Retalhos Bem-vindo! Retalhos Willkommen! Retalhos Bienvenido! Retalhos Bienvenue! Retalhos Benvenuti! Retalhos Welcome! Retalhos 歡迎! Retalhos Καλως ηλθατε! Retalhos Добро пожаловать! Retalhos!مرحبا Retalhos

Senhor! Fazei-me instrumento da vossa paz!

VÍDEOS: Para visualizar e ouvir os vídeos deverá dasativar a música de fundo no painel aqui do lado esquerdo

09 março 2011

Quaresma...

Quaresma

- tempo sagrado que me preparar cada ano para celebrar o Mistério da minha Salvação
- tempo de tomar nova consciência do infinito Amor de Deus por mim
- tempo de Lhe provar o quanto O quero amar também

Quaresma

- experiência de trevas e de luz
- experiência de vazio e de plenitude
- experiência de pecado e de graça

Quaresma

- reconciliação dos contrastes em mim
- reconciliação com Deus na condução da minha vida
- reconciliação com tudo e com todos à minha volta

Quaresma

- silêncio do meu eu para estar aberto ao Tu de Deus
- silêncio das palavras para ouvir a Palavra
- silêncio dos activismos para deixar Deus agir em mim

Quaresma

- conversão do «homem velho» em «homem novo em Cristo»
- conversão das minhas tristezas na verdadeira alegria que vem de Deus
- conversão das minhas incertezas na única certeza: Deus

Quaresma

- caminho a carregar com Ele a minha «cruz de cada dia»
- caminho, com Cristo, até aos Calvários de hoje
- caminho que me conduz ao Pai


"Esperança"

13 comentários:

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Que formusura de poema Irmã Esperança!
Bem haja!
Ano após ano tento, TENTO tão só, cumprir estes propósitos! Reconheço que à minha beira sempre encontro menos criaturas se afastando Deles (propósitos). No fundo seria bem LINDO
compor mentalmente um Mundo onde governantes sempre os desejassem alcançar (...os gratos desejos enunciados por Irmã Esperança).
Lentamente, sempre lentamente, procuro aproximar-me de criaturas com sua BOA formação.
Pois não é que Ele me proporciona já, ir encontrando cá na Terra, bastantes Irmãos e Irmãs assim de seu jeito Irmã Esperança? Grata, muito grata estou (por enquanto cá em baixo...)
E, formosura de foto! Engendro: com ondas (fenómeno BEM natural...)se procura evocar toda a rebeldia que engendramos dentro de nós... e que urge serenar... aproveitemos o "convite" da Quaresma... Assim seja,

Anónimo disse...

Aguardei algum tempo antes de me decidir unir a esta família retalhos, em tempo de Quaresma. Aguardei porque a turbulência que se instalou em mim não quer sair e parece estar cada vez mais reforçada. Como eu admiro aqueles e aquelas que conseguem atingir a plenitude da Paz e entrega neste tempo! Como admiro os que são capazes de se colocar para além das palavras do “outro” e sentir, sempre neles a presença de Cristo, de Deus, mesmo que estejam a magoar ou a serem injustos! Como eu admiro aqueles que sentem a alegria de encontrar, cada vez mais, pessoas que com elas comungam o mesmo Espírito. A minha experiência não é igual.
Dar um passo em frente nesta linha vai ser o meu trabalho e o meu esforço nesta. Quaresma. Chegarei cansada ou valerá o esforço? Conseguirei confiar que a Cruz também é por mim? Sei que dizer palavras é fácil mas “viver” no silêncio, no coração e na mente de forma saudável e em Graça é muito difícil. Diz-se que a Salvação não é fácil mas antes de mais é preciso acreditar que ela também é possível para nós, pois Deus é Amor. Eu tento convencer-me, todos os dias, que assim é

Albertino disse...

Cara "anónima", paz e bem!

Antes de mais obrigado em nome todos pe,a sua partilha mas sobretudo por estar aqui e dar este passo de fazer parte de todos nós.

Quaresma é efetivamente esse tempo de Graça onde Deus quer trabalhar o que nós somos enquando DOM do Seu AMOR.
Admirar o outro, seja pelo que seja, sobretudo se for pelo esforço de, no meio de muitas coisas menos boas encontrar algo bom, é certamente deixar despertar o desejo interior de fazer também um caminho semelhante.
Talvez sim... talvez se chegue ao final cansado mas se se chegou ao fim que seja porque valeu a pena o esforço. Só não chega cansado quem vai à boleia de algo ou alguém, quem não faz esforço pessoal por atingir metas. Chegar cansado é sinal de que se fez caminho, magoados e desiludidos muitas vezes, mas com a certeza de caminho percorrido e, parafraseando o nosso povo "não acirá em saco roto".
E claro, sempre o recordo, Cristo não prometeu caminho de facilidade mas caminho de Cruz onde Ele está ao nosso lado.
Caminhamos consigo na oração.
AR

Sirlene disse...

Frei Albertino, Família Retalhos...anônimos e identificados amigos que aqui "pousam",saudação de vida nova!
Estou curiosa:Esperança?Seria a sumida Esperança que reaparece?Da minha parte, se sim, que dê mais notícias!...Obrigada pela mensagem!
Quaresma:tomara possamos viver este tempo plenamente,renovando com ânimo nossa Fé.Oportunidade em que a Igreja nos favorece proporcionando celebrações,meditações e orações ricas de vitalidade para fortalecer mais e mais a nossa fragilidade e tepidez diante da ardência perene do Amor de Deus para conosco!Somos esta Igreja da vez...é a nossa hora de demonstrar a nossa Fé!
Por fim...Anônima: vc é membro desta Igreja!Membro querido igualmente a todos, sua diferença é que torna o todo mais rico, mais consciente ...e por isto mais belo!Esteja em casa!
Sirlene

mariana disse...

