudo bem consigo.
Beijinhos,
Carolina Vasconcelos

QUINA disse...

FREI
Depois desta longa auência( para cuidar dum netinho BÉBÉ) aqui estou neste grande dia de
S. FRANCISCO.
Peço que me aceite com a minha pequenez, bem visível no modo como escrevo.
Sinto-me como um filho que regressa á casa do PAI,com necessidade das suas PALAVRAS QU7E ENRRIQUESSEM,CATEQUIZAM, E ENCANTAM

Era muito criança tive a graça de conviver com dois JOVENS FRANCISCANOS, a ELES devo a minha FÉ
Conhecer JESUS CRISTO e a VIDA E DEVOÇÃO a S. FRANCISCO.
Reporto-me aos anos de 1945 e seguintes.
Vivia no ALENTEJO,campos frios e desertos apenas uma escola
Mas O SENHOR enviou estes jovens para que ninguém ficasse analfabeto na FÉ.

Vieram lançar a SEMENTE dum TRIGO VIVO que recordo como se passasse hoje.
Nos anos 60 vim para LISBOA COM A GRAÇA de viver numa PARÓQUIA FRANCISCANA.

Á uns anos assisti á ORATÓRIA de S.FRANCISCO
O meu filho fazia parte das personagens e eu
participei na confecção das VESTES.

FREI desculpe-me porque tenho consciêcia que me alonguei,afastando-me do essencial.Mas queria
dizer-lhe como os FRANCISCANOS e S.FRANCISCO
começaram a fazer parte da minha vida apesar de
muito criança.

COM TODO O AMOR PELA FAMÍLIA RETALHOS E TODOS OS FRANCISCANOS
PAZ E BEM
QUINA

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Não sabia em que cantinho do Retalhos 2 colar este breve testemunho, mas para mim: sensato, e sempre agradável de transmitir!
Sendo o mês de Outubro tão transbordante na obra de S Francisco, imaginavam imagens TÃO LINDAS, TÃO REPLETAS DE SENTIMENTO, logo à entrada de NOSSO blog?
Tomara que Novembro demore a chegar...

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Ainda não terminou o mês de Outubro, e, venci finalmente inércia... Acabei descobrindo a atenção que merece (finalmente...) Tomás de Celano.
Foi ele então Um dos 1ºs discípulos de S Francisco (e seu contemporâneo), tendo reunido num tratado seus milagres... Ai, me perdoem: TUDO isto será BEM conhecido de vós Irmãos e Irmãs, mas pelo menos aceitem este passinho que dei (pequenino), mas assim, lentamente reduzo ... olhem MEU atrevimento!

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Também no ano de 2011, tive o grato propósito de volver a encantar-me em Fátima, presenciando cerimónias que São Francisco tanto merece!!!!!
Pois meu barómetro pessoal nivelou encanto recebido por minha colaboração menos activa... tão só por isso, mereceu ser mais fraca (minha) classificação...
Tempo magnífico, centenas, milhares de criaturas ali reunidas
noite fora rezando Terço! Velas acesas, brilhando em qualquer direção...
Única, confesso que única será esta partilha de momentos TÃO gratos!
Ano após anos sempre encontro espaço por agradecer esta Peregrinação!
Classificação? Não atribuam valor a minhas palavras: meu Espirito sempre esteve bem desperto... foi/é sempre lindo louvar Nossa Senhora em Fátima. Amen!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você