Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

24 dezembro 2016

Noite de procura e de LUZ

HOJE COMO HÁ TRÊS ANOS...
Depois de um dia muito cansativo, venho ao blog para serenar. Estes dias tenho dedicado o meu tempo ao Natal exterior, é tempo do Natal interior.
Levo o meu pensamento ao natal da minha infância... o efeito de neve a cair no blog lembra-me as noites dessa infância lá na aldeia com a neve a cair.
O POEMA que se segue, perdoem os bons poetas a pobreza, é a minha oração da noite. Imagino, nesta noite e dia, Maria e José à procura do lugar do Nascimento.
Este poema brotou há alguns anos depois de um dia como o de hoje, de cansaço mas também da muita alegria por ter tido a dedicação de alguns Amigos na realização das ornamentações e presépios desta casa.
É para eles neste momento a dedicação do poema / oração desta noite.
OBRIGADO...

NOITE DE PROCURA E DE LUZ

Passo a passo vão pelo horizonte além
No cansaço de um longo caminhar,
Dirigem-se à cidade de Jerusalém
José e Maria, a fim de se recensear.

Um burrinho cansado, Maria transporta
Alheio ao milagre que em noite irá ver,
Levará Maria e José de porta em porta
E um Menino no ventre que está p’ra nascer.

E eis que é chegada a hora da Esperança
Em que a Virgem trará a Salvação.
Mas ninguém tem lugar na vizinhança
Para acolher em sua casa um Irmão.

E a noite sobre a terra vai caindo,
Frio, escuridão e neve caem também.
E o burrinho, bem cansado, vai seguindo
Levando Maria e José até Belém.

E o Menino que no ventre, é o Senhor
Não podia esperar mais p’ra nos salvar.
É num estábulo, não havia lugar melhor,
Que Maria, a Deus Menino, à luz vem dar.

Quanta alegria o burrinho e os animais
Ali pasmados diante da grande Luz.
Um bebé ali nasceu chorando em ais,
E seus pais já lhe chamavam Jesus.

Ó que noite de Luz, noite Santa,
Em que Deus connosco habitou.
A Criação inteira exulta e canta
Em adoração a quem tudo criou.

Noite da procura é agora noite da Vida
Porque Deus, o Emanuel, até nós vem,
E a humanidade que se encontrava perdida
Vê-se salva num estábulo, em Belém.

Neste dia que antecede o meu Natal
Quero fazer da minha Vida uma oração.
Oferecer ao Menino Deus, presente tal,
Que consiga esgotar meu coração.

Brilha Luz Divina sobre mim
Sobre todos os que tenho no pensamento.
Que a tua bênção desça a nós, sem fim,
Que neste Natal sejamos o teu acolhimento.

Noite de procura dum lugar p’ra dar à Luz
É a noite de todo homem e mulher também.
Que cada um possa esquecer a sua cruz
P’ra celebrar a alegria, na noite de Belém.

Frei Albertino S. Rodrigues O.F.M.

20 comentários:

Mãe Lena disse...

Está tão lindo o Presépio! Muitos Parabéns pela criação de excelência e execução perfeita deste trabalho. Dá muito trabalho, mas o resultado final é de louvar. Digno de se ver.

Obrigada pela tua dedicação.

Um Santo Natal Frei Albertino, para ti e todos os teus familiares.

Anónimo disse...

Olá Frei,
Hoje, no dia 25, aqui passo para espreitar este blog que nos traz sempre algo de bom ao coração. Vi esta linda oração que me troxe o verdadeiro espírito de Natal, aquilo que eu precisava para iniciar este dia importante com alegria e vontade de o viver.
Obrigada mais uma vez por tudo e um FELIZ NATAL!
Ass: Ana do Carmo 8ºano

Alda disse...

SILÊNCIO...
sinfonia
maravilhosa e única,
de uma noite
povoada de estrelas!

Rosário
de cores,
sons e movimento!

Sentido único
cheio de Deus,
o infinito
indizível!

Pensamento
sentimento,
formado a partir do tudo!

Cascatas de sons amenos e belos,
que lembram uma açucena branca,
apenas desfolhada!

Sinfonia secreta inspirada por Deus! (M.C.F.)

O presépio está lindo.
SANTO NATAL

Paz e Bem
Alda

Maresia disse...

Amigo Frei, não cansamos de repetir que RETALHOS, fruto da sua dedicação, sempre nos encanta com novidades. Eis o Presépio, pronto a receber o Menino Deus, que numa noite fria procura um lugar para nascer. E a doçura de um poema de quem vive para este Menino e sua vida lhe entregou. Somos muitos, os que temos o coração aberto para O receber; mas muitos, ainda há que O não conhecem; por isso aqui deixo o pedido e a saudação natalícia da Equipa do Evangelho Quotidiano, de levarmos cada vez mais longe a Boa Nova.
"O Verbo encarnou e habitou entre nós", diz S. João no prólogo do seu Evangelho.

