Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

12 março 2011

Quaresma: As tentações da vida

Hoje a liturgia coloca à nossa reflexão o texto das tentações no deserto.


Jesus tentado no deserto.
Encontrei este vídeo que nos pode ajudar a fazer uma boa reflexão sobre as tentações e a missão de Jesus e como devemos nós também iniciar este tempo da quaresma.
O texto e a música do vídeo são belíssimos e além de proporcionarem uma enorme reflexão conduzem o nosso ser à oração e contemplação.

(desactivar a música do blogue na coluna da direita)

11 comentários:

maresia disse...

Tem razão Amigo, texto e música muito belos; uma boa ajuda também, para que eu possa vivenciar mais e melhor a Eucaristia deste primeiro Domingo da Quaresma.
Seja por Caridade.

mariana disse...

Obrigada Frei, por este vídeo que tanto me fez recordar o nosso saudoso Joao Paulo II.

O período quaresmal é tempo de deserto e de aridez. Mas é sempre no deserto da vida, que mais nos aproximamos d’ELE , e nos vamos renovando interiormente. Aliás, não há Quaresma sem conversão. Converter-se é separar-se do mal e voltar-se para o bem. É mudar radicalmente de vida e de critérios. A conversão insere-se no coração da vida. Exige gestos concretos de amor e de misericórdia, de partilha fraterna e de justiça. Podemos dizer que o cristão é um convertido em estado de conversão, pois a conversão dura enquanto perdurar o nosso peregrinar neste mundo.
Converter-se é procurar viver todos os dias a "vida nova", da qual Cristo nos revestiu, transformando-nos n'Ele, para fazer um só corpo com Ele e com os irmãos.

Há em nós atitudes que devem morrer. Converter-nos, a cada dia, exige morrer aos poucos, sepultar-nos com Cristo para ressuscitarmos com Ele.

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
JÓIA! Repito JÓIA, texto e música! Sempre assim é, cobrindo todo o lindo percurso Eucarístico oferecido a Todos nós ano após ano...aqui no Retalhos (2)
Quaresma! Sempre guardei enorme respeito por Ela (Quaresma)... mas sempre, nem lhe confiando pouca de atenção!
Agora me debruço sobre o 1º Domingo da Quaresma, tão só: 1º Domingo...
Entendo ser Este um Tempo grato a todos nós onde devemos destacar e prosseguir com Firmeza
o Caminho de Verdade e Vida Anunciada pelo Senhor.
Cristo vai assegurar a Sua própria Salvação... percurso Quaresmal... isto lança em nós (crentes) a Esperança que nos guia à Nossa Vitória (crentes... e possívelmente não crentes... os 1ºs recebem a Graça da Ressurreição sem surpresas por certo)...
A Ressurreição OFERECE-NOS o CÉU... Tão só O CÉU! Eu creio!O etéreo ...o Divino! Tropeço em Palavras... Melhor não prosseguir.
Tentações, as tento afastar cuidadosamente... Demónio deve andar entretido com demais criaturas...

Mª Teresa disse...

Boa tarde Irmã Mariana,
Paz e Bem!
Ui, quanta distância ainda me mantêm longe de seus julgamentos... Mas, aquiete seu espiríto pois eu, Mª Teresa ainda sou um ramo muito "verde", cuido bastante destravado, neste Caminho apontado pelo Senhor!
Por mais que varra minha consciência, não creio que mude desde sempre meus propósitos... Acredito que POSSO MELHORÁ-LOS, isso sim! A Quaresma presta-se a este sentido com todos os Cristãos! E habitualmente cumpre-me respeita-la, Ele o sabe!!! Eu creio nisso. Só não desfaço sorriso do rosto na Quaresma, minha tristeza cumpre-me observá-la sózinha, em meu conchego... só formigas creio eu a vislumbram... e mesmo assim, ano após ano convivo com mais PAZ toda a Quaresma, ela nos vai conduzir à Ressurreição do Senhor!
Gosto muito de si, Irmã Mariana! Acredite! Só engendrei um motivo para aceder a Retalhos 2! Bem haja!

maresia disse...

Amigo!
Antes de finalizar o dia, é imperioso, para mim, passar por aqui.
Obrigada pela imagem colocada no início, bem como a frase com que presenteia e anima esta Família Retalhos, neste cantinho do céu: " Olhar a Cruz com a certeza da Vida...". E se me é permitido, acrescentaria também, com a certeza da Vitória. É que às vezes desanimamos, ao ver o mal vencer o bem.
Obrigada Amigo, pela Força... Que ELE o recompense.

Anónimo disse...

"Deus sempre passa pelo deserto os seus heróis, antes de lhes colocar num lugar de propósito e honra." Belkis Braz

Ainda que viva mais 100 anos, o deserto que se apoderou da minha Alma,nunca mais será lugar onde o Mar o alcance!

um anjo

mariana disse...

Amiga Mª.Teresa, eu também sou um ramo verde, todos o somos, e ainda bem, estamos aqui para ser podados, florescer e dar frutos. Se fossemos secos, seria pior... "seriamos cortados e deitados na fogueira..."

Temos que confiar inteiramente NELE a na Sua Misericordia divina.
Abraço.

Mª Teresa disse...

Grata (BASTANTE) amiga Mariana!
Que feliz fiquei, mereci sua atenção!

Derland disse...

Muito legal seu blog e otimo, e muito criativo, se depois vocês quiser olhar o meu blog e dar a sua opnião eu ficarei muito grato: http://derlandreflexivo.blogspot.com/

Ceci disse...

Amigo Frei e Amigos do Retalhos li um texto lindissimo e não resisto a transcrever aqui um dos parágrafos. Espero que gostem.

..."Os cristãos começam por estes dias um tempo litúrgico que é uma espécie de pronto-socorro da primavera. Falo da quaresma. Gosto de explicá-la a mim mesmo como um curso intensivo de jardinagem, pois trata-se de revitalizar a paisagem da vida, projetando-a dinamicamente, devolvendo-lhe intensidade e cor. A quaresma aprofunda três sulcos, afinal muito simples (o da oração, o da esmola e o da renúncia a que chamamos jejum), mas pode constituir uma alavanca de transformação que restaura em nós a liberdade de ser, que cimenta a capacidade de reconstruir a vida e de a viver fraternalmente, que nos dá um sentido de confiança capaz de abraçar criativa e serenamente a própria fragilidade, que melhora o nosso ânimo e até o nosso humor. Fazemos Quaresma para arriscar a Páscoa".


José Tolentino Mendonça

In Diário de Notícias (Madeira

Mª Teresa disse...

...De supetão me aprouve intervir: deserto será uma expressão que não dispõe de medida... O que para uns é Enorme, para outros até "encolhe, perde dimensão! Portanto PODE sempre urdir-se nova classificação! Temos é que possuir uma VONTADE grande de o diminuir. Não digo esquecer! Isso nunca!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você