Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

PORTUGAL: BEM VINDO SANTO PADRE!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

25 março 2011

Anunciação (Poema)

Não quero deixar passar este dia tão grande para a história da Humanidade, a Incarnação do Verbo de Deus, sem deixar marca que recorde o quanto devemos a Maria o Sei “Ecce fiat Magnifica”.

Assim, e para não repetir o que noutros anos publiquei, deixei brotar de dentro mais um poema – se é que se pode assim chamar – como prova do meu amor por Maria recordando-lhe todos os que de uma forma ou outra se confiam à minha oração ou que são das minhas obrigações rezar.

Que Maria, a Senhora da Anunciação, a todos vos abençoe…

ANUNCIAÇÃO

Maria, Mulher humilde de Nazaré
Que espera a vinda do Messias de Deus
Vivendo no silêncio o amor que lhe vem da Fé
Que une o Seu Coração aos Anjos dos céus.

Desposada com o homem Justo José
A Virgem vive a esperança da nova aurora
Na sua humilde casa em Nazaré
Não sonha Ela que será Rainha e Senhora

Isaias, o Profeta de Deus, o anunciou
Que de uma Virgem nasceria o Salvador
E o Criador, desde sempre, predestinou
A Virgem Maria p’ra ser Mãe do meu Senhor

Eis que chega a Nazaré o Anjo Gabriel
E A saúda como “Avé, a cheia de Graça”
Serás Mãe do Deus Menino, Emanuel
Pelo Espírito Santo que, ora, por ti passa

Eis a Serva do Senhor, em Mim se faça
A Palavra revelada do Deus Yahweh
Maria assume em Si alegria que alvoraça
Todo um Povo que há tanto espera, na Fé

E o Verbo de Deus em Maria Incarnou
E veio habitar em nós, por Maria e Mãe
Prova do alto preço com que Deus nos amou
Definitiva Aliança pelos séculos além

Com José, seu esposo, o humilde Carpinteiro
Maria acolhe o Verbo de Deus Incarnado
E José mais que Pai é o Justo Conselheiro
Do Deus Menino por quem tudo foi criado

Senhora da Incarnação, Virgem da Anunciação
Quantas mulheres Teu nome hoje têm
Pois Portugal e o mundo na sua devoção
Com todo amor e toda fé tal nome mantêm

Olha Senhora, neste dia, p’los filhos teus
Todos nós que Te amamos e aclamamos
Com Teu Filho recorda, Mãe, que somos Seus
Filhos no Filho, o Teu dia celebramos

Alto os Anjos no céu cantem Hossana
Com hinos tantos que encham os céus de alegria
Como aquela que brotou de Simeão e Ana
Ao verem chegar a Luz naquele dia.

Avé ó cheia de Graça, Virgem Senhora
Nós te louvamos porque nos deste Jesus
E nos ensinas a estar com Ele a toda a hora
Desde Belém ao caminho que leva à Cruz

Fr. Albertino Rodrigues OFM
(25/03/2011


8 comentários:

maresia disse...

LINDO, simplesmente! Não tenho palavras...

Mãe Lena disse...

Muito, muito, muito OBRIGADA meu Frei...

Magnífico POEMA à nossa MÃE...

Lindo cabeçalho no nosso Retalhos.

É gratificante receber tanto no silêncio da noite, antes de dormir...

MUITO OBRIGADA...

Sirlene disse...

Frei Albertino,
A Fé de Maria é mais preciosa do que a Sua Maternidade, que é fruto da fé." Li isto numa meditação sobre a Anunciação.
O seu poema revela a sua fé, portanto a sua fé é mais preciosa do que todo esses seus dons com que foi agraciado para servir como canal da ação de Deus no meio dos homens.Deus o guarde!

mariana disse...

Obrigada Frei!
Lindo este cabeçalho do Retalhos, e a gruta da Anunciação. Que saudades!... Deus o Abençoe.

Todas as gerações Te proclamem bem-aventurada, Maria!
Acreditaste na mensagem divina e em Ti se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria eu te Louvo! Acreditaste na encarnação do Filho de Deus no Teu seio virginal e Te tornaste Mãe de Deus e Mãe nossa. Que possamos comunicar com a nossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Amém!