Quaresma: É olhar a Cruz, tempo de Penitência interior e conversão, com os olhos postos em Jesus, na certeza de que esta caminhada nos leva em direcção à Páscoa.
Quaresma é tempo de mudança de atitude, mudança de comportamento.
Quaresma é tempo de seguir Jesus, Homem novo, simples, diferente.
Quaresma é tempo de reconciliação, de honestidade, de verdade, de consciência purificada.
Quaresme é já sinal de vida nova.

Quem nos dera...sermos capazes de fazer este caminho!
Paz e Bem a todos Família Retalhos.

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Tão só o desfiar de prosa tão bela desta Irmã Anónima me fez comentar: FELIZ muito FELIZ estou por ACREDITAR seu caminho na "estrada da Vida" estar BEM definido!

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Estou bastante Feliz! Ele a marcou cara "Anónima"... Todos nós transportamos histórias bem diversas, mas com Fé, Dedicação... todos alcançamos a almejada Paz!!!!
Eu Reporto a Minha VERDADE! O Seu Trabalho Ele Vai continuar, estou certa!!!!!!!! - (em mim "produziu" uma Paz Interior, que teima em NÃO desaparecer...)

Anónimo disse...

Quaresma...
Momento de reflexão...

Tomo consciência de que há meses que carrego uma Cruz de dor que quase me faz desistir...
Como Jesus (se é que há comparação), vou caíndo nesta caminhada até ao meu destino procurando levantar-me com parcas forças que me restam, mas com muita Fé em Deus de que, também Ele, sabendo o que me entregou, de vez em quando me "dá uma mãozinha" e ajuda a carregar...
Sem Fé na Ressurreição dos mortos e do Mundo que há-de vir, tudo perderia sentido: o Amor sentido, as conversas tidas, a presença, o sorriso e até a saudade que deixa...

Quaresma...
Momento de olhar para dentro...

Perceber que a minha zanga por tal "peso" dado por Deus foi pedida durante toda uma vida para que não fosse assim...

Não sei quem escreveu mas dizem que "Deus só nos dá a Cruz da qual tem a certeza que nós conseguimos carregar", será?
Sei que aceitar a vontade de Deus é maior bem da Vida mas, para quê esta toda caminhada, todo este esforço, todas as quedas e tentativas de levantar se, na realidade a tristeza é tão grande, o peso é tanto que a vontade é deixar de o fazer?

Quaresma...
Momento que tenho que viver...

um anjo

sirlene disse...

Olhando as imagens do terremoto e tsunami no Japão, tremo diante da insignificância do homem ante o Universo e venho fazer uma oração por escrito a Deus Pai Onipotente pelas vítimas , que pereceram e principalmente pelas que sobreviveram e terão que administrar o resultado desta catástrofe que nos reporta às destruições ,e maselas decorrentes, em Hiroshima e Nagasaki!Que Deus dê a estes irmãos a mesma força que tiveram pra se reerguerem e acolha benditos os que se foram!
Sirlene

Anónimo disse...

os Tsunamis sao mais uma prova de que a Natreza está cansada do Mal que o Homem lhe inflige todos os dias. Porque razão não atinge os Animais?
Relembro o último Tsunami "Catherina"... como foi possível não repararem que os elefantes, qu evagueiam naturalmente pelas ruas, tinham desaparecido? Não havia cães nem aves no Céu... fugiram para um sítio alto e salvaram-se.
A única vítima: o Homem! que nem teve a sensibilidade de perceber o que o rodeava...
Julgo que a Natureza se cansa de nós e tenta mostrar o que eternamente não queremos ver... não lamento as vítimas humanas! E não sou hipócrita a ponto de me mostrar sensibilizado pelo mal que TODOS cometemos...

um anjo

fiducia disse...

Ao ler e reflectir alguns destes comentários fica-nos uma sensação de tristeza, mágoa, dor e até revolta...mas não esqueçamos que QUARESMA é também tempo de paz e alegria porque acreditamos na ressurreição que há-de vir..."não temas, basta que tenhas FÉ!" é este o lema desta semana. Vamos pedir que o Espirito Santo nos ilumine na oração e nos fortaleça.
BOA SEMANA PARA TODOS

Mª Teresa disse...

Paz e Bem!
Não gravo muitos registos no meu "disco rígido"... Mas por certo, alcanço TODOS os comentários produzidos pelo "ANJO"...
...Não desejo, (nem mereço) particular atenção
de Jesus Cristo! Acredite, posso afirmar com relativo à vontade que Ele sabe qual o tamanho cruz cada criatura deve possuir!

Mª Teresa disse...

... Tudo merece encanto nesta quadra TÃO especial: QUARESMA!
"Experiência de trevas e de luz" - merecesse algum orgulho, compunha uma tela, confiando ao pincel talento para reproduzir o que transborda em meu coração!
Se música fosse minha habilidade, sera especialmente o trecho composto nesta quadra...
Lentamente, muito lentamente, sempre sonho que TODOS nós, nos estamos aproximando ...Finalmente TODOS nos REencontramos, livres de corpo, males diversos, de roupas, tachos, remédios! ... Só nossas almas, mas prometo, logo forjar maneira de nos reconhecermos: Ele dispõe de comando à distância, com gerador automático, não poluente!
Não, não ouso engendrar mais magia para Seu Céu! Certamente vai ser uma BELA revelação. Mas por enquanto, cá na Terra, sosseguemos nosso espírito. Eu aceito Seu Caminho...

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2009 | RETALHOS 2 | Por Templates para Você