Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

27 novembro 2016

ADVENTO: Figuras marcantes

As figuras do advento
Isaías - Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capitulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor.

João Baptista - É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). A figura de João Baptista ao ser o precursor do Senhor e aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo. João Baptista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.

José - Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adoptivo de Jesus. Ao ser da descendência de David e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de David".José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

Maria – É a personagem central do Advento. É a "Cheia de graça", a "bendita entre as mulheres", a "Virgem", a "Esposa de Jesus", a "serva do Senhor". É a mulher nova, a nova Eva que restabelece e recapitula no desígnio de Deus pela obediência da fé o mistério da salvação. É a Filha de Sião, a que representa o Antigo e o Novo Israel. É a Virgem do Sim a Deus. É a Virgem da escuta e acolhe. Maria aceitou ser a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus Salvador. A Liturgia do Advento sintetiza a função de Maria no Natal de Jesus:
"Nós vos louvamos, nós vos bendizemos e vos glorificamos pelo Mistério da Virgem Mãe. Porque, se do antigo adversário nos veio a ruína, no seio da Filha de Sião germinou aquele que nos nutre com o pão celestial, e fez brotar para todo o género humano a salvação e a paz. A graça que Eva nos arrebatou nos foi devolvida em Maria. Nela, mãe de todos os homens, a maternidade, redimida do pecado e da morte, abre-se ao dom de uma vida nova. Assim, onde havia crescido o pecado, superabundou vossa misericórdia em Cristo nosso Salvador. Por isso nós, enquanto esperamos a vinda do Cristo, unidos aos anjos e aos santos, cantamos o hino louvor" (Prefácio IV).
http://www.pucrs.br/pastoral/advento

17 comentários:

Anónimo disse...

Advento, um tempo para que cada um possa encontrar resposta às esperanças que levamos, mais ou menos abafadas, dentro de nós...

Obrigada Frei por nos ajudar a preparar o Natal da forma mais verdadeira que pudermos, lembrando-nos todas estas figuras tão importantes.

Sirlene disse...

Frei Albertino, Família Retalhos...Paz e Bem!
Sempre falo do qto me toca a sábia didática da Igreja nesta habilidade da doutrinação,trazendo a vida, renovando, atualizando a necessária revisão dos fundamentos da Fé.E para dar esta continuidade é mister que haja quem dê essa dedicação ao estudo, quem não abandone o barco , quem não se canse e sobretudo quem , portador de Fé, consiga perseverar na manutenção da espiritualidade.Isto me comove...conhecer e ter a certeza de que há homens e mulheres de oração,e estudo, homens e mulheres de Fé...que são como combustíveis que mantem as labaredas da Fornalha Ardente,isto me toca, me comove...porque fora deste ambiente propício...o mundo nos chama para tantas direções e interesses!Louvo a Deus por este blog, Frei Albertino, pela sua dedicação, sua vocação e os dons de todos que enriquecem e incentivam nosso caminhar.Que neste início de ano litúrgico seja um renascer de Fé, para todos nós
Sirlene

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Estamos vivendo o Advento, celebrado em 2010!
Será a oportunidade de reconhecermos a BENÇÃO que Deus (SEMPRE) nos concede: saibamos NÓS humanos "desfolhar" toda a beleza espiritual que este período transporta DEVAGARINHO... bem devagarinho... Também atribuo uma porção de bençãos à criatura que partilha tudo Isto sob a forma de bela prosa, com Família Retalhos 2 (...FA...)

mariana disse...

Advento: Tempo de Esperança!

Para nos acompanhar, a Igreja apresenta-nos estas figuras do Advento, o profeta Isaías, João Batista, e Maria.
O profeta viu de longe e anunciou a chegada do Salvador. Com ele se aprende a sonhar alto!
João Batista, por sua vez, anunciou a proximidade do Reino de Deus e pregou a conversão dos corações, e ensinou-nos a preparar os caminhos. Indicou estradas até para os desertos da vida, veredas que se abrem para o encontro com o Salvador.

Na última semana antes do Natal, voltaremos os olhos para o nascimento de Jesus Cristo em Belém. É o tempo do presépio, tempo de fazer festa para o Aniversariante, que é Jesus. Com Maria, José, pastores e magos, meditaremos de novo a cena sempre nova do Deus feito homem para a nossa salvação, nascido num estábulo e reclinado numa manjedoura. "O Senhor veio!"