Neste Natal 2010 queremos dar graças a Deus por esta maravilha de se ter feito um de nós, para caminhar connosco e nos conduzir à felicidade para a qual fomos criados. Mas queremos agradecer-lhe também este chamamento que nos fez a sermos, dia a dia, arautos desta vinda, portadores deste Verbo junto de tantos e tantos dos Seus filhos.

Não podemos passar estas Festas sem partilhar convosco a alegria que irradia da gruta de Belém. Desejamo-vos um Santo e feliz Natal e que a Luz que iluminou as trevas brilhe nos vossos corações ao longo de todo o ano que se aproxima.

Já ofereceram hoje o Evangelho a algum amigo? Alguns deles estão mesmo à espera desse presente de Natal!... Aqui fica um sitio onde o podemos ler e meditar em cada dia: http://www.evangelhoquotidiano.org

Um Santo Natal para toda a Família Retalhos.

Anónimo disse...

olá frei,
hoje passei por aqui, como muitas vezes faço,para ler estas mensagens que tanto me ajudam a entender o que é realmente importante.
nesta época materialista como é o Natal (para alguns)este poema/oração reforça o que devemos realmente celebrar nestes dias, o nascimento de Jesus.
hoje decidi comentar este texto por este Natal ter sido especial para mim e este poema também...
obrigado pela dedicação que põe neste blog,
um santo e feliz Natal,
Matilde Ferreira

Angel disse...

Hoje... dia 26... um dia após o Natal recordei com umas amigas o que fazia há precisamente 20 atrás quando uma comentava que o Padre, para além de celebrar eucaristias maravilhosas, era bonito "por isso venho à missa!", comentava!
Hoje... o que me trouxe à missa o Albertino sabe e com toda a certeza, no meio de muita tristeza e sentimento de ausência, sabe o que se passava há 20 anos atrás... tive que sorrir!

Obrigada por todas as tuas palavras, por toda a tua oração e, como diria alguém: "pela cusquice!"!!
Feliz Natal para ti junto dos teus pais que acompanhas e com eles segues Jesus!
Um dia, talvez, consiga voltar a rezar!

Albertino disse...

ANA DO CARMO e MATILDE, paz e bem!
Peço que me perdoem todos os Amigos que cada dia aqui deixam a sua marca e que, como tantas vezes acontece com os que vemos com mais frequência, nem sempre lhes dirijo aqui uma palavra. Entenderão com toda a certeza que neste dia é natural que eu diga a duas ex-alunas da alegria que me vai cá dentro por saber que por aqui passais e que deixastes uma palavra neste Natal.
OBRIGADO! Tenho saudades vossas, de todos, mas de todos mesmo, da sala de aula, da Capela, do refeitório, do recreio... vossas, simplesmente.
Mas todos os dias vos confio a Deus na esperança de que o Externato e o Frei tenha sido, e continue e ser, um pilar importante na vossa Vida. Nunca vos esqueçais que estou bem perto de vós...
Ana e Matilde, se aqui voltardes, e se achardes oportuno, a todos podeis dizer que envio o meu enorme abraço de muita Amizade e Saudade. O professor/Amigo estará sempre aqui para caminhar convosco.
Beijinho muito Amigo e que o ano lectivo seja coroado de êxito, convosco só pode ser mesmo.
Santo Natal e Bom ano.

Albertino disse...

"Talvez um dia consiga voltar a rezar"...
ANGEL...
Vinte anos passaram... retiros com jovens, música, garra para enfrentar tudo e todos, para lutar por aquilo em que se acreditava... percorrer algumas fotos desse tempo... a correr na praia, com frio, mas com a alegria da Amizade e acima de tudo da cumplicidade.
Vinte anos de muitas recordações, ainda que possam ter parecido estar na penumbra nunca estiveram... nem a minha hipopótama...
A "cusquice" sadia é um bem e ajuda a alegrar tantas vezes a vida nas suas névuas, mas como alguém costumava dizer entre um copo de CC (para não fazer pub barata) "NUM INTERESSA!", e assim lá se ia ganhando coragem para ir em frente e "ter força para partir paredes", coisa que se dizia então deste frágil homem que sou, já com tantos cabelos brancis, dizia há dias a minha mãe.
Sim... os sentimentos de hoje na Eucaristia... bem diferentes dos de então na Missa do Galo e em tantas que se seguiram... mas... como diz a música "brilha no céu uma estrela, ao longo do caminhar, por isso vamos unidos, alegremente a cantar... não vou só, tenho um Amigo que me Ama... eu sei que Tu estás comigo..."
Sente "Angel" que as tuas asas têm que continuar a voar com a beleza de um anjo e a leveza de um "PASSARINHO" que se entrega à Luz e ao Infinito enquanto uma prece à Mãe se reza...
Confia... não estás só! Lá na Casa do Pai e aqui no mundo dos Humanos, caminhamos e rezamos juntamente. A tua frágil prece (agora) unida à minha, à de muitos, será uma Grande Prece no Coração de Deus...
"Num interessa!", caminha porque a saudade aumenta o Amor que se sente na ausência de quem amamos.
ESTOU...

