Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

02 fevereiro 2011

CONSAGRADOS na missão do Reino



Recebi esta partilha de alguém “anónimo” e pelo facto de ser tão rica a publico aqui em janela aberta e não apenas como um comentário. Termino com um pedacinho do riquíssimo documento sobre a Vida Consagrada que vos aconselho a ler e meditar.

OBRIGADO…

"A vida Consagrada não é um saber sobre Deus, mas uma experiência de Deus. Ela está relacionada com o carisma que é um dom do Espírito dado a cada cristão no dia do baptismo para o bem comum.

Todos os baptizados recebem o dom, mas nem todos o descobrem, cultivam e desenvolvem… Os consagrados tivemos a graça de o descobrir, cultivar e fazer crescer em grau excelente, como uma experiência mística, uma relação especial com Deus.

A mística, portanto, é um encontro tão profundo com o Divino que transforma a pessoa em Sua imagem e projecção.

Como consagrados (as), somos chamados (as) a ser memória vivente da forma de existir e actuar de Jesus, e testemunhar que ELE está vivo.
Este dom, é fruto de um amor incondicional e gratuito do Pai, por outro lado o nosso esforço de corresponder a esse amor, oferecendo acolhimento, disponibilidade, entrega gratuita e atitudes concretas de serviço humilde e fraterno aos que precisa de nós.
Nós somos chamados por Deus a sermos mensageiros da Sua Vida e do Seu projecto – somos ícones vivos de Deus…

Graças vos dou ó Mãe
Pela vocação recebida
Dai-me a graça de ser a ela fiel
Toda a minha vida…"

Do Documento “PARTIR DE CRISTO”, n.º 9-10

À imitação de Jesus, os que Deus chama a seu seguimento são consagrados e enviados ao mundo para continuar-lhe a missão. Antes bem, a própria vida consagrada, sob a acção do Espírito Santo, faz-se missão. Quanto mais os consagrados se deixam conformar com Cristo, tanto mais O tornam presente e operante na história para a salvação dos homens. Abertos às necessidades do mundo na perspectiva de Deus, olham para um futuro com sabor de ressurreição, dispostos a seguir o exemplo de Cristo, que veio entre nós para dar a vida, e vida em abundância (cfr. Jo 10, 10).

O zelo pela instauração do Reino de Deus e pela salvação dos irmãos vem assim a constituir a melhor prova de uma doação autenticamente vivida pelas pessoas consagradas. Eis porque cada uma de suas tentativas de renovação traduz-se num novo impulso para a missão evangelizadora. Aprendem a escolher com o auxílio de uma formação permanente, caracterizada por intensas experiências espirituais que levam a decisões corajosas.”

(In, http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccscrlife/documents/rc_con_ccscrlife_doc_20020614_ripartire-da-cristo_po.html#INTRODUÇÃO)

6 comentários:

Sirlene disse...

Frei Albertino,foi muito bom o sr ter publicado este "comentário" ali como matéria!Para mim, foi novidade em dois aspectos:primeiro a visão da vida consagrada sob enfoque do carisma plasmado no Batismo.Como leiga , não havia atinado esta responsabilidade, penso que passei minha vida com um desejo indefinido mesmo para mim, de ser uma consagrada a Deus e esperando ser convidada...Segundo o delineamento do que deve ser a vida do consagrado, porque vista cá do lado oposto às vezes se tem a impressão de que é assumida como privilégio ao invés da magnífica responsabilidade que aqui é mostrada.Uma humildade rara e necessária de ser lembrada assim tão claramente!Parabéns a quem enviou e ao sr que nos presenteou com a publicação.

Mª da Luz disse...

Família Retalhos 2,
Felizmente, continuamos a ser MUITOS os que recebem o Dom!...
Talvez estejamos atravessando uma fase onde o carisma seja "retardado" por uma questão de MODERNidade... Entendem meu desprezo pela palavra "assim conotada".
Eu creio que a Natureza ensina que em tudo (quase tudo) são admitidos ciclos... marés, fases (planetas), etc...
Por outro lado, todos os anos são superados records olímpicos, se admitem novos nóbeis...
Cabe a nós, cristãos, transmitirmos uma corrente de força: nada travará o aumento de consagrados!
Quantas mais facilidades são criadas junto dos jovens, maior a beleza encontrada por alguns deles, aceitando sua consagração!
O Encanto desmedido de consagração é que ele (encanto) será TANTO MAIS BENDITO quanto mais sÃo urdidas decisões DÍFICEIS! O que está mais longe de se alcançar, o que VAI dar mais luta, SEMPRE assume esse carisma.
Atente-se, tudo está definitavamente SIMPLES alcançar nos dias de Hoje... mas, Consagração presume...ENTREGA TOTAL!
Definitivamente: eu CREIO nisso!
Encanto final: bela imagem gentilmente cedida ao "nosso" blog (efectivamente o blog PERTENCE a FA...)- curiosa perspectiva de cruz de São Damião, alicerçando no Mundo Antigo, o de Hoje! Grata, sempre, a si FA, mas a anónimo certamente!