Conduzidos por estas figuras: a Virgem Maria, João Batista e Isaías, deixemo-nos tocar pela graça de Deus. É hora de arrumar a casa da nossa vida, para receber carinhosamente a visita de Jesus Cristo. Certamente, são muitas as coisas que ocupam os nossos corações. Desfazermo-nos do supérfluo, olhar ao redor para a prática da caridade, escutar mais e melhor a Palavra de Deus. Tempo de graça, pois o Senhor, virá, vem e veio, Nosso Salvador, Jesus Cristo! Maranathá! Vem, Senhor!

maresia disse...

Hoje pela manhã, a caminho do trabalho, ouvi na Rádio Renascença, esta opinião da autoria de Raquel Abecasis, em 29-11-2010.

"Há uns meses, um piloto da TAP deparou-se com uma situação que o chocou. Verificou que, diariamente, milhares de refeições confeccionadas em cantinas e outros estabelecimentos eram lançadas para o lixo, por não serem consumidas.
(...)
O cidadão resolveu, então, recorrer a uma petição, via Internet, para que a lei europeia tivesse alterações em Portugal, a fim de poder matar a fome a milhares de pessoas, que necessitam daquelas refeições para sobreviver."

“Opinião”, rubrica da Rádio renascença, de Raquel Abecasis, onde poderá conhecer este texto na íntegra.
Senti o Natal aqui...
Também "Maria partiu apressadamente, após a visita do Anjo, para ajudar Sua prima Isabel que estava para ser mãe..."
Precisamos "partir", se queremos que o Natal aconteça dentro de nós.

Mª Teresa disse...

... Como reconheço, prontamente leitura completa do texto, já realizei: certíssimo.
Agora me atrevo a fazer comentários a leitura demorada de frases que premeiam tão fascinante composição.
Justo no início, contemporizando com figura de profeta João Baptista, travo leitura... "JB é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do Reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor,..."
Aqui TRAVEI... custa-me a aceitar uma imagem tão RUDE para profetas e profetisas...
Estímulo: será que se conseguem RECRUTAR figuras aqui identificadas com HORIZONTES TÃO RUDES (desertos?).
Porque não abraçar estes "profetas e profetisas" todos juntos num barco, confrontando o mar por vezes revolto... mas tanta vez BEM manso! Assim, com muito vagar, me disponho a reconhecer "vários" profetas, algumas profetisas...
Eu creio,

Mª Teresa disse...

Família Retalhos (2),
Paz e Bem!
São José, tal como os outros Santos (no Céu, na Terra, uns que Estão connosco, outros que já partiram...)são SEMPRE referências e desafios a uma vida bela, grande e fecunda.
Os Santos acabam por nos conceder a divina valência de almejar um futuro melhor!
Suspeito ser cada vez mais PROFUNDO e ILUMINADO, atribuir a Paternidade Espiritual de São José face a Jesus Cristo!
Este salto, remove todas as teias que são construídas ao redor de São José (cada vez mais, neste século XXI...) Ele só Ele, foi tão SUPERIOR, que ultrapassou toda as reticências de vida terrena... Vamos colaborar na sua atitude CONSTRUTIVA e RESPONSÁVEL?
... Este comentário provém de algumas "congeminações" de espírito de Mª Teresa... mas "convive" em ABUNDÂNCIA com o texto (magnífico) criado pelo Bispo de Santarém: D Manuel Polino Domingues (de 20 Março de 2010)
Bem haja Dom Manuel!

Mª Teresa disse...

Família Retalho 2,
Corrijo meu erro: Dom Manuel PELINO Domingues!
Grata!

maresia disse...

Boa noite Família Retalhos!
Faz hoje um mês que o nosso Retalhos1 fez quatro anos. Fiz um breve "passeio" por lá, pois sempre descubro novos encantos e vi que deixamos passar a data.
Deus seja louvado e bendito que por intermédio do nosso Amigo Frei Albertino, chamou este espaço de encontro com ELE, este cantinho do céu, à vida sem o qual nenhum de nós quer já passar.
Seja por Caridade

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Meu propósito inicial era redigir umas linhas breves sobre Profeta Isaias... Não deu, creio que sua personalidade densa e contexto histórico bem incandescente...talvez merecesse maior concentração de Mª Teresa (e vai merecer...), talvez fosse PERSONALIDADE que ainda colocava no meu imenso e vasto desconhecimento, TALVEZ...
Vou insistir...mais tarde.
Termino citando o tão polémico "Leonardo da Vinci":
"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro"
Desconheço concretamente a realidade a que L da V se reportava...mas se aplica a MIM, digamos, é MESMO muito pertinente!