Xana disse...

Frei! Parabens pelo novo cabeçalho. Gosto muito. E como para Jesus e Maria não há tempo envio esta pobre oração rezada à MÃE no dia da ANUNCIAÇÂO.

1. “AVÉ MARIA”
2. Também eu Te saúdo Mãe e trago a minha vida,
Para que Tu a “geres” em Teu Seio, sob o olhar do Espírito Santo
Sob o Amor do Pai.

1. “CHEIA DE GRAÇA”
2. Olho-Te e contemplo a transparência do Teu Ser…
O vaso transbordante de graça, que levas no Teu coração…
O mar imenso de Amor, onde, cheia de Deus, Te dás aos outros!

1. “ O SENHOR É CONVOSCO”
2. Despojas-te de tudo, para que deus seja o único A ESTAR EM Ti e Contigo…
És o Seu rosto Maternal, que num gesto acolhedor e contínuo, recebes
Cada homem no Teu coração, como outro Jesus.

1. “BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES”…
2. Eu Te louvo Maria! Por seres a mais pequenina, no entanto a maior!
A mulher forte e decidida, bendita entre todas as mulheres.
Fascina-me essa Tua pobreza que Te engrandece… essa Tua humildade
Que Te enaltece e Te faz ser sempre, a pobre humilde de Nazaré!

1. “BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE”…
2. Maria, Tu foste escolhida. Aquela que a “varinha mágica” fadou dizendo:
“Eis que conceberás e darás à luz um Filho…” Foste a Mulher do Mistério Misterioso, que trouxeste nas Tuas entranhas, apenas pronunciando “FAÇA-SE”!
Era a VIDA que falava… VIDA embebida e “perdida” no Amor do Pai!

1. “ SANTA MARIA MÃE DE DEUS”…
2. Mãe de Deus e minha Mãe, … Foste tão Grande e tão Mãe, porque Te alimentavas da oração, ouvias a voz do silêncio e estavas sempre atenta a tudo. Hoje, continuas a velar por cada filho, para que cada um se sinta amado e na hora da dor, saiba dizer a Palavra mais bela: MÃE!

1. “ROGAI POR NÓS PECADORES”…
2. Sei que sou pecadora… que muitas vezes Te magoo. Que Te trespasso a alma com
A minha indiferença… com o meu egoísmo… o meu orgulho… Mas peço-te Mãe!
Olha por mim, ensina-me a ser como Tu, nesta caminhada que exige profunda
Conversão, e uma entrega gratuita e mais pura!

1. “AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE”
2. Hoje e sempre Mãe, necessito da Tua Vida na minha Vida…da Tua coragem
Para o meu desânimo, da Tua ternura, da Tua graça. Do Teu exemplo de
Hospitalidade na minha Vida Hospitaleira. Preciso de Ti ó Mãe, em mim, no meu
Ser, necessito de Ti para viver. AMÉM.

Mª Teresa disse...

Grata, FA, sempre grata,
Como partilha e expressa de forma tão cordata a data que assinala a Anunciação de Maria (desta feita, justo sob a forma de poema)... MERERECEMOS esse "ECCE FIAT MAGNIFICA"? Eu CREIO que sim!

Mª Teresa disse...

Paz e Bem para todos!
Puxa Irmã Sirlene, me encantaram TODOS os comentários (até à data)... mas "espiche" feito o seu: breve e impossível ser mais alto do que enunciou!
Causa/efeito: POTENTE ESTE RACIOCÍNIO!
Bem haja Irmã Sirlene, bem hajam todos os comentaristas...

Mª Teresa disse...

Irmã Xana,
Sei não se me vai perdoar... querem lá ver! É "bastante" tonto tentar atribuir bençãos a comentaristas, recolhendo seus nomes! Creio que Ele remete encantamento com todo/as por igual... Foi só minha costela DEMASIADO terrena!
Todos, mas mesmo TODOS, somos (ou seremos) invadidos com "chuva" de bençãos!...
Olhem, por mim, tenho recebido BASTANTES, e sempre componho dia resvalando boa disposição às mãos cheias! Essa sim, acreditem meu testemunho: FAZ TODA A DIFERENÇA!
Abraço de Paz e Bem!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você