Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

31 janeiro 2011

Semana do Consagrado



CELEBRAR E VIVER A

SEMANA DO CONSAGRADO

“Vida Consagrada na Missão Igreja”

Por decisão dos nossos Bispos, vamos celebrar e viver, pelo segundo ano consecutivo, de 30 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2011, a Semana do Consagrado. Trata-se de uma iniciativa para ser concretizada nas Dioceses e Paróquias, Comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais.

A escolha do tema – “Vida Consagrada na Missão Igreja” – tem a ver em grande parte com a sintonia no processo sinodal em curso «Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal».

Em coordenação com a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) vai divulgando alguns materiais que podem ser aproveitados para momentos de oração, celebração e reflexão: alguns textos do magistério, em particular de Bento XVI; uma mensagem do Presidente da CEVM; propostas de vigília de oração e de «lectio divina»; um cartaz em formato A4, com qualidade de impressão; outros textos e orações.

Por questões de maior rapidez, e também económicas, todos os subsídios serão divulgados por email e colocados no site da Ecclesia, em dossier destacado e num endereço específico (www.ecclesia.pt/semanadoconsagrado2011).

O Secretariado da CEVM fará a máxima promoção da Semana junto das Dioceses e Paróquias, esperando-se o mesmo empenho dos Secretariados Regionais da CIRP junto dos Institutos e Comunidades Religiosas e dos Institutos Seculares.

Para enriquecer o nosso dossier, quem quiser partilhar algum texto sobre o tema da semana, poderá enviá-lo para o email da CIRP (secgeral.cirp@gmail.com); far-se-á a devida divulgação.

Que seja uma Semana fecunda em tempos de oração e celebração, encontro e reflexão, a nível pessoal e comunitário, sinal da atitude permanente da vida de todos os consagrados e consagradas.

Que Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, continue a suscitar em todos os consagrados e consagradas dinamismos renovadores da missão a que o Senhor os convoca.

P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj

Presidente da CIRP

2 comentários:

Mª do Mar disse...

Bom dia FA,
Paz e Bem!
No início deste Fevereiro (2011), encontro-me muito tropega para comentar este texto, tudo me esmaga porque tropeço em siglas que não domino, em vocábulos confusos (lectio divina, será um deles...)e até coisas semi-entendidas: "textos do magistério"... Bom, confesso que isto revela sem duvida minha sinceridade e, "quem diz a verdade não merece castigo"...
Por último, posso abrir caminho a Irmãos e Irmãs que CERTAMENTE se disporão a partilhar testemunhos mais profundos. E enviar "mesmo" os solicitados contributos para o (sem dúvida) oportuno DOSSIER!
A todos os Retalhistas o eterno BEM HAJAM!

Anónimo disse...

Obrigada Frei Albertino, pela partilha.


A vida Consagrada não é um saber sobre Deus, mas uma experiência de Deus. Ela está relacionada com o carisma que é um dom do Espírito dado a cada cristão no dia do baptismo para o bem comum. Todos os baptizados recebem o dom, mas nem todos o descobrem, cultivam e desenvolvem… Os consagrados tivemos a graça de o descobrir,
cultivar e fazer crescer em grau excelente, como uma experiência mística, uma relação especial com Deus. A mística, portanto, é um encontro tão profundo com o Divino que transforma a pessoa em Sua imagem e projecção.
Como consagrados (as), somos chamados (as) a ser memória vivente da forma de existir e actuar de Jesus, e testemunhar que ELE está vivo.
Este dom, é fruto de um amor incondicional e gratuito do Pai, por outro lado o nosso esforço de corresponder a esse amor, oferecendo acolhimento, disponibilidade, entrega gratuita e atitudes concretas de serviço humilde e fraterno aos que precisa de nós.
Nós somos chamados por Deus a sermos mensageiros da Sua Vida e do Seu projecto – somos ícones vivos de Deus…


Graças vos dou ó Mãe
Pela vocação recebida
Dai-me a graça de ser a ela fiel
Toada a minha vida....

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você