XANA disse...

Obrigada Amigo pela sua persistência em dar continuidade a este “Cantinho” com suas Partilhas/Reflexões sempre ricas e profundas.
Achei interessante, porque no dia 27 de Novembro eu tinha rezado estas quatro grandes figuras do Advento. Ao abrir o Blog, senti que tinha de continuar a aprofundar este cenário bonito ao ver diante de mim mais uma vez estas figuras Bíblicas. Cada uma é para mim uma eloquente lição para me ajudarem a viver melhor o Avento e preparar o Natal…
O profeta Isaías, em muitos textos, convida-nos a abrir o coração, a mente, para com alegria acolher o Libertador, o Messias, Aquele que vem para remir e libertar…

Com João Batista, somos convidados à oração, à penitência, à uma vida um pouco mais austera, para que o nosso coração se torne pobre e humilde e acolha Jesus.

Com S. José, preparemos o Natal, vivendo um bom Advento em oração e na plena adesão à vontade do Pai, que exige a conversão do coração e da Vida…

Com Maria e como Maria, podemos e devemos viver o nosso Advento…Ele vem aí…Ele vai nascer,,,Ele está para chegar…Preparemo-nos com muita Oração, muita Esperança, muita Caridade, muitas boas obras de Amor, de Verdade, e de Justiça… Façamos presépio dentro de nós… Que bonita vai ser a Festa!!!

Para todos um Santo Advento!

Mª Teresa disse...

Irmã Xana,
Grata, bastante grata estou, há sua breve sumula deste bendito tempo de Advento!
A unidade (bastante forte) destes QUATRO personagens em seus propósitos...deve sobrepor-se a cada um. Remeto o seu conhecimento a estudo particular (da Mª Teresa).
TALVEZ quebre a DIVINA benção que este Tempo de Advento acolhe!
Bem haja. Irmã Xana,

Fátima disse...

É sempre bom voltar a refletir sobre as figuras do Advento que novamente nos apresenta. Encanta-me especialmente a figura de Maria... Que Ela nos ensine a viver bem o Advento! Imitemos o seu exemplo, para que também outros vivam de forma mais consciente este tempo do Advento.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Que gentil urdir composições assim tão meigas!
Neste tempo de Advento, suspeito que tropeços vários, acabam efletindo meu viver num galáxia distante...
Sabor crú do chão frio não tem força para esconder a Alegria de partilhar com mais destreza (ano após ano...) toda a magia que envolve o Tempo de Advento.

Mãe Lena disse...

Na Eucaristia deste II Domingo do Advento:

"A forma como preparamos o caminho é a mesma forma que Jesus vem ao nosso encontro..."

MARANATHA!

maresia disse...

Boa noite Amigo Frei!
Ao reler este texto, fixei-me nas primeiras palavras, no que se refere ao Profeta Isaías; como nos fortalece, quando passamos momentos difíceis, haver alguém que nos fale de esperança, que o momento vai passar e que o melhor está para vir; nos dias de temporal, ao sair do trabalho e ter que percorrer tantos quilómetros, como era bom ter alguém que me dizia, que viesse devagar que o mau tempo junto ao litoral já tinha passado. Deste modo eu percorria a estrada com dificuldade, mas movida pela esperança no bom tempo que ia encontrar à chegada.
Amigo , peço desculpa pela pobreza das minhas palavras, mas a Fé deve ser uma força que nos anima, de um modo especial, nos tempos difíceis.
Obrigada e que o Senhor Jesus o recompense por tudo o que aqui no Retalhos, nos dá.

Mãe Lena disse...

"Advento, tempo de preparar, mais do que consumir. Tempo de repartir a vida, mais do que distribuir embrulhos." - José Tolentino Mendonça

Neste mundo consumista que vivemos, dou graças por ter quem nos recorde da Época do ano em que vivemos.

Obrigada pela partilha, bem-hajas!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você