mariana disse...

Sempre que decidimos ter Jesus no meio de nós se faz Natal. Este Natal que não aconteceu só há dois mil anos atrás, mas é actual, presente, de agora!
Seja realmente Natal, este ano, para nós e para todos aqueles que querem estar em sintonia no amor de Deus.

Vamos viver o Natal constantemente no meio de nós, juntos com Maria e José, para viver continuamente a felicidade a alegria, a maravilha de uma vida que nasce. Uma vida que é Jesus menino nos nossos braços, gerado pelo amor recíproco.

A si Frei obrigada por esta dedicação e entrega, apesar dos seus afazeres, a este "cantinho", onde vimos beber, interiorizar e saciar a nossa sede de infinito.
Como está lindo o presépio e todo o nosso "Retalhos".
Que Deus o Abençoe!

Mª Teresa disse...

Boa tarde Família Retalhos 2,
Vou TENTAR não me ESQUECER de tanta coisa que teima em atropelar minhas ideias... Vou começar pelo FIM... ie por dispensar umas GOTAS GROSSAS de perfume, pelo ENCANTO (pessoal)traduzido POR TANTO/A COMENTARISTA (e, tanta vez replicado, tão judiciosamente creio eu)... que DOÇURA Deus Meu!Que VERVE! ...
A "vitrine" inicial está concluída com o presépio de 2010 da NOSSA Igreja - BOM, JÓIA MESMO! Assim todos os Retalhistas atentam como Acolhemos o Menino no nosso Espaço...
O acompanhamento musical: MUITO MUITO Bonito!!!! A começar com uma melodia TÃO BEM CANTADA e...e num INGLÊS muito BRITISH, indeed !!!!!!
Termino AGORA com uma palavrinha para poema...VÊ, FA? Resvalou para o final...MAS:
Cuido (SEMPRE) que está lindo! (suspeito que, de 2009 para 2010 nem se "amarrotou!") E conserva um Apelo Forte há Celebração da Natividade de Jesus.
...Bem hajam (todos) por me ajudarem a reflectir segunda vez...Bravo! Castiça, bem aplicada a leitura de comentários... C A T I T A !

Xana disse...

Pobre, despojado, frágil, perseguido e simples. Assim nasceu para nós o menino Jesus. Tão ao contrário de tudo o que o homem contemporâneo almeja ser. Ele que era Tudo fez-se quase nada. O ser humano, que não é nada, quer ser tudo. Temos muito que aprender com o mistério do Natal…
Que neste Natal saibamos ir, hospitaleiramente ao encontro de todos aqueles que mais precisam. Que, entre as luzes e os enfeites, cada um de nós procure ser Partilha, Amor, Compreensão, Luz, Acolhimento, Reconciliação onde quer que esteja…
Com os melhores votos de uma santa quadra natalícia, cheia de simplicidade e de afectos, e de um 2011 repleto de Hospitalidade.

Xana disse...

«Este menino é verdadeiramente o Emanuel,
o Deus-connosco.
O seu reino estende-se verdadeiramente
até aos confins da terra.
Na imensidão universal da Sagrada Eucaristia,
Ele verdadeiramente instituiu ilhas de paz.
Em todo o lado onde ela é celebrada,
temos uma ilha de paz,
daquela paz que é própria de Deus.
Este menino acendeu, nos homens,
a luz da bondade
e deu-lhes a força para resistir à tirania do poder.
Senhor, realizai totalmente a vossa promessa.
Quebrai o bastão dos opressores.
Queimai o calçado ruidoso.
Fazei com que o tempo das vestes
manchadas de sangue acabe.
Realizai a promessa de uma paz sem fim».
(Papa Bento XVI na homilia da Noite de Natal 2010)

Cecília disse...