Anónimo disse...

"A vida Consagrada não é um saber sobre Deus, mas uma experiência de Deus. (...) Todos os baptizados recebem o dom, mas nem todos o descobrem, cultivam e desenvolvem…"

Começo por agradecer o texto mas vou ter que dizer: por ser baptizado considero ter recebido um Dom especial, que descobri, cultivei e desenvolvi, muitas vezes na companhia, com as palavras e com a vivência do Albertino.
Falar de Vida Consagrada ou de outra qualquer implica vivermos e convivermos com as alegrias e com as decepções da nossa escolha.
Por vezes a Vida é feita de provações, de verdadeira Cruz onde só a Fé e, julgo eu, também pelo facto de termos a certeza de que os Amigos crêem em nós, esperam em nós, lutam por nós e connosco!
Estamos mais perto de Deus se aceitarmos com Fé e entrega a Missão para a qual nos destinou (seja ela qual for)!
"Como consagrados (as), somos chamados (as) a ser memória vivente da forma de existir e actuar de Jesus, e testemunhar que ELE está vivo."... como baptizados também! E junto de todos, como Francisco: amando e morrendo para renascer para a Vida Eterna...

um anjo

fiducia disse...

Partilho com todos os visitantes deste blog a oração desta manhã que ouvi na RR que me tocou profundamente:

"...porque os meus olhos viram a vossa salvação..." Lc 2, 30
"O velho Simeão fixou em Ti o seu olhar e reconheceu-Te, Senhor.
Descobriu, para além da aparência de uma criança,
a presença do Messias,
a antiga promessa que se cumpria diante dos seus olhos.

Esta sabedoria que não se aprende,
esta certeza feita esperança que supera toda a espera,
esta intuição de verdade que nenhum livro ensina,
é a graça e o dom gratuito a que chamamos Fé.

A mesma que fez os Santos atravessar o tempo e a história,
vivendo intensamente cada instante como se fosse o último
porque, sendo o último, é o primeiro de uma vida nova.

Aquela mesma que eu recebi no Baptismo,
que a Igreja, minha Mãe, anuncia e proclama,
dando luz ao meu caminho para que eu reconheça a verdade
por mais subtil que seja o disfarce.

Fortalece em mim a mesma esperança certa
que concedeste ao velho Simeão,
para que eu viva cada instante na paz dos que sabem
que Tu vieste e permaneces
como companhia fiel no tempo da minha humanidade."
Rui Corrêa d'Oliveira

Mª Teresa disse...

Família Retalhos 2,
Paz e Bem!
Consegui, expandir a imágem desta Cruz de S Damião!
Pude assim encantar-me: por certo vários "cantos" desta esfera rotulada Terra, são abrangidos! Nacionalidades de Irmãos e Irmãs reflectem trabalho de Irmão Sol ser mais ou menos pontual...

mariana disse...

O dia do Consagrado celebra-se no dia da
Apresentação de Jesus no Templo, também
chamada a festa da luz,(Nª Senhora das Candeias) pois a partir do Batismo, todos nos tornamos luz do mundo.
O próprio Jesus nos disse: “Vós sois a luz do mundo”,enviados para a Missão do Reino.

Que todos os Consagrados/as, e cada um de nós, reflita neste tema:
Deus está no meio de nós, nas nossas casas, em mim, em ti...
O que preciso fazer para que a Sua luz resplandeça em mim, ou para que a luz que recebi no meu Batismo realmente ilumine
o mundo e as pessoas. Se o mundo continua a precisar de luz é porque os cristãos não são suficientemente empenhados em dar testemunho e em viver o Evangelho como Jesus ensinou.

Que sejamos iluminados e impelidos a uma acção mais coerente com a fé que professamos.
Que sejamos verdadeiramente Luz do Mundo.

Quero dar ao Pai, pelo Sim ao Sacerdócio do Frei Albertino. Que ELE o ilumine, o guie, o conduza no Seu caminho. E que a Mãe o proteja no Seu colo.

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você