Lindo o Retalhos, comentários cheios de emoção e ternura e maravilhoso o Frei que continua com a sua dedicação a acompanhar-nos e a proporcionar-nos magnificos poemas e Presépios (um obrigada aos amigos que ajudaram o Frei).

Santo Natal para si Frei e para todos os que lhe são "caros".

Nota: Confesso que senti falta de o ver e ouvir em video (maus hábitos...)

Mãe Lena disse...

Natal 2011, mais um lindo Presépio na Igreja do Seminário da Luz.

Lindo o cabeçalho do Retalhos com o pormenor de um dos arranjos de flores...

Muito obrigada Frei pelo cuidado e pelo teu SIM.

Mª Teresa disse...

FA,
Paz e Bem!
Do Alto, noite dentro, foi-me confiada a CERTEZA: "todos nós que aqui estamos (Anjos) VIVEMOS o "sonho" que compomos aí na Terra".
Muita, muita alma de criaturas bem gentis certamente partilham esta benção...
Pois, Ele as Recebeu em Sua Casa! Nós vivemos essa Certeza por "antecipação".
Mas, não consigo compor sonho de felicidade eterna abdicando de tanta alma amiga que Não O sentiu, O encontrou...
Ai, Pai do Céu! Tu sempre atribuis Tua benção a toda a criatura, que sempre viveu "cosida" com Paz e Bem, mesmo sem ter "conhecido" nosso S Francisco?...Assim SEJA!

Mãe Lena disse...

Por aqui vou passando, e já estamos no Natal de 2012... Não me canso de ler e sentir este poema "Noite de procura e de LUZ".

E os presépios do Seminário da Luz e de Santo António estão lindíssimos... mais uma vez dignos de se verem.

Obrigada Frei, certa que S. Francisco de Assis está orgulhoso de ti.

maresia disse...

Natal 2012!
Mãe Lena tem razão; os presépios estão muito bonitos, merecem uma visita; expressam o carinho com que foram criados. Mesmo com dias cinzentos, Natal é tempo de Luz, tempo de Esperança, essa força que nos faz lutar para vencer dificuldades e encontrar soluções para os problemas.
Neste mundo das tecnologias, tudo passa muito rápido e em pouco tempo, se torna "velho"; por isso achei curiosa esta expressão usada por si Frei e que acontece com muitos de nós que visitamos este cantinho do céu, quase diariamente:
"Depois de um dia muito cansativo, venho ao blog para serenar. Estes dias tenho dedicado o meu tempo ao Natal exterior, é tempo do Natal interior."" RETALHOS" é sempre novo e atual.
Amigo, também nós vimos aqui para serenar e encontrar um pouco de Paz, aprender algo de novo, atualizarmos conhecimentos, para fazer a nossa oração.
Santo Natal para todos os que passam por aqui.
"Um Menino nos foi dado, é o príncipe da Paz...

Lena disse...

Boanoite, amigos deste cantinho" Retalhos"!

Talvez porque o trabalho me tem absorvido, apenas hoje envio a minha mensagem de Natal. Mas, tarde ou cedo, é sempre tempo para agradecer as mensagens recebidas e tempo de partilhar aquilo que consideramos importante e útil para os outros.

Uns dias antes do grande Dia, escutei um comentário acerca do melhor Cartão de Boas Festas.
Esse cartão de Boas Festas, o melhor e o mais importante, vem de Jesus. Faz-nos um convite simples, amável, sugestivo (como tudo o que vem de Deus).

E eu pensava na resposta: a resposta que Deus gostava de receber é apenas esta: que o coração não passe ao lado do Natal (sim, porque o Aniversariante, esse… nunca passa ao lado).

Desejo para mim e para cada um, que por um momento tomemos consciência (consciência de coração) que Natal é a festa de nascimento de um menino… que se fez homem e passou pela terra fazendo o bem. Esse menino é Deus.

Para todos votos de felizes festas natalícias

Mª Teresa disse...

Mais um ano e... permaneço inapta, sem verve alguma para OUSAR desfiar resposta feito...poema.
Catita, merece sempre ESCUTAR (FA) estas seis letrinhas que absorvem todo o encanto de vida para...para "moi même".
Bem hajam, TODOS os Retalhistas, mesmo aqueles que convivem de perto Contigo (um abraço composto de Paz e Bem!...será ESPECIALMENTE bem recebido por muitos de vós. Pensei em ti, especialmente...)

Ana disse...

Obrigada pelo lindo poema. Fico sempre agradavelmente surpreendida quando entro no seu Blog. Continue assim. Desejo-lhe Boas Festas e um excelente Ano Novo, onde quer que esteja. Muitas saudades suas. Ana